You are here
Home > Dicas práticas > Como ver o Papa sem reservar a audiência geral e fora do Vaticano

Como ver o Papa sem reservar a audiência geral e fora do Vaticano

Muitas pessoas vem a Roma e querem ver o Papa. E foi ótimo descobrir que às vezes é possível ver o papa sem reservar a audiência geral.

Papa Francisco é pop. Desde o início do seu pontificado, estima-se que o número de turistas em visita ao Vaticano (Basílica de São Pedro e Museus Vaticanos) tenha aumentado de aproximadamente 30%. Muitos “vaticanistas” (históricos e jornalistas especializados em assuntos do Vaticano) dizem que Papa Ratinzger é um homem com uma profundíssima cultura e preparação teológica, mas que na verdade não conquistou o coração dos italianos, e talvez nem dos fiéis não italianos.

Frases-do-Papa-Francisco-4
Crédito: Ele está no meio de nós

Sabemos que para ver o Papa é necessário reservar a audiência geral com pelo menos um mês de antecedência ou disputar um lugar ao sol no Angelus, a missa dominical celebrada na Praça São Pedro.

Mas perambulando por Roma descobri que pode não ser assim tãoooo complicado vê-lo.

Como ver o Papa sem reservar a audiência: algumas dicas ou segredinhos

Recentemente no quadro de anúncios da igreja aqui perto de casa (Basílica de San Pancrazio) tinha um agendamento para a missa das famílias do bairro com o papa. Era somente necessário colocar o nome na lista da paróquia. No caso de muitos pedidos, a preferência é para quem frequenta a igreja. Minha experiência pessoal com padres e freiras é que todos são bem disponíveis. Se você estiver em Roma e perto do seu hotel houver alguma igreja, dê uma olhada no quadro de anúncios.

Passeando por Roma descobri que o Papa Francisco celebraria a missa da quarta-feira de cinzas na Basílica de Santa Sabina, no bairro Aventino (aquela colina que fica de frente para o Circo Máximo). Dependendo do tamanho da igreja são distribuídos bilhetes para os lugares sentados, mas é possível assistir a missa em pé, ou sentado do lado de fora graças ao telão.

santa-sabina-roma
O pórtico da Basílica de Santa Sabina no Aventino com colunas com ornamentação do tipo capitel coríntio.

Outra maneira é ir até o site do Vaticano e ver a agenda de compromissos do papa. Inclusive quando ele faz viagens ao exterior. Outra chance é participar da procissão da Via Crucis (durante a páscoa) ou no dia 29 de Junho, que é festa dos santos patronos de Roma (São Pedro e São Paulo) e o Papa costuma celebrar a missa na Basílica de São Paulo (Bairro Sao Paolo – metrô linha B – estação San Paolo). Então, consulte sempre a agenda do papa!

fontana-del-mascherone
A Fontana del Mascherone fica entre a Basílica de Santa Sabina e o Giardino degli Aranci (Jardim das Laranjeiras)

Enfim, como muitos sabem, em Roma há muitos hotéis e pensões religiosos. A maioria é administrado por padres e freiras, às vezes são quartos de um antigo convento transformados em quartos para hóspedes. Se você ficar em um hotel religioso, peça aos padres ou freiras se existe a possibilidade de assistir a uma missa com o papa. Conheço amigos que conseguiram convites dessa maneira, sem esforço e em menos de 48 horas realizaram o sonho de estar junto ao Santo Papa.

Como foi a missa da quarta-feira de cinzas

Quando saí de casa não tinha ideia de como seria uma missa celebrada pelo Papa quando ele não está no Vaticano. A igreja escolhida foi a lindíssima basílica de Santa Sabina, muito procurada para casamentos. Ela fica ali pertinho do Circo Máximo, e está perto de muitos pontos turísticos de Roma: Boca da Verdade, Buraco da Fechadura e também perto das igrejas de Santo Anselmo e Santos Alessio e Bonifacio. O bairro chama-se Aventino, e é um bairro de classe média alta.

como-ver-o-papa
A polícia municipal controlando o trânsito e algumas pessoas já à espera do papa, aqui no Circo Máximo.

