Início Comer e Beber 20 Comidas Típicas Italianas para Provar na Viagem

20 Comidas Típicas Italianas para Provar na Viagem

Publicado em:

No filme “Comer, Rezar, Amar”, a personagem de Julia Roberts viaja para três países para realizar as três ações que dão nome ao filme.

E adivinhem qual o país que ela vai para “comer”? Obviamente não poderia ser outro senão a Itália!

Além das belezas históricas e arquitetônicas, a Itália também é famosa pela sua rica gastronomia.

Leia Mais:

Assim, se você está vindo para as terras italianas, não deixe também de fazer uma imersão nas suas comidas e nos seus vinhos.

Que tal conhecer 20 comidas típicas italianas para provar em uma viagem?

Não perca seu precioso tempo em filas enormes!

Ingresso fura-filas para o Coliseu

Ingresso fura-filas para a Capela Sistina

Lasanha

Lasanha al ragù, ou seja, recheada com carne moída, molho de tomate, refogado e outros temperos.

Claro que, para abrir o rol de comidas italianas, não poderíamos escolher outro prato que não a lasanha! Adorada por muitos brasileiros, a lasanha é uma das comidas mais antigas da Itália. Há quem diga que o prato não é originário do país, mas com certeza foi lá que ele foi aprimorado e difundido.

Tradicionalmente a mais famosa lasanha é a que chamamos de bolonhesa, molho que se chama ragú nas terras italianas!

O molho à bolonhesa feito de moda tradicional, leva cerca de 3 horas de cozimento, em fogo muito baixo, de modo que a carne perca o máximo de gordura e a incorpore aos demais ingredientes.

Pizza

O segundo lugar da nossa lista de 20 comidas típicas italianas para provar em uma viagem é ela: a pizza! O prato foi criado no sul da Itália em 1889, e popularizou-se no restante do país no final do século XX.

Hoje, a pizza é um prato conhecido mundialmente e é comum cada país ter receitas com ingredientes próprios.

E uma curiosidade: a pizzaria mais antiga do mundo fica em Nápoles! Chama-se Antica Pizzeria Port’Alba, foi fundada em 1830 e ainda funciona.

++ Qual moeda levar para a Itália?

Tagliatelle al Ragù

As tagliatelle al ragù são servidas nas melhores tratorias da Itália. Crédito: Shutterstock

Um tradicional prato típico de Bolonha, as tagliatelle al ragù é o que conhecemos por macarrão à bolonhesa! Com certeza é outra receita italiana muito popular no mundo inteiro.

O ragù é comumente a carne moída refogada, cozida lentamente em fogo baixo.

Alguns estudiosos afirmam que o ragù se popularizou no século XVI, nas cortes e famílias nobres, isso porque a carne bovina, naquela época, era um artigo estritamente reservado às classes mais ricas.

Risotto

Esse prato originou-se no norte da Itália, na região da Lombardia, e é uma das comidas típicas italianas com maior variação de ingredientes.

Ainda que originariamente o prato era preparado basicamente com arroz, refogado de verduras, caldo de carne ou legumes e manteiga, atualmente ele pode ser encontrado em diversas outras formas, como com frutos do mar e carnes.

Mas, o mais famoso na Itália é o risoto de açafrão, conhecido como risotto alla milanese.

Suppli

O suppli é uma iguaria típica de Roma! Alguns dizem que ele é similar ao arancini (que falaremos logo mais), mas isso não é completamente verdade – e os romanos não gostam muito dessa comparação.

O supplì é um bolinho de arroz recheado e possui o formato de um croquete. Ele é preparado com arroz cozido no molho de tomate.

Como recheio usa-se um quadradinho de queijo muçarela. Aí ele é empanado e depois frito!

++ Pratos típicos de Roma: conheça a culinária romana

Cotoletta alla Milanese

O famoso bife à milanesa, é um prato típico da região da Lombardia e é outra opção das 20 comidas típicas italiana para provar em uma viagem.

A carne que é utilizada é a vitela. Ela é empanada e depois frita em azeite ou manteiga.

O prato é geralmente servido com batatas para acompanhar.

Panetone artesanal

Um prato tipicamente italiano e natalino é o Panetone!

O doce começa a aparecer mais frequentementes nas prateleiras a partir de outubro e novembro.

