Início Cultura Dicas para aprender italiano grátis online

Dicas para aprender italiano grátis online

Publicado em:

Aprender italiano, para nós que já falamos uma língua latina, pode ser um estímulo a mais para quem deseja aprender a falar italiano.

Cerca de 65 milhões de pessoas falam italiano dentro da União Europeia, uma vez que dois países tem o italiano como língua oficial: a Itália, é claro, e também a Suíça.

Apesar de o alemão predominar na Suíça, o italiano, o francês e o ladino também são línguas oficiais do país helvético. Portanto, em algumas cidades da Suíça, principalmente as que fazem fronteira com a Itália, você também vai escutar e falar bastante italiano.

Leia também:

Obviamente que se compararmos o italiano com  outras línguas estudadas como o inglês ou o espanhol, talvez haja muito menos interesse e vantagens para o mundo dos negócios. Porém para o mundo das artes, da moda, da arqueologia antiga e cristã, da gastronomia e do turismo cultural, o italiano é uma língua muito aconselhável.

Um dado a não ser subestimado é o fato de que graças aos fluxos migratórios e de os italianos serem um povo que viaja muito a turismo e a trabalho, existem possibilidades de falar e trabalhar com a língua italiana em muitos cantos do mundo.

Então, se você quiser aprender italiano, vamos às dicas de sites, aplicativos, técnicas e cursos de língua italiana, principalmente para quem deseja aprender online.

Crédito: Shutterstock por Gustavo Frazao

Estudar italiano grátis na internet

A internet é uma fonte infinita para estudar e aprender italiano. E é claro que essa vantagem deve ser usada a nosso favor.

Como existe muito conteúdo online para estudar italiano, se você não focar em encontrar um site, blog ou aplicativo para o seu estilo de estudo, logo logo você se encontrará totalmente perdido(a) e sem saber para que lado andar.

Meu conselho é: avalie os sites para aprender italiano. Veja se você gosta do método, e uma vez que encontrou 1 ou 2 sites, continue nesse método até pelo menos você aprender as primeiras frases e como c compreender o italiano básico.

Lista de ótimo sites para aprender italiano grátis online

Affresco della Lingua Italiana

O Affresco della Lingua Italiana é um dos maiores sites de aprendizagem do italiano, formulado para falantes do português.

As autoras do site são as professoras  Claudia Lopes ed Emma De Luca.

A Claudia Valéria Lopes é formada em português-italiano pela UFRJ, com cursos de especialização na Itália e também experiência como docente de português para italianos. Após residir muitos anos na Itália, ela mora atualmente na Suiça, onde leciona tanto português quanto italiano.

A Emma De Luca é italiana, com bacharelado e doutorado em língua portuguesa.

A união dessas duas professoras e amigas, que confrontam os aprendizados de italiano e português, criou um ótimo método para os falantes de português… e non solo!

Site: https://affrescodellalinguaitaliana.com/

Canal You Tube: https://www.youtube.com/channel/UCB3aAT2tpj4K7xUta3YMpXw

Aprender Italiano

O Aprender Italiano faz parte de um  projeto bem grande que se chama aprender línguas. O curso online é dividido em dois projetos: um projeto simples mas bem eficaz ensina o básico da língua italiana online e grátis. Outra parte do projeto é um curso pago.

O conteúdo gratuito aborda a gramática italiana e contém: alfabeto, artigos, substantivos, adjetivos e advérbios, verbos, pronomes,  numerais e duas aulas de conversação.

Esse material não contempla os áudios com a pronúncia, mas para isso vocês podem contar com o Google Translate. Basta jogar a palavra lá e fazer com que o Google a pronuncie.

Site: http://www.aprendendo-italiano.com/index.html

Dire, Fare, Partire

O Dire Fare Partire é um curso de italiano para brasileiros elaborada USP, a renomada Universidade de São Paulo.

No site da USP, há vários cursos de extensão gratuitos. O módulo único possui 16 aulas com vídeos, além de alguns capítulos extras com dicas para professores de italiano, exercícios e um guia culinário que se chama Mangiare all’Italiana.

Site: https://cursosextensao.usp.br/course/view.php?id=131&section=1

Rai Cultura – Italiano para Estrangeiros

A RAI (Radiotelevisione Italiana), a rede de televisão estatal italiana, junto com o Ministério da Educação, Ministério das Relações Exteriores e Ministério da Universidade e da Pesquisa, lançaram um portal com um programa completo para a difusão da lingua italiana para estrangeiros.

O projeto se chama Impariamo Italiano e através do Grande Portale della Lingua Italiana, e conforme do Quadro Europeu da Aprendizagem de Línguas contempla os níveis A1, A2, B1 e B2.

