Você está aqui
Home > Bairros e Áreas de Roma > Arco de Constantino: um dos arcos triunfais de Roma

Arco de Constantino: um dos arcos triunfais de Roma

O Arco de Constantino, um dos arcos triunfais de Roma, inspirou o arco mais famoso do mundo: o Arco do Triunfo, em Paris.

Hoje em dia ainda existem quatro grandes arcos antigos em Roma, e três deles são triunfais: o Arco de Constantino, o Arco de Tito, o Arco de Setímio Severo; e o quarto arco (não triunfal) é o Arco de Giano.

roma antiga - arco de constantino

Mas o que era um arco triunfal? Arcos construídos para celebrar um triunfo, ou seja, a vitória em uma guerra. Hoje vamos apresentar um pouquinho dessa maravilha que é o Arco de Constantino, localizado praticamente ao lado do Coliseu e em frente ao acesso à Via Sacra do Fórum Romano.

Assim como a Coluna de Trajano, da qual falamos recentemente, o Arco de Constantino foi totalmente esculpido narrando os gestos heróicos da vitória de Constantino I contra Maxêncio (em it.: Massenzio) na batalha da Ponte Mílvia, em 312 d.C.

Nessa época o império romano estava dividido. Maxêncio era o imperador de Roma, e Constantino I o imperador da Gália, Bretanha e Hispânia.

Em 315 d.C., o Senado Romano resolveu construir o arco em homenagem a essa vitória. É importante ressaltar que o arco foi posicionado exatamente no local onde eram realizados os desfiles triunfais na Roma Antiga, que terminavam com uma comemoração no Campidoglio.

ruínas romanas - arco de constantino
Na parte superior, as decorações oriundas do Fórum de Traiano, narrando a conquista da Dácia. A Dácia é o território onde hoje se encontra principalmente a Romênia.

O arco possui três fórnices, ou seja, três arcos menores em forma de porta. Ele possui 21 metros de altura, 25,70m de largura e 7,40m de profundidade.

A majestosa construção é um pouco eclética porque “reciclou” partes de outros monumentos romanos antigos, fazendo alusão a outros grandes vencedores: Trajano, Marco Aurélio e Adriano.

arco triunfal de roma - arco de constantino

A inscrição em latim acima da fórnice central diz:

« IMP(eratori) · CAES(ari) · FL(avio) · CONSTANTINO · MAXIMO · P(io) · F(elici) · AVGUSTO · S(enatus) · P(opulus) · Q(ue) · R(omanus) · QVOD · INSTINCTV · DIVINITATIS · MENTIS · MAGNITVDINE · CVM · EXERCITV · SVO · TAM · DE · TYRANNO · QVAM · DE · OMNI · EIVS · FACTIONE · VNO · TEMPORE · IVSTIS · REM-PUBLICAM · VLTVS · EST · ARMIS · ARCVM · TRIVMPHIS · INSIGNEM · DICAVIT · »

Tradução, segundo o link: http://www.uc.pt/fluc/eclassicos/publicacoes/ficheiros/BEC44/10antoniorebelo

Ao pio, feliz e augusto imperador César Flávio Constantino, o Grande, dedicou o Senado e o Povo de Roma este arco em sinal do seu triunfo, porque sob inspiração da Divindade e pela grandeza do seu espírito, vingou de um só golpe, com o seu exército e com armas justas, o Estado, tanto sobre o usurpador, como sobre toda a sua facção.

monumento de roma - arco de constantino

Gostaram de saber um pouquinho da história do Arco de Constantino?

Leia também:

 


Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

Conteúdo Semelhante

3 thoughts on “Arco de Constantino: um dos arcos triunfais de Roma

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top