You are here
Home > Transporte > Como é viajar de trem com a companhia Italotreno

Como é viajar de trem com a companhia Italotreno

 tour guiado em roma 728x90

Viajar com a Italo Treno, a única concorrente da Trenitalia é rápido, barato e cômodo… mas tem um porém: a oferta de trens é menor do que a Trenitalia.

Quando vim morar na Itália, ainda existia o monopólio da companhia ferroviária estatal Trenitalia, para dor e delícia dos italianos.

Porque quando funciona bem, todos ficamos felizes. Mas quando funcional mal e com atrasos, vemos o quanto os serviços públicos italianos podem deixam a desejar. Geralmente, funciona bem quando se trata das linhas de trens mais caras (trens de alta velocidade) que atende a um público que pode ou precisa pagar mais caro para deslocar-se pelo país.

viajar-com-trenitalia-3
Lounge da Italo na Estação Roma Tiburtina

Com a chegada da Italo passamos à possibilidade de ver e saber como é ter uma concorrência de capital privado. A Italo teve que apostar as cartas na cortesia do serviço, nas promoções e no conforto mesmo para quem viaja nas classes mais econômicas.


Como foi a minha viagem de Roma até Florença?

Mudanças para melhor desde 2015:

Ainda há menos horários de trem do que a Trenitalia, mas agora os trens saem de Termini, param na Tiburtina (são 5 minutos de uma estação para a outra) e depois vão direto até Florença. Logo quando começou a operar, os embarques da Italo eram em estações secundárias  e/ou mais periféricas como a Ostiense

italo_treno

Coisas a considerar: eu não precisava chegar cedo a Florença. Na data em que viajei eu não podia sair de Roma muito cedo porque precisava levar uma das minhas filhas à escola, e meu compromisso principal era na hora do almoço. Digamos que eu tinha uma certa flexibilidade na ida e muita flexibilidade na volta.


Conforto

A viagem foi super confortável. Pra mim foi tão confortável quanto a Trenitalia a causa da configuração do trem, mesmo na classe econômica.

Quando viajo com a Trenitalia, procuro sempre pelas poltronazinhas “sozinhas” porque elas são mais espaçosas. Detesto viajar virada de frente para outras pessoas, até porque às vezes dou azar de viajar na frente de alguém com “2 metros só de pernas” e fico tendo que encolher as minhas pernas, ou batendo com pés nos do outro passageiro e vice-versa.

viajar-com-italotreno

Com a Italotreno isso não existe. Todas as poltronas são em configuração tipo avião ou ônibus: vemos a poltrona do passageiro à nossa frente.

Também achei as poltronas confortáveis e a temperatura do ar condicionado ótima.

O trem não tem vagão bar ou restaurante, mas para mim não fez alguma diferença porque minha viagem era breve: 1h30 de Roma até Florença. Porém há máquinas automáticas para vendas de lanches e bebidas.

viajar-com-italotreno-2
Cada passageiro tem a sua tomada. O que significa que quem está sentado no corredor tem que “pedir licença” pro passageiro da janela. E com dois carregadores para 4 pessoas… já vi passageiros brigarem pelo carregador. Climão! Na Italo cada um tem o seu. Amei!

Havia wi-fi grátis, e consegui usar. Devo confessar que o celular perdeu o sinal muitas vezes porque parte do trecho entre Roma e Florença é feito do meio de vales e montes, e o trem passa dentro de muitos túneis. Mas, no geral, a conexão estava rápida.

Achei a experiência muito boa e, com certeza, e continuarei viajando com Italo. Recomendo, com certeza!

 

Organize agora a sua viagem

Viaje tranquilo com um Seguro de Viagem para a Europa
A Itália faz parte dos países europeus signatários do Tratado de Schengen que exige um seguro de viagem com cobertura mínima de € 30.000. Contrate o seu com a Seguros Promo, empresa parceira do blog. A cotação é totalmente gratuita e você pode comparar os preços de várias seguradoras. Descontos de 5% com o código ROMAPRAVOCE5. Os seguros cobrem assistência médica e hospitalar, com possibilidade de atendimento no seu hotel, remarcação de voos, extravio de bagagens e até traslados em caso de falecimento no exterior. Não conte com a sorte, contrate um seguro!

