You are here
Home > Dicas práticas > Temperatura em Roma: como é o clima na cidade?

Temperatura em Roma: como é o clima na cidade?

Saber como é a temperatura em Roma é fundamental para que um viajante possa fazer as suas malas. E temos boas notícias! A capital da Itália tem um clima mediterrâneo, com temperaturas bem agradáveis durante a primavera e o outono, com verões quentes para a realidade europeia: temperaturas sempre acima dos 35 graus, mas em Julho e Agosto podem chegar a 38 graus, com sensação térmica de 40-42 graus.

temperatura em roma
Um chapéu, protetor solar e uma garrafinha de água serão indispensáveis para uma visita a Roma durante os meses de Julho e Agosto. Muitos monumentos estão a céu aberto. Foto: Pixabay

O inverno não é rigorosíssimo. Entre Dezembro e Fevereiro a temperatura em Roma pode variar de 2 a 15 graus, em média. A neve em Roma é um fenômeno excepcional. Em 2017 nevou bastante e a cidade parou. Não estamos preparados e nem acostumados com uma quantidade abundante de neve. Um fenômeno assim costuma acontecer a cada 5-10 anos, e vira notícias em todos os jornais e também na boca do povo. As crianças e adolescentes ficam felizes porque as escolas fecham.

Chove bastante no inverno, moderadamente na primavera e no outono, e raramente no verão. O inverno romano também é marcado pela “tramontana”, uma corrente de ar congelada que vem da Sibéria. Mas o paradoxo é que apesar de dias frios, Roma tem muitos dias de inverno com céu claro, ensolarado e azul, como se fosse um dia de verão, só que não faz calor!

temperatura em roma
Além de echarpe, luvas, touca e um casaco impermeável, aconselho MESMO a trazer/comprar um par de galochas. Sua vida de turista terá um upgrade incrível, porque Roma é cheia de poças maléficas! Vai por mim! Foto: Divulgação

Na “estação das trevas”, como chamo o inverno, temos pelo menos 9 horas de luz por dia. O mês mais escuro é dezembro, porque por volta das 16:30 já parece noite. Nesses últimos dias bem chuvosos, sem a presença do sol, tem amanhecido às 7:15 e fica claro até mais ou menos 17:15. Por isso o que sempre aconselho para quem vem a Roma no inverno é deixar as atividades “indoors” para o final do dia: um museu, um chá ou café no final do dia e também as comprinhas.

Não viaje para a Itália sem um Seguro Viagem

Compare os preços e compre o seu na Real Seguros  parcelado em até 12 vezes no cartão de crédito. Page com boleto bancário e ganhe 5% de desconto.

A seguir a média da temperatura em roma ao longo do ano. Vejam bem, sendo uma média pode fazer menos ou beemmm mais, principalmente em Agosto!

Primavera:

  • Março: 5-15 °C
  • Abril: 8-18 °C
  • Maio: 11-23 °C

Verão:

  • Junho: 15-27 °C
  • Julho: 17-30 °C
  • Agosto: 18-35 °C

Outono:

  • Setembro: 15-27 °C
  • Outubro: 11-22 °C
  • Novembro: 7-16 °C

Inverno:

  • Dezembro: 4-13 °C
  • Janeiro: 3-12 °C
  • Fevereiro: 4-13 °C

Fonte: Meteo.it

Agora que você conhece um pouco do da temperatura em roma, já pode começar a preparar a mala com vestidos adequados para cada época do ano.

As minhas épocas preferidas para viajar são: da metade da primavera até o início do verão, e depois do final do verão até o mais o menos o final do outono. Nesse esquema temos temperaturas amenas garantidas.

E você? O que prefere? Curte um calorzinho ou temperaturas mais fresquinhas?


Outros posts relacionados:

 Vai visitar o Coliseu e os Museus Vaticanos/Capela Sistina?

Compre o fura-filas com a TicketBar. Venda fácil em Português.


Organize agora a sua viagem

Viaje tranquilo com um Seguro para Viagens na Europa
A Itália faz parte dos países europeus que exigem um seguro para viagem com cobertura mínima de € 30.000. Contrate o seu com a Seguros Promo. Cotação gratuita com comparação de preços entre várias seguradoras.

Procurando um hotel em Roma? Reserve agora com o Booking.com
 O Booking.com é a empresa selecionada como parceira para reservas de hotéis em Roma, em qualquer outra cidade da Itália e no resto do mundo. As vantagens do Booking.com? O site está em português e você pode ver a cotação em reais. Booking.com

 Comparador para viagens de trem na Itália
 Compre suas passagens de trem sem custo adicional com a Trainline. Com a Trainline é possível comparar passagens de trem das principais companhias ferroviárias na Itália e Europa, sem acréscimo de preço.

Similar Articles

41 thoughts on “Temperatura em Roma: como é o clima na cidade?

