Você está aqui
Home > Outros Destinos > Emilia Romagna > 10 razões para incluir imediatamente a Emilia-Romagna no seu roteiro

10 razões para incluir imediatamente a Emilia-Romagna no seu roteiro

Não é preciso inventar nenhuma desculpa para visitar a Emilia Romagna. Mas se você ainda tem dúvidas, dou 10 razões para inclui-la imediatamente no seu roteiro. Bolonha, Parma, Piacenza, Ferrara, Reggio Emilia, Modena, Ravenna e muitas outras cidades estão à sua espera!


  1. A Emilia Romagna é uma região central e super bem localizada

cartina_emilia_romagna

Estar no centro da Itália tem as suas vantagens, ousaria dizer, enormes vantagens. Para quem está viajando pela “bota”, é uma ótima ideia levar em consideração hospedar-se em em uma região que permite locomover-se rápida e economicamente para muitas das principais cidades turísticas do país.


  1. A Emilia Romagna é a região com maior uso e percurso para bicicletas

10-motivos-para-visitar-a-emilia-romagna_2

Na Emilia Romagna o maior risco não é de um engarrafamento de carros, mas, sim, de bicicletas. Caminhar por uma cidade como Ferrara é uma surpresa, porque encontram-se mais bicicletas estacionadas do que carros. É agradável ver inteiras famílias com crianças já pedalando desde muito novas… e maravilhosos nonnos e nonnas que com seus cabelos brancos ao vento, vão fazer compras no comércio local em cima das suas magrelas. O uso da bicicleta faz parte da cultura local de todas as idades: dos 8 aos 80, e até mais.


  1. A culinária e os produtos típicos da Emilia Romagna são simplesmente deliciosos

A Emilia Romagna exportou para o mundo uma grande quantidade de receitas e ingredientes, graças aos quais a Itália ficou famosa no mundo: a lasanha, os tortellini, o ragu (conhecido mundialmente como molho à bolonhesa, mas saiba que na Itália não existe espaguete à bolonhesa… mas isso é papo para outro post!).

onde-comer-em-bolonha-28

O que dizer do queijo mais famoso do mundo, o Parmigiano-Reggiano? Seu passeio pode tornar-se um conto de fadas, ao poder circular no meio de milhares de formas de parmesão e sentir aquele perfume de queijo no ar.

Se não bastasse, por lá também se produz o presunto cru mais famoso do mundo: o presunto de Parma!

onde-comer-em-bolonha-17

Nosso deleite gastronômico poderia continuar com o vinagre balsâmico, a mortadela (outro produto típico da região), a piadina e os vinhos produzidos principalmente com a uva tipo San Giovese, dos quais um dos mais famosos é o Lambrusco.


  1. É o lugar ideal para os amantes dos motores: Ferrari, Ducati, Lamborghini, Maserati

museu ferrari maranello

Ver uma Ferrari de perto… wow! Mas você pode ir muito além: ver e até dirigir uma no simulador do Museu Ferrari de Maranello. A vermelha mais amada dos italianos leva milhares de turistas a Modena. Mas é preciso descobrir o que essa região tem de tão especial para ter dado origem a alguns dos mais maravilhosos projetos automobilísticos do mundo, algo pelo qual todos invejam o design italiano. Pois é, lá na Emilia Romagna também nasceram a Ducati, a Lamborghini e a Maserati.

Visitar o Museu Ferrari é um programa inesquecível

Visita ao Museu Casa Enzo Ferrara de Modena


  1. Há passeios para todos os gostos: mar, colinas, lagos e lindíssimas cidades históricas

Além de maravilhosos centros e burgos medievais como Santarcangelo di Romagna, na Emilia Romagna há percursos para todos os gostos: o mar de Ravenna e Cesenatico, os canais de Comacchio, os lagos nos montes apeninos e maravilhosas colinas com vinhedos verdejantes. Se você acha que os girassóis só brotam na Toscana, espere até ver as colinas Emilianas.


  1. Aqui respira-se história por todo lado, com um patrimônio super bem conservado

10-motivos-para-visitar-a-emilia-romagna_5

Além de muito antigas, muitas das cidades da Emilia Romagna foram sedes de marquesados, condados e ducados. Parte da nobreza local tinha laços de parentela com poderosíssimas dinastias europeias, para não citar o poder eclesiástico de cardeais e papas, como os D’Este de Ferrara, Parma e Piacenza.


