You are here
Home > Dicas práticas > Será que dá para usar wifi em Roma sem chip italiano?

Será que dá para usar wifi em Roma sem chip italiano?

Hoje em dia, para a maioria das pessoas que viaja, é imprescindível ficar (quase) sempre conectado à Internet. Considero bem complicado usar wifi em Roma sem chip italiano.

Na época em que vivemos estamos sempre conectados. Pode ser por motivos mais divertidos, como mandar carregar uma foto no Instagram, ou até mais importantes: avisar a alguém como e onde estamos, usar o Google Maps, reservar um táxi, e até mesmo responder a e-mails profissionais.

Usar uma rede wifi em Roma (e em boa parte da Itália) não é uma tarefa fácil, pelo menos para quem não tem um chip italiano. O principal motivo (assim dizem!) é que as redes são fechadas por segurança, por medidas de prevenção ao terrorismo, por causa de crimes cibernéticos e assim em diante.

Leia também:

Portanto, as redes públicas exigem que a gente registre o nosso número de celular. Algumas mandam de volta um torpedo confirmando o registro e comunicando os dados (usuário e senha). Mas o torpedo só é enviado para números italianos.

Quem viaja com um celular que não começa por +39 (código da Itália) e quiser usar as redes públicas (geralmente administradas pela prefeitura local) terá que se identificar usando um cartão de crédito internacional. Para tal serão debitados 0,50 centavos somente na primeira vez que se usa o serviço.

As grandes redes privadas (Mc Donald’s, agências dos correios, companhias ferroviárias) também usam o mesmo método de registro das redes públicas.

wifi em roma

É cada vez maior o número de estabelecimentos comerciais (principalmente bares e restaurantes) que oferecem a senha do wifi para os seus clientes. A opção para quem estiver na rua pode ser tomar um cafezinho (a maioria dos bares coloca uma placa bem visível do lado de fora, dizendo que oferecem wifi grátis para os clientes) para poder usufruir do serviço.

Obviamente todos os hotéis também oferecem wifi para os seus clientes.

Onde encontrar wifi grátis

  • Mc Donald’s
  • Ikea
  • Poste Italiane (Agências dos correios)
  • Estação Termini (através do aplicativo AROUND STATION ou procurar a rede FREE WIFI ROMA TERMINI). A rede dá direito a 15 míseros minutos de wifi grátis.
  • Livrarias Feltrinelli

wifi em roma

Redes Públicas estaduais ou municipais

Rede Free Italia Wi-Fi

A Free Italia Wi-Fi é uma rede que é formada por várias cidades italianas, que colocam hotspots espalhados pela cidade, principalmente em museus, praças, bibliotecas, escolas, etc. Para usufruir é necessário se conectar através do link a seguir

Site: https://signup.cittametropolitanaroma.gov.it/owums/account/signup

Todas as vezes que você estiver perto de um hotspot, o wifi é ativado automaticamente.

RomaWireless: wifi grátis nos pontos turísticos

O serviço gratuito é oferecido por um conjunto de empresas do setor da comunicação e audiovisual, com o apoio da Prefeitura e da Câmara de Comércio de Roma.

É necessário se inscrever e após alguns minutos você receberá um torpedo com um número de telefone para o qual efetuar uma ligação, e assim autenticar o seu número de celular italiano.

Quando você estiver em algum hotspot (a lista completa se encontra-se aqui) ou ver o símbolo do RomaWireless, é só abrir o navegador e ele irá diretamente para o navegador. O serviço oferece duas horas de wi-fi grátis por dia, limitado a 300 megabytes de dados.

Site: http://www.romawireless.com/hotspot.htm

Há pontos nas seguintes atrações turísticas, como por exemplo: Fontana di Trevi, Campidoglio, Piazza Navona e Piazza di Spagna.

Provincia WiFi

A província de Roma possui mais de 300 pontos hotspots espalhados por Roma. Site: http://85.18.173.117/mappe/index.php

usar-wifi-em-roma-sem-chip-italiano-6

Pacotes wifi pagos e a rede FON

Além dos pacotes wifi oferecidos pelas operadoras telefônicas, também existe um serviço muito bom da empresa FON, que na Itália é oferecido junto com a operadora Vodafone.

É possível comprar desde um plano de 1 hora a um passe de 1 mês. Para tal é necessário baixar o aplicativo Fon Wifi App, e ao escolher o plano, o aplicativo  vai se conectar automaticamente todas as vezes que você estiver em proximidade de um hotspot. Em Roma esse serviço inclui hotspots privados e os hotspots públicos já mencionados acima.

Para terem uma ideia, na França o pacote de 1 dia custa 4,90, e a FON funciona no mundo todo.

Empresas que alugam modem wifi portáteis

huawei_e5832s

Eu tenho um modem wifi portátil que é uma mão na roda quando viajo e não quero usar todo o tráfego de dados. Em Roma há algumas empresas que alugam modem wifi com tarifa diária:

Wi-Tourist: Preços a partir de 4 euros por dia. Existe a possibilidade de pedir a entrega e retirada do aparelho na recepção do hotel.

Site: http://www.witourist.com/prices

Expresso Wi-Fi: Preços a partir de 5 euros por dia. Você pode pegar em uma cidade e entregar o dispositivo em outra, pode retirar e entregar nos aeroportos, e também pedir entrega e retirada na recepção do hotel ou apartamento.

Site: https://www.expressowifi.com/

Portanto, para usar wifi em Roma sem chip italiano, será necessário contar com a boa vontade de algum estabelecimento comercial (bares, livrarias, etc.), usar o wifi do seu hotel, ou pagar 0,50 centavos para se registrar em algumas redes.


Outras dicas para ter wifi em Roma


Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

Similar Articles

2 thoughts on “Será que dá para usar wifi em Roma sem chip italiano?

  1. Olá, estive recentemente n Alemanha, Holanda, Bélgica e França, comprei um sim card da Vodafone, e posso dizer que foi espetacular, pegou em todos esses pais, com excelente sinal, não havia problema de quando trocavamos de país, achei magnifico, vou comprar um Chip Vodafone na Itália, este anos. Indico a todos, Abraço.

  2. Acho que o problema é na Itália como um todo. Estive na região do Vêneto recentemente e só conseguia utilizar o wi-fi nos hotéis, exatamente por causa desse “sms” enviado para confirmar os dados e que não chegava no número brasileiro. Só não comprei um chip local porque fiquei poucos dias, mas na próxima viagem comprarei para não depender só do wi-fi. Ótimo post!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top