  1. Amei o blog!! Fui na primavera e confesso que senti muuuuuito frio! E olha que moro em São Paulo, que costuma ter épocas mais frias. E chorava de saudades das minhas galochas….rs rs

  2. Olá Luciana, tudo bem?!?!

    Estou indo pra Itália agora no dia 2 de Abril e é claro que Roma está no meu roteiro.

    Seu blog tem sido de grande valia para que eu possa me planejar.

    Estou com uma dúvida é gostaria de saber se pode me ajudar. Em relação ao clima, nesse período de início de Abril como é o clima em Roma. É necessário levar agasalho pesado?

    Obrigado e parabéns pelo blog!!!!

    1. A temperatura pode oscilar, mas não é mais necessário trazer agasalhos pesados. A temperatura já estará se aproximando aos 20 graus.
      Um casaco para temperaturas medianas, mas nada de luvas ou toucas, pashminas ou echarpes de algodão.

      Luciana

  3. Olá Luciana. Estou planejando ir à Roma até a Sicília no começo de 2017. Meus filhos de 2 e 6 anos também vão. Você aconselha ir em janeiro ou em fevereiro (lá pro dia 20 até começo de março)?

    1. Vocês gostam de inverno? Se gostam, curtirão a viagem. Caso contrário, em Março as temperaturas estão mais amenas, mas ainda há dias bem frios.
      Dias primaveris e ensolarados garantidos, só a partir de Maio.
      Abs,
      Luciana

  4. Oi, adorei seu site e espero que me ajude. Eu e meu esposo estávamos planejando viajar para Roma e Veneza em janeiro de 2017, mas estou bem preocupada por conta do frio. Minha pr ocupação é que o clima frio acabe prejudicando os passeios, entrada em certos lugares. O que você acha? Desde já agradeço.

    1. Thayza,
      Se vocês não curtem frio e chuvas, não será um passeio espetacular. Vai chover, vai fazer frio, Em Veneza pode nevar e ter acqua alta (quando a maré sobre e inunda a cidade).
      Mas pode também não ter nada disso, mas somente dias frios e lindamente ensolarados. Quando fui a Veneza pela primeira vez foi assim. Um dia muito frio, mas com céu azul.
      Como disse: tudo depende da predisposição de vocês, além dp fato que escurece mais cedo em janeiro (por volta das 17h).
      Um abraço e boa viagem,
      Luciana

  5. Olá..boa tarde!!
    Adorei as dicas, estou indo com meu namorado para Roma, ficaremos do dia 21 de novembro até 03 de dezembro e estou em dúvidas se fará frio ou não…rs Pode me ajudar? Pois preciso saber o que de fato levar para vestir.

  6. Oi Lu, adorei seu blog, penso em ir para Itália, especificamente Roma, no final de março de 2017. pode me ajudar quanto a temperatura? entre o dia 20 a 30 de março.. pois tem uns pacotes bons nessa época. Acho que por ainda não ser alta temporada. obrigada!

  7. Olá Luciana!
    Suas dicas são bem legais! Está quase tudo pronto pra minha viagem em janeiro, ficarei em Roma 4 dias a partir do dia 18, depois sigo para outros destinos. Pode dar dicas sobre as roupas. Estou preparando roupas e bota térmicas e casacos potentes. Essa ideia está de acordo com as temperaturas em janeiro? Obrigada pelas dicas!

  8. Olá Luciana , adorei o seu post!! Eu e meu namorado faremos uma viagem à Itália, saindo de Roma passando pela toscana, cinque terre, Veneza e outras maravilhas mais , a partir de 08 de março. Li sobre as chuvas. O que vc aconselha levar de roupas e calçados, tendo em vista que andaremos bastante?
    Muito obrigada, antecipadamente

  9. Olá Luciana, já estou com passagem comprada para 22/04/2017 para Roma onde vou ficar 4 dias depois seguirei para outros lugares de trem, portanto a mala será pequena. O que vc recomendaria para vestir? Tenho 60 anos mas gosto de roupas juvenis! Rsrsrsrs.
    Agradeço a sua atenção!!
    Abraços.

  10. oi estou gostando das dicas e comentários kkk
    estou planejando ir fim de janeiro e inicio fe fev 12 dias, saio de londres quero conhecer roma e veneza, pergunto , vc aconselha fazer este percurso de carro

  11. Olá, tudo bem? Adorei as dicas.
    Pretendo ir na segunda semana de março. Precisa levar casacos pesado? E galochas, são fáceis de encontrar por lá 😉 Obrigada!

    1. Março é muito variável, no sentido que: pode fazer dias mais “quentinhos”, mas também pode fazer muito frio, ainda.
      Considere que a primavera só começa dia 22/03. Traga casaco pesado, sim, mas procure trazer acessórios (toucas e echarpes) mais leves. Aliás, em Março até dá para passear sem touca.
      Luciana

    1. Roupas de inverno, Maisa.
      1 de Março ainda estará frio. Mas, por exemplo, coloque uma écharpe mais leve e uma touquinha mais leve na mala, porque algumas semanas podem acontecer “frentes quentes”, anunciando a chegada da primavera. Por quente, entenda… nada além de 20 graus!
      Acho que não é mais preciso exagerar e trazer luvas e, pelo menos eu, não coloco mais segunda pele ou ceroulas.
      De resto, a mesma dica que para o inverno.
      Abraços,
      Luciana

  12. Olá Luciana!! Estamos indo para Roma no início de Junho e gostaria de saber o que seria mais adequado levar de roupa. Já se fala em verão, mas este verão é como o nosso no Brasil?? Rio Grande do Sul? Ou ele é ameno ? Agradeço desde já.