  1. A malha ferroviária permite alcançar rápida e economicamente as principais metas turísticas da Itália

pegar-trem-na-italia

Durante as minhas várias estadias na região sempre escolhi Bolonha como base e, de lá, viajei principalmente para Florença (35 minutos), Modena (26 minutos), Parma (50 minutos), Ferrara (29 minutos), Piacenza (1h20min) e Ravenna (59 minutos). A vantagem é que fiz quase todos esses trechos (com exceção de Florença-Bolonha) viajando de trem regional, cujas tarifas são super baratas e não é preciso reserva. Ademais, os bilhetes possuem dois meses de validade, dando total flexibilidade de dias e horários. Querem saber os precinhos? Bolonha-Modena 7,10 euros, Bolonha-Ferrara 4,60 euros, Bolonha-Parma 7,10 euros.


  1. A tradição artesanal do verdadeiro made in Italy está mais vida do que nunca

10-motivos-para-visitar-a-emilia-romagna_3

Caminhar pelo Gueto Judaico de Bolonha e observar verdadeiros artesãos italianos trabalhar com um talento e precisão inigualáveis. Puro state-of-art. Em época de fast fashions e produtos que duram somente uma temporada, ver um sapateiro fabricar maravilhosos pares de sapato de couro foi um deleite. Por outro lado ter tido o prazer de conhecer mais do que um artesão, mais um verdadeiro artista dos mosaicos, foi uma experiência maravilhosa. Sempre tive o sonho de conhecer o ateliê de um artista, e deixo meu agradecimento ao Luca Barberini. Se passarem por Ravenna, deem uma passada no ateliê Koko Mosaico, do Luca e sua esposa, Arianna Gallo.


  1. A infraestrutura e os escritórios de turismo são de primeiro mundo

10-motivos-para-visitar-a-emilia-romagna_4

Simplesmente babei com o escritório de turismo de Bolonha. Além da lojinha com  souvenirs fofíssimos, a gente encontra todos os tipos de informações, em forma de folhetos e panfletos, mas também os guichês com pessoal super preparado, que sabe dar dicas de programas e passeios conforme o gosto de cada um. Encontrei a mesma receptividade em Ferrara e Ravenna. Turismo nota 10!


  1. A simpatia dos locais vai conquistar o seu coração

Na minha última viagem pela Emilia Romagna, viajei sozinha, mas nunca me senti solitária. Nonnas fofas com vontade de bater papo, comensais na mesa do lado, comerciantes e artesão locais. Muitos sorrisos, simpatia e cordialidade. Sei que tenho a vantagem de falar italiano, que estou mergulhada na cultura do país, mas, sem nenhuma estratégia de marketing: me surpreendi e fiquei feliz por não me sentir uma turista.


O que você está esperando para incluir imediatamente a Emilia Romagna no seu roteiro?

Boa viagem!

A minha viagem pela Emilia Romagna foi realizada dentro do BlogVille, um blog tour cujo lema é “eat, feel and live like a local in Italy”. Da minha parte há plena transparência em contar as minhas experiências reais, além de completa liberdade editorial. Emilia Romagna rocks!


Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

Conteúdo Semelhante

11 thoughts on “10 razões para incluir imediatamente a Emilia-Romagna no seu roteiro

  1. Cada vez que leio sobre a Italia mais aumenta meu desejo de conhecer… toda vez vou adianto, isso pq sempre acho que preciso de muuuuitos dias por estas bandas!! Mas olha que gostei muito do post, maia precisamente pela parte do Lambrusco e do Presunto de Parma! Acho para completar só ia acrescentar um pão e ia viver disso as férias toda hahah

  2. Depois de ler esse post PRECISO dedicar uns dias da minha próxima viagem para a Itália para a Emilia Romagna. São ótimos motivos, mas eu só precisei de 2: Parmigiano-Reggiano e Lambrusco. 🙂

  3. Uau! Esses 10 motivos são maravilhosos demais! Vai para a lista de desejos, com certeza. Estivemos uma vez na Itália e amei o país. Agora, lendo este post, deu vontade de voltar, com certeza.

  4. Estou com viagem marcada para Bologna agora em Outubro… Esse escritório de turismo que vc citou é o que tem na Praça Maggiore? Lá consigo informações de passeios? Obrigada.

    1. Sim, é la mesmo e tanto no local quanto no site há informações sobre os passeios.
      Um abraço e bom passeio,
      Luciana

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top