You are here
Home > Transporte > Comprar passagem de trem mais barata na Itália: como, quando e para tal trem?

Comprar passagem de trem mais barata na Itália: como, quando e para tal trem?

Viajar de trem pela Itália pode ser uma experiência de viagem inesquecível e com um preço abordável, sobretudo quando se reservam os trens com antecedência.

Portanto, a seguir uma lista de dicas e informações para comprar passagem de trem na Itália mais barata.

Na Itália temos duas grandes empresas ferroviárias: Trenitalia (com capital estatal) e a Italo. Como a Italo só oferece serviço de alta velocidade, as informações deste post se referem somente à Trenitalia, que tem como oferta ao público vários tipos de trens e preços.

De qualquer modo, se for viajar de Alta Velocidade e escolher a empresa Italo, vale sempre a regra: quanto antes melhor!


Qual o tipo de trem e quanto tempo você tem à disposição

Quanto mais rápido o trem, maior será o valor da passagem. Mas, calma! A compra com antecedência será sua aliada.

Quanto mais lento ou com maior número de paradas for o trem, menor será o valor da passagem. Você também poderá comprar a passagem na hora sem custo adicional.


Os principais tipos de trens de longa percorrência em circulação na Itália são:

Regionale (sigla R): o mais pinga-pinga de todos.

Regionale Veloce (sigla RV): um trem parador com um número menor de paradas intermediárias. Digamos que ele seja um parador mais rapidinho.

Intercity (sigla IC): um trem de média velocidade. Está entre o parador e o alta velocidade: nem super lento, muito menos super rápido.

Frecce ou Alta Velocità (sigla AV): trens que viajam de 180 até 250 km por hora.

Além desses, ainda há ferrovias locais, como a circumvesuviana, por exemplo (que conduz a Pompeia e Herculano), cujos bilhetes podem ser comprados na hora, sem aumento de preço. Algumas dessas ferrovias equivalem ao nosso metrô.

Portanto, ao comprar uma passagem para uma determinada cidade, saiba quais as opções de trens para chegar até lá. Geralmente as grandes cidades (ex.: Roma, Milão, Florença, Nápoles, Bari, Gênova) são servidas por todos os tipos de trens. Mas se a viagem for de longa percorrência, a maior oferta será dos trens de Alta Velocidade.


Para quais trens é necessário comprar a passagem com antecedência?

Se o trem for parador R ou RV, não é necessário comprar com antecedência. Falando de modo mais claro: você pode comprar na hora mesmo, minutos antes de embarcar.

Observação: Por experiência pessoal, nunca deixe para comprar a passagem do R ou RV em cima da hora se estiver viajando para localidades minúsculas. Existem estações (pasmem!) sem bilheterias e sem máquinas automáticas.

Portanto, sobram o IC e o AV. Intercity muitas vezes tem passagens bem baratas, mas que acabam rápido demais. Portanto, a econômica do IC se comprada com antecedência, pode ter o mesmo preço de que a econômica do AV. Não vejo vantagem!

Alta Velocità: Nunca deixe para comprar os bilhetes na última hora. Nunca! As passagens podem triplicar de preço. O ideal é começar a buscar as passagens 60-90 dias antes da viagem para obter as melhores tarifas.


Preços do Alta Velocità com antecedência. Veja a diferença!

Vamos comparar os preços das passagens de Roma para Veneza compradas no mesmo dia, com 30 dias e com 60 dias de antecedência. Nesse caso não simulei com 60 dias porque caía na semana do feriado de páscoa, e a passagem estava bem cara.

Portanto vocês podem ver (para crer) a enorme diferença de preços. Já bati tanto nessa tecla, que resolvi finalmente utilizar o famoso “matar a cobra e mostrar o pau”. Eis a prova que vale a pena comprar passagens com antecedência para os trens de alta velocidade e também o IC.


Outro fator encarecedor do IC e AV: dias e horários ou festividades

As passagens dos trens de média (IC) e alta velocidade (AV) também são altamente influenciadas pelo dia, horário e época do ano.

Por exemplo?

Viagens no horário do rush são mais caras;

Viagens aos domingos à noite podem ser mais caras; (horário que as pessoas concluem seu final de semana e voltam para casa, ou que os estudantes voltam para as cidades que sediam suas universidades);

Vejam que, quem acorda tarde no domingo (dia no qual, de qualquer modo é mais difícil encontrar passagem super barata), paga mais caro. A mesma coisa acontece durante a semana no horário de rush, sobretudo na segunda e sexta-feira. Muitas vezes há promoções para quem viaja de terça a quinta-feira.

Páscoa, Natal, Reveillon e outros feriados nacionais italianos serão épocas de passagens mais caras.


Mais dicas para viajar de trem na Itália


Organize agora a sua viagem

Viaje tranquilo com um Seguro para Viagens na Europa
A Itália faz parte dos países europeus que exigem um seguro para viagem com cobertura mínima de € 30.000. Contrate o seu com a Seguros Promo. Cotação gratuita com comparação de preços entre várias seguradoras.

Procurando um hotel em Roma? Reserve agora com o Booking.com
 O Booking.com é a empresa selecionada como parceira para reservas de hotéis em Roma, em qualquer outra cidade da Itália e no resto do mundo. As vantagens do Booking.com? O site está em português e você pode ver a cotação em reais. Booking.com

 Comparador para viagens de trem na Itália
 Compre suas passagens de trem sem custo adicional com a Trainline. Com a Trainline é possível comparar passagens de trem das principais companhias ferroviárias na Itália e Europa, sem acréscimo de preço.

Similar Articles

Deixe uma resposta

Top