O panetone artesanal é uma delícia e pode ser preparado com diversos recheios. O tradicional ainda é feito com frutas cristalizadas, mas há outras opções como recheio de gotas de chocolate ou nutella.

Além do panetone doce, o prato ganhou a versão salgada: alguns chefs italianos resolveram adaptar a receita e recheá-la com ingredientes típicos de suas regiões, como azeitonas, queijo ou calabresa!

Em Milão (onde o panetone italiano foi criado) há um concurso para eleger o melhor panetone artesanal: o Prêmio PanGiuso.

Arancino

Outro quitute italiano, o arancino é um salgadinho típico da Sícilia.

Trata-se de um bolinho de risoto, que geralmente é recheado com molho de carne moída e queijo, é empanado e depois é frito.

O salgadinho que tem um formato de uma coxinha ou pode ser redondo como uma laranja (daí o nome arancino ou arancine), pode ser recheado também com outros ingredientes, como o presunto.

Tiramisù

Claro que, dentre as 20 comidas típicas italianas para provar em uma viagem, não poderíamos deixar essa famosa sobremesa italiana de fora!

À base de chocolate, café, biscoito e creme de mascarpone, esse delicioso prato tem seu nome derivado da palavra italiana “tirami sù”, que pode ser entendido como “levanta-me” ou  “me bote pra cima”.

Originário de Treviso, no Vêneto, o tiramisù é um doce que  ficou famoso de norte a sul!

Olive ascolane

Crédito: Shutterstock

Para quem gosta de um aperitivo a dica é provar as olive ascolane, apetitosas azeitonas recheadas!

A origem é a região de Marche. Seu preparo é feito com uma azeitona típica da região, a “ascolana tenera”, que possui um tamanho maior e tem mais polpa do que as outras.

Os outros ingredientes utilizados na preparação do prato, ou melhor, do seu recheio são a carne moída, panceta, ovos, farinha de trigo, tomate, queijo ralado e pimenta do reino.

Torta al testo

Sempre que vou a Assis, aproveito para comer a torta al testo. Crédito: Shutterstock

A tortal al testo é uma torta salgada recheada, que está entre um pão não fermentado e uma pizza e é muito comum na região da Úmbria. A receita pode variar de cozinheiro para cozinheiro, mas a receita básica é feita com farinha e água, sal e um pouco de azeite.

Tem o formato de um círculo espesso e pastoso. Seu nome é em função da chapa circular em que é feita: o “testo”, que é uma panela tipo grelha, fabricada originalmente de pedra.

Atualmente a maioria dos cozinheiros utiliza uma panela de ferro fundido sobre o fogão.

++ Ir de Roma a Assis: carro, trem ou ônibus

Fiori di zucca

Fiori di Zucca significa, em italiano,  flor de abóbora, mas também são usadas flores de courgette, que em italiano chama-se zucchini (abobrinha). Essas flores além de bonitas são também bastante saborosas.

Há várias formas de preparar o fiori di zucca, mas normalmente as flores são servidas fritas. Os recheios geralmente são feitos com queijo (mussarela ou ricota) e anchovas. Depois a abobrinha é passada na pastella, uma espécie de tempura e frita.

Tortellini

Na foto, Tortellini com caldo. Crédito: Shutterstock

Outro prato típico italiano é o Tortellini, que é preparado com uma massa de farinha com ovos e com um rico recheio de carnes.

Geralmente o prato é servido nas estações mais frescas (outono e inverno) na versão com brodo (caldo de galinha, de carne ou caldo misto), com molho de tomate ou creme de leite e queijo parmesão.

Parmigiana di melanzane

Melanzane em italiano quer dizer berinjela, então, esse prato se trata basicamente de uma lasanha de berinjelas à parmegiana! É um dos pratos famosos da tradição mediterrânea.

Como acontece com outros pratos típicos da Itália, a origem do parmigiana di melanzane é disputada por muitos locais, mas geralmente é conhecida por ser um prato típico da Sicília.

Gelato

Independentemente da estação, o gelato italiano é sempre uma boa pedida quando se trata de sobremesa, não é? Considerado o melhor sorvete do mundo, ele surgiu na Roma antiga e era originalmente uma sobremesa feita com neve!

