You are here
Home > Atrações > Um passeio pelo Arco de Tito, Fórum Romano e Palatino

Um passeio pelo Arco de Tito, Fórum Romano e Palatino

Quem visita o Coliseu, geralmente também aproveita para conhecer as ruínas do Fórum Romano e do Palatino. Toda essa área arqueológica está incluída no mesmo bilhete, que é válido por 2 dias consecutivos, com direito a entrar em uma atração somente uma vez.

Não é obrigado visitar o Coliseu antes. Mas visitar primeiro o Fórum Romano e o Palatino, e utilizar as suas bilheterias, pode ser um bom truque para depois “saltar” a enorme fila do Coliseu. Saiba como:

forum-romano-e-palatino-20
O Coliseu e o Arco de Constantino vistos de um dos mirantes panorâmicos do Palatino

Depois de passar pelo arco de Constantino, e percorrer Via Sacra, a rua de pedras com antiga pavimentação romana, chegamos aos Fóruns Romanos que nos recepcionam com o enorme e imponente arco de Tito.

Tito Flavio Vespasiano foi um dos três imperadores em cuja dinastia foi construído o Coliseu: o coronel Vespasiano, que subiu ao poder graças a conquistas militares, Domiciano (que levou adiante a construção do Coliseu iniciada por seu pai e também o Estado de Domiciano, onde hoje temos a Praça Navona) e Tito.

arco-de-tito-roma

Tito foi aquele que conquistou e saqueou Jerusalém, destruindo o seu templo. Retornou a Roma em 71 d.C. com o dinheiro do saque de Jerusalém foi ordenada a construção do arco.

Curiosidades:

  1. Durante a idade média o arco foi incorporado a uma pequena fortaleza e a casas que existiam nos seus arredores. Somente a partir do séc. 16 é que o arco passou por várias restaurações, voltando a resplandecer.
  2. Pelo menos até o séc XIX os judeus de Roma não passavam por baixo do arco. Na idade média ele ficava em uma das estradas “obrigatórias” para quem circulava pelo centro de Roma. Todos os judeus utilizavam atalhos mas não passavam por ali. Essas são notícias das crônicas de viajantes estrangeiros que passaram por Roma e registraram essa curiosidade nos seus diários de viagem

Tito faleceu em 81 d.C. e o senado romano, tendo-o elevado à categoria de “divo”, a imortalidade dada aos grandes imperadores, colocou a seguinte inscrição, na fachada que dá para o fórum romano:

arco-de-tito-roma-3

SENATUS
POPULUSQUE ROMANUS
DIVO TITO DIVI VESPASIANI F(ILIO)
VESPASIANO AUGUSTO

O Senado e o povo romano ao divino Tito, filho do divino Vespasiano, Vespasiano Augusto.

arco-de-tito-roma-2

Após admirar o Arco de Tito, é a hora de percorrer a área arqueológica do Fórum Romano.

Dica prática: o passeio é inteiramente feito ao ar livre, sob sol ou chuva. Não há onde se reparar das intempéries. Mas a boa notícia é que há um banheiro com trocador para bebês.

Detalhe da parte interna do arco de Tito (a foto não está maravilhosa, mas, enfim…): uma representação do saque de Jerusalém, onde vocês podem ver o candelabro de Templo de Jerusalém sendo carregado.

Os antigos romanos chamavam-no de Forum Magnum ou simplesmente Fórum, e a área reunia o centro religioso, político e comercial da cidade de Roma.

Tudo começou aproximadamente em 600 a.C. quando Tarquinio Prisco, um dos reis de Roma, de origem etrusca, mandou drenar a área, que era uma espécie de mangue, para construir a Cloaca Máxima, a maior rede de esgotos da antiga Roma.

forum-romano-palatino-2
Templo de Antonino e Faustina, que posteriormente foi transformado em uma igreja!

Dessa época mais antiga, que diz respeito ao período em que o poder político máximo de Roma era o reinado, hoje em dia podemos encontrar as ruínas do Templo de Vesta (deusa da casa e do ambiente familiar) e uma placa indicando exatamente onde ficava a Cloaca Máxima.

Mas foi no período republicano e imperial que o fórum cresceu e se desenvolveu, quando foram construídos o templo de saturno (séc. V a.c.), o templo da Concórdia (séc. IV a.C.), a Basílica Emilia (séc. II a.C.) e a Basílica Iulia, construída por ordem de Júlio César. César começou a dar a “cara” que o fórum tem hoje, obra que foi concluída durante o império de Augusto.

forum-romano-e-palatino

A cada século que passava o Fórum aumentava. Cada imperador quis deixar ali a sua marca, o seu legado para as gerações futuras. Mesmo que fizessem isso inconscientemente, já que o objetivo era mostrar o poder e a glória ali naquele momento. Quem imaginaria o quanto Roma ainda viveria?

Em 608 d.C. foi construído o último monumento do Fórum Romano: a coluna de Focas, em homenagem a esse imperador.