Procurando um hotel em Roma? Reserve agora com o Booking.com
 O Booking.com é a empresa selecionada como parceira para reservas de hotéis em Roma, em qualquer outra cidade da Itália e no resto do mundo. Só em Roma, o Booking.com oferece mais de 9.000 acomodações, das quais mais de 5.000 hotéis. As vantagens do Booking.com? O site está em português e você pode ver a cotação em reais. Pode reservar sem compromisso (inserindo o número do cartão de crédito) e só pagar ao fazer o check-in. O cancelamento da reserva é grátuito. Booking.com

Similar Articles

36 thoughts on “Como é viajar de trem com a companhia Italotreno

  1. Olá, com quanto tempo de antecedência, devo comprar passagens de trem, para pegar um bom preço? A Trenitalia começa a vender com quanto tempo de antecedência? Obrigado.

  2. Olá!
    Comprei um bilhete de Bologna até Roma e gostaria de parar em Perugia. É possível usar o mesmo bilhete para seguir viagem até Roma ou vou precisar comprar outro bilhete?

  3. Concordo. O Ítalo é bem confortável, tem muitas ofertas de tarifas e é mais barato que os Freccia. Só um pouco mais lento. Uma ótima opção.

  4. GRANDE DECEPÇÃO E PROBLEMAS AO TENTAR COMPRAR OS TICKETS PELO SITE! Sempre viajei pela Trenitalia, mas após ler comentários sobre a Italo, decidi optar por ela para a próxima viagem em maio/2017. Tentei fazer as comprar diversos trechos pelo site, com cartão de crédito, e não completou a operação.Após aguardar o tempo de processamento, retornava para a tela de confirmação. NÃO gerou código de reserva, NÃO foi enviado email de confirmação, cheguei a falar na central do cartão para ver se havia algum lançamento. Nada! Imaginei ser um problema no site. Após um tempo de espera, acabei comprando pela Trenitalia mesmo. Para minha surpresa, no dia seguinte, começaram a chegar mensagens do cartão avisando sobre lançamentos de compras da Italo. Emitiram os bilhetes! Os aborrecimentos não pararam por ai. Para reclamações, no site indicam um telefone na Itália. Por email é muito confuso, tudo em italiano, apesar de fazer seleção da opção de site em inglês. Consegui enviar um email, mas o site não gera sequer confirmação de envio. Isso tem 4 dias e nada de resposta! Ocorre que os tickets foram comprados em tarifa promocional que pelas regras só há reembolso de 50% no caso de cancelamento. PELA MINHA EXPERIÊNCIA, NÃO INDICO CASO TENHA QUE COMPRAR OS TICKETS PELA INTERNET.

    1. Marcel,
      Infelizmente eu já passei pelo mesmo azar que você deu, mas com a Trenitalia!
      Aconteceu uma única vez em 20 anos de viagens de trem. Com a Italo (com a qual viajo há uns 5 anos, porque é uma empresa mais nova) nunca tive problemas de cobranças indevidas.
      Portanto, acredito que seja um problema de autorização do cartão, porque algumas horas mais tarde recebi uma mensagem da Trenitalia dizendo que o bilhete tinha sido emitido.
      O que dizer? Desagradável, com certeza, mas o problema não é exclusivo da Italo. E talvez o problema nem seja da Italo, mas dos cartões.
      Espero que você resolva o problema.
      Boa viagem,
      Luciana

    2. como conseguiu resolver essa situação? comigo esta acontecendo a mesma coisa. O cartao ja confirmou a compra, mas a Italo não me enviou nada até entao.estou mto angustiada.

  5. Eu tive o mesmo problema, porém enviei um comentário (em inglês) na página do Facebook e eles (ITALO) informaram que o ticket pode demorar até 24 horas para ser confirmado (enviado) e realmente após 16 horas o ticket chegou ao meu e-mail. Mas tenho que concordar que o serviço de comunicação com a Italo deixa a desejar, somente telefone e sem um e-mail para resposta.

  6. Acabei de fazer uma reserva com ótimas tarifas que só consegui pela italo, mesmo meu cartão sendo internacional visa, o site disse que ocorreu um problema e não foi efetuado. Pelos fatos citados neste post , vou aguardar esse período de 24 ou 48 hr para saber se não foi efetuado mesmo. Espero que seja pq só restavam 2 poltronas.

