You are here
Home > Atrações > O Pantheon e a magia da sua praça nas primeiras horas do dia

O Pantheon e a magia da sua praça nas primeiras horas do dia

Seguro viagem geral 728x90

No mesmo dia que fotografei a Piazza Navona para os íntimos, caminhei mais cinco minutinhos e fotografei a Piazza della Rotonda também. Mais um momento mágico!

Para quem não sabe, a Piazza della Rotonda é o nome oficial da “Praça do Pantheon” e poder contemplá-la em um momento de silêncio absoluto foi, para mim, uma dádiva divina.

Mais do que nunca o ditado “Deus ajuda a quem cedo madruga” começou a fazer sentido! Obviamente não é todos os dias que tenho vontade, tempo e disposição para acordar muito cedo e fotografar monumentos antes das 8 horas da manhã, melhor ainda se feito entre as 7 e 7:30h.

panteao-de-roma-4

E geralmente quando posso fazê-lo é durante os finais de semana, feriados ou férias das crianças. Ou seja, em períodos que a gente quer mais é descansar da fadiga do dia a dia.

Mas, por outro lado, sei bem que existem praças e monumentos de Roma que estão sempre lotados, mas tão lotados, que acredito valer a pena levantar da cama um pouco mais cedo.

panteao-de-roma-5

Já tive o prazer de ver a Fontana di Trevi com menos de 20 pessoas no verão de 2014 (tenho que achar as fotos!), a praça do Campidoglio somente com os garis fazendo a limpeza por volta das 7 da manhã, também em 2014, e agora em 2015 me dei de presente o Pantheon também.

Não sei se terei palavras para descrever o que é poder sentar nos degraus da fonte que está no meio da praça, tendo ao meu lado só 3-4 pessoas. Ou rodar pela praça para lá e para cá, para fazer quantas fotos quisesse, sem “plateia” ou “intrusos” nas minhas imagens.

panteao-de-roma-4

Mas uma coisa que eu adoro dessas visitas matutinas, é poder escutar o som da água que jorra das fontes, e às vezes até o canto de algum passarinho!

Sei que o turismo matineiro não é para todos, afinal, estamos de férias. Mas se for o seu caso, não perca essa oportunidade.

Mas e o Pantheon?

O Pantheon só abre às 9h da manhã, e o melhor horário de visitas (pelo menos na média e alta temporada) é visitá-lo antes da 10-10:30, a menos que, claro, você não queira tirar somente fotos da cúpula o seu majestoso óculo. Qualquer outra coisa que tentar fotografar na “altura do olho humano”, vai exigir paciência!

panteao-de-roma-7

Um pouco sobre a história do templo dos Deuses:

O Pantheon é o templo dedicado a divindades mais antigo e mais bem conservado de Roma que chegou até nós. Saiba que também há outros dois templos tão antigos e razoavelmente bem conservados, mas bem pequenos, no Foro Boario. O Foro Boario é aquela pracinha que fica bem em frente à Boca da Verdade. Eles podem ser visitados, mas somente com reserva antecipada.

teto-panteao-roma

Você vai ler a imponente frase em latim na sua fachada:

M·AGRIPPA·L·F·COS·TERTIVM·FECIT

Marcus Agrippa Luci filius consul tertium fecit

Construído por Marcus Agrippa, filho de Lúcio, no terceiro ano do seu consulado

panteao-roma-6

Ele foi construído em 27 AC pelo cônsul Marcus Agrippa para comemorar uma vitória e já na época da sua construção o havia dedicado a doze deuses.

Durante o império de Adriano, o Pantheon passou por algumas transformações arquitetônicas e ganhou a forma que tem hoje. Ao invés de somente doze deuses, Adriano decidiu dedicá-lo a todos (Pan) os deuses (theon). Essas transformações se deram entre os anos 118 e 125 d.C.

panteao-roma-9

Em 608 d.C. Papa Bonifácio IV cristianizou o tempo, dando a ele o nome de Basílica de Santa Maria ad Martires, período a partir do qual o lugar passou a ser jazigo perpétuo de muitos mártires que estavam enterrados em várias catacumbas cristãs de Roma.

O Pantheon inspirou tantos arquitetos do renascimento, que Rafael Sanzio, no seu testamento, pediu para ser enterrado aqui. Mas ele não é a única “celebridade” enterrada no local. No Pantheon também se encontram os jazigos perpétuos dos monarcas italianos da família Savoia, que reinaram imediatamente antes da queda da monarquia.

Endereço, Dias e Horários:

Endereço: Piazza della Rotonda.

Site Oficial: http://www.pantheonroma.com/it/

App em português do Brasil para sistema IOS: https://itunes.apple.com/us/app/panteao-roma-por/id1017263947?l=es&mt=8

De segunda a sexta das 9 às 19:30h

Sábados e Domingos, das 9 às 18h.

Feriados que caem em dias úteis: das 9 às 13h

Fechado: 01/01, 01/05 e 25/12.

Ônibus: 30, 40, 62, 64, 81, 87 e 492



Booking.com

10 coisas legais para fazer nos arredores do Pantheon:

  1. Comer muito sorvete, afinal várias sorveterias maravilhosas estão lá perto
  2. Bernini (na Praça) e Michelangelo (na igreja) na Santa Maria Sopra Minerva
  3. Dar um pulinho na Piazza Navona
  4. Ver 4 Caravaggios e 1 Rafael, nas Igrejas de San Luigi dei Francesi e Santo Agostino
  5. Pizzaria aos pedaços com pizza para comer de joelhos: Zazà
  6. Dar um pulinho no Campo de’ Fiori
  7. Comer uns chocolates na Lindt
  8. Comer mais chocolates e “cremini” na Venchi
  9. Tomar um cafezinho em um dos bares mais famosos e tradicionais de Roma: Sant’Eustachio
  10. Ver a perspectiva tridimensional no teto da Igreja de Santo Inácio de Loyola

Procurando um hotel em Roma? Reserve agora com o Booking.com



Booking.com

Compre seus ingressos agora e pule a file!

Ingressos para o Coliseu, Museus Vaticanos, Galleria degli Uffizi e inúmeras atrações no mundo todo, sem ter que enfrentar filas.

Para mais ingressos, visite a página de ingressos do Roma Pra Você.

Similar Articles

Deixe uma resposta

Top
Close