Portanto, desde a construção dos primeiros até àquela dos últimos monumentos se passaram 10 séculos! E hoje temos a oportunidade de ver essas maravilhosas ruínas.

Uma crítica pequena mas incisiva: existem cartazes explicando o que era, e em que época foi construído cada um dos edifícios… mas tratando-se de ruínas, acho que deveria existir um centro multimídia ou, quem sabe, cartazes mais explicativos, para ajudar a nossa imaginação a voltar no tempo e perceber realmente como era o lugar.

forum-romano-3
Nenhum imperador queria “ficar por baixo”. Septímio Severo também mandou construir um arco para si!

Após a caminhada no meio das ruínas, o passeio continua pelo Palatino.

Lembram quando no início do texto eu disse que o Fórum Romano era uma espécie de mangue? Pois é, os ricos e poderosos moravam no alto, no Palatino, que era uma das sete colinas da época da fundação de Roma.

forum-romano-e-palatino-4

O Palatino existe desde a pré-história! E toda a sua evolução é narrada no Museu Palatino. Não deixem de visitá-lo por pelo menos três motivos:

  1. Porque não é necessário pagar a entrada
  2. Porque o museu é muito interessante e possui dois vídeos breves: um sobre a história do Palatino e outro que mostra a reconstrução do Fórum Romano e a vida de Augusto. Muito tocante!
  3. Porque pode ser uma pausa para descanso após ter caminhado bastante pelo Fórum Romano e Palatino, que são dois passeios cansativos. Ah! E também tem banheiro!
forum-romano-e-palatino-2
Subida para o Palatino. Os prédios que vemos ainda que chegamos fazem parte dos Jardins Farnese e foram construídos no séc XVI quando a homônima família comprou um lote de terreno dentro da área arqueológica.

Leiam a seguir o que já escrevi sobre o Museu Palatino:

A Colina Palatino é o local onde, segundo a história mitológica da fundação de Roma, a cidade foi fundada por Romulo, primeiro rei de Roma. Fato está que as escavações comprovaram que ali existia um núcleo urbano desde o séc. VIII a.C., período paleolítico, conhecido como a Idade da Pedra Lascada. Obrigada, Wikipedia! (risos)

Nos séc. II e I a.C. o local abrigava os “bairros” onde vivia a aristocracia romana. Até que na época republicana ou época augustea, a Colina passou a ser o local da residência do imperador. E depois de Augusto ali também residiram Nero (que depois construiu a Domus Aurea na colina que hoje localiza-se praticamente ao lado da estação do metrô de frente para o Coliseu; Colle Opio), DomicianoAdriano e Septímio Severo.

museu-palatino-roma

No Palatino existem menos ruínas do que no Fórum Romano, mas uma das suas principais características é que do alto da colina existem seis mirantes dos quais é possível ver a cidade do alto. Eles estão localizados a Norte, Sul, Leste e Oeste, portanto, dá para ver o Coliseu, a cúpula da Basílica de Santa Maria Maggiore, as costas do Vittoriano, umas casinhas coloridas super fofas em um burgo que fica entre o Palatino e o Campidoglio (onde, por sinal, fica um dos melhores mercados gastronômicos de Roma: o Mercato di Campagna Amica, que só abre aos sábados e domingos).

forum-romano-e-palatino-9
Um dos mirantes com vista para o Circo Máximo, Trastevere e aquela colina verde que vemos ao fundo é o Gianicolo.

forum-romano-e-palatino-10

Também dá para ver o Circo Máximo e o Rio Tibre. Simplesmente imperdível. E também dá para ver a Cúpula da Basílica de São Pedro, no Vaticano:

forum-romano-palatino-30
Olhem lá a Cúpula da Basílica de São Pedro!

O Fórum Romano e o Palatino no Google Maps:

Uma foto descrevendo todas as ruínas principais do Fórum Romano:

1280px-RomaForoRomanoVedutaDaPalatino2
Wikimedia Commons, Licença GFDL con disclaimer

Uma reconstrução em 3D, com o arco de Tito ali no fundo à direita

fororomano1

Dicas para quem quer conhecer a área arqueológica do Coliseu e nos arredores:

Procurando um hotel em Roma? Reserve agora com o Booking.com



Booking.com

Compre seus ingressos agora e pule a file!

Ingressos para o Coliseu, Museus Vaticanos, Galleria degli Uffizi e inúmeras atrações no mundo todo, sem ter que enfrentar filas.

Para mais ingressos, visite a página de ingressos do Roma Pra Você.

Similar Articles

One thought on “Um passeio pelo Arco de Tito, Fórum Romano e Palatino

  1. Olá Lu, tudo bem?
    Por favor, como eu poderia fazer uma visita guiada no Fórum Romano? Você indica? Vejo as pessoas reclamando que não tem muita sinalização… Eles dão algum mapa ou pelo menos audio-guia no local?
    Obrigada!

Deixe uma resposta

Top
Close