Início Dicas práticas Aeroportos na Itália | Aeroportos Internacionais e de Pequeno Porte

Aeroportos na Itália | Aeroportos Internacionais e de Pequeno Porte

Publicado em:

Se você estiver planejando uma viagem para o “país da bota”, é bem importante saber em quais cidades encontrar aeroportos na Itália.

Dentre os países europeus, a Itália é um dos principais hubs de voos para todos os continentes: além de voos para a própria Itália, também é possível fazer escala aqui para chegar a outros países europeus, para a África, para o Oriente Médio, Ásia e Oceânia.

Depois do advento das companhias aéreas lowcost como Ryanair e Easyjet, só para citar as mais famosas, aumentaram o número de aeroportos na Itália, alguns deles voltados quase que exclusivamente para os voos econômicos.

Talvez o mais importante, para os turistas brasileiros, seja saber onde ficam os aeroportos internacionais na Itália que recebem voos do Brasil.

Leia Mais:

Voos para Itália: Aeroportos italianos em Roma

Roma é o principal hub aéreo da Itália, além de ser a capital do país. Portanto, por aqui passam a maior parte dos voos internacionais que tem a Itália como destino final ou conexões para outros países e continentes.

1. Aeroporto internacional Fiumicino em Roma (código: FCO)

Apesar de seu nome oficial ser aeroporto Leonardo da Vinci, todos conhecem o principal aeroporto internacional da Itália pelo nome do município que o hospeda: Fiumicino.

Fiumicino é um dos aeroportos internacionais na Itália que recebem voos do Brasil, sobretudo voos que saem do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Fiumicino dista cerca de 50 quilômetros do centro de Roma e é possível se deslocar de trem, ônibus e táxi. Também é possível reservar um transfer em carros confortáveis e vans até o centro de Roma.

Para consultar informações, visite o site oficial dos aeroportos de Roma, ou leia nosso post explicando como ir do aeroporto Fiumicino ao centro de Roma.

2. Aeroporto internacional de Ciampino em Roma (código: CIA)

O aeroporto internacional de Ciampino é um antigo aeroporto militar, o qual foi convertido em aeroporto comercial para voos de companhias aéreas lowcost.

Se trata de um aeroporto pequeno, onde aterrissam somente voos internacionais de pequeno porte e/ou provindos da União Europeia. É o principal aeroporto do qual se serve a lowcost Ryanair.

Para chegar ao centro de Roma é possível se deslocar de ônibus shuttle, ônibus urbano + trem, ônibus urbano + metrô e táxi. Também é possível reservar um transfer em carros confortáveis e vans até o centro de Roma.

Para consultar informações, visite o site oficial dos aeroportos de Roma, ou leia nosso post explicando como ir do aeroporto Ciampino ao centro de Roma.

Voos para Itália: Aeroportos italianos em Milão e Arredores

A seguir uma lista dos principais aeroportos da Lombardia, estado italiano cuja capital é Milão.

1. Aeroporto internacional Malpensa em Milão (código: MXP)

O aeroporto italiano de Malpensa é o segundo maior aeroporto da Itália, depois do Aeroporto Fiumicino (em Roma).

Malpensa dista cerca de 40 quilômetros do centro de Milão, mas é bem ligado à cidade, com os meios de transporte locais, a dizer: trem, ônibus e metrô. Também é possível contratar um transfer do aeroporto Malpensa ao centro de Milão.

Site oficial: www.milanomalpensa-airport.com

2. Aeroporto Internacional Linate em Milão (código: LIN)

Aeroporto internacional de pequeno porte, Linate fica mais próximo do centro de Milão. Mas não há voos diretos do Brasil para esse aeroporto.

Para chegar a Linate é possível usar o Shuttle Linate Express, ou pegar uma linha de ônibus local (linha urbana 73) que liga o metrô (linhas M1 e M3 parada Piazza Duomo) ao aeroporto.

