You are here
Home > Museus Vaticanos > Visita noturna aos Museus do Vaticano: ver os corredores vazios!

Visita noturna aos Museus do Vaticano: ver os corredores vazios!

Os Museus do Vaticano são uma das atrações mais visitadas do território italiano ou, a bem da diplomacia, do Vaticano. Geralmente as filas dobram o quarteirão para visitá-lo durante o dia, por isso independente de visitá-lo de dia ou à noite, ou em qualquer época do ano, a solução ideal para desfrutar do que o museu tem para oferecer de melhor é se organizar e comprar o bilhete fura-filas com antecedência.

Ao invés, os sortudos que visitarem Roma entre a primavera e o outono, a dizer entre a última sexta-feira de abril e a última sexta-feira de outubro podem comprar ingressos para a visita noturna aos Museus do Vaticano. A visita é efetuada das 19 às 23h, com última entrada às 21h30. Conforme explicado no próprio site, o museu começa a ser evacuado meia hora antes do encerramento, ou seja, às 22h30. Os bilhetes são vendidos em lotes de horários a cada meia-hora: 19h, 19h30, 20h, 20h30, 21h. Geralmente os bilhetes para o primeiro horário acabam rapidamente

Com a abertura à noite, essa é uma das poucas ocasiões para poder ver a Capela Sistina vazia. Acredite, isso é possível.


Como realizar a visita noturna aos Museus do Vaticano?

Para participar da visita noturna aos Museus do Vaticano é necessário reservar com antecedência. Não são vendidos bilhetes na hora, portanto, não vá para a fila. A venda abre disponibilidade 60 dias antes da data da visita.

Segundo o próprio site oficial dos Museus Vaticanos, o percurso é resumido e é possível ver somente: o museu Pio Clementino, o Museu Egípcio, as galerias superiores (Galeria dos Candelabros, Galeria dos Tapetes e dos Mapas), as Estâncias (ou Salas) de Rafael, o Apartamento Borja, a Coleção de Arte Religiosa Moderna e a Capela Sistina. Portanto, para uma visita noturna mais relaxada e sem correrias, programe-se para entrar no primeiro horário (19h) ou no máximo no segundo (19h30).

O site oficial fica em: www.museivaticani.va


Passo a passo dos ingressos para ver os Museus do Vaticano à noite

A seguir simulei algumas opções para a compra de ingressos para os Museus do Vaticano. Vejam as disponibilidaes a seguir:

Obs.: Esse é um post de 2015, mas foi atualizado constantemente, então o conselho sobre a antecedência da compra continua válido.

Para o mesmo dia: ingressos somente para as 21:00h

visita-noturna-museus-vaticanos

Para a semana seguinte: não há mais ingressos para o primeiro horário (19h)

bilhetes_museus_vaticanos_2

Para duas semanas depois: os bilhetes para o primeiro horário já estão acabando (in esaurimento)

Essa simulação foi feita em Maio e monitorei bastante as visitas durante a média e alta temporadas. Muitas pessoas me perguntam se é realmente necessário comprar bilhetes com antecedência e, caso não o façam, quanto tempo ficarão na fila. Acredito que em Junho e Julho será necessário comprar com uma antecedência ainda maior.

Leia também:  Como funciona o fura-filas dos Museus Vaticanos?

 

visita noturna aos museus do vaticano


Dicas para aproveitar ao máximo a visita noturna aos Museus do Vaticano

Compre ingressos para as 19h ou no máximo para as 19h30. Meu conselho é que você compre para as 19h. Por quê? Porque vai entrar no primeiro horário e, realmente, vai ver o museu quase vazio. Quando eu estava terminando a visita, vi que já estava “meio cheinho”. Claro que nunca vai se comparar à muvuca das visitas diurnas. Nunca!

visita noturna aos museus do vaticano

Não viaje para a Itália sem um Seguro Viagem

Compare os preços e compre o seu na Real Seguros  parcelado em até 12 vezes no cartão de crédito. Page com boleto bancário e ganhe 5% de desconto.

Para conseguir o horário das 19h, principalmente nos meses de julho e agosto, é necessário reservar com pelo menos 2 semanas de antecedência.

Chegue “relativamente cedo” na fila. Eu cheguei às 18h45. Por volta das 18h50, a fila já começou a andar e fomos posicionados na frente dos detectores de metais. Às 19h em ponto os primeiros da fila já estavam dentro do museu.

O resumo de tudo é: reservar com antecedência e chegar uns 15-20 min antes do horário de abertura.

Dá para fazer o percurso em 2 horas.


Como é a visita noturna aos Museus do Vaticano?

As imagens falam mais do que mil palavras.