A missa estava marcada para as 16:30h. Todos esperavam ansiosamente para ver o Papa. Por volta das 16:20 ele chegou. Estava num carro preto, com a janela do carro meio aberta, sorriu e acenou para o público. Sua passagem foi muito rápida e ele foi direto para a igreja de Santo Anselmo. Estávamos todos na praça em frente à igreja de Santa Sabina, esperando por ele. Eu não tinha convite e inicialmente fiquei do lado de fora, mas depois consegui entrar na igreja.

O início da cerimônia foi todo filmado, então assistíamos tudo pelo telão. Os dez primeiros minutos da missa foi reservado somente ao clero. Depois todos se levantaram e começaram a procissão, mais ou menos na seguinte ordem: primeiro os padres, depois os bispos, atrás desses os cardeais, e por fim o papa. Me desculpem mas não entendo muito de hierarquia eclesiástica, mas assim me pareceu.

como-ver-papa
Pensei que ele chegaria cercado por muitos policiais. Praticamente tinha somente duas motos da polícia. Logo atrás da moto o carro do Papa. Essa foto da praça foi feita por volta das 16h. Quando a procissão começou, pontualmente às 16:30 a praça estava cheia, mas muitos estavam em pé, perto das grades de contenção, na esperança que o Papa fosse se aproximar do público.

Todos nós assistíamos pelo telão até que apareceu o Papa, que junto dos demais eclesiásticos passou pelo pórtico da igreja.

Até então eu estava do lado de fora, mas percebi que algumas pessoas estavam conseguindo entrar na igreja. Me aproximei de uma das barreiras de segurança e, apesar dos seguranças inicialmente dizerem que a igreja já estava cheia, acabaram deixando mais dois ou três grupos de 10-15 pessoas entrarem. Eu estava no penúltimo grupo que entrou.

comer-ver-o-papa-2
As duas fotos de cima mostram o papa descendo do carro e iniciando a celebração da procissão na Ingreja de Santo Anselmo. Depois ele sai da igreja, passa pelo pórtico e entra na igreja onde estamos sentados do lado de fora (Igreja de Santa Sabina). A última foto mostra o início da missa na Igreja de Santa Sabina.

A missa foi compridíssimaaaa: aproximadamente 1 hora e 45 minutos. Mesmo para quem não é muito religioso, devo dizer que o ritual, as cores, o ambiente, enfim… foi tudo muito lindo. Toda a missa foi cantada em latim pela Schola Cantorum do Vaticano, com vozes masculinas e feminininas.

Sendo uma missa de quarta-feira de cinzas, além da comunhão, os padres também ungiram a cabeça dos fiéis com cinzas.

como-ver-o-papa-3
Eu estava lá non fundão e sem a minha máquina profissional. Sorry, mas essa é a qualidade das fotos com o Smartphone.

Foi uma tarde especial, queria ver o Papa Francisco sem ter reservado a audiência geral e tivemos sucesso no meu intento. Se você também quiser tentar, consulte a agenda do papa.


Dica certeira: Ver o Papa dia 8 de Dezembro

Dia 8 de Dezembro é feriado nacional, a Festa dell’Immacolata, ou seja a Festa da Imaculada Conceição.

Nesse dia o Papa celebra uma missa diante da coluna da imaculada conceição, bem na Piazza di Spagna, de frente para o prédio da Embaixada da Espanha para a Santa Sé.

(Foto: via)

Obviamente milhares de pessoas vão para o local, porque sabem que o Papa celebra essa grande festa italiana.

Se estiver passando pelo local, não deixe de ir.


Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

Similar Articles

65 thoughts on “Como ver o Papa sem reservar a audiência geral e fora do Vaticano

  1. Alguém pode me auxiliar, preciso de bilhetes para cerimônia liturgica para dia 13/06/18 e na página do Vaticano não tem acesso ao e-mail para enviar essa solicitação, pelo menos não encontrei, somente por via fax, e hoje em dia ninguém mais usa esse meio de comunicação. Como posso encontrar outro meio p adquirir esses bilhetes?

