You are here
Home > Outros Destinos > Bate-volta Roma-Paris-Roma com voos lowcost

Bate-volta Roma-Paris-Roma com voos lowcost

Acho que a época áurea das companhias lowcosts já passou. Hoje em dia nada é tão fácil e barato como era há seis ou sete anos.

Logo no comecinho da expansão do modo de viajar de avião o mais barato possível, e quando a Easyjet e a Ryanair queriam atrair o máximo de passageiros, e competir de modo bem agressivo com as companhias aéreas tradicionais, era fácil encontrar promoções como: um trecho por EUR 0,01 (sim, um dos trechos por 1 centavo de euro). Aproveitando essas mega-promoções, já conseguir ir a Londres por menos de 40 euros incluindo taxas.

Hoje em dia as empresas lowcost cobram por qualquer adicional extra, mas, mesmo assim para quem tem tempo e paciência para monitorar constantemente os sites dessas empresas é possível encontrar bons preços. Mas saiba que você vai pagar tudo, até para beber água!

notre-dame-de-paris

Em duas ocasiões viajei para Paris com companhias aéreas lowcost, a última delas no ano passado. Em uma das viagens, decidida de última hora, para passar Natal e Reveillon em Paris, fizemos a seguinte “loucura”: Roma-Marseille com Ryanair, dali pegamos um ônibus até a estação do TGV em Aix-en-Provence, e de lá o TGV até Paris. Na volta pegamos um voo da Ryanair de Paris até Roma.

Como é voar saindo/chegando de Paris Beauvais?

Resposta sincera: Péssimo! Meu marido costuma brincar, dizendo que o aeroporto de Beauvais é tão, mas tão longe, que a gente fica com a impressão que logo logo chegaremos à Bélgica. Mas por que foi tão ruim?

1) Para ter certeza que você vai chegar no aeroporto sem atrasos, ao meu ver é necessário reservar pelo menos 3-4 horas para o seu trajeto até Paris Beauvais. Não é possível chegar/sair diretamente de Beauvais usando trem ou metrô. O modo mais fácil (ou seria menos difícil?) é pegar o metrô de Paris até Porte Maillot. Nós estávamos em Montmartre e levamos pelo menos 35 minutos até chegar a essa estação, tendo que fazer baldeações e passando por túneis infinitos e estações sem elevadores ou escala rolante. Apesar de estar com uma mala, acho que eu tinha exagerado um pouco nas compras e arrastá-la foi um suplício! Me lembro até hoje que era inverno e eu transpirava horrores!

monalisa-louvre
Na época tinha uma enorme muvuca para ver a Monalisa! Com guardas que não permitem fotos.

2) O ônibus do terminal de Porte Maillot até o aeroporto: no site da companhia que oferecia transfer tinha os horários que os ônibus saíam do terminal, mas a verdade é que assim que o ônibus enche, o motorista vai embora e nem sempre tem outro ônibus logo depois. Então meu conselho é: esteja no terminal de ônibus pelo menos 30-40 minutos antes do efetivo horário de saída.

3) Sendo companhia lowcost, o serviço de transfer é para os fortes: o motorista é quem controla/vende os bilhetes, não há um ajudante. Então cada passageiro é responsável por colocar por conta própria a sua mala no bagageiro inferior do ônibus. Não é possível viajar com malas grandes dentro do ônibus. Isso cria uma certa confusão, porque na hora do desembarque, todos os passageiros correm para pegar as suas malas. Acho importante ficar atento, para na hora da confusão não haver trocas de malas e/ou furto!

Não viaje para a Itália sem um Seguro Viagem

Compare os preços e compre o seu na Real Seguros  parcelado em até 12 vezes no cartão de crédito. Page com boleto bancário e ganhe 5% de desconto.

4) Tinha muito trânsito na saída de Paris. A viagem de ônibus até o aeroporto levou pelo menos uns 40-50 minutos a mais do que o previsto.

5) Chegando ao aeroporto, tive a impressão de estar numa rodoviária em um lugar remoto do mundo. O espaço era bem pequeno, e havia pouquíssimas cadeiras para nos sentarmos enquanto esperávamos o voo (atrasado). Resultado: ou permanecíamos em pé, ou sentávamos (nos poucos espaços) no chão!

6) Por fim, também não gostei de voar com Ryanair porque ela só aterrissa no aeroporto “esquecido por Deus” (como dizem os italianos), ou seja, em Ciampino.

A ótima experiência voando com a companhia lowcost espanhola Vueling a partir de Orly

Ano passado ao retornar a Paris resolvi voar com a companhia lowcost espanhola Vueling, e a experiência foi ótima. Eles oferecem tanto voos diretos Roma-Paris-Roma, como a possibilidade de fazer uma escala intermediária em Barcelona.

voar-de-paris-para-roma

Nesse caso eu só tinha uma bolsa de mão, então a parte mais complicada de percorrer estações de metrô sem escada rolante e carregando malas foi eliminada.

O que eu gostei da Vueling é que ela usa o segundo aeroporto de Paris: o Paris-Orly, que inclusive fica perto da Disney Paris. De lá é possível pegar um metrô leve chamado Orlyval (o percurso leva menos de 10 minutos), e desse metrô leve desembarcar já dentro da estação do RER Antony. O RER é um serviço de trens que são tão rápidos como o metrô. Foi possível fazer todo o trajeto em cerca de 40-50 minutos. Também é possível chegar até Paris de ônibus (Orlybus), mas, dada a experiência anterior de ficar presa em um engarrafamento quando voamos com Ryanair passando por Beauvais, nem cogitei essa opção. O bilhete para o Orlyval foi comprado nas máquinas da estação.

Também achei o check-in da Vueling organizado, e não sei por qual motivo (talvez por ser menos conhecida do que a Easyjet e a Ryanair), mas o voo estava com pelo menos 50% dos assentos vazios. Na minha fileira eu era a única pessoa sentada. Isso nunca me aconteceu com voos noturnos de nenhuma outra companhia aérea lowcost.

Em último lugar, também é muito vantajoso viajar com a Vueling porque os voos chegam em Fiumicino e não em Ciampino. Assim temos mais meios de locomoção para o Centro de Roma e, simplesmente, não gosto de serviço de táxi noturno do aeroporto de Ciampino. Como os motoristas de táxi sabem que Ciampino fica “onde Judas perdeu as botas” e que qualquer pessoa ficaria com medo de ser deixada num lugar deserto à noite (o aeroporto fecha as portas), eles se aproveitam da situação para cobrarem quanto querem, sem respeitar os preços que são tabelados. Fiquem de olho!

centre-pompidou

Leia também outros posts relacionados:


Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

Similar Articles

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top