You are here
Home > Planejamento > O Seguro viagem para Eslováquia é obrigatório?

O Seguro viagem para Eslováquia é obrigatório?

seguro viagem para eslováquia

A resposta é sim! É obrigatório fazer um seguro viagem para Eslováquia, porque esse é um dos países europeus signatários do Tratado de Schegen. E todos os países signatários exigem que os turistas que os visitem possuam um seguro viagem com uma apólice que cubra pelo menos 30.000 euros de despesas com saúde, remarcação de voo, assistência jurídica e até falecimento no exterior.

Fizemos uma viagem de carro de Roma até a Eslováquia, passando pela Áustria, com três paradas intermediárias. Mesmo sendo todos cidadãos europeus, nos preocupamos em saber se era mesmo necessário fazer um seguro viagem para Eslováquia.

Isto porque a União Europeia possui um sistema unificado de saúde pública para todos os cidadãos residentes na Europa. Mas pesquisamos muito e descobrimos que esse sistema na verdade tinha várias armadilhas e acabaríamos correndo o risco de termos que desembolsar dinheiro em caso de qualquer necessidade. Além disso, viajando com duas crianças, resolvemos não correr risco para poupar poucos euros.

Carteirinha europeia, emitida pela Itália, e que (pelo menos teoricamente) garante a nossa assistência médica em outros países europeus.

Então a primeira coisa que fiz foi pesquisar bastante como eram os serviços médicos na Eslováquia. Achei tudo bem complicado!


 Faça sua cotação com a Real Seguros e pague parcelado em até 12 vezes com o cartão de crédito 

ou

 Faça sua cotação com a Seguros Promo e ganhe até 10% de desconto ao pagar com boleto bancário 


Como funciona a assistência médica na Eslováquia

Para encontrar informações sobre a assistência médica local e se era necessário fazer um seguro viagem para Eslováquia consultei blogs, sites e portais de viagem, sobretudo sites oficiais e governamentais: sites da União Europeia, da Eslováquia, o Ministério das Relações Exteriores Italiano (já que somos todos italianos) e o Itamaraty (porque eu e minhas filhas também somos brasileiras).

A primeira coisa que descobri é que a assistência médica eslováquia foi privatizada em 1990 e que há estruturas semi-estatais e particulares.

Hospital Universitário em Bratislava

Nas estruturas semi-estatais (quase todas são ligadas aos hospitais universitários e faculdades de medicina), o serviço pode ser gratuito se o assistido tiver a carteirinha de assistência médica emitida por um país da União Europeia, ou pagando uma quantia reduzida. Obviamente não basta só ser cidadão residente na Europa ou europeu, mas é necessário apresentar a carteirinha que dá direito à assistência médica (a que postei ali acima).

Lendo bastante os sites compreendi que tendencialmente o serviço é gratuito em casos de emergência (pacientes que chegam ao hospital com ambulância ou em estado grave, precisando de internação). Para casos considerados menos graves, o paciente pode pagar uma parte da consulta ou exames. Isso sempre para cidadãos europeus ou residentes na Europa e com carteirinha do sistema sanitário do próprio país.

vale a pena fazer seguro viagem para eslováquia
Antigo hospital abandonado em Bratislava

Se o paciente não for cidadão europeu e/ou se ele for cidadão mas não tiver a carteirinha da assistência médica do país que emitiu o passaporte europeu, ele terá que arcar com todas as despesas, trate-se de um hospital semi-estatal ou particular. Portanto, esse caso é fundamental um seguro viagem para Eslováquia.


Porque contratei um Seguro viagem para Eslováquia?

No final das contas decidimos pelo seguro, porque nas pesquisas que fizemos, encontramos informações que nem sempre os hospitais públicos possuem enfermeiros ou médicos que sabem inglês. Já no serviço privado era mais fácil ter alguém falando inglês, e na assistência inicial com a atendente do seguro viagem seria possível ter alguém falando a nossa língua.

Obviamente a nossa preocupação era muito mais do que uma assistência médica, mas assistência jurídica, transporte emergencial de um país para o outro e tudo o que um seguro viagem para eslováquia pode cobrir além da simples e pura assistência médica, que já não é pouco.


Quando custa um seguro viagem para Eslováquia? Use sites comparadores!

Aqui no Roma Pra Você temos duas ótimas parcerias: tanto com a Real Seguros quanto com a Seguros Promo é possível comprar um seguro viagem para Eslováquia, por cerca de 11 reais por dia de viagem.

Todos os dois sites são comparadores entre várias companhias de seguro viagem. Dependendo da época da compra, você pode achar preços mais vantajosos em um ou outro site, com a garantia que o seguro viagem para Eslováquia estará de acordo com as exigências da União Europeia.

Vamos aos preços no momento da redação desse post:

A Real Seguros está oferecendo seguro viagem para Eslováquia e outros países que você visitará da União Europeia, a partir de R$ 78,09 para uma cobertura de 7 dias. Ou seja, você gasta um pouco mais de 11 reais de seguro por dia de viagem, para uma cobertura superior aos 30.000 euros exigidos para entrar na Europa.

Faça agora a sua cotação com a Real Seguros e pague parcelado em até 12 vezes com o cartão de crédito

 

fazer um seguro viagem para eslováquia


A Seguros Promo está oferecendo seguro viagem para Eslováquia e outros países da União Europeia, a partir de R$ 83,20 para uma cobertura de 7 dias. Ou seja, você gasta cerca de 12 reais de seguro por dia de viagem, para uma cobertura superior aos 30.000 euros exigidos para entrar na Europa.

Faça agora a sua cotação com a Seguros Promo e ganhe até 10% de desconto para pagamento com boleto bancário

Como deu para perceber, o custo de um seguro viagem é irrisório diante de toda a cobertura e segurança que pode garantir para você e seus companheiros de viagem.


Leia mais sobre seguros viagem

Similar Articles

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top