You are here
Home > Transporte > como se locomover > Dirigir, Estacionar e a Zona de Tráfego Limitado de Roma (ZTL)

Dirigir, Estacionar e a Zona de Tráfego Limitado de Roma (ZTL)

 tour guiado em roma 728x90

Se estiver vindo a Roma de carro, saiba que o estacionamento será um dos grandes problemas. Exceto, claro, do final de julho até final de agosto, que é o período de férias dos italianos e a cidade está relativamente vazia.

dirigir-em-roma-6

Se o seu hotel oferecer algum tipo de estacionamento (próprio ou conveniado), considere a possibilidade de deixar seu carro em um desses. Estacionar na rua, em alguns bairros e em certos dias e horários da semana pode ser impossível (se a ZTL, Zona de Tráfego Limitado de Roma tiver ativada) ou simplesmente a causa da falta de vagas. Prepare-se para rodar o quarteirão várias vezes em busca de um lugar para estacionar.

Regras básicas para dirigir, estacionar na rua e não ser multado:

Faixas para estacionar:

As faixas brancas indicam estacionamento gratuito. Você pode deixar o carro ali quanto tempo quiser.

As faixas amarelas são para motoristas com limitações físicas e/ou seus pessoas que as acompanhem. Acho que nem preciso dizer que essas vagas nem devem ser consideradas.

dirigir-em-roma

As (odiadas) faixas azuis são para estacionamento pago. Há bairros (geralmente os mais centrais, os mais turísticos e as ruas comerciais) nos quais a grande maioria das vagas é azul. Tipo: encontrar uma faixa branca é milagre!

E se não houver faixas? Significa que corresponde à faixa branca (você pode parar seu carro sem sustos, mas… dê sempre uma olhada se na calçada há placas indicando “proibido estacionar” (divieto di sosta).

Faixas preferenciais: são destinadas aos táxis e meios de transporte (geralmente, se trata de uma faixa dupla amarela e branca). Você pode dar sorte de passar e não ser multado, mas geralmente mais dia ou menos dia a multa chega em casa! Experiência própria vivida e dolorida quando chegou a multinha para pagar.

Horário para estacionar:

Controle sempre se nas imediações há placas indicando se há proibições para estacionar em dados dias e horários. Por exemplo: é comum poder estacionar rapidamente na porta da farmácia (o tempo de entrar, comprar o remédio e sair), às vezes na porta de algumas clínicas ou hospitais há placas indicando que no horário de funcionamento do estabelecimento o estacionamento deve respeitar algumas regras. Se você deixar seu carro parado ali o dia todo e notarem, chamarão o reboque. Morei numa rua na qual havia um laboratório de análises clínicas e, de vez em quando, chamavam o reboque.

Preço do estacionamento:

dirigir-em-roma-3

1,00 por hora fora da XTL e 1,20 por hora dentro da ZTL. A tarifa mínima é de 0,20 por 15 minutos. Clique aqui para ir ao site oficial da Prefeitura de Roma com os preços do estacionamento.

Você pode pegar com moedas, pode comprar a raspadinha nas tabacarias ou pode pagar on-line com o celular. O problema de pagar com moedas ou raspadinha é que você deve calcular exatamente o tempo a pagar. Já me ocorreu de não conseguir voltar para pegar o carro dentro das horas que eu tinha pago e levei uma multa. Que raiva! Há nove sistemas para pagamento com celular. Com esses sistemas você pode renovar automaticamente as horas. Clique aqui e veja o último parágrafo Smartphone e Cellulari.

Algumas placas que você deve conhecer:

Qualquer uma dessas placas, independente do motivo (que é explicado) indica que você não pode estacionar. Principalmente aquelas que têm embaixo o símbolo de reboque, o que significa que além da multa seu carro será rebocado.

segnaletica-antisosta

A tão temida ZTL (Zona de Tráfego Limitado)

Muitas pessoas que alugam carro ficam apavoradas com a ZTL. Calma! Antes de tudo saiba que é possível saber exatamente onde se encontram e o seu GPS (se for moderno e de boa qualidade) pode dizer que há ZTL.

A primeira coisa a saber é:

Existem ZTL somente diurnas

Existem ZTL somente noturnas (geralmente em bairros onde há muita “balada noturna”)

Algumas são desativadas nos domingos e feriados.

Geralmente nenhum bairro tem ZTL ativada 24 horas por dia. Keep Calm!

Por exemplo: no Trastevere a ZTL vai das 6:30 às 10h (de segunda a sexta-feira) e das 21:30 às 6h (aos sábados e domingos).

E a ZTL do Trastevere pega só o “miolo” do bairro, onde justamente está a maior concentração de barzinhos e restaurantes. A solução é estacionar mais pra lá (a partir do Ministerio della Pubblica Istruzione) ou na marginal do Rio Tibre… se encontrar vaga e se estiver disposto a pagar, porque ali as faixas são azuis!

