You are here
Home > Dicas práticas > Isenção de visto para a Itália graças ao Tratado de Schengen

Isenção de visto para a Itália graças ao Tratado de Schengen

Os cidadãos brasileiros não precisam requisitar visto nos consulados italianos, porque ao aderir ao Tratado de Schengen, a Itália aboliu o visto para várias nacionalidades.

Comunidade Europeia x Tratado de Schengen. Entenda!

Com a queda das fronteiras e controle de passaportes dentro da Comunidade Europeia, foi necessário fazer com que a “Europa “ formasse um grande território único, com uma fronteira comum para quem nela circula. Se antes nossos passaportes eram carimbados ao viajar de um país europeu para o outro, hoje vamos e voltamos sem carimbos no passaporte quando circulamos dentro dos países europeus que são signatários do Tratado Schengen.

Mas você precisa entender que não é por fazer parte da Comunidade Europeia que um país faz automaticamente parte do Tratado de Schengen. O Reino Unido, por exemplo, que apesar do Brexit ainda faz parte da Comunidade Europeia, não quis assinar o Tratado de Schengen. Então, se você viajar pela Europa e for para Londres, saiba que terá que passar pelo controle na imigração, onde, de acordo com a entrevista feita na hora pelo agente, seu passaporte será carimbado com o visto de turismo.

Leia também:

E na Itália? Como funciona a entrada conforme o Tratado de Schengen?

Retiramos as informações abaixo do site do Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro

Fonte: http://www.consriodejaneiro.esteri.it/Consolato_RioDeJaneiro/Menu/I_Servizi/Per_i_cittadini/Visti/

Viajando à Itália

O cidadão brasileiro que viaja à Itália a turismo não necessita de visto. O prazo de permanência em território italiano é de 90 dias. Clique aqui para obter maiores informações sobre outros tipos de vistos para a Itália.

Informações sobre a Itália 
Quem viaja a turismo para a Itália deve saber que sua permanência em território italiano é limitada a 3 (três) meses a contar da sua data de ingresso no país.

Não viaje para a Itália sem um Seguro Viagem

Compare os preços e compre o seu na Real Seguros  parcelado em até 12 vezes no cartão de crédito. Page com boleto bancário e ganhe 5% de desconto.

Caso sua permanência seja superior a 10 dias, o cidadão deverá apresentar-se às autoridades italianas entre o 8º (oitavo) dia de sua chegada à Itália para informar o período e o motivo de sua estadia. Esta autoridade chama-se “Questura”. No caso de uma eventual extensão do período permitido por Lei, o cidadão deverá também requerer esta prorrogação, obviamente justificando o motivo, e a decisão para tal prorrogação ficará exclusivamente a critério das autoridades italianas e não deverá ser considerada como garantida a sua autorização.

carteira de habilitação brasileira é valida na Itália acompanhada do passaporte. Para maiores informações recomendamos que o usuário contate uma agência do Automóvel Clube do Brasil ou o site do Consulado do Brasil de Milão, ou o site do DETRAN.

Garantias econômicas: O Turista, ao entrar na Itália e eventualmente vier a ser interpelado pela polícia de fronteira, deverá demonstrar que poderá garantir-se economicamente durante o período de sua permanência em território italiano.

Visto Schengen comunitário

Permite o ingresso no território dos Estados-Membros que assinaram o Tratado de Schengen: Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Itália, Letônia, Luxemburgo, Malta, Alemanha, Países Baixos, Portugal, Suécia, Noruega e Islândia.

A permanência do estrangeiro é limitada a 90 dias por semestre, somadas as estadias em cada um dos países. Este visto é concedido, prevalentemente, por motivo de Turismo, Negócios, Estudos, Visitas a Familiares, Cuidados Médicos, Competições Esportivas e Apresentações Artísticas.

Mais uma informação no site do Consulado Italiano

Cidadãos brasileiros não necessitam de um visto Schengen para estadias na Itália até 90 dias. No entanto, isto não significa que o ingresso no espaço Schengen seja automaticamente autorizado pois, mesmo que um cidadão esteja de posse de um visto, sua entrada é submetida ao critério das autoridades de fronteira. Em caso de controle na fronteira, poderão ser solicitadas maiores informações e/ou documentos sobre o titular do passaporte/visto que comprovem a sua situação financeira, real motivação para a viagem, previsão de acomodações durante a estadia, posse de um seguro de saúde válido e o efetivo período de permanência.

As mesmas informações são corroboradas pelo site da Farnesina, ou seja o Ministério das relações exteriores italiano. Veja o site aqui: http://vistoperitalia.esteri.it/home.aspx

 Vai visitar o Coliseu e os Museus Vaticanos/Capela Sistina?

Compre o fura-filas com a TicketBar. Venda fácil em Português.



Organize agora a sua viagem

Viaje tranquilo com um Seguro para Viagens na Europa
A Itália faz parte dos países europeus que exigem um seguro para viagem com cobertura mínima de € 30.000. Contrate o seu com a Seguros Promo. Cotação gratuita com comparação de preços entre várias seguradoras.

Procurando um hotel em Roma? Reserve agora com o Booking.com
 O Booking.com é a empresa selecionada como parceira para reservas de hotéis em Roma, em qualquer outra cidade da Itália e no resto do mundo. As vantagens do Booking.com? O site está em português e você pode ver a cotação em reais. Booking.com

 Comparador para viagens de trem na Itália
 Compre suas passagens de trem sem custo adicional com a Trainline. Com a Trainline é possível comparar passagens de trem das principais companhias ferroviárias na Itália e Europa, sem acréscimo de preço.

Similar Articles

10 thoughts on “Isenção de visto para a Itália graças ao Tratado de Schengen

  1. ” Caso sua permanência seja superior a 10 dias, o cidadão deverá apresentar-se às autoridades italianas entre o 8º (oitavo) dia de sua chegada à Itália para informar o período e o motivo de sua estadia”…
    Não entendi…. poderia me explcar ?? 10 dias apenas ??? Apresentar aonde ????

    1. Não diz 10 dias apenas, diz superior a 10 dias, pode ser de 11 dias a infinito 😉
      Apresentar-se à Polícia 😉
      Abs,
      Luciana

  2. Olá, boa tarde. Uma dúvida : vou à Itália em Janeiro/2017 porém meu voo é : Guarulhos – Frankfurt; Frankfurt – Itália. Passo pela imigração na Alemanha? Terei que trocar de avião na Alemanha.
    E também sobre minhas bagagens despachadas, eu as receberei na Itália ou necessito pegá-las na Alemanha e de novo na Itália ? Desde já, agradeço.

    1. 1) Sim, você passa pela imigração na Alemanha.
      2) Ao fazer o check-in no Brasil, confirme que deseja que as malas sigam diretamente para a Itália. Assim não deve pegá-las na Alemanha.
      Boa viagem,
      Luciana

  3. Uma dúvida,
    Irei passar as férias em Portugal,porém meu voo tem várias escalas,o primeiro país que irei descer será a ÍTALIA,em ROMA…NESSE CASO PARA PASSAR PELA IMIGRAÇÃO TEREI QUE FALAR ITALIANO???DESDE JÁ AGRADEÇO!!!

  4. Viajo a turismo de 9/6/2017 a 23/6/2017, meu passaporte vence 30/11/2017, estou no prazo legal de validade ? Alguns sites falam 3 meses outros 6 meses a contar da data da saída da Itália. Qual o correto ???

  5. Eu não sou brasileiro mas eu tinha um carta de résidence do Brasil mas eu quero visita Itália precisa um visto pra entra na Itália

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top