Passeios Guiados e Roteiros de Viagem

Roma em 2 ou 3 dias: Roteiro Pronto Para Usar com Dicas

Tudo já está programado para a sua viagem, mas você não sabe o que fazer na cidade? O Roteiro Roma em 2 ou 3 dias foi elaborado para quem só tem dois dias para visitar a cidade, muita disposição para caminhar e quer aproveitar o máximo.

Obviamente 2 ou 3 dias em Roma não é suficiente para curtir tudo, nem para considerar fazer passeios bate-volta para conhecer cidades perto de Roma.

Porém, com um roteiro bem planejadinho, e se você realmente não puder dedicar mais tempo à Cidade Eterna, aqui está um roteiro bem completo que cobre, de qualquer modo, as principais atrações turísticas da cidade.

Leia também:

roma 2 3 dias

Roma em 2 ou 3 dias: primeiro dia

Os voos que chegam do Brasil aterrisam em Roma por volta das 6:50 da manhã, portanto, se você não estiver muito cansado(a) da viagem, pode ser uma boa ideia iniciar o itinerário enquanto o sono ou jet lag não bater à porta.

Esse roteiro foi elaborado tendo em vista visitas durante a primavera ou verão, épocas em que temos uma quantidade enorme de horas de luz por dia: pelo menos das 6 às 20h no final de abril-início de maio, e luz praticamente das 5:30 às 21:30 em junho e julho.

Roma em 2 ou 3 dias dias: itinerário do primeiro dia

roma em 2 ou 3 dias roteiro

O que fazer na parte da manhã?

Fontana di Trevi: Para tirar as melhores fotos e jogar a moedinha sem ter que disputar um espacinho com centenas de turistas, o melhor é ir até a Fontana di Trevi antes das 9 da manhã.

Ela está sempre cheia a qualquer hora do dia ou da noite, faça chuva ou sol. Tenha muito cuidado com batedores de carteira! Saindo de lá caminhe até a Via del Corso.

Via del Corso e Piazza Colonna: A Via del Corso é uma das principais avenidas do centro histórico de Roma e liga a Piazza Venezia à Piazza del Popolo. Ao chegar na Via del Corso, você vai dar de cara com a Piazza Colonna e a maravilhosa Coluna de Marco Aurélio.

Ela foi colocada por volta do ano 193 d.C. pelo SPQR (Senado e Povo Romano) em homenagem ao Imperador Marco Aurélio que faleceu em 180 d.C.

Em direção à Piazza Venezia: Saindo da Piazza Colonna, continue a caminhar pela Via del Corso até chegar a Piazza Venezia. Do meio da Praça você já vai ver o Coliseu lá no fundinho, mas antes vamos conhecer mais de perto o Vittoriano ou Altar da Pátria.

Vittoriano ou Altar da Pátria: O Vittoriano é um dos monumentos mais imponentes de Roma. Foi dedicado ao primeiro rei da Itália: Vitor Emanuel II.  Lá de cima do Terraço Panorâmico, dá para ter uma vista de Roma de tirar o fôlego.

++ Leia Mais | Vittoriano: Terraço panorâmico em Roma, com vista 360 graus

Coliseu: Gladiadores, leões, condenados à morte, Via Crucis, colossos cinematográficos como Bruce Lee contra Chuck Norris e o Gladiador. Desde a sua inauguração em 80 d.C. até os dias atuais o Coliseu é palco para muitas histórias. Ao visitá-lo você também fará parte dessa linha do tempo.

++ Leia Mais | Coliseu de Roma [Guia Completo]: ingressos, dicas úteis e gratuidades

O que fazer na parte da tarde?

Arco de Constantino, Fórum Romano e Palatino: Ao sair do Coliseu, aproveite para tirar fotos em um dos três arcos triunfais que ainda estão de pé em Roma: o Arco de Constantino, um imponente monumento do séc. 4 d.C.

Dali decida se começar o passeio pelo Palatino ou pelo Fórum Romano. Enquanto no Palatino visitam-se as ruínas dos imponentes palácios imperiais, no Fórum Romano podemos conhecer e imaginar um pouco da vida no centro da cidade, ou seja, do centro político, administrativo, religioso e financeiro da Antiga Roma.

