You are here
Home > Atrações > monumentos > Como é visitar o Coliseu grátis no primeiro domingo do mês?

Como é visitar o Coliseu grátis no primeiro domingo do mês?

 tour guiado em roma 728x90

Você sabia que é possível visitar o Coliseu grátis no primeiro domingo do mês? Todos os primeiros domingos muitas das atrações sob a égide do Ministério dos Bens e Atividades Culturais (ou seja, as atrações estatais) costumam ser gratuitas para todos, enquanto algumas atrações sob administração local ou municipal geralmente são gratuitas somente para cidadãos italianos residentes nas cidades que as disponibilizam.


Como é usufruir do monumento mais famoso da Itália no dia da gratuidade?

Para mim, pelo menos na alta temporada, um verdadeiro pesadelo! Mas vou explicar o porquê.

Obviamente há filas e mais filas intermináveis. Filas enormes mesmo, que circundam quase todo o monumento. Pensei que estivesse num jogo do Fla-Flu ou em um Rock In Rio. Exageros à parte (risos), realmente as filas são enormes e com o passar do dia só tendem a aumentar. Mas não é só isso… os arredores do monumento também acolhem uma aglomeração enorme de pessoas. Sem contar com o calor.

Ficou vazião assim lá por volta das 18h.

Acredito que tudo seja mais ameno na baixa temporada, mais ou menos de novembro a março, porque a partir de Abril é a época em que jovens do norte da europa “invadem” o sul da europa em excursões escolares. E Maio tradicionalmente é a época de excursões das escolas italianas. Então a partir de Abril as filas começam a aumentar novamente.


Dicas para visitar o Coliseu no dia da gratuidade


1. Deus ajuda a quem cedo madruga

O monumento abre às 8:30. Chegue de 30 a 45 minutos antes e entre na fila. Estará cheio de qualquer maneira. O contingente máximo é de 3.000 pessoas dentro do Coliseu. Ao se aproximar ou superar esse número, a fila é bloqueada até que algumas pessoas comecem a sair do monumento.


2. Chegue cedo e vá para as bilheterias do Fórum Romano ou Palatino

Por quê a fila do Coliseu é enorme? Porque todo mundo quer começar a visita pelo Coliseu. Na verdade o bilhete do Coliseu, Fórum Romano e Palatino são cumulativos e valem 2 dias. O que isso significa? Que você pode visitar o Coliseu em um dia e o Fórum Romano e o Palatino no dia seguinte, ou vice-versa. O bilhete dá direito a entrar somente 1 vez em cada uma das áreas arqueológicas.

Entrada do Palatino (Via di San Gregorio), com fila abordável

Então uma alternativa plausível pode ser começar a visita pelas outras áreas arqueológicas.

Eu escolhi a fila da bilheteria do Palatino e foi a decisão mais acertada. Enquanto o tempo de espera médio do Coliseu era de 1 hora na fila, eu esperei mais ou menos 15 minutos.

Comecei minha visita pelo Palatino e depois desci para o Fórum Romano. Na saída do Fórum Romano fui almoçar e passear por Roma, para mais tarde encarar a fila no Coliseu.


3. No final da tarde as filas são bem rápidas e quase inexistentes

A minha visita foi durante o verão, quando o Coliseu encerra a visitação às 19:15h com último acesso às 18:15. Portanto, após as 16h a fila diminui bastante. Posso afirmar que a partir das 16:30-17h ela diminui drasticamente. Entrei com menos de 10 minutos de espera.

Esta é a bilheteria lateral do Fórum Romano (que dá para a Via dei Foro Imperiali). Por volta das 16h não tinha mais ninguém.

 

Considere então a possibilidade de visitar o Coliseu na parte da tarde, mais ou menos duas horas antes do horário de encerramento.


Horários de abertura do Coliseu, Fórum Romano e Palatino durante o ano

02/01 a 16/02: das 8:30 às 16:30

16/02 a 15/03: das 8:30 às 17:00

16/03 até o último domingo de março: 8:30 às 17:30

Do último domingo de março até 31/08: 8:30 às 19:15

01/09 a 30/09: 8:30 às 19:00

01/10 até o último sábado de outubro: 8:30 às 18:30

Do último domingo de outubro até 31/12: 8:30 às 16:30

Fechado: 25/12 e 01/01



Organize agora a sua viagem

Viaje tranquilo com um Seguro para Viagens na Europa

A Itália faz parte dos países europeus signatários do Tratado de Schengen que exigem um seguro para viagem com cobertura mínima de € 30.000. Contrate o seu com a Real Seguros, empresa parceira do blog. A cotação é totalmente gratuita e você pode comprar os produtos de várias seguradoras. Além de garantir o menor preço, o seu seguro pode ser parcelado em até 6 vezes sem juros no cartão de crédito. Descontos de 5% para pagamentos à vista com boleto bancário. Os seguros cobrem assistência médica e hospitalar, com possibilidade de atendimento no seu hotel, remarcação de voos, extravio de bagagens e até traslados em caso de falecimento no exterior. Não confie na sorte.

Procurando um hotel em Roma? Reserve agora com o Booking.com

 O Booking.com é a empresa selecionada como parceira para reservas de hotéis em Roma, em qualquer outra cidade da Itália e no resto do mundo. Só em Roma, o Booking.com oferece mais de 9.000 acomodações, das quais mais de 5.000 hotéis. As vantagens do Booking.com? O site está em português e você pode ver a cotação em reais. Pode reservar sem compromisso (inserindo o número do cartão de crédito) e só pagar ao fazer o check-in. O cancelamento da reserva é grátuito.



Booking.com

Similar Articles

11 thoughts on “Como é visitar o Coliseu grátis no primeiro domingo do mês?

  1. Não sabia que tem um dia grátis para visitar esses lugares. Ótima dica! Assim dá para economizar uns bons euros. Seguindo suas instruções e deixando o Coliseu por último fica tranquilo. Obrigada 😀

  2. Eita, não sabia que dava para visitar o Coliseu de graça no primeiro domingo! rss! Que demais! Mas realmente deve lotar muito! Quando estive lá não tive a impressão de que cabe 3.000 pessoas lá dentro! Caramba!
    O ruim é esse lance de os arredores do lá também ficarem aglomerados né? Não dá nem para tirar foto! rss! Se a pessoa só tem esse dia para conhecer o Coliseu ela se deu mal né? 🙁
    Acho que se eu for de novo vou seguir a sua dica de ir no final da tarde porque 10 minutos de espera até que é ok!
    Adorei esse post, sempre bom saber de entradas gratuitas! Amoo! rss

  3. Taí o tipo de “economia” que não faço mais. Você morre de raiva, cansaço e calor na fila e quando finalmente consegue entrar, nem tá com saco mais! haha Coliseu merece visita com tempo e mínimo de pessoas possível! Gostei das suas dicas de horários 🙂 Obrigada por compartilhar. Beijo grande

  4. Pra começar, adorei o senso de humor da foto da capa! Dando risada aqui! E, valeu demais pelas dicas! Pra economizar tem que ser esperto senão o barato sai caríssimo, né? Adorei! bjocas1

    1. Acredito que o melhor é ir no final do dia (2 horas antes de fechar a bilheteria): sem multidões e sem filas quilométricas.

  5. Detesto lugares lotados e suas dicas ajudaram muito para saber que certas economias realmente não valem a pena. Abs

Deixe uma resposta

Top
Close