You are here
Home > Atrações > pontos turísticos > A Ponte Milvio é a ponte dos cadeados do amor

A Ponte Milvio é a ponte dos cadeados do amor

Você sabia que uma das pontes de Roma, que atravessa o Rio Tiber, é um dos lugares que os apaixonados fazem juras de amor para sempre?

A Ponte Milvio é uma das pontes que liga um lado do Rio Tiber ao outro e está localizada na zona norte de Roma. Ela é uma das mais antigas pontes romanas, já que as primeiras construções datam de 207 a.C., e os antigos romanos também a chamavam de Ponte Mollo. Em 110 d.C. foi construída a primeira ponte de concreto, já que a original era de madeira.

ponte-milvia-roma-2

Em 1849 Giuseppe Garibaldi mandou explodir parte da ponte, para atrasar a avançada do exército francês. Em 1850 foi reconstruída, e desde 1978 é aberta somente para a passagem de pedestres.

locandina

Em 2007 a Ponte Milvio virou um fenômeno midiático, ponto turístico de excelência para todos os casais apaixonados. Mas é importante voltar no tempo: tudo começou em 2004 com o lançamento do filme Tre metri sopra il cielo (Três metros acima do céu). Uma história romântica de dois jovens romanos: Babi, colegial, moça de boa família e que vive uma vida burguesa. Step, um cara machão, que vem da dura e feia periferia romana… com uma vida feita de corridas clandestinas, furtos e péssimas amizades. Os dois se conhecem, se odeiam, se apaixonam e se amam loucamente.

ponte-milvio-roma

A origem da tradição dos cadeados do amor em Roma

O filme não tem happy end, mas tem uma continuação ainda mais melosa e romântica chamada Ho Voglia di Te. Step se apaixona de novo depois do fim da sua love story com Babi, e com a sua nova amada Gin decidem selar o amor colocando o “cadeado do amor” na Ponte Milvio e jogando a chave no rio. Uma vez trancado e com a chave jogada fora, o amor duraria para sempre. Tudo embalado pela trilha sonora com a música Ti Scatterò una Foto de Tiziano Ferro, que nessa época (e até bem depois) não parava de tocar nas rádios.

scamarcio_ho_voglia_di_te
Crédito: Divulgação

Obviamente não existia nenhuma tradição de “cadeados do amor” na Ponte Milvio, mas o fenômeno midiático do filme foi tão forte, que milhares de (principalmente jovens) casais apaixonados passaram a ir até o local selar o seu amor para sempre.

scamarcio
Crédito: Divulgação

Isso sem falar que o livro que inspirou o filme era a leitura preferida de todas as jovens apaixonadas, elevando também o ator Riccardo Scamarcio ao olimpo dos atores mais desejados pelo público feminino de todas as idades. As jovens fãs do ator se auto-intitularam “le scamarcine” (algo tipo “as scarmarcinhas”).

Mas com o passar do tempo e a mudança de políticos, a prefeitura começou a não gostar mais da ideia, e vez por outra os garis romanos íam até o local com um enorme alicate e retiravam quilos de cadeados. Até que a partir de 2012 foi retirada a rede e decidiu-se coibir definitivamente o gesto. Mesmo assim até hoje ainda tem quem vá ao local fazer juras de amor eterno!

ponte-milvio-lucchetti-rimozione_650x478
Crédito: Divulgação
Durex-Love-Locks-Ponte-Milvio1
Crédito: Divulgação

E como marketing é tudo, a marca de camisinhas durex colocou um pedestal no local, com camisinhas grátis e exortando os jovens a fazer amor seguro!

Muitos casais apaixonados não desistiram do gesto e, vez por outra, encontram-se cadeados aqui e acolá espalhados pela cidade, inclusive naquela grade na parte baixa da Fontana di Trevi.

camelo-em-roma
Camelô negociando o preço do cadeado com um casal

Organize agora a sua viagem

Viaje tranquilo com um Seguro para Viagens na Europa
A Itália faz parte dos países europeus que exigem um seguro para viagem com cobertura mínima de € 30.000. Contrate o seu com a Seguros Promo. Cotação gratuita com comparação de preços entre várias seguradoras.

Procurando um hotel em Roma? Reserve agora com o Booking.com
 O Booking.com é a empresa selecionada como parceira para reservas de hotéis em Roma, em qualquer outra cidade da Itália e no resto do mundo. As vantagens do Booking.com? O site está em português e você pode ver a cotação em reais. Booking.com

 Comparador para viagens de trem na Itália
 Compre suas passagens de trem sem custo adicional com a Trainline. Com a Trainline é possível comparar passagens de trem das principais companhias ferroviárias na Itália e Europa, sem acréscimo de preço.

Similar Articles

3 thoughts on “A Ponte Milvio é a ponte dos cadeados do amor

  1. Muito bacana essa explanação sobre a Ponte Milvio. Só estranhei o fato de não se tocar no fato, que foi nesse local onde houve a Batalha entre Constantino e Maxencio. O resultado dessa batalha- vitória de Constantino- redefiniu o papel do Cristianismo no Império Romano e na história Ocidental.

    1. Oi, Ribeiro,
      Obrigada por comentar. Não fiz um aprofundamento histórico porque o objetivo do texto era falar dos “famosos e odiados” cadeados do amor.
      Entretanto, tenho a intenção de escrever sobre as pontes históricas de Roma. Aí, sim, farei um excursus sobre a história da Ponte Milvia.
      Obrigada por comentar e um abraço,
      Luciana

Deixe uma resposta

Top