Site oficial: www.milanolinate-airport.com

3. Aeroporto Orio al Serio em Bergamo (BGY)

Cuidado com essa pegadinha! Apesar de muitos anúncios das companhias aéreas venderem a propaganda que esse aeroporto fica em Milão, na verdade ele está na cidade vizinha: Bergamo.

A viagem de Orio al Serio até Milão dura cerca de 1h com o Airport Shuttle, que liga o aeroporto até a Estação Central de Milão.

Site oficial: www.milanbergamoairport.it

Voos para Itália: Aeroportos italianos em Veneza e Arredores

A seguir uma lista dos principais aeroportos do Vêneto, estado italiano cuja capital é Veneza.

1. Aeroporto Marco Polo de Veneza (código: VCE)

O Marco Polo é o principal aeroporto internacional para aterrisar em Veneza e outras importantes cidades do Vêneto. Não há companhias aéreas que voam diretamente do Brasil para Veneza, mas uma opção válida é fazer escala em Paris.

Site oficial: www.veneziaairport.it

2. Aeroporto Sant’Angelo de Veneza, em Treviso (código: TSF)

Apesar do nome, Sant’Angelo de Veneza, o aeroporto fica mesmo em Treviso. A boa notícia é que Treviso fica coladinha em Veneza, a qual é ligada por uma conexão ferroviária. e é uma ótima cidade para conhecer, inclusive para o turismo enológico das colinas do Prosecco.

Site oficial: www.trevisoairport.it/

Leia também:

Aeroportos na Itália localizados na Toscana

A Toscana é uma dos estados mais famosos e charmosos da Itália, com capital em Florença, e conta com 2 aeroportos.

1. Aeroporto Amerigo Vespucci de Florença (código: FLR)

O aeroporto de Florença é muito bem conectado com o centro da cidade. Infelizmente ele não recebe voos do Brasil, mas é muito bem conectado com outras capitais europeias, como Paris, por exemplo. Também há voos de todos os principais aeroportos italianos para lá.

Site oficial: www.aeroporto.firenze.it

2. Aeroporto de Pisa (código: PSA)

Apesar de ser um aeroporto de bem pequeno porte, o aeroporto de Pisa é muito bem conectado à Europa, sobretudo para quem viaja com voos das companhias aéreas lowcost.

Site oficial: www.pisa-airport.com

Leia também:

Aeroportos localizados na Sicília

A Sicília é uma linda ilha do mediterrâneo italiano, localizada no extremo sul da Itália. Como as conexões internas (ferrovias ou ônibus) não são tão eficazes, é bem importante saber qual será seu itinerário de viagem, de modo a escolher qual é o melhor aeroporto siciliano no qual desembarcar.

De todo modo, os principais aeroportos sicilianos são aqueles localizados em Palermo, Catania e Trapani.

1. Aeroporto de Palermo Falcone Borsellino (código: PMO)

Principal aeroporto da Sicilia, onde aterrissam voos dos principais aeroportos italianos e também voos internacionais.

Site oficial: www.aeroportodipalermo.it

2. Aeroporto de Catania (código: CTA)

Segundo maior aeroporto da Sicília, é muito útil para conhecer a parte sul da ilha.

Site oficial: www.aeroporto.catania.it

3. Aeroporto de Trapani (código: TPS)

Terceiro maior aeroporto da Sicília, fica localizado entre Trapani e Marsala.

Site oficial: www.airport-trapani.com

4. Aeroporto de Lampedusa (código: LMP)

Lampedusa é uma das ilhas que fazem parte do arquipélago siciliano. Com praias absolutamente cristalinas, há voos que saem de Palermo e Catania, e durante o verão, alguns voos também de outras localidades italianas.

Site oficial: www.aeroportodilampedusa.com

5. Aeroporto de Pantelleria (código: PNL)

Uma das formas mais ágeis de se chegar até a ilha de Pantelleria, que faz parte do arquipélago siciliano. Há voos que saem de Palermo e Catania.