Leia também:

O que fazer à noite?

Uma das coisas legais para fazer em Roma à noite, é curtir um bairro super charmosinho de Roma: Monti.

Monti é um bairro pitoresco que fica “escondidinho” entre os arredores do Coliseu e da Estação Termini. Com traços medievais e ruelas charmosas, há vários bares, restaurantes, pizzarias, sorveterias e lanchonetes. Há opções para todos os gostos e bolsos.

Além disso, Monti é cheio de lojinhas de antiguidades, mercadinhos das pulgas, para moda e comprinhas para casa um pouco diferenciadas e de muito bom gosto.

++ Leia Mais | Monti: o bairro pitoresco que pode destronar o Trastevere

Roma em 2 ou 3 dias dias: segundo dia

Após ter curtido o primeiro dia na cidade, continuaremos com muita animação, iniciando o nosso dia no Vaticano, o berço do Cristianismo.

Roma em 2 ou 3 dias: itinerário do segundo dia

roteiro roma 2 ou 3 dias

Nesse segundo dia do roteiro de roma em 2 dias começa uma das praças mais famosas do mundo: a Praça São Pedro, com o colunato de Bernini e seu famoso obelisco que decorava o circo de Calígola.

Todas as quartas-feiras pela manhã é o dia da Missa com o Papa e a visita à Basílica de São Pedro inicia somente a partir das 12:30h.

++ Viaje Seguro: Pesquise o seu seguro viagem aqui 

Logo após passar pelo controle de segurança, você caminhará um pouco e em 1 minuto entrará na Basílica de São Pedro. Logo à direita verá a Pietà de Michelangelo e inúmeros visitantes que fazem de tudo para tirar uma foto.

O espaço é concorrido, mas se tiver paciência poderá chegar perto.A majestosidade da Basílica se dá também graças à maravilhosa cúpula de Michelangelo e ao Baldaquim de Bernini, entre outras obras.

Após admirar a Basílica e quem sabe até assistir uma missa (são celebradas várias durante o dia), chegou a hora de ir até os Museus Vaticanos.

Os Museus Vaticanos geralmente têm bastante fila para entrar, mas tudo vale a pena para contemplar mais uma das maravilhas de Michelangelo: a Capela Sistina.

(Vai visitar os Museus do Vaticano? Evite filas e compre o seu ingresso antecipado, com direito a cancelamento e devolução se mudar de ideia.)

++ Leia Mais | O que fazer no Vaticano? Dicas completas!

O que fazer na parte da tarde?

O que você pode fazer à tardinha? Visitar a Praça Navona, o Pantheon e lanchar por ali.

A Praça Navona é a praça barroca mais suntuosa e magnífica de Roma e não nega seu passado. A sua amplitude e forma oval deve-se ao fato que foi construída acima de um antigo estádio de jogos romano: O estádio de Domiciano.

Da Praça Navona para o Pantheon é um pulinho! Como inúmeros monumentos romanos, o Panteão, que hoje abriga uma igreja e os mausoléus de reis e rainhas italianos, além daquele do pintor Rafael Sanzio, já foi outrora o tempo de todas as divindades. Além de admirar a sua beleza, o Pantheon é um programa completamente gratuito.

++ Leia Mais | Pantheon de Roma: história, arquitetura e curiosidades

O que fazer à noite?

Você pode curtir a noite no pitoresco bairro Trastevere.

Por lá você encontrará traços inconfundíveis da Roma Medieval, em um bairro cheio de barzinhos, restaurantes, sorveterias e um enorme vai e vem de pessoas, sobretudo nos finais de semana.

Saiba Mais | O que fazer em Trastevere, bairro do charme e boemia [roteiro + mapa]

Pesquise opções de hospedagem em Roma aqui

Roma em 2 ou 3 dias: terceiro dia

Nosso roteiro de Roma em 2 ou 3 dias chegou ao último dia. No primeiro e segundo dias o objetivo foi concentrar o itinerário em 85% das atrações indispensáveis.

