You are here
Home > Atrações > Subterrâneos de Roma: as casas romanas ao lado da Piazza Venezia

Subterrâneos de Roma: as casas romanas ao lado da Piazza Venezia

 tour guiado em roma 728x90

Percorrer silenciosamente os subterrâneos de Roma, além de ser uma maneira diferente e maravilhosa de conhecer a cidade, também pode ser uma escolha estratégica: nos dias quente do verão, nos permite fazer um passeio “ao fresco”, e também escapar das multidões de visitantes que lota a cidade. E um desses passeios interessantíssimos é visitar algumas casas romanas, praticamente embaixo da parte lateral da Piazza Venezia.

Existe uma cidade antiga embaixo de praticamente todos os lugares pelos quais caminhamos em Roma. Após o declínio da cidade e àquele do império romano, no séc 5 d.C., foi construída uma “camada medieval”, sucessivamente coberta por uma camada de cidade renascentista, e assim em diante.

Estima-se que a cidade de Roma, nos dias atuais, esteja pelo menos oito metros acima daquela de época imperial.

Toda essa riqueza subterrânea pode ser explorada, muitas vezes onde a gente nem imagina: escolas, igrejas, fontes… tudo possui uma vida que, no ritmo apressado do dia-a-dia, nem nos damos conta da existência. Muitas vezes passamos na porta de uma igreja (como, por exemplo, a de San Nicola in Carcere, não muito longe do Campidoglio) e nos damos conta que é possível visitar as ruínas romanas no subsolo.

A entrada fica aqui, onde indicado pela seta, o Palazzo Valentini.

Em um largo adjacente à Piazza Veneza e ao controverso Vittoriano, e bem ao lado das ruínas da Coluna de Trajano e do Mercado de Trajano, é possível visitar os subterrâneos da Piazza Venezia. Além disso graças a uma fantástica reconstrução áudio-visual 3D, descobrir as ruínas de antigas mansões romanas.


As Domus Romane di Palazzo Valentini

O Palazzo Valentini foi construído em 1585 e desde 1873, abriga alguns departamentos da província de Roma.

Ao longo dos séculos mudou de proprietários, do cardeal Bonelli (sobrinho do Papa Pio V) a nobres e aristocratas, até ser comprado por Vincenzo Valentini em 1827, que era banqueiro e cônsul-geral da Prussia, batizando o palácio com o seu nome.

Cada proprietário muitas vezes mudava a disposição e o número de aposentos do palácio, e durante obras de restauração foram “descobertos” os subterrâneos romanos. Vejam bem, “descobertos” entre aspas porque tendo o palácio sido construído em cima do Fórum de Trajano, era de se esperar a existência de ruínas romanas embaixo do prédio. Mas que tipos de ruínas?

Em 2010 foi criado a primeira exposição permanente, com passarelas de vidro que nos permite caminhar pelos restos de antigas domus romanas. As domus eram enormes casas pertencentes à aristocracia, o correspondente de uma mansão nos dias de hoje.

Lixo milenário e centenário: uma das partes mais interessantes é poder ve as fotos (e também os objetos em exposição) de todo o lixo que foi acumulado no local ao longo dos séculos. Desde antigos mármores romanos a pratos, copos e garrafas de época medieval e renascentista. Foram encontrados até restos de comida e ossos!

A partir de 2011 ficou ainda mais rico, com uma projeção multimídia, com cores, sons, narração e reconstrução em laser.

Na verdade foi essa experiência fantástica que inspirou o mesmo percurso no Fórum de César e nos Mercados de Trajano.

Percorremos todo o ambiente como se estivéssemos em um cinema 3D (sem acrobacias vertiginosas, nem nada assim de radical), e passando de um ambiente ao outro tudo é reconstruído virtualmente como se estivéssemos dentro de um documentário do Discovery Channel.

Com isso podemos conhecer como era a Coluna Trajana quando foi construída, o Fórum e os Mercados e Trajano, a Basílica Ulpia e todos os prédios que ficavam nos arredores.

Sucessivamente também é reconstruída a história dessas antigas mansões antiquíssimas cujas ruínas, as quais, justamente, dão nome ao passeios: as Mnnsões romanas do Palazzo Valentini.

Ricos mosaicos, afrescos, um jardim, fontes… tudo aquilo que fazia parte de uma rica casa antiga, como temos em Pompeia e em Ostia Antiga.

O passeio é algo de incrivelmente fantástico e nos ajuda a compreender Roma, lá onde a nossa fantasia ou falta de conhecimento de antiguidades romanas, não permitem conhecer e compreender todas as ruínas que vemos espalhadas pela cidade.

Se vale a pena? Sim e com certeza!


Domus Romane di Palazzo Valentini

Endereço: Piazza Foro di Traiano 85

Dias e horários: todos os dias exceto as terças-feiras. Fecha também 25/12, 01/01 e 01/05. Das 9:30 às 18:30.

Preço: 12 euros e 8 euros para cidadãos europeus acima de 65 anos e menores de 6 a 17 anos. Gratuito para crianças até 5 anos

O passeio pode ser feito exclusivamente com reserva no site: www.tosc.it e está disponível em italiano, inglês, francês, alemão e espanhol. Por experiência pessoal, é impossível muito raro conseguir reservar esse passeio para o mesmo dia. Reserve com pelo menos 48 horas de antecedência, para ter mais escolha de horários. Se você tiver muita flexibilidade de horários, provavelmente connseguirá reservar para o dia seguinte, mas não para os primeiros horários.

Quem quiser usufruir do Roma Pass para essa visita, deve reservar telefonando para 06/22761280.

Fotos: Reprodução Palazzo Valentini. Não é permitido tirar fotos no local.


Leia também:


Organize agora a sua viagem

Viaje tranquilo com um Seguro de Viagem para a Europa
A Itália faz parte dos países europeus signatários do Tratado de Schengen que exige um seguro de viagem com cobertura mínima de € 30.000. Contrate o seu com a Seguros Promo, empresa parceira do blog. A cotação é totalmente gratuita e você pode comparar os preços de várias seguradoras. Descontos de 5% com o código ROMAPRAVOCE5. Os seguros cobrem assistência médica e hospitalar, com possibilidade de atendimento no seu hotel, remarcação de voos, extravio de bagagens e até traslados em caso de falecimento no exterior. Não conte com a sorte, contrate um seguro!

Procurando um hotel em Roma? Reserve agora com o Booking.com
 O Booking.com é a empresa selecionada como parceira para reservas de hotéis em Roma, em qualquer outra cidade da Itália e no resto do mundo. Só em Roma, o Booking.com oferece mais de 9.000 acomodações, das quais mais de 5.000 hotéis. As vantagens do Booking.com? O site está em português e você pode ver a cotação em reais. Pode reservar sem compromisso (inserindo o número do cartão de crédito) e só pagar ao fazer o check-in. O cancelamento da reserva é grátuito. Booking.com

Similar Articles

Deixe uma resposta

Top