Quando visitar Roma é uma pergunta que surge expontânea para quem está programando uma visita à capital da Itália.

Como todas as cidades do hemisfério norte em Roma as quatro estações do ano são bem definidas.

Similarmente a muitas outras cidades turísticas europeias, a baixa e a alta temporada definirão preços e lotação da cidade.

quando visitar roma


Qual a melhor época para visitar Roma?

Dizem que a melhor época para viajar é a época em que podemos marcar férias! Brincadeiras à parte, Roma possui uma temperatura bem agradável na maior parte do ano.

Enquanto os invernos não são extremamente frios, já que raramente neva na cidade _e para ver a neve em quantidade abundante é necessário ir para cidades montanhosas a pelo menos 100km de distância_ os verões podem ser tão quentes quanto o verão de muitas cidades do Brasil, com um agravante: chove pouquíssimo.

As épocas mais amenas, ou seja, quando não vai fazer nem muito calor e nem muito frio, são meados da primavera e do final do verão até meados do outono. Veja a seguir como é visitar Roma nessas épocas:



Visitar Roma do início de maio a meados de Junho

A tradição local diz que o feriado de primeiro de maio deve nos permitir ir almoçar nos restaurantes de praia (Mas, calma! Ainda não dão para tomar banho de mar). A partir de maio vemos a cidade cheia de estudantes europeus, principalmente do norte da Europa, que vem para os países mediterrâneos curtir dias ensolarados, com uma brisa agradável (talvez um pouco mais fresquinha logo de manhã cedo e no fim do dia) e horas mais quentes por volta da hora do almoço.

A maior parte dos monumentos de Roma está a céu aberto, e essa é a época ideal para bater muita perna sem sentir aquela fadiga dos meses mais quentes.

O único ponto crítico dessa época do ano é que já estaremos na média-alta temporada, a cidade vai estar cheia e os preços não são super econômicos, sobretudo em Junho.


Visitar Roma  de Setembro a fim de Outubro/início de Novembro

A partir do final de Agosto as temperaturas começam a baixar e já começamos a sentir aquele banzo de fim de verão. Setembro e Outubro são meses perfeitos para turistar por Roma. Os dias estão ensolarados, pode haver alguns dias chuvosos, mas, raramente cove ininterruptamente mais de 2-3 dias seguidos. Outubro é o mês das “ottobrate”, ou seja, o mês do tão esperado “veranico de outubro”. Muitas vezes o veranico se estende (como aconteceu em 2015) até pelo menos o meado de Novembro. O problema é que assim que o fenômeno se estingue, as temperaturas baixam repentinamente.

Nos meses de Setembro e Outubro Roma estará cheinha, mas não lotada (como pode ser de meados de Junho a meados de Julho), e em Novembro o número de turistas cai consideravelmente.


Leia:


A temperatura de cada época do ano para decidir quando visitar Roma

Primavera: 21 de março a 20 de junho

Como é o tempo: temperaturas oscilantes; ainda frio em março e abril, amenas até metade de maio, quando o calor começa a dar as caras. O que colocar na mala? Para março e sobretudo abril uma versão leve um pouco mais leve do guarda-roupa de inverno: calça comprida, um casaco de inverno leve), meias de algodão. A menos que você seja muito friorento, nessa época não é mais necessário trazer gorros, luvas e écharpes de lã pesadas. Sapatos fechados para os pés, inclusive tênis. Camisas de manga comprida, jaquetas, suéters leves e ainda é necessário ter consigo um protetor labial. Maio e Junho: jaqueta ou blazer, um suèter de algodão bem leve, bermudas, saias, vestidos. Para os pés sapatos fechados leves, sapatilhas e sandálias. Não é mais a hora de botas nos pés.

Verão: 21 de junho a 20 de setembro

Como é o tempo: Roma possui verões tórridos, com temperaturas que podem oscilar dos 35 aos 42 graus. Como grande parte do patrimônio histórico está ao ar livre é indispensável ter sempre consigo: um chapéu, protetor solar e uma garrafa de água que pode ser enchidas nas bicas públicas. O que colocar na mala? vestidos, saias, blusas e bermudas, calças compridas e blazers de linho e algodão, écharpes e pashminas de seda ou algodão. Nos pés sandálias ou sapatos que permitam uma boa transpiração dos pés. Apesar do calor tenha sempre em mente que ao viajar de trem o ar condicionado pode estar muito frio (tenha sempre uma écharpe e uma roupa leve, mas de manga comprida em mãos quando for viajar de trem), e que por motivos de decoro, você não poderá entrar no Vaticano com os ombros descobertos, decotes ou roupas acima dos joelhos.


Outono: 21 de setembro a 20 de dezembro

Como é o tempo: Assim como na primavera as temperaturas também oscilam mas do calor para o frio. A cada semana vemos a mudança e sabemos que nos aguardam pelo menos 6 meses de frio, mais ou menos intenso. Em Roma temos bastante sorte de ter a “ottobrata”, o famoso veranico romano, fazendo com que as temperaturas se mantenham muito amenas até os primeiros quase meados de novembro.

Tenha em mente algo muito importante: em setembro e outubro geralmente a temperatura è bem “fresquinha” nas primeiras horas da manhã e começa a esquentar a partir das 9:30, atingindo o ápice ao meio-dia e voltando a ficar fresquinha a partir do fim da tarde/noite”. Vista-se por camadas, para que nas horas mais quentes o dia você possa se despir e, se voltar a sentir frio, possa colocar algo por cima… mas não exagere… não è a hora para roupas de lã.

O que colocar na mala? Setembro e outubro: jaqueta ou blazer, camisas e camisetas de meia manga e manga comprida, écharpes e pashminas de algodão ou misto algodão e lã, um suéter de algodão leve e médio, saias, vestidos, casaco de inverno leve. Para os pés sapatos fechados leves e sapatilhas (no início de setembro ainda pode dar para usar sandálias). Ainda não é a hora para botas botas nem galochas. Novembro e dezembro: Agora é a hora de fazer uma mala quase com cara de inverno, mas ainda com um toque “outonal”, sabendo que a diminuição da temperatura será gradual com o passar das semanas: Calças compridas, meias de algodão ou lã, gorros e luvas, trench coats e casacos de mais estação, botas e galochas para os dias chuvosos. Pense sempre o quanto você suporta ou não o frio!


Inverno: 21 de dezembro a 20 de março

Como é o tempo: Roma não possui invernos rigorosos e frios e, a neve è um evento tão raro quanto único. Pode ocorrer uma leve geada na madrugada, mas para ver neve é necessário ir para cidades montanhosas nos arredores da cidade. As temperaturas raramente ficam abaixo de zero.

O que colocar na mala? Calças compridas, camisetas de manga comprida para colocar por debaixo da roupa, blusas de manga comprida, suéters, gorros, luvas e meias de lã (ou no caso das meias um misto entre algodão e lã), casaco de inverno impermeável, protetor labial. Se for uma pessoa friorenta, compre “ceroulas” de algodão para colocar debaixo da calça comprida. Para os pés: sapatos fechados, botas e galochas para oa dias de chuva. Os tênis não dão conta do recado no que diz respeito a esquentar os pés.