Para o terceiro e último dia em Roma, colocaremos algumas cerejas em cima do bolo.

roma em 2 ou 3 dias

O que fazer na parte da manhã?

Situada dentro da Villa Borghese, um dos maiores parques verdes de Roma, a Galleria Borghese é um dos museus de arte mais importantes do mundo!

Apesar do seu pequeno tamanho, situado em uma antiga mansão de dois andares, que pertenceu à rica e poderosa família Borghese, o seu concentrado de obras-primas, de valor inestimável, faz dele um museu altamente aconselhável a todos os amantes da arte e da beleza.

Após a Galleria, você pode caminhar pela Villa Borghese e, em cerca de 15 minutos, passando pelo terraço panorâmico do Pincio, chegará até  a Piazza del Popolo, uma das praças barrocas e monumentais de Roma.

Logo na entrada da praça, ao lado do portal, monumental, está localizada uma das igrejas mais importantes de Roma: Santa Maria del Popolo. Nela há 2 quadros deslumbrantes do pintor Caravaggio.

Saindo da Piazza del Popolo entre na rua mais à esquerda das três ruas que formam um tridente: a Via del Babuino, uma das ruas das compras de luxo em Roma. Ao final dela você encontrará outra das praças famosas de Roma: a Piazza di Spagna, com a Fontana della Barcaccia do escultor Bernini e a monumental Escadaria Espanhola.

Leia também: 

O que fazer na parte da tarde?

Comece seu passeio de Roma em 2 ou 3 dias vendo o pouco que sobrou do majestoso Circo Máximo, mas o nosso objetivo principal é curtir também o Buraco da Fechadura e a Boca da Verdade.

Do Buraco da Fechadura do portão da Vila dos Cavalheiros de Malta, é possível ver a cúpula da Basílica de São Pedro. Este é um dos segredos mais bem guardados de Roma. Os jardins da Vila não estão abertos ao público, exceto em ocasiões muito raras e com passeios organizados por associações culturais.

De lá você pode caminhar um pouco e ir até a Boca da Verdade. Você não sabe o que é? Esse monumento muito engraçado é idolatrado pelos turistas orientais. Na fila sempre há milhares de japoneses para tirar fotos, principalmente das suas esposas e namoradas, para saber se elas são fiéis ou não!

Leia também: 

O que fazer à noite?

Uma boa ideia é conhecer Gueto Judaico (o quarteirão judeu de Roma) onde existem os melhores restaurantes de comida kasher da cidade e dali continuar até a animada Praça de Campo de’ Fiori.

Saiba Mais | Campo de’ Fiori: de teatro a tribunal, e hoje uma feira super colorida

Mais dicas para curtir Roma em 2 ou 3 dias

Índice

Passeios Guiados em ROMA

EXPLORE ROMA COM PASSEIOS GUIADOS EM PORTUGUÊS!

9 respostas

  1. Adorei esses roteiros de 2 ou 3 dias em Roma. Estão muito detalhados. Parabéns! Fiz muita coisa que você sugeriu quando fui para Roma. Ótima dica de Monti. Me hospedei ali perto e adorei.

  2. Olá,
    Fui em Roma em setembro, e o teu roteiro é bem legal pois cobre os pontos turísticos básicos da cidade.
    No meu caso que fiquei 3 dias, acabei dedicando um dia inteiro ao Coliseu + Fórum e um dia aos museus do vaticano + basílica de São Pedro.

  3. Adorei seu roteiro com as melhores atrações de Roma para dois ou três dias. Vão me ajudar muito a organizar minha viagem.

  4. Olá, tudo bem?
    Tenho planos de ir na próxima semana, mas queria saber se há previsão de Lockdown ou não, se daria realmente pra conhecer Roma…

    1. Por hora, as restrições são a partir de meia-noite até as 5h da manhã.
      Mas o premiê voltará a se pronunciar no próximo domingo.
      Por hora, dá para visitar a cidade, mas não sei se algo pode mudar em breve.

  5. Olá!
    Vou a Roma no início de Abril e estou indecisa entre Monti e Spagna. Só vou ficar 3 dias. Qual das duas recomenda?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!