Em que áreas de Roma se encontram as ZTL?

Essa é a página da Agenzia della Mobilità (Agência da Tráfego) com a atualização da ativação da ZTL em tempo real: http://www.agenziamobilita.roma.it/en/services/ltz-timetable.html

Trastevere. Veja o mapa aqui e saiba os horários

Centro Histórico. Veja o mapa aqui e saiba os horários

San Lorenzo. Veja o mapa aqui e saiba os horários

Monti. Veja o mapa aqui e saiba os horários

Testaccio. Veja o mapa aqui e saiba os horários

Tridente (Piazza del Popolo, Piazza di Spagna, Fontana di Trevi). Veja o mapa aqui e saiba os horários

Uma real do tráfego no centro de Roma durante a semana:

Obviamente o meu post não era um incentivo para você não dirigir em Roma, mas a seguir mando uns vídeos do que lhe espera (no mínimo assim e para pior):


Organize agora a sua viagem

Viaje tranquilo com um Seguro de Viagem para a Europa
A Itália faz parte dos países europeus signatários do Tratado de Schengen que exige um seguro de viagem com cobertura mínima de € 30.000. Contrate o seu com a Seguros Promo, empresa parceira do blog. A cotação é totalmente gratuita e você pode comparar os preços de várias seguradoras. Descontos de 5% com o código ROMAPRAVOCE5. Os seguros cobrem assistência médica e hospitalar, com possibilidade de atendimento no seu hotel, remarcação de voos, extravio de bagagens e até traslados em caso de falecimento no exterior. Não conte com a sorte, contrate um seguro!

Procurando um hotel em Roma? Reserve agora com o Booking.com
 O Booking.com é a empresa selecionada como parceira para reservas de hotéis em Roma, em qualquer outra cidade da Itália e no resto do mundo. Só em Roma, o Booking.com oferece mais de 9.000 acomodações, das quais mais de 5.000 hotéis. As vantagens do Booking.com? O site está em português e você pode ver a cotação em reais. Pode reservar sem compromisso (inserindo o número do cartão de crédito) e só pagar ao fazer o check-in. O cancelamento da reserva é grátuito. Booking.com

Similar Articles

9 thoughts on “Dirigir, Estacionar e a Zona de Tráfego Limitado de Roma (ZTL)

    1. Oi, Guilherme,
      Se ela estiver ativa (você tem que ir ao site da Mobilità Roma para ver os horários da ZTL) e você passar por ela, sim, será multado.
      Geralmente ela é ativada da noite até as 6 da manhã ou nos finais de semana.
      Um abraço e boa viagem,
      Luciana

  1. A estacao termini esta dentro da ZTL? quero alugar um carro para ir para Napoles, ja vi varios mapas diferentes da ztl, não consigo uma resposta precida nem das locadoras.

    1. Não há ZTL nas ruas laterais de acesso à estação, portanto, você consegue sair da Termini sem problemas.
      Boa viagem,
      Luciana

  2. Ola. As faixas brancas de estacionamento, como você disse, são livres. Isso seria em Roma. Em Florença, é verdade que as faixas brancas são para uso de deficientes?

    1. Que eu saiba, dentro de Florença só os residentes podem estacionar e entrar no centro histórico, exceto se você estacionar em garagens pagas por hora/dia ou se o seu hotel for conveniado com uma garagem.
      Abs,
      Luciana

  3. Boa tarde, estarei indo para Roma na segunda quinzena de agosto e ficarei muito proximo a estacao Termini, como voce falou que Agosto a cidade esta bem vazia, sabe dizer se nas redondezas consigo estacionar com facilidade? pois o hotel esta cobrando 40 euros por dia!

    1. Não acho que no centro e perto da estação será fácil estacionar com extrema facilidade, nem em Agosto. Requer paciência para rodar os quarteirões procurando estacionamento

      De qualquer modo, nos arredores da estação, mesmo na rua o estacionamento é pago. Aqui estão os preços (4 euros por 8 horas de estacionamento) e a faixa horária: http://www.atac.roma.it/page.asp?p=23&i=15

      Considere que, mais ou menos a partir do dia 25, a cidade começa a voltar a encher gradualmente.

      Enfim, controle os horários da ZTL (Zona de Trafego Limitado) no centro, pois passar por elas é multa na certa.

      Boa sorte!

  4. Boa tarde, vou para Roma em Outubro e pretendo alugar um carro para sair de Roma e ir até a Região da Toscana onde irei ficar 7 dias. Esse deslocamento é fácil ou também tem muitos riscos de multa? Onde seria o melhor lugar para alugar carro e sair da cidade?
    Obrigada pela ajuda

Deixe uma resposta

Top