You are here
Home > Vaticano > Ver o papa aos domingos no Angelus na Praça São Pedro

Ver o papa aos domingos no Angelus na Praça São Pedro

Ninguém quer vir a Roma e não ver o Papa, principalmente um papa pop como Francisco.

Se você não conseguiu pedir um convite para a audiência geral das quartas-feiras, ainda existe boas chances para ver o sumo pontífice:

Primeiramente, consulte sempre a agenda do papa, no site do Vaticano. Muitas vezes ele celebra missas em outras igrejas, no decorrer do ano, e nessas ocasiões é possível vê-lo. Foi assim quando assisti a missa de quarta-feira de cinzas há alguns anos.

angelus-praca-sao-pedro
Na agenda do papa tem todas as datas nas quais ele celebrará o Angelus.

Outra possibilidade, sem ter que reservar antecipadamente, é ir diretamente à Praça São Pedro, aos domingos pela manhã.

Pontualmente ao meio-dia o papa aparece na janela do seu escritório.

Saiba mais sobre essa a celebração do Angelus na Praça São Pedro

Nesse dia o Vaticano fica bem cheio, e você já percebe isso desde a saída do metrô Ottaviano.

angelus-na-praca-sao-pedro-2
Olhem a muvuca esperando para atravessar o final, mas notem também a quantidade de gente lá no fundo da foto! Ali fica a fila para passar no detector de metais.

Tem muito policiamento nas ruas, também para controlar o trânsito porque tem uma quantidade enorme de pessoas se direcionando à Praça São Pedro.

Ao chegar bem pertinho é necessário esperar na fila para passar nos detectores de metais, como nos aeroportos. O procedimento é o mesmo, geralmente a única coisa que não podem é parar tirar os sapatos.

Aguardei cerca de 15 minutos na fila. Por volta das 11:35 eu estava já dentro da Praça.

angelus-na-praca-sao-pedro-3
Todos esperando e virados para a janela. Estava sol e tinha pessoas se protegendo com guarda-chuvas.

Daí me juntei aos milhares de fiéis que a todo momento olham para a janela. Se trata da segunda janela (da esquerda para a direita) da fileira de cima.

Pontualmente às 11:50h a janela abre e colocam o “pano vermelho” na janela. Todos aplaudem porque sabem que logo verão Francisco.

angelus-na-praça-sao-pedro-4

Meio-dia o papa finalmente aparece na janela. Uma alegria contagiante no Angelus da Praça São Pedro.

Ele saúda os fiéis e, como a celebração dura quinze minutos, passa logo à homilia do dia. O sermão que escutei foi sobre Mateus e a parábola da porta larga e da porta estreita.

ver-o-papa-angelus
A gente vê o papa assim dessa distância, mas há telões espalhados por alguns pontos da praça. A voz é bem audível! Parace que ele está falando do nosso lado.

Em dois momentos o papa pediu que todos ficassem em silêncio e refletissem sobre suas vidas, seus erros e acertos. Também dedicou um momento ao terrorismo e à violência do mundo atual, exortando-nos à paz.

Após o sermão é rezado o Angelus em latim, com outras vozes masculinas além daquela do papa e, por fim, outra ave-maria em italiano.

O papa também pede que os fiéis nunca esqueçam dele nas suas orações e depois também saúda algumas delegações do mundo todo. Nessa hora os fieis começam a agitar as suas bandeiras, e também a levantar cartazes e faixas.

ver-o-papa-no-angelus-domingo

Finalmente Francisco deseja bom domingo e que todos voltem para casa em paz.

O ambiente na praça é bem família, bem positivo, há pessoas que se emocionam e choram, muitos levam crianças de carrinho e de colo.

O que é o Angelus?

O Angelus é uma antiguíssima oração católica, cujo nome se original da anunciação que o anjo Gabriel fez a Maria, do milagre da encarnação: Angelus Domini nuntiavit Mariae

Portanto, os versos da anunciação são alternados com a Ave Maria. Isto é o Angelus.

Dá pra ver bem o papa?

Para ver razoavelmente bem o papa é bom ficar na parte direita da praça. Mas há telões que transmitem ao vivo o Angelus na Praça São Pedro. A qualidade do som é ótima e a gente ouve muito bem tudo o que o papa diz.

angelus-praca-sao-pedro-9



Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

Similar Articles

28 thoughts on “Ver o papa aos domingos no Angelus na Praça São Pedro

  1. Olá! No final do mês de maio estarei em Roma e gostaria de ir no domingo ver a San Pietro, depois Angelus, Museus Vaticanos e Castelo Sant’Angelo. Acha que dará tempo, pela sua experiência?