  7. Olá Luciana!
    Adorei seu blog, muito obrigada pelas dicas.
    Vou em setembro para Itália e farei 3 trechos de trem (roma-florença, florença-bolonha e bolonha-veneza). Não encontro muitos posts atualizados sobre a Italo. Estou com dúvidas sobre o serviço pois realmente as passagens são bem mais em conta. Poderia me dar uma ajuda? Posso comprar pela Italo sem medo?
    Obrigada!

    1. Oi, Débora,
      Eu viajo bastante com a Italo e nunca tive problemas. Semana retrasada, por exemplo, fui e voltei de Bolonha.
      Boa viagem,
      Luciana

  8. Olá,adoro este blog.
    Gostaria de comprar todos os trechos da viagem mas, não estou localizando a opção de “múltiplas viagens”. Vcs poderiam me ajudar. Obrigada.

  9. Pessoal vi no site da Italo que existem 03 opções de tarifas, Flex, Economy e Low Cost, minha dúvida é a seguinte: Posso levar bagagem na tarifa low costa? Minha dúvida é em razão das empresas aéreas.

    1. Filipe, tudo bem?
      Viajando de trem não há diferença. Os bagageiros são comuns a todos os passageiros, independente do número de malas.
      Obviamente, viajando em horários mais cheios pode ser complicado encaixar muitas malas. Mas a verdade é que também sobe/desce gente em todas as estações, então vai ter sempre algum espaço vago para bagagens.
      Há bagageiros em cima dos assentos e em proximidade das portas.
      Boa viagem,
      Luciana

  10. Luciana,
    Parabéns pelo seu trabalho. Usei os trens na Itália e usarei novamente agora em Outubro, contudo ja comprei um trecho na Italo de Milão para Nápoles, e gostaria de trocar por um trecho de Roma para Milão, não estou conseguindo fazer isso pelo site, vc conhece alguma forma?
    Muito obrigado,

    1. Toni,
      Em Cambia Prenotazione/Manage you Journey.
      Mas, se foram bilhetes mais baratos/promocionais não existe troca.
      Abs,
      Luciana

  11. Luciana

    No site da empresar tem várias opçoes de passagens: smart, confort po exemplo. Não consegui identicar a diferenca entre elas. Sabe o q é?

    Grato

    Fabiano

  12. Já viajei várias vezes a Itália e sempre usei a Trenitalia, inclusive comprando passagens no site.Na última viagem, precisei comprar passagem Nápoles-Roma de última hora e os preços da Trenitalia eram absurdos.Consultei a Italotreno e os preços eram praticamente a metade.
    Fica a dica:a Trenitalia simplesmente arranca seu couro se você deixar para comprar passagem no dia ou mesmo 1 dia antes.

  13. Olá!
    Estou pesquisando a meses passagens para o dia 23/12 saindo de Milão para Roma, e todas as vezes, nunca tinham os valores.
    Ai pesquisando novamente hoje, apareceram valores para vários dias, inclusive para o dia 23, mas com um valor absurdo (99euros!!), para todos os horários desse dia.
    Será que realmente a tarifa low cost já está esgotada ou ainda é “cedo” para comprar?
    Nunca comprei passagens de trem para Europa, então estou com essa dúvida!
    Obrigada

    1. Véspera de natal/férias escolares de fim de ano, os preços são altíssimos.
      Mas, se vc deixar para mais perto, além dos preços ficarem ainda mais caros, vc corre o risco de nao encontrar passagem.
      Praticamente esse já é o “low cost de natal e reveillon”.
      Luciana

  14. Olá, estou pesquisando o trecho Florença SMN – Veneza S. Lucia para o dia 02/01. Até o momento para esse trecho só está aberto até dia 30/11. Vc saberia me dizer quanto tempo antes abrem a venda para esse trecho ou onde consigo achar? Já vasculhei bastante o site da Italo e não achei. Obrigado pela contribuição do post!

    1. Eles abrem 90 dias antes.
      Devem estar segurando passagens porque de dezembro até dia 07/01 é período de férias, quando as passagens são muito mais caras.
      Comece a dar uma olhada com a Trenitalia.
      Abs,
      Luciana

      1. Obrigado pelo retorno. Foi isso mesmoque aconteceu, abriram essa semana com o trecho bem mais caro. Nesse caso, acabei indo de Trenitalia que não teve diferença de preço por causa da época. Obrigado!

  15. Estou tentando comprar uma passagem de La Spezia para Roma em 17/02/2018, mas diz que está esgotado.
    Será que está esgotado mesmo ou ainda não abriram as vendas?

Deixe uma resposta

Top