Site: http://www.italiano.rai.it/

BBC Learning Italian

Sim, a poderosa rede de televisão estatal britânica também tentou dar uma mão aos brits que queriam aprender italiano.

Apesar de o portal com o curso online de italiano não ser atualizado há alguns anos, no portal há vários links com recursos online muito variados como gírias em italiano, músicas, frases idiomáticas.

Site: http://www.bbc.co.uk/languages/italian/

ITALICA

O ITALICA é um projeto fantástico do professor Darius Emrani, que possui doutorado pela USP.

O projeto é dividido em três sites e também um canal de You Tube.

No site https://settimanaitalica.com.br/livro é possível baixar um livro digital de aprendizado de italiano 100% gratuito. Além disso no canal You Tube, tem várias aulas e dicas de italiano.

You Tube: https://www.youtube.com/channel/UCyY9PuhdVC1wDYZWDM7g1PQ

ONE ITALIAN CLUB – Aulas + Podcast

O One Italian Club é um site de ensino de italiano com apresentação em inglês, mas aulas e materiais formulados em italiano.

Então se o inglês não for um tabu para você, saiba que esse é um dos sites mais completos para quem quer aprender estudar italiano online.

Todo o material cobre do nível A1 ao B2 no quadro europeu de referência para as línguas.

Grande parte das aulas e materiais possuem um podcast muito útil para poder escutar e aprender a pronúncia

++ Pratos típicos de Roma: conheça a culinária romana

Aplicativos para aprender italiano

A seguir uma lista de aplicativos grátis para estudar italiano:

Learn Italian Words: disponível tanto para Apple IOS quanto Android

DuoLingo: disponível tanto para Apple IOS quanto Android

Italian Lessons in 24 hours: disponível somente para Apple IOS

Italki: disponível tanto para Apple IOS quanto Android

Memrise: disponível tanto para Apple IOS quanto Android

Dicionários e Tradutores Italiano-Português

A seguir uma lista de dicionários de italiano e também tradutores de italiano

Logos

Logos é um portal de traduções e dicionários de italiano online. Apesar de ter um layout um tantinho ultrapassado, o site é recheado de dicionários temático (ex.: dicionário da moda) e muitos tradutores, léxicos e vocabulários que podem servir como material didático para quem estuda italiano.

Reverso

Infopedia: portal da famosa Porto Editora

Michaelis

Linguee

Wordreference: um portal com dicionário, cojugador de verbos, gramática, fórum e muito mais.

Jornais língua italiana

Uma ótima maneira de aprender italiano, também é poder ler notícias da atualizada em língua italiana. A seguir os principais jornais italianos:

Crédito: Shutterstock por Sergio Delle Vedove

La Repubblica

Corriere Della Sera

Corriere dello Sport

Roma Today

Mais dicas de cultura, viagem e história:

Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem

  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exige seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu Real Seguros.
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em reais.
  • AirBnB: aluguel de temporada 
Vai viajar pela Itália e prefere ficar em um apartamento, ao invés de um hotel? Nesse caso, a melhor opção é alugar no airbnb. BUSCAR APARTAMENTOS  
Luciana Rodrigues
Guia brasileira em Roma e Vaticano. Moradora de Roma há mais de 21 anos. Idealizadora e produtora de conteúdo do Roma Pra Você, para quem quer organizar a sua viagem a Roma em plena autonomia. Seja bem-vindo(a) e prazer em conhecê-lo(a)!

12 COMENTÁRIOS

  1. Olá!
    Gostei muito. Estava realmente a procura de uma estrada que me conduzice ao aprendizado do idioma italiano, até porque sou descendente.
    Tenho 76 anos, mas isso não me inibe de aumentar os meus conhecimentos.
    E vamos em frente que atrás vem gente.

  2. Acabo de conhecer o site e gostei de tudo que vi.
    Vou explora-lo mais e aproveitar as informações aqui disponibilizadas.
    Sou estudante de italiano e tudo que soma no “aprendimento” da língua é muito importante.

  3. Adoro a Itália e foi maravilhoso saber essas dicas de como é possível aprender italiano grátis e online. Vou aproveitar esse período p dar uma olhadinha, quem sabe aprendo, p próxima viagem.

  4. Eu estou prestes a tirar minha cidadania italiana e tenho estudado bastante a língua, mas não conhecia alguns desses sites. Vou olhar todos. Obrigada pela sugestão!

  5. Que post maravilhoso! Estava procurando uma maneira de aprender italiano grátis e já conhecia o curso da USP… vou incluir já as outras sugestões na minha rotina para melhorar a língua <3

  6. Ótimas dicas para aprender italiano online grátis! Eu fiz um curso completo há alguns anos, mas estou meio enferrujada. Certamente suas indicações vão me ajudar muito! Obrigada

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas Mais Procuradas

- Advertisement -
error: