You are here
Home > Bairros e Áreas de Roma > Sant’Eustachio: tomar um ótimo café pertinho do Pantheon

Sant’Eustachio: tomar um ótimo café pertinho do Pantheon

Seguro viagem geral 728x90

Uma das coisas que jamais imaginei na minha vida é, que na idade adulta, aliás, mais do que adulta viria a me apaixonar pelo café. E podemos dizer que tomar um café em Roma é um dos rituais diários da vida daqueles que vivem na capital.

bar-sant-eustachio2

Apesar de não nascer nem uma plantinha de café na Itália, os italianos se gabam por fazer o melhor café do mundo. A grande “revolução cafeeira” deu-se em 1901, quando o engenheiro milanês Luigi Bezerra criou a máquina para fazer o café expresso, deixando para trás outros métodos de preparação da bebida.

O bom café italiano geralmente é feito com grãos de café brasileiro, mas, também, café colombiano e café africano, por exemplo. Ele é comprado ainda verde (daí o termo “oro verde” [ouro verde], como muitos o chamam), e aqui na Itália fazem uma torrefação perfeita.

tomar-cafe-em-roma-768x1024

Não faltam opções, mas se você quiser tomar um café em Roma, aconselho conhecer um dos mais famosos bares da cidade. Famoso não por ser chique, ou estar na moda, mas simplesmente porque são os “Reis do Café”. O Sant’Eustachio fica bem pertinho do Pantheon, portanto, perto também da Praça Navona.

O Sant’Eustachio é uma pequena boutique do café: praticamente a vida do bar gira quase que exclusivamente ao redor da bebida. A gente encontra uma ou outra coisinha para beliscar, no verão colocam 5 ou 6 mesinhas na calçada, e às vezes o local fica cheio de turistas e de locais, fazendo com que a gente tenha que esperar alguns minutinhos só para conseguir chegar até o balcão.

tomar-cafe-em-roma_2-768x1024

O café default do Sant’Eustachio já vem adoçado. Fazem tanto cafés por hora, que para eles é mais fácil já adoçar. E não adoçam simplesmente com açúcar, mas com um creminho de café açucarado. Ou seja, é até redundante: café adoçado com creminho de café! Isto nos permite raspar o fundo da taça com uma colher.

Quem não gosta ou não pode comer açúcar deve pedir o seu “senza zucchero, per favore!”. O meu preferido é o Gran Caffè: um cafezão servido em uma xícara grande e, é claro, custa o dobro do preço: 2,40. Também adoro os chicchi di caffè ricoperti con il cioccolato. Praticamente são grãos de café tostados, cobertos com chocolate. São deliciosos!

bar-santo-eustacchio-roma-3

 

Endereço: Piazza di Sant’Eustachio 92 – Clique aqui para ver o mapa no Google Maps.

Horário: Abre diariamente das 8:30 às 01:00, com exceção de dois dias do ano: 15 de Agosto e 25 de Dezembro

Site: http://www.santeustachioilcaffe.it/

Leia também:

Similar Articles

15 thoughts on “Sant’Eustachio: tomar um ótimo café pertinho do Pantheon

  1. Luciana,
    Pelo o q eu entendi, o seu blog é recém nascido e já está super ‘profissa’.
    Parabéns!!!
    Seu pique é invejável, principalmente por saber das 1001 atividades q vc desenvolve no seu dia a dia…
    Sucesso na nova empreitada!!!
    Bjkas
    Ritinha Medina (from Salotto)

  2. Sono stato molto contento di aver trovato questo sito. Voglio dire grazie per il vostro tempo per questa lettura meravigliosa! Io sicuramente mi sto godendo ogni post e ho gi

  3. Pingback: Ao redor do Pantheon: Igrejas e obras de arte de relevância mundial | Turismo em Roma
  4. Péssima dica!!! Tem vários outros melhores! O servido não corresponde ao oferecido, e Ainda por cima cobram 5 euros pra sentar na mesinha!

    1. A melhor opção é ir de trem e o bilhete pode ser comprado no site da Trenitalia ou da ItaloTreno.
      Um abraço,
      Luciana

Deixe uma resposta

Top
Close