    1. Não. Aos domingos ela celebra lá da janela da Biblioteca Vaticana.
      E mesmo às quartas-feiras, muitas vezes o papa móvel passa muito rápido e nem sempre ele para para abençoar objetos.
      Abs,
      Luciana

  2. Oi, irei pra Roma dia 17/01 e vi que terá um evento na basílica de São Paulo fora dos muros dia 18/01/19 as 17:30! Essa celebração e aberta ao público? E será com o papa Francisco? Ele não fala q terá ingressos disponíveis! Obrigada

    1. Missas celebradas pelo Papa, dentro das igrejas, geralmente só dão ingressos para quem os solicitar pelo menos 1 mês antes da cerimônia.
      Você pode tentar ir e, ou poderá assistir a missa em pé, se ainda tiver lugar dentro da igreja, ou colocam telões na praça do lado de fora.
      Abs,
      Luciana

  3. Estarei amanhã visitando o Vaticano!
    Sabe informar se amanhã tem missa do Papa? Caso sim, qual o horário de início por favor.
    Obrigado, abraços

  4. Olá! No Angelus, no domingo de manhã, é possível se sentar nas cadeiras como na missa de quarta-feira? Vou levar meu pai, que já é idoso, e seria melhor se tivesse um lugar para sentar.
    Obrigada!

  5. Olá! Estou adorando suas dicas! Estou com uma dúvida… no domingo que estarei em Roma chegarei bem cedo à feira Porta Portese para conhecer um pouco da feira (pensamos em chegar lá cedo por volta de umas 7:30/08:00), e sairemos de lá para ir para o Vaticano, para ver o papa no Angelus. A que horas devemos chegar no Vaticano para não correr o risco de não ver o papa. Ps: não faremos a visita completa do Vaticano neste dia, só vamos mesmo para vê-lo ao meio dia. Agradeço, desde já, pela ajuda! Abraço!

  6. Olá,
    No dia que estou programando ir é o Regina Coeli pela agenda papal. Sabe o horário? Neste mesmo dia consigo também visitar a basílica? Sabe se ela abre antes ou depois do regina coeli? Obrigada pelas dicas

  7. olá, gostei demais de suas dicas. Estarei com a família em setembro e já pesquisei na agenda no Vaticano que o Papa estará lá no domingo, dia 09/09. Nesse dia, o que você me aconselha a fazer após a cerimônia do Angelus?
    Silene Pereira

  8. Olá,estarei em Roma agora no final de janeiro. Será que é tarde para mandar o pedido dos bilhetes para a audiência? Corro o risco de não conseguir?

  9. Olá!
    Estou indo de lua de mel à Roma e no dia 04/06, domingo, vi no site da prefeitura do Vaticano que há uma missa as 10h. Ela é com o Papa? Consigo reservar lugar?
    Ou no dia 04/06 há somente a angelus?
    Benção das alianças é quase impossível né?
    Não consigo informações precisas e queria tanto…
    Obrigada!!!

    1. Oi, Bianca,
      A audiência papal é somente às quartas-feiras. Aos domingos somente o Angelus mesmo.
      Quanto à benção de alianças, a celebração para os recêm-casados é sempre às quartas-feiras.
      Um abraço,
      Luciana

      1. Olá,
        Estarei em Roma no dia 04/06, vi no site do Vaticano o que a Bianca falou… que terá uma missa as 10:00 horas.
        “Domingo 4, Domingo de Pentecostes, às 10:00 Santa Missa, Basílica Vaticana (bilhetes são necessários de acesso)”
        Sabe me dizer como eu consigo esse bilhete? E como consigo saber se o Papa irá realizar essa missa?
        Desde já agradeço!!
        Obrigada

        1. Sim, a missa será realizada pelo Papa e é necessário enviar o pedido de bilhete para a Casa Pontificia, do mesmo modo como para o pedido de bilhete para a Audiencia Papal.
          Um abraço,
          Luciana

          1. Luciana, como sei se deu certo o bilhete para assistir a missa? Eles me confirmam? Você sabe me dizer?
            Obrigada.

  10. Olá, estou indo a Roma em maio, e verifiquei na agenda do Vaticano que o Papa irá realizar a celebração do Angelus no dia 07, e como eu estarei lá, conseguirei ir. Acha que é necessário chegar ao Vaticano que horas, para não correr risco de perder essa oportunidade abençoada. Obrigada. PS: Estarei em um hotel próximo ao Campo de Fiori.

    1. Eu cheguei meia hora antes, levei uns 10-15 minutos para passar na fila do detector de metais, depois foi só escolher um lugar bom para ficar e vê-lo bem.
      Um abraço e boa viagem,
      Luciana

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top