You are here
Home > Vaticano > Ver o papa aos domingos no Angelus na Praça São Pedro

Ver o papa aos domingos no Angelus na Praça São Pedro

Ninguém quer vir a Roma e não ver o Papa, principalmente um papa pop como Francisco.

Se você não conseguiu pedir um convite para a audiência geral das quartas-feiras, ainda existe boas chances para ver o sumo pontífice:

Primeiramente, consulte sempre a agenda do papa, no site do Vaticano. Muitas vezes ele celebra missas em outras igrejas, no decorrer do ano, e nessas ocasiões é possível vê-lo. Foi assim quando assisti a missa de quarta-feira de cinzas há alguns anos.

angelus-praca-sao-pedro
Na agenda do papa tem todas as datas nas quais ele celebrará o Angelus.

Outra possibilidade, sem ter que reservar antecipadamente, é ir diretamente à Praça São Pedro, aos domingos pela manhã.

Pontualmente ao meio-dia o papa aparece na janela do seu escritório.

Saiba mais sobre essa a celebração do Angelus na Praça São Pedro

Nesse dia o Vaticano fica bem cheio, e você já percebe isso desde a saída do metrô Ottaviano.

angelus-na-praca-sao-pedro-2
Olhem a muvuca esperando para atravessar o final, mas notem também a quantidade de gente lá no fundo da foto! Ali fica a fila para passar no detector de metais.

Tem muito policiamento nas ruas, também para controlar o trânsito porque tem uma quantidade enorme de pessoas se direcionando à Praça São Pedro.

Ao chegar bem pertinho é necessário esperar na fila para passar nos detectores de metais, como nos aeroportos. O procedimento é o mesmo, geralmente a única coisa que não podem é parar tirar os sapatos.

Aguardei cerca de 15 minutos na fila. Por volta das 11:35 eu estava já dentro da Praça.

angelus-na-praca-sao-pedro-3
Todos esperando e virados para a janela. Estava sol e tinha pessoas se protegendo com guarda-chuvas.

Daí me juntei aos milhares de fiéis que a todo momento olham para a janela. Se trata da segunda janela (da esquerda para a direita) da fileira de cima.

Pontualmente às 11:50h a janela abre e colocam o “pano vermelho” na janela. Todos aplaudem porque sabem que logo verão Francisco.

Não viaje para a Itália sem um Seguro Viagem

Compare os preços e compre o seu na Real Seguros  parcelado em até 12 vezes no cartão de crédito. Page com boleto bancário e ganhe 5% de desconto.

angelus-na-praça-sao-pedro-4

Meio-dia o papa finalmente aparece na janela. Uma alegria contagiante no Angelus da Praça São Pedro.

Ele saúda os fiéis e, como a celebração dura quinze minutos, passa logo à homilia do dia. O sermão que escutei foi sobre Mateus e a parábola da porta larga e da porta estreita.

ver-o-papa-angelus
A gente vê o papa assim dessa distância, mas há telões espalhados por alguns pontos da praça. A voz é bem audível! Parace que ele está falando do nosso lado.

Em dois momentos o papa pediu que todos ficassem em silêncio e refletissem sobre suas vidas, seus erros e acertos. Também dedicou um momento ao terrorismo e à violência do mundo atual, exortando-nos à paz.

Após o sermão é rezado o Angelus em latim, com outras vozes masculinas além daquela do papa e, por fim, outra ave-maria em italiano.

O papa também pede que os fiéis nunca esqueçam dele nas suas orações e depois também saúda algumas delegações do mundo todo. Nessa hora os fieis começam a agitar as suas bandeiras, e também a levantar cartazes e faixas.

ver-o-papa-no-angelus-domingo

Finalmente Francisco deseja bom domingo e que todos voltem para casa em paz.

O ambiente na praça é bem família, bem positivo, há pessoas que se emocionam e choram, muitos levam crianças de carrinho e de colo.

O que é o Angelus?

O Angelus é uma antiguíssima oração católica, cujo nome se original da anunciação que o anjo Gabriel fez a Maria, do milagre da encarnação: Angelus Domini nuntiavit Mariae

Portanto, os versos da anunciação são alternados com a Ave Maria. Isto é o Angelus.

Dá pra ver bem o papa?

Para ver razoavelmente bem o papa é bom ficar na parte direita da praça. Mas há telões que transmitem ao vivo o Angelus na Praça São Pedro. A qualidade do som é ótima e a gente ouve muito bem tudo o que o papa diz.

angelus-praca-sao-pedro-9

 Vai visitar o Coliseu e os Museus Vaticanos/Capela Sistina?

Compre o fura-filas com a TicketBar. Venda fácil em Português.



Organize agora a sua viagem

Viaje tranquilo com um Seguro para Viagens na Europa
A Itália faz parte dos países europeus que exigem um seguro para viagem com cobertura mínima de € 30.000. Contrate o seu com a Seguros Promo. Cotação gratuita com comparação de preços entre várias seguradoras.