  2. Olá
    Vou estar em Roma dia 01/11/17. Seria o dia da audiência, mas como será o feriado, terá apenas o Angelus. Por favor, saberia me informar o horário? no site do Vaticano não fala em horário

  3. Ola. Estarei em Roma entre os dias 11 e 17 de abril. Gostaria muito de ver o papa e receber a bencao. Mas ja tentei varias vezes contato com o bispo responsavel pela minha paroquia sem sucesso. Em 2012 meu marido foi embora com outra mulher. Apos 1 ano e meio sozinha, Devido a vinda do PAPA Francisco ao Brasil, reencontrei um amigo de juventude nas redes sociais quando o mesmo postou uma foto da jornada mundial da juventude. Na adolescencia frequentamos a igreja juntos e tocamos nas missas de domingo em nossa comunidade por cinco anos. Enfim depois de alguns meses nos encontramos e um ano depois estavamos casando. E sempre que alguem pergunta dizemos que o Papa francisco nos uniu. Seria algo extremamente glorioso poder receber essa bencão de casais mas nao consigo se quer agendar uma conversa com o bispo para anulacão do meu antigo casamento. De qualquer forma quero participar da audiência papal e assim nos sentiremos abencoados . Mas bem que o Papa poderia abençoar essas uniões. Somos catolicos e nos sentiriamos honrados com tamanha bencão.

    1. Catia,
      Infelizmente as regras são bem rígidas e, não, sem a certidão de casamento religioso e, se o casamento tiver sido realizado há mais de três meses (a benção é só para recém-casados),
      não é viável.
      Muitas felicidades para você e seu esposo.
      Bjs,
      Lu

  4. Boa tarde Luciana. Irei amanhã para ROma e gostaria de no domingo ver o Papa. Aos domingos, penso que seja às 12h, ele dá uma missa “normal” (1h/1h30) ou apenas vem à janela dar a sua benção
    Desde já obrigado.

  5. Olá, acima você comentou que não estava com sua câmera profissional. A segurança não permite entrar com câmeras? Procurei em vários lugares se pode levar mochila/bolsa missa do galo, mas não encontrei nada.
    Grata

  6. Não precisa de convite para a audiência das quartas-feiras na praça de São Pedro. Os seguranças não pedem o ingresso, no qual, por sinal, em letras garrafais, se lê “Distribuição Gratuita”. O que acontece é que as agências de turismo distribuem o ingresso, englobando o transfer do hotel até o local. Trata-se de uma jogadinha, para a qual – acredito – a Cúria Romana faz vistas grossas, porque – pasmem! – leva alguma vantagem financeira nisso. As agências levam as pessoas até a praça e, no caminho, entregam o tal ingresso. É mais ou menos como você comprar de alguém jornais de distribuição gratuita, como o Metro, por exemplo. E tanto isso é verdade que há apenas uma revista para acessar a praça, mas ninguém exige o ingresso de você, que acaba ficando com ele em mãos e o leva consigo, como uma espécie de lembrança.
    Portanto, não caia nessa! Vá à audiência sem ingresso e entre nela da mesma forma. Quantas às cadeiras, sente-se se houver alguma disponível.
    O importante é chegar cedo. Esteja no local, no máximo, lá pelas 8h30min.

    1. obrigada pela dica, estou indo dia 16 com meu marido, vamos ficar hospedados no Vaticano e quero participar dessa audiencia de quarta, estava procurando no site para quem enviar o tal fax, acabei nao achando nada e pra falar a verdade nem sabia que ainda existia fax. Mas enfim… vou fazer o que vc disse mesmo. gratidao.

  7. Não sou muito ligada em religião, mas o papa Chico é muito pop e eu adoraria vê-lo de perto. Bom saber que existem outras formas sem reservar a audiência geral.

  8. Bom dia…vou fazer a peregrinação a porta santa no domingo 03/07 (voucher marcado para as 09h) saindo via Castel…dá tempo de ver a missa Ângelus? Consigo começar a peregrinação mais cedo?

    1. A peregrinação deve começar no horário marcado e do Castel Sant’Angelo até a Basílica é menos de meia hora a pé. Portanto, dá tempo para participar do Angelus.
      Abs,
      Luciana