Site oficial: www.aeroportodipantelleria.it

6. Aeroporto de Comiso (código: CIY)

Site oficial: www.aeroportodicomiso.eu

Aeroportos italianos na Emilia Romagna

A Emilia Romagna é um dos mais prósperos estados italianos e fica bem no centro do país. Sua capital é Bolonha, mas também hospeda cidades importantes como Parma, Modena e Ímola.

1. Aeroporto Internacional Gugliemo Marconi em Bolonha (Código: BLQ)

Esse é o principal aeroporto do estado e tem um ótimo serviço de VLT que o conecta ao centro de Bolonha. Dali é possível viajar pelas demais cidades e embarcar em um trem de alta velocidade.

Site oficial: www.bologna-airport.it

2. Aeroporto Internacional Federico Fellini em Rimini (Código: RMI)

Rimini é um dos principais balneários de praia da Itália e também fica bem colada na República de San Marino.

Site oficial: riminiairport.com

3. Aeroporto Internacional Giuseppe Verdi de Parma (Código: PMF)

Parma é a pátria do famoso presunto de Parma e onde também fabrica-se o queijo Parmigiano-Reggiano, ou como conhecemos no Brasil, o bom e velho parmesão.

Site oficial: www.parma-airport.it

4. Aeroporto Internacional Ridolfi em Forli (Código: FRL)

Site oficial: https://www.forli-airport.com/en/

Aeroporto em Nápoles e arredores

1. Aeroporto de Nápoles Capidichino (Código: NAP)

Localizado na capital do estado Campania, o aeroporto de Nápoles é uma ótima porta de entrada para o sul da Itália e para quem quer visitar Capri e Costa Amalfitana.

Site oficial: www.aeroportodinapoli.it

2. Aeroporto de Salerno/Costa Amalfitana

O aeroporto de Salerno não hospeda voos comerciais, mas somente jatinhos e voos privados. Caso você tenha seu próprio avião e quiser visitar a Costa Amalfitana, esse é o seu aeroporto!

Site oficial: www.aeroportosalerno.it

Aeroportos na Itália localizados na Calábria

A Calábria fica no extremo sul da Itália, e é famosa pelas suas praias deslumbrantes e com águas cristalinas. Se trata de um dos principais destinos turísticos do verão italiano.

1. Aeroporto Internacional de Lamezia Terme (código: SUF)

Site oficial: www.lameziaairport.it

2. Aeroporto de Reggio Calabria (código: REG)

Site oficial: www.aeroportodellostretto.it

Aeroportos da Itália localizados na Puglia

A Puglia é o estado italiano conhecido como “o taco da bota”. Assim como a Calábria, possui praias cristalinas e muitas cidades charmosas, o que faz com que seja um dos principais destinos do verão italiano.

1. Aeroporto Internacional de Bari (Código: BRI)

Site oficial: www.aeroportidipuglia.it/homepagebari

2. Aeroporto Salento – Brindisi (Código: BDS)

Site oficial: www.aeroportidipuglia.it/homepagebrindisi

3. Aeroporto de Taranto Grottaglie (Código: TAR)

Site oficial: www.aeroportidipuglia.it/homepagegrottaglie

4. Aeroporto de Foggia (Código: FOG)

Site oficial: www.aeroportidipuglia.it/homepagefoggia

Aeroportos italianos no Piemonte

Piemonte é o estado que fica a noroeste da Itália. A sua capital é Turim, e é uma das metas mais visitadas do país porque além do fortíssimo turismo enológico, o Piemonte faz fronteira com os alpes suíços e também com os alpes franceses. Portanto, quem ama esquiar, ou também os esportes de inverno, pode escolher chegar lá de avião.