Procurando um hotel em Roma? Reserve agora com o Booking.com
 O Booking.com é a empresa selecionada como parceira para reservas de hotéis em Roma, em qualquer outra cidade da Itália e no resto do mundo. As vantagens do Booking.com? O site está em português e você pode ver a cotação em reais. Booking.com

 Comparador para viagens de trem na Itália
 Compre suas passagens de trem sem custo adicional com a Trainline. Com a Trainline é possível comparar passagens de trem das principais companhias ferroviárias na Itália e Europa, sem acréscimo de preço.

Similar Articles

24 thoughts on “Ver o papa aos domingos no Angelus na Praça São Pedro

  1. Olá, estou indo a Roma em maio, e verifiquei na agenda do Vaticano que o Papa irá realizar a celebração do Angelus no dia 07, e como eu estarei lá, conseguirei ir. Acha que é necessário chegar ao Vaticano que horas, para não correr risco de perder essa oportunidade abençoada. Obrigada. PS: Estarei em um hotel próximo ao Campo de Fiori.

    1. Eu cheguei meia hora antes, levei uns 10-15 minutos para passar na fila do detector de metais, depois foi só escolher um lugar bom para ficar e vê-lo bem.
      Um abraço e boa viagem,
      Luciana

  2. Olá!
    Estou indo de lua de mel à Roma e no dia 04/06, domingo, vi no site da prefeitura do Vaticano que há uma missa as 10h. Ela é com o Papa? Consigo reservar lugar?
    Ou no dia 04/06 há somente a angelus?
    Benção das alianças é quase impossível né?
    Não consigo informações precisas e queria tanto…
    Obrigada!!!

    1. Oi, Bianca,
      A audiência papal é somente às quartas-feiras. Aos domingos somente o Angelus mesmo.
      Quanto à benção de alianças, a celebração para os recêm-casados é sempre às quartas-feiras.
      Um abraço,
      Luciana

      1. Olá,
        Estarei em Roma no dia 04/06, vi no site do Vaticano o que a Bianca falou… que terá uma missa as 10:00 horas.
        “Domingo 4, Domingo de Pentecostes, às 10:00 Santa Missa, Basílica Vaticana (bilhetes são necessários de acesso)”
        Sabe me dizer como eu consigo esse bilhete? E como consigo saber se o Papa irá realizar essa missa?
        Desde já agradeço!!
        Obrigada

        1. Sim, a missa será realizada pelo Papa e é necessário enviar o pedido de bilhete para a Casa Pontificia, do mesmo modo como para o pedido de bilhete para a Audiencia Papal.
          Um abraço,
          Luciana

          1. Luciana, como sei se deu certo o bilhete para assistir a missa? Eles me confirmam? Você sabe me dizer?
            Obrigada.

  3. Olá,estarei em Roma agora no final de janeiro. Será que é tarde para mandar o pedido dos bilhetes para a audiência? Corro o risco de não conseguir?

  4. olá, gostei demais de suas dicas. Estarei com a família em setembro e já pesquisei na agenda no Vaticano que o Papa estará lá no domingo, dia 09/09. Nesse dia, o que você me aconselha a fazer após a cerimônia do Angelus?
    Silene Pereira

  5. Olá,
    No dia que estou programando ir é o Regina Coeli pela agenda papal. Sabe o horário? Neste mesmo dia consigo também visitar a basílica? Sabe se ela abre antes ou depois do regina coeli? Obrigada pelas dicas

  6. Olá! Estou adorando suas dicas! Estou com uma dúvida… no domingo que estarei em Roma chegarei bem cedo à feira Porta Portese para conhecer um pouco da feira (pensamos em chegar lá cedo por volta de umas 7:30/08:00), e sairemos de lá para ir para o Vaticano, para ver o papa no Angelus. A que horas devemos chegar no Vaticano para não correr o risco de não ver o papa. Ps: não faremos a visita completa do Vaticano neste dia, só vamos mesmo para vê-lo ao meio dia. Agradeço, desde já, pela ajuda! Abraço!

  7. Olá! No Angelus, no domingo de manhã, é possível se sentar nas cadeiras como na missa de quarta-feira? Vou levar meu pai, que já é idoso, e seria melhor se tivesse um lugar para sentar.
    Obrigada!

  8. Estarei amanhã visitando o Vaticano!
    Sabe informar se amanhã tem missa do Papa? Caso sim, qual o horário de início por favor.
    Obrigado, abraços

  9. Oi, irei pra Roma dia 17/01 e vi que terá um evento na basílica de São Paulo fora dos muros dia 18/01/19 as 17:30! Essa celebração e aberta ao público? E será com o papa Francisco? Ele não fala q terá ingressos disponíveis! Obrigada

    1. Missas celebradas pelo Papa, dentro das igrejas, geralmente só dão ingressos para quem os solicitar pelo menos 1 mês antes da cerimônia.
      Você pode tentar ir e, ou poderá assistir a missa em pé, se ainda tiver lugar dentro da igreja, ou colocam telões na praça do lado de fora.
      Abs,
      Luciana

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top