You are here
Home > Roma para crianças > 4 programas infantis em Roma: Teatro, Zoo, Cineminha e Ludoteca na Villa Borghese

4 programas infantis em Roma: Teatro, Zoo, Cineminha e Ludoteca na Villa Borghese

 tour guiado em roma 728x90

A Villa Borghese é uma fonte inesgotável de programas infantis em Roma. Um passeio pelo maior parque público de Roma pode satisfazer todos os membros da família.

Aproveitamos os nossos fins de semana para passeios ao ar livre. E nossos últimos programas foram na maravilhosa Villa Borghese, que não é somente o maior parque verde de Roma, como também está bem no centro da cidade.

Fizemos um passeio em um tuc tuc de 4 rodas e as crianças adoraram. Leia sobre esse dia maravilhoso no texto: Roma com crianças: pedalando na Villa Borghese.

Mas sempre acabamos voltando ao local para as sessões no teatro infantil, para visitar o Bioparco, o qual eu costumo chamar de “jardim zoológico do bem”, e às vezes, principalmente nos dias mais frios, quanto estamos procurando um programa animado em um lugar fechado, optamos pelo cinema infantil, que também fica dentro da Villa.


A lista dos 4 programas infantis em Roma, para você curtir com a sua família


Teatro Infantil de Fantoches e Marionetes San Carlino

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O teatro fica no meio da Villa, a 100 metros do Terraço do Pincio, com acesso pela Piazza del Popolo. Posso afirmar que passamos manhãs (ou tardes!) bem divertidas com as crianças.

Recentemente assistimos Os Três Porquinhos, e fiquei maravilhada. Além da narração, havia música e dança.  Acredito que os adultos tenham curtido tanto quanto as crianças. Esse é um programa que toda a família curte. O San Carlino é um teatro de marionetes, portanto, as pecinhas possuem atores, mas os personagens principais geralmente são bonecos. Enquanto escrevo esse post está me dando vontade de voltar ao teatro!

Se estiver fazendo um belo dia de sol, aproveite para fazer um picnic no parque, alugar uma bicicleta, ir até a Casa do Cinema. A Villa Borghese oferece várias opções de entretenimento.

Horário:

Domingos às 10:30h e às 16:30. Preço: 11,50 adultos, 9,50 crianças e grátis para crianças de colo. A estação teatral coincide com o período escolar, ou seja, vai de setembro até junho. Em Julho e Agosto o teatro não funciona.

Durante a semana o teatro tem espetáculos para as escolas, e geralmente começam às 10h. Se estiver passando por lá em um dia da semana e pela manhã, pergunte se é possível participar do reservado para as escolas.

Endereço: Viale dei Bambini, dentro da Villa Borghese.

Site com horários e peças: http://www.sancarlino.it/

Como chegar:

Metrô: Linha A,  Estação Flaminio (Piazza del Popolo)

Para saber mais sobre os meios de transporte, consulte o site da companhia de transportes de Roma.


Reserve aqui o seu hotel em Roma com o nosso parceiro booking.com. Milhares de ofertas e cancelamento grátis.

Bioparco, o jardim zoológico do bem, que salva os animais

O Bioparco não nasceu como um zoo tradicional, mas ele faz parte de um projeto de proteção a animais. Por exemplo: elefantes que foram salvos de circos, animais que nasceram em cativeiro em outros zoos que estavam fechando ou que não queriam mais animais.

zoologico_2

Além de espécies selvagens que são contrabandeadas. E, pasmem: imaginem que há um tempo atrás li sobre um turista que viajou com uma serpente dentro da mala! O animal foi confiscado e levado para o Bioparco.

Existem vários percursos bem educativos e interessantes. Logo na entrada, há um espaço dedicado às girafas e a conhecer os tipos de estampas do pelo das girafas.
Também há um percurso sobre os animais da Bíblia, ou seja, animais dos quais já se falava na antiguidade. No caso dos elefantes, o texto bíblico de Ezequiel fala do marfim e, claro, o que sempre acarretou na caça dos elefantes.

São esses animais que ganham moradia no Bioparco. Para ressaltar a importância do projeto, o zoo nem tem tradicional nome de jardim zoologico e, claro, existem bem menos espécies de animais do que em um zoológico tradicional.

Digamos que esse é um dos programas mais tradicionais das famílias romanas, e nos finais de semana, principalmente aos domingos, o zoo fica bem cheio. Se puder, chegue cedo.


Está de viagem marcada para Roma? Compare os preços e contrate o seu Seguro Viagem com a Seguros Promo. Não viaje sem o Seguro de Viagem para a Europa!

Programas especiais:

Geralmente os auto-falantes anunciam o horário em que os animais serão alimentados, assim, quem quiser, pode ver os elefantes comendo cenouras.

Nos fins de semana há laboratórios, onde as crianças podem alimentar alguns animais, ou cineminha sobre o mundo animal. Essas atividades são gratuitas, mas devem ser reservadas na bilheteria. Também há visitas guiadas acompanhadas pelos biólogos do parque.