  9. TINHA VIAGEM PROGRAMADA PARA A EUROPA( FRANÇA,SUIÇA E ITÁLIA) ENTRE 17 DE ABRIL E 5 DE MAIO.AGORA ESTOU SABENDO QUE O SANTO PAPA FRANCISCO CELEBRARÁ MISSA NO DIA 30 DE ABRIL EM COMEMORAÇÃO AO JUBILEU DOS ROTARIANOS.COMO SOU ROTARIANO, CATÓLICO FERVOROSO E GRANDE ADMIRADOR DO PAPA FRANCISCO JÁ ESTOU ME DIRIGINDO A ROMA NO DIA 29 DE ABRIL A FIM DE PODER ASSISTIR À MISSA CELEBRADA PELO PAPA NO DIA 30 PARA OS ROTARIANOS DO MUNDO TODO.COMO PODEREI REALIZAR,JUNTAMENTE COM A MINHA ESPOSA ESTE SONHO DE ASSISTIRMOS UMA MISSA CELEBRADA PELO PAPA FRANCISCO ? TENHO 76 ANOS E MINHA MULHER 66 ANOS E SOMOS CASADOS HÁ MAIS DE 40 ANOS E BEM QUE PODERÍAMOS RECEBER ESTE PRESENTE DE DEUS,NÃO É VERDADE ? QUEM PUDER NOS AJUDAR OU NOS ORIENTAR AGUARDAMOS SUGESTÕES COM A MAIOR URGÊNCIA ATRAVÉS DOS NOSSOS E-MAILS:(1) VMORAESSOUZA@YAHOO.COM.BR (2)PAULODETARSOMS@IG.COM.BR

  10. Boa noite meus pais completaram 64 anos de casados este ano e como presente vou leva-los para conhecer Fatima , em Portugal, em outubro. Gostaria de saber se por ocasiao das comemoracoes de Fatima, o papa Francisco pretende ir para essa cidade nesse ano.
    obrigada.

    1. Você teria que acompanhar a agenda dele. Geralmente tudo é agendado com bastante antecedência.
      Até mais,
      Luciana

  11. Vivo em lisboa.vou a roma em agosto.sabe ne dizer se neste mês há aquelas audiência de quarta-feira na praça de são Pedro? Gostaria de vê-lo mesmo de longe.

  12. Olá Luciana estarei em Roma por dois dias em julho , gostaria de saber se conhece alguma motorista que faça um tour nos principais pontos turísticos.

  13. vou a roma em janeiro 2016 sabes me informar quando abre essa data no calendário oficial do vaticano? e quando é a melhor época para enviar o fax?

    1. Oi, Thiago. O calendário deve sair uns 3 meses antes. Você deveria enviar o fax uns 2 meses antes. Um abraço e curta a viagem, Luciana

  14. Olá Luciana!! Estarei em Roma do dia 23 a 28 de abril. Você sabe informar se o Papa fará alguma aparição na praça de São Pedro ou em qualquer outro lugar nessa época? Grata pela ajuda! Viviane.

  15. Olá Luciana. estou a procura de algum material de fácil acesso para a leitura e escrita em italiano. Estarei em Roma final de maio. Obrigado

  16. Prezada Luciana, inicialmente, obrigada pela disponibilidade em responder todas as nossas dúvidas. Estarei em Roma entre os dias 01 e 06 de abril. Gostaria de assistir à missa de Páscoa no Vaticano. É possível vê-la sem qualquer ingresso? Outra dúvida, como ficam as visitas à Basílica de São Pedro durante a Semana Santa? O Museu do Vaticano fecha dias 05 e 06, mas nos dias 02, 03 e 04, cujo funcionamento será normal, o acesso à Basílica será impossibilitado? Desde já, muito obrigada pela ajuda.

    1. A missa de páscoa estará mais lotada do que nunca. Não acredito ser possível entrar na praça sem convite, mas, para tentar você teria que chegar lá antes da 8 da manhã. Se colocarem telões pode ser possível ver a missa nos arredores. Muito provavelmente dias 02, 03 e 04 a Basílica estará aberta. Se houver alguma missa de sexta-feira santa, celebrada pelo Papa, nesse horário a Basílica fecha. Eu ***aconselho muito*** que você a visite na quinta-feira. Tente comprar o serviço de audio-guia (skip the line) e fure a fila para entrar na Basilica. Dá uma olaha no site do proprio Vaticano: http://www.operaromanapellegrinaggi.org

  17. Saudações Luciana , Estarei em Roma nodo dia 02 ao dia 05 de abril de 2015 . consultando as atividades do Papa verifiquei que no dia 03 ( SEX ) ele vai celebrar a Paixão do Senhor no Coliseu e no dia 05 ( DOM ) ele vai , também celebrar a Eucaristia às 10:15 h e depois dará às 12:00 h a Benção ” Urbi et Orbi ” na varanda central da Basílica de São Pedro . O que devo fazer para estar presente nesses eventos ? Sei que o 1º deve ser muito difícil . Mas , gostaria de estar na praça no dia 05 ( DOM ) . Desde já muito obrigado . Brasil , 02 de fevereiro de 2015 .