Na Itália existe uma grande variedade de sabores, dos cremosos àqueles com frutas, e também alguns sabores sem lactose utilizando leite de soja ou de amêndoas.

++ Sorveterias no Trastevere

Gnocchi

Outro item da lista de 20 comidas típicas italiana para provar em uma viagem é o nhoque! A origem do prato é incerta, mas ele é produzido e consumido em toda a Itália!

Tradicionalmente o nhoque é preparado com batatas, mas existem outras variações, como de abóbora ou de ricota, enfim as possibilidades são diversas!

Além disso, há diversas possibilidades de molhos, que pode ser apenas manteiga e ervas ou molho de tomate até molhos mais requintados – como com frutos do mar ou gratinados no forno.

++ 9 cidades da Itália para conhecer na primeira viagem ao país

Spaghetti alle vongole

Trata-se de um delicioso espaguete com vongole, ou seja, amêijoas!

Esse prato é o primeiro prato com frutos do mar que é típico da culinária napolitana, mas faz muito sucesso em tudo quando é canto do país!

A massa é temperada e servida com vongoli, mas também existem muitas outras receitas de massas com frutos do mar, como mexilhões, camarões e lulas.

Babà al rhum

Crédito: Shutterstock

Outro doce famoso na Itália é o babá ao rum. A sua origem é a região da Campania e o encontramos em todas as confeitarias e restaurantes de Nápoles.

Trata-se de um bolo ou mini-porção feita com uma espécie de pão-de-ló. A principal característica do doce é que a massa que é embebida com licor, geralmente rum ou limoncello.

Carbonara

Crédito: Shutterstock

Prato bastante conhecido pelos brasileiros, o carbonara é um espaguete temperado com um molho feito de ovos, queijo pecorino, pimenta preta e pedaços de guanciale (tipo de bacon feito com a bochecha do porco).

O prato originou-se na região do Lazio, portanto, apesar de ser uma receita mundial, as melhores carbonaras do país são servidas em Roma e arredores.

++ Osteria La Carbonara: para comer uma ótima carbonara em Roma

Happy hour: os aperitivos à italiana

A última dica das 20 comidas típicas italianas para provar em uma viagem, na verdade não é um prato e sim uma experiência completa!

Como assim? Explico. Aperitivo na Itália se refere ao nosso happy hour. Assim, quando você se deparar com um barzinho servindo aperitivo, isso quer dizer que, ao comprar alguma bebida, você pode saborear os petiscos à vontade.

E que tipo de petiscos são servidos? Isso varia de região para região – já que isso é comum em toda Itália. Mas você poderá encontrar tortas, mini-sanduíches, pizzas, saladas, frios, batata fritas…

Em Veneza o aperitivo tem o nome especial de chicchetti. E um dos drinks que mais faz sucesso no happy hour italiano é o aperol.

Mais dicas da Itália:

Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem

  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exige seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu Real Seguros.
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em reais.
  • Aluguel de carro 
Vai viajar pela Itália, de norte a sul ou pelas colinas da Toscana? A melhor opção de viagem é alugar um carro.  
Luciana Rodrigues
Guia brasileira em Roma e Vaticano. Moradora de Roma há mais de 21 anos. Idealizadora e produtora de conteúdo do Roma Pra Você, para quem quer organizar a sua viagem a Roma em plena autonomia. Seja bem-vindo(a) e prazer em conhecê-lo(a)!

5 COMENTÁRIOS

  1. Adoro Comidas Típicas Italianas! Sou louca pelos sabores do mediterrâneo! Os cheiros de alho, azeite, óregãos… acaba comido. Sou completamente viciada num boa pizza de massa fina. Meu Deus, a Itália e Portugal são Deus na comida. Me perdoa mas é verdade!

  2. Eu amooo comida italiana (quem não gosta, né?) e fiquei babando aqui nas suas dicas para provar na viagem. Não vejo a hora de voltar pro país

  3. Caramba, eu nem saberia por qual delícia começar o meu roteiro pelas comida típicas italianas!

    Morro de vontade de conhecer esse país tanto pela sua história e belezas, como também pela gastronomia.

    Eu nunca tinha ouvido falar do Suppli e das azeitonas recheadas, me pareceram excelentes opções de petiscos!

    Adorei as dicas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Dicas Mais Procuradas

- Advertisement -