Dentro do zoo também há uma área com tirolesas e percursos para escaladas (vide a foto em destaque). Esse espaço não está incluído no bilhete de entrada.

Horário: muda durante o ano. Mas geralmente abre das 9 às 17h no inverno e das 9 às 18 ou 19 no verão, de terça a domingo. No inverno de quarta a domingo.

Endereço: Viale del Giardino Zoologico 1, dentro da Villa Borghese.

Site com as informações sobre atividades especiais: http://www.bioparco.it/

Preço: 15 euros adultos, 12 euros crianças a partir de 1 metro de altura, grátis para crianças com menos de 1 m de altura.

Como chegar:

Bonde: Linha 19, parada Bioparco.

Ônibus: 3, 52, 53, 926, 217, 360 e 910.

Metrô: Linha A,  Estação Flaminio (Piazza del Popolo)

Para saber mais sobre os meios de transporte, consulte o site da companhia de transportes de Roma.

Em conformidade com a sua origem, o Bioparco tem cartazes onde avisam ao público para não contribuir com o tráfico internacional de animais, ao comprar espécies cujo habitat não é local.

Cinema Infantil

Na Villa Borghese também há um fantástico cinema infantil: Il Cinema dei Piccoli.

Em uma simpática casinha de madeira, esse cinema que foi inaugurado em 1934, tem uma programação pensada para crianças e famílias. Pelo menos a programação diurna.

Geralmente há um filme para crianças bem pequenas, e outros para crianças a partir dos 8-9 anos, ou filmes não necessariamente infantis, mas bem lights para toda a família.

Endereço: Viale della Pineta, 15.

Site: http://www.cinemadeipiccoli.it/home.htm

Dias e Horários: Abre todos os dias da semana, exceto às quintas-feiras. Há filmes infantis às 15, 16:30, 18, 19:30. Veja os horários aqui.

Preço: 5 euros durante a semana, 6 euros durante o fim de semana.

Como chegar: Linha A, Estação Spagna (Piazza di Spagna). Fica próxima à entrada da Porta Pinciana (no final da Via Veneto)


A Ludoteca Casina di Raffaello

Um casarão da Villa Borghese foi restaurado e transformado em uma ludoteca, um espaço fantástico (eu adoro!) dedicado às crianças de todas as idades. Esse espaço se chama Casina di Raffaello.

O casarão de dois andares abriga dois espaços para jogos: um deles é uma sala bem grande, com travesseiros, almofadões e percursos de brincadeiras para bebês e crianças bem pequenas. Nesse espaço dá para se sentar, se jogar no chão e, para mães com bebês pequenos, dá para se acomodar em um cantinho e amamentar.

Junto à biblioteca infantil tem mais um espaço, mesas de madeira forradas com quadro negro (assim as crianças podem desenhar nas mesas). Pegue um livrinho e passe um momento de leitura e brincadeira com seus filhos.

Reservando previamente (às vezes a gente consegue vaga no mesmo dia) também podemos participar de atividades (para crianças maiores): teatro, caça ao tesouro, oficinais.

Nesse dia aqui consegui uma vaga para uma historinha narrada: a Roupa Nova do Imperador.

Endereço: Via della Casina di Raffaello

Site: http://www.casinadiraffaello.it/

Dias e Horários: Fechada às segundas-feiras. De terça a sexta, das 10 às 15:30; de quinta a domingo das 10 às 18. Programação gratuita.

 

Organize agora a sua viagem

Viaje tranquilo com um Seguro de Viagem para a Europa
A Itália faz parte dos países europeus signatários do Tratado de Schengen que exige um seguro de viagem com cobertura mínima de € 30.000. Contrate o seu com a Seguros Promo, empresa parceira do blog. A cotação é totalmente gratuita e você pode comparar os preços de várias seguradoras. Descontos de 5% com o código ROMAPRAVOCE5. Os seguros cobrem assistência médica e hospitalar, com possibilidade de atendimento no seu hotel, remarcação de voos, extravio de bagagens e até traslados em caso de falecimento no exterior. Não conte com a sorte, contrate um seguro!

Procurando um hotel em Roma? Reserve agora com o Booking.com
 O Booking.com é a empresa selecionada como parceira para reservas de hotéis em Roma, em qualquer outra cidade da Itália e no resto do mundo. Só em Roma, o Booking.com oferece mais de 9.000 acomodações, das quais mais de 5.000 hotéis. As vantagens do Booking.com? O site está em português e você pode ver a cotação em reais. Pode reservar sem compromisso (inserindo o número do cartão de crédito) e só pagar ao fazer o check-in. O cancelamento da reserva é grátuito. Booking.com

Similar Articles

13 thoughts on “4 programas infantis em Roma: Teatro, Zoo, Cineminha e Ludoteca na Villa Borghese

  1. Olá! Adorei suas dicas! Estaremos indo pra Roma na próxima semana, teria como nos indicar passeios e parquinhos para as crianças? Obrigada e parabéns pelo blog!!

  2. Roma e´mesmo uma cidade de muitos encantos… Mesmo não viajando com crianças e´ ótimo saber que tem varias opções para os pequenos. Abs

Deixe uma resposta

Top