    1. A missa dos domingos no Vaticano… nesse caso a dica é chegar cedo. Considere que para a missa das 10h, as pessoas costumam chegar às 7:30-8h para poder ficar na fila e entrar. Quando à paixão de Cristo no Coliseu, é a mesma coisa. Geralmente há cordões de isolamento para poder assistir à missa em pé vendo o Papa pelo telão.

  18. Olá Luciana, tudo bem? Vou em fevereiro pra Roma e estou programando a ida à audiência dia 18/02/15. A 2 anos atras fui e enviei um email e fui buscar os convites, porem esse ano estou pesquisando e achei a instrução de envio de fax e então a busca dos convites. Sabe por acaso se mudou mesmo o sistema?
    Outra coisa, vi que nesse dia é a missa de quarta-feira de cinzas que vc comentou do ano passado, no mesmo local. Como foi a experiência? Eles pediram convite? Queria tentar ir nela também.
    Muito obrigada pela ajuda.

  19. Olá Luciana, tudo bem? Vou a Roma em Fevereiro e vi pelo site do vaticano que para participar da audiência tenho que enviar um fax com os dados e então ir buscar os ingressos. A 2 anos atras eu fui, mas enviei um email. Por acaso sabe se realmente mudou o sistema?
    A missa de quarta-feira de cinzas será justamente no dia que chegarei 18/02/15 no mesmo local do ano passado. Você foi? Não precisou de ingresso mesmo? Como foi a experiência.
    Muito obrigada!
    Luciana Brito – SP

    1. Vou dar uma olhada no site e volto aqui para dizer, mas pelo que eu saiba só aceitam fax mesmo. Quanto à missa da 4a feira de cinzas: primeiro entra quem tem convites, portanto, lugar sentado. Ad demais pessoas vão entrando aos poucos, conforme a bopa vontade dos seguranças e a capacidade da igreja para acolher pessoas de pé. Eu fiquei felicíssima, mas a missa é muito comprida e, no final, eu estava exausta. A celebração tem vários coros em latim, pelo coral do Vaticano.

  20. Estarei em Roma no último domingo de janeiro, e no meu roteiro já dediquei o dia todo ao Vaticano! Mas faço questão de ver o Papa! Indo bem cedo para a visita aos museus que é grátis no dia, consigo sair a tempo de assistir ao Angelus as 12h? Se não rolar td no domingo… estou querendo comprar os ingressos para os museus para a segunda as 9h ja que saio de Roma somente as 16h da segunda feira… Aguardo sua super opinião! 🙂

    1. Acho que vai ficar muito corrido! A menos que vc reserve somente umas duas horas para os museus e chegue muito cedo mesmo para entrar logo que abrirem os portões. Abs, Luciana

      1. Corrido fazer tudo no mesmo dia certo?
        Melhor ver o Angelus no domingo e visitar os museus na segunda, né?! (Só pra confirmar!)
        Abraços!

        1. Corrido é, sim. Mas acho que tudo isso também é uma questão de escolha pessoal. De repente você quer ver só a Capela Sistina e aproveitar a 2a feira para fazer mais coisas. Abs, Lu

    1. No mês de férias, não sei dizer como funciona, mas consulte o site do Vaticano, porque nele tem a agenda do Papa. Geralmente às 4as feiras ele celebra a missa ao ar livre. Abs, Luciana

        1. Bom dia, Telma,
          Não sei como posso lhe ajudar, porque a única maneira de ver o Papa com certeza é reservar a audiência papal às quartas-feiras, chegar cedo, e tentar dar o abraço.
          Boa sorte,
          Luciana

    2. Bom, não há uma missa dominical (a não ser em ocasiões previamente marcadas e especialíssimas). O que acontece todos domingos é a oração do Angelus, ao meio-dia, onde o Papa, desde o tempo de São João XXIII, aparece na janela de seu escritório e reza e fala para o povo na Praça de São Pedro.

  21. Vou a Roma em maio/junho e estou tentando ver a agenda do papa mas não é atualizada há muito tempo pelo site do Vaticano, há outra forma de saber suas atividades?

    1. Que eu saiba, não. Geralmente o papa vai passar férias em Castel Gandolfo, mas creio que logo logo será publicado. Abs, Luciana

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top