Vejam essa foto de uma visita feita há alguns meses, no horário diurno. A foto está tremida, porque estava muito cheio e não dava nem tempo para parar e fotografar.

visita_noturna_museus_vaticanos_131

Vejam as fotos a seguir da visita noturna, chegando no primeiro horário.

visita-noturna-museus-vaticanos-6

visita_noturna_museus_vaticanos_2

A melhor recordação foi ter visto a Capela Sistina quase vazia, com lugar para sentar nos bancos e apreciar o teto. Não cheguei a contar, mas éramos menos de 70 pessoas dentro da Capela Sistina.

visita-noturna-museus-vaticanos-9

Não preciso dizer que vale a pena! Uma experiência mais do que inesquecível.

visita_noturna_museus_vaticanos_4
Site e bilheteria oficial dos Museus Vaticanos: http://www.museivaticani.va/


Como chegar aos Museus do Vaticano e quando abre?

Os Museus do Vaticano ficam praticamente colocados na Praça e Basílica de São Pedro, mas a entrada fica “virada para o outro lado”. Então leva-se cerca de 10 minutos a pé da Praça/Basílica para os Museus e vice-versa.

Há duas estações de metrô (linha A, de cor laranja) que deixam pertinho: Ottaviano e Cipro. São cerca de 5 minutos a pé.

Os museus abrem de segunda a sábado das 9 às 18h. Abrem somente um domingo por mês (o último) quando a entrada é gratuita, mas o horário é reduzido: das 9 às 14h.

Ele também não abre em feriados religiosos, nem no Natal ou Reveillon.

Leia também: Quando visitar os Museus do Vaticano?

 

 


Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

Similar Articles

27 thoughts on “Visita noturna aos Museus do Vaticano: ver os corredores vazios!

  1. Há possibilidade de adquirir no local auidoguia em português para a visita noturna? Já comprei os ingressos e não observei isso.

    1. Filipe,
      Realmente a visita noturna é uma experiência totalmente diferente e muito mais positiva.
      Avs,
      Luciana

  2. Acabei de comprar ingressos para maio. Não consegui o horário de 19h, pois o primeiro que estava aberto para a compra era as 20hrs. Obrigada pelas dicas. E parabéns pelo blog, está incrível.

  3. Oi, Luciana! Comprei agora o ingresso noturno para maio seguindo a sua dica, visito sempre seu site! Adoro! 😀

  4. Que dica excelente! Não fazia ideia que existia esse tour noturno. O Vaticano é perfeito e poder ver isso com mais tranquilidade é tudo que a gente quer. Parabéns pelo post!

  5. Eu visitei de dia e estavam seguranças na Capela Sistina a insistir para as pessoas irem sempre andando…. uma multidão, tive que fingir que não entendia o segurança para conseguir apreciar um bocadinho do tecto. Certamente experimentarei a visita noturna no futuro…

  6. Olá, entrei no site dos ingressos do vaticano e em visita noturna, mas acredito que não aparece o passeio descrito aqui. Só abre para compra no mês de abril também?
    Saberia dizer se ainda é só nas sextas feiras? Não estarei em Roma em uma sexta e gostaria muito de fazer o passeio com menos pessoas…

  7. Oii! Irei em maio, vou participar de uma audiência com o Papa e pensei em ver os museus depois disso, mas agora lendo seu Post sobre as visitas noturnas, fiquei muito mais empolgada. Compensa mais? E dos dois possíveis caminhos qual é mais bonito e interessante?

    1. A abertura noturna possui um percurso reduzido, mas dá para ver todos os principais ambientes dos Museus.
      Quanto à abertura diurna, o que aconselho é ***não*** pular Le Stanze di Raffaello para chegar antes na Capela Sistina.
      Os aposentos papais pintados por Rafael (na minha humilde opinião) possuem uma beleza à altura da Capela Sistina.
      Abs e boa viagem 🙂

  8. Oi!! Estou indo na última semana de maio e estamos na dúvida se vale mais a pena comprar o ingresso para o primeiro horário para quarta feira, ou o primeiro horário da noite na sexta feira. Preferia ter a opção de ver todos o museu, uma vez que a noite é uma visita menor permitida. Será que na quarta feira de manhã vai estar muito cheio?? Obrigada pelas dicas!

    1. Olha, eu fiquei realmente encantada com a visita noturna. Não sei a trocaria por uma diurna, mesmo que seja no primeiro horário.
      Acredito que na quarta pela manhã não deve estar lotado porque tem a audiência geral com o Papa e muitos vão primeiro à Praça São Pedro.
      Porém, certeza de uma visita “vazia”, somente aquela noturna mesmo.
      Abs e boa viagem

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top