You are here
Home > Uncategorized > A taxa de hospedagem é mais um custo para o bolso do turista

A taxa de hospedagem é mais um custo para o bolso do turista

 tour guiado em roma 728x90

A Itália não é o único país do mundo a cobrar a taxa de hospedagem ou a taxa turismo. Ela também é adotada na França e nos Estados Unidos, por exemplo. Ela se chama “imposta di soggiorno”, popularmente conhecida como “tassa di soggiorno”.

Na minha opinião nada justifica que nós turistas paguemos uma taxa aos cofres do governo do país que visitamos, além de já ter que pagar a nossa diária ao hotel.

298480_721538_Tassa_di_s_12919701_display
Cartaz de protesto da rede hoteleira de Bergamo. Crédito: ecodibergamo.it

Aqui na Itália o governo “justificou” a cobrança dizendo que o imposto seria usado exclusivamente para melhorar os serviços ao turista. A associação hoteleira protestou, mas mesmo assim a lei que aprova esse imposto foi aprovada.

No que consiste a taxa de hospedagem ou turismo?

  1. Ao se hospedar em um hotel, pensão, alugar um apartamento cada hóspede paga uma taxa adicional que vai dos 2 euros (para campings) a 7 euros (para hotéis 5 estrelas).
  2. A taxa é cobrada até dez dias de hospedagem em um mesmo hotel. Ao se hospedar por 10 dias, mas mudar de hotel uma ou mais vezes, o hóspede terá que pagar a taxa.
  3. Crianças até 10 anos não pagam. Alguns hotéis gentilmente oferecem a gratuidade para menos de 18 anos e idosos acima de 65 anos.

Qual é o preço da taxa?

Os hotéis 1 ou 2 estrelas cobram 3 euros por dia

Os hotéis 3 estrelas cobram 4 euros por dia

Os hotéis 4 estrelas cobram 6 euros por dia

Os hotéis 5 estrelas cobram 7 euros por dia. Obviamente alguns hotéis dessa categoria simplesmente isentam seus clientes da taxa. Pagar pelo menos 500 euros em uma diária e ainda ter que desembolsar 7 euros por dia é piada. Ademais, acho que é uma vergonha para o hotel.

Outras categorias como B&B (pensões familiares sem estrelas e AirBnB) cobram 3,50 euros por dia.

Campings cobram 2 euros por dia por um máximo de 5 dias

Albergues estão isentos dessa cobrança.

Para ler sobre a lei e saber sobre eventuais mudanças nos preços, visite o link da Prefeitura de Roma. Clique aqui.

Minha dica:

Pechinche!

Ao viajar com crianças acima de 11 anos, peça que elas não paguem.

Ao viajar com mais uma pessoa, peça que a taxa seja cobrada somente para 1 hóspede.

De acordo com a diária do seu hotel, peça uma isenção ou um bom desconto!

Boa estadia!

 

Crédito Imagem Destacada: Shutterstock

Organize agora a sua viagem

Viaje tranquilo com um Seguro de Viagem para a Europa
A Itália faz parte dos países europeus signatários do Tratado de Schengen que exige um seguro de viagem com cobertura mínima de € 30.000. Contrate o seu com a Seguros Promo, empresa parceira do blog. A cotação é totalmente gratuita e você pode comparar os preços de várias seguradoras. Descontos de 5% com o código ROMAPRAVOCE5. Os seguros cobrem assistência médica e hospitalar, com possibilidade de atendimento no seu hotel, remarcação de voos, extravio de bagagens e até traslados em caso de falecimento no exterior. Não conte com a sorte, contrate um seguro!

Procurando um hotel em Roma? Reserve agora com o Booking.com
 O Booking.com é a empresa selecionada como parceira para reservas de hotéis em Roma, em qualquer outra cidade da Itália e no resto do mundo. Só em Roma, o Booking.com oferece mais de 9.000 acomodações, das quais mais de 5.000 hotéis. As vantagens do Booking.com? O site está em português e você pode ver a cotação em reais. Pode reservar sem compromisso (inserindo o número do cartão de crédito) e só pagar ao fazer o check-in. O cancelamento da reserva é grátuito. Booking.com

Similar Articles

2 thoughts on “A taxa de hospedagem é mais um custo para o bolso do turista

Deixe uma resposta

Top