    1. Oi, Maria da Graça,
      Não, o verão não é por nada ameno por aqui.
      Mas o que aconselho é ter um blazer (ou uma jaquetinha leve) e uma pashmina. Isso principalmente se você for viajar de trem, onde o ar condicionado costuma ser frio.
      De resto faz calor.
      Boa viagem,
      Luciana

  13. Oi Luciana. Estou planejando uma viagem de 6 dias inteiros na região de Roma com marido, filhos de 7 e 11 anos e sogros de 75 anos. Em janeiro. Minha dúvida é: com essa turma eu consigo fazer alguma cidade fora de Roma? Dá tempo? Vale a pena? Pensei em ir a Assis e Firenze (Terra dos meus avós). Obrigada!

    1. Oi, Karina,
      Florença é mais prática e mais rápida de chegar, o único “problema” é que para uma visita de um dia é importante saber o que ver… com certeza vai ficar um gostinho de quero mais 😉
      Vocês também podem avaliar a possibilidade de fazer um tour guiado, para aproveitarem o máximo. Contatem a Barbara, desse site aqui: http://www.vivatoscana.com.br
      Seria emocionante ver a terra dos seus avós. São sentimentos e recordações que ficarão na memória.
      Abs,
      Luciana

  14. olá, adorei suas dicas! eu e minha família vamos para Itália em fevereiro de 2018 (de 01/02 á 16/02). Quanto ao frio não temos problema de enfrentar, mas a chuva gostaríamos de evitar.. Chove muito em fevereiro? Em Milão li vários sites onde diz que é o mês mais seco do ano, mas também vamos a Roma, Florença e Veneza. Sabe me dizer uma média de quantos dias chove neste mês?
    Li alguns sites que dizia que chovia muito em dezembro e janeiro, mas fevereiro não, e também li sites que dizia ao contrário, gostaria que vc pudesse me ajudar, rsrsr

    1. Thaís,
      Não sei quantos dias em média chove em Fevereiro, mas tem uns sites de meteorologia que tentam fazer previsões.
      Boa viagem,
      Luciana

  15. Olá Luciana, estamos planejando ir para Roma no inicio de novembro, primeiros dias e ficamos com dúvidas sobre as temperaturas, pois estão variando muito. Pode nos ajudar? Marcelo

    1. Marcelo,
      Infelizmente nem a gente sabe mais que temperatura vai fazer em Novembro. Se tiver veranico em Outubro (quase sempre tem), as temperaturas ficam em torno dos 18-20 graus.
      Mas se houver correntes de ar frio, elas podem baixar para 11-13. Só quem viver, verá!
      De qq modo é uma mala para inverno!
      Abs,
      Luciana

  16. Oi! Adorei as suas dicas! Irei viajar agora em setembro para a Itália e gostaria de saber se ainda está quente ou se já começa o frio.To desesperada sem saber o que levar. Desde já obrigada!

    1. Fresquinho (mas nao muito) de manha cedo e à noite. Quente agradável e ventiladinho durante o dia.
      Por hora jaquetas jeans, blazer, moletom levinho dão conta.

  17. Boa tarde!
    Primeiramente gostaria de dizer que adorei sua dicas.

    Vou pra Roma dia 13/10. Devo levar que tipos de roupa?

    Obrigada.

  18. Olá….

    infelizmente passarei algumas horas em Roma….farei uma conexão na Cidade e terei aproximadamente dez horas em terra. Dia 03 de Janeiro. O que seria legal fazer em tão pouco tempo? Não quero perder a chance de conhecer alguma coisa….

  19. Olá Luciana! Curti muito suas dicas!

    Eu e minha namorada estaremos em Roma entre os dias (22/07/2018 e 26/07/2018) e Veneza (26/07/2018 e 28/07/2018)…o que você pode nos dizer sobre a temperatura nessa época? Li muito sobre o forte calor, mas é algo suportável, haja visto que aqui no Brasil estamos acostumados a pegar calor de até 32graus?! Pelo visto o ideal é levar roupas leves, protetor solar e sempre aquela garrafinha de água. Por acaso, pela manhã e no fim da tarde o calor é mais ameno para andarmos pelas ruas?
    Obrigado!

    1. Por aqui no final de Julho faz 40 graus e sem chuva.
      Cedo e noite é mais fresco, mas cedo no máximo até 9-10 da manhã e à noite só começa a refrescar após as 21-22h.
      Ou seja: faz muito calor mesmo!
      Abs,
      Luciana

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top