You are here
Home > Bairros e Áreas de Roma > Vittoriano: terraço panorâmico em Roma, com vista 360 graus

Vittoriano: terraço panorâmico em Roma, com vista 360 graus

Um terraço panorâmico em Roma, onde muita gente não espera, fica localizado no Vittoriano ou Altare della Patria. Ele é um dos monumentos romanos que mais recebe visita dos turistas, e desde 2007 ele tem um terraço panorâmico com uma vista magnífica.

terraço panorâmico em roma

Um pouco sobre a história do monumento (em itálico):

Monumento Nazionale a Vittorio Emanuele II também conhecido como Altare della Patria ou ainda Il Vittoriano é um monumento em honra a Vittorio Emanuele II, primeiro rei da Itália unificada e considerado o pai da pátria italiana. Situa-se em Roma entre a Piazza Venezia e o Monte Capitolino tendo sido projetado por Giuseppe Sacconi em 1885. Foi inaugurado em 1911 e completado em 1935.

Feito de puro mármore branco de Botticino, apresenta majestosa escadaria, colunas coríntias, fontes, uma enorme estátua equestre de Vittorio Emanuele duas estátuas da deusa Vitórias em quadrigas. A estrutura tem 135 m de largura e 70 m de altura, mas se as quadrigas e as vitórias aladas forem incluídas, a altura passa a ser de 81 m.

terraço panorâmico em roma

Controvérsia

O monumento é controverso desde sua construção pois significou destruir uma grande área do Monte Capitolino, a qual guardava vestígios medievais no local. A construção em si é frequentemente considerada pomposa e demasiado grande. É facilmente visível da maior parte de Roma, apesar de ter um formato de caixa e de não possuir um domo ou uma torre. O prédio é também muito branco, chamando muito à atenção no meio dos edifícios marrons que o rodeiam, fazendo com que tenha vários apelidos. Os estrangeiros por vezes referem-se a este monumento como “bolo de casamento”, e os romanos apelidaram-no de “máquina de escrever”.

terraço panorâmico em roma


Um terraço panorâmico em Roma, com vista de 360° graus

Foi ideia de um dos prefeitos da cidade ter esse local como terraço panorâmico em Roma. Uma vez ele subiu no teto do Vittoriano, e disse que era uma pena que o público não pudesse ter a oportunidade de ver a cidade do alto. Logo em seguida começaram as obras e em 2007 foi inaugurado o elevador panorâmico que nos leva até o teto do monumento, e lá de cima a vista é simplesmente de tirar o fôlego! Não perca essa chance de jeito nenhum!

vista do terraço panorâmico em roma

Subi toda a escadaria do Vittoriano, passei por dentro do monumento e subi mais degraus. Chegando lá em cima, da primeira sacada já dá pra ver Roma um pouquinho do alto, mas o melhor ainda está por vir.

Não viaje para a Itália sem um Seguro Viagem

Compare os preços e compre o seu na Real Seguros  parcelado em até 12 vezes no cartão de crédito. Page com boleto bancário e ganhe 5% de desconto.

Passei pela parte de trás do Vittoriano e já vi o elevador de vidro. Na parte posterior tem algumas ilustrações contando a história da construção, e também uma foto do monumento em 1930.

vista-panoramica-vittoriano-6

O bilhete para subir de elevador custa 10 euros, não aceita e nem faz desconto para quem tem Roma Pass, e também não aceitam pagamentos com cartão de crédito. Menores de idade não pagam. Jovens de 18 a 25 anos tem 50% de desconto.  

O tempo de espera na fila foi inferior a 5 minutos e a capacidade do elevador é de 6-8 pessoas.

O terraço abre todos os dias, das 9:30 às 19:30, mas a bilheteria fecha às 18:45. O monumento não abre dia 25 de dezembro e 1 de janeiro. Todas as informações estão no site oficial de serviços turísticos e lazer da Prefeitura de Roma.

vista-panoramica-vittoriano-7

Chegando lá em cima… a sensação é única. Mesmo em um dia de muito calor, estava uma brisa maravilhosa, e ver Roma do alto dá uma sensação de ter o mundo aos nossos pés. Fiquei emocionada, mesmo depois de tantos anos morando em Roma. Lá em cima também tem uns binóculos panorâmicos cujo uso é gratuito.

vista-panoramica-vittoriano-8


O monumento também abriga três museus:

Complesso del Vittoriano – endereço: Via di San Pietro in Carcere, com entrada pela Via dei Fori Imperiali. Este espaço hospeda grandes mostras nacionais e internacionais. Algumas das principais mostras/temas dos últimos anos: Cubistas e Cubismo, Salvador Dalì, Mondrian, Van Gogh, Renoir, Gauguin, A Itália de Garibaldi, Chagall. Preço dos ingessos: 12 euros. Horário de abertura: de 2a a 6af: 9.30-19.30; 6af e sábado: 9.30-23.30; Domingo: 9.30-20.30 – A bilheteria fecha uma hora antes do horário de encerramento das mostras.

Museo Nazionale dell’Emigrazione Italiana – MEI, com acesso pela Piazza D’Ara Coeli. A entrada é gratuita. Todos os dias das 9.30 às 18.30h – Última entrada: 17:45h.

Museo Sacrario delle Bandiere delle Forze Armate (tradução livre: Museu das Bandeiras das Forças Armadas), com acesso pela Via dei Fori Imperiali. A entrada é gratuita e funciona das 9.30h às 18.30h. Fecha na primeira segunda-feira do mês.

Boa visão!


Encontre mais dicas sobre o Vittoriano:

 

 Vai visitar o Coliseu e os Museus Vaticanos/Capela Sistina?

Compre o fura-filas com a TicketBar. Venda fácil em Português.


Organize agora a sua viagem

Viaje tranquilo com um Seguro para Viagens na Europa
A Itália faz parte dos países europeus que exigem um seguro para viagem com cobertura mínima de € 30.000. Contrate o seu com a Seguros Promo. Cotação gratuita com comparação de preços entre várias seguradoras.

Procurando um hotel em Roma? Reserve agora com o Booking.com
 O Booking.com é a empresa selecionada como parceira para reservas de hotéis em Roma, em qualquer outra cidade da Itália e no resto do mundo. As vantagens do Booking.com? O site está em português e você pode ver a cotação em reais. Booking.com

 Comparador para viagens de trem na Itália
 Compre suas passagens de trem sem custo adicional com a Trainline. Com a Trainline é possível comparar passagens de trem das principais companhias ferroviárias na Itália e Europa, sem acréscimo de preço.

Similar Articles

13 thoughts on “Vittoriano: terraço panorâmico em Roma, com vista 360 graus

  1. Parabéns pelo blog! Excelente!! Esta postagem é de 2013, será que atualmente já é possível acessar o terraço pela escada ou continua somente com elevador?? Grazie mille.

    1. Existe um entrada para cadeirantes, na ala direita do monumento, passando por dentro do Museo dell’Emigrazione Italiana. O elevador conduz até o terraço onde fica a subida do elevador panorâmico.
      Abs,
      Luciana

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top