1. Aeroporto Internazionale Torino Caselle (código: TRN)

Site oficial: www.aeroportoditorino.it

2. Aeroporto de Cuneo (código: CUF)

Site oficial: www.aeroporto.cuneo.it

Aeroportos italianos localizados no Piemonte

Piemonte é o estado que fica a noroeste da Itália. A sua capital é Turim, e é uma das metas mais visitadas do país porque além do fortíssimo turismo enológico, o Piemonte faz fronteira com os alpes suíços e também com os alpes franceses.

Portanto, quem ama esquiar, ou também os esportes de inverno, pode escolher chegar lá de avião.

1. Aeroporto Internazionale Torino Caselle (código: TRN)

Site oficial: www.aeroportoditorino.it

2. Aeroporto de Cuneo (código: CUF)

Site oficial: www.aeroporto.cuneo.it

Aeroportos italianos em Friuli Venezia Giulia

O Friuli Venezia Giulia é o estado italiano que faz fronteira com a Áustria e a Eslovênia, além de estar às margens do mar Adriático.

1. Aeroporto de Trieste (código: TRS)

Site oficial: triesteairport.it

Aeroportos italianos na Sardenha

A Sardenha é uma das ilhas mais bonitas da Itália e é um dos destinos de férias mais famosos da Europa. Além das balsas que partem de várias localidades do país, uma dos principais meios de chegar à Sardenha, é viajar de avião até lá.

Há quatro aeroportos na ilha, por isso, antes de comprar a sua passagem, verifique para qual praia irá.

1.  Aeroporto de Olbia-Costa Esmeralda (código: OLB)

Site oficial: www.geasar.it

2. Aeroporto de Cagliari (código: CAG)

Site oficial: www.sogaer.it

3. Aeroporto de Oristano (código: FNU)

Site oficial: www.aeroporto-oristano.it

4. Aeroporto de Alghero (código: AHO)

Site oficial: www.aeroportodialghero.it

Aeroportos na Liguria

A Liguria fica na costa do mar tirreno, e tem como calital a cidade de Gênova, um dos mais importantes portos italianos, inclusive para a partida e chegada de cruzeiros no mediterrâneo. Dali também é fácil chegar na famosa localidade italiana de Cinque Terre.

1. Aeroporto de Gênova

Site oficial: www.airport.genova.it

Aeroporto no Trentino Alto Adige

O Trentino Alto Adige fica nos alpes italianos, confinando com a Áustria. Para quem ama mercadinhos de natal e esportes tanto de inverno como de verão, essa é uma das regiões com maior número de itinerários para turismo ecológico.

1. Aeroporto de Bolzano (código: BZO)

Site oficial: https://www.bolzanoairport.it/

Aeroporto na Umbria

O aeroporto da Umbria é bem estratégico para quem pretende visitar a cidade de Assis.

1. Aeroporto de Perugia (código: PEG)

Site oficial: www.airport.umbria.it

Aeroportos na Costa Adriática

Os aeroportos da Coopsta Adriátoca são muito estratégicos para quem quer unir uma viagem à Itália com a possibilidade de cruzar o mar e chegar até a Croácia ou outros países com a Sérbia ou Albania.

Aeroporto em Abruzzo

1. Aeroporto de Pescara (código: PSR)

Site oficial: www.abruzzoairport.com

Aeroporto em Marche

1. Aeroporto de Ancona (código AOI)

Site oficial: www.ancona-airport.com

Mais dicas de viagem na Itália:

Luciana Rodrigues
Guia brasileira em Roma e Vaticano. Moradora de Roma há mais de 21 anos. Idealizadora e produtora de conteúdo do Roma Pra Você, para quem quer organizar a sua viagem a Roma em plena autonomia. Seja bem-vindo(a) e prazer em conhecê-lo(a)!

3 COMENTÁRIOS

  1. Nossa, quando fui a Roma fiquei bem perdida porque cheguei num aeroporto e fui embora por outro. Muito bom seu texto, ajuda demais na hora de planejar uma viagem

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas Mais Procuradas

- Advertisement -
error: