You are here
Home > Outros Destinos > Emilia Romagna > Os canais de Bolonha ou o “passado veneziano” da cidade

Os canais de Bolonha ou o “passado veneziano” da cidade

 tour guiado em roma 728x90

Bolonha é uma cidade cheia de surpresas, muitas delas poderiam ser comparadas a um porta-joias: para ver o seu valor é preciso descobrir o que há dentro. Acostumada a uma cidade de beleza despudorada como Roma, às vezes me surpreendo com cidades de “tesouros escondidos”.

Além das suas praças, seus prédios medievais com cortinas vermelhas drapeadas nas janelas, pórticos, igrejas e de ser o paraíso da gastronomia e das compras, existe uma Bolonha de passado veneziano.

canais-de-bolonha-8

 

O que quero dizer com o passado veneziano de Bolonha? A cidade também teve muitos canais, alguns navegáveis, outros usados para dar água aos animais, fornecer energia aos moinhos e que também serviam como lavanderia pública. Até os anos 50 do século 20, era uso quotidiano que as mulheres usassem as águas dos canais para lavar roupas.

Os canais de Bolonha começaram a ser construídos a partir do séc XII, para ligar a cidade ao rio Po e aos canais de Comacchio, para assim ter uma via de acesso ao mar.

canais-de-bolonha-4

Saiba que ao passear por Bolonha hoje em dia, você está passando por cima de muitos canais. Em tudo são 60 quilômetros de canais que passam por baixo da cidade. Em alguns pontos aqui e ali, dá para ver parte dessa rede hídrica. E há até passeios guiados para descobrir os canais subterrâneos. Passeios que já fazem parte da minha bucket list!

Assim que deixar a movimentada Via dell’Indipendenza, dirija-se até a Via Malcontenti, ao lado do prédio número 15. Aqui já dá para ver as águas deslizarem por trás dos prédios. Mas uma surpresa ainda mais interessante nos aguarda.

Uma das maneiras mais fantásticas de conhecer os canais secretos de Bolonha é a vista da “janelinha da Via Piella”.

canais-de-bolonha-6

O que há por trás da janelinha da Villa Piella?

A janelinha da Via Piella é uma das maiores atrações turísticas e curiosidades de Bolonha. Quando penso que a conheci em 1997, na minha primeira visita à Itália, chego à conclusão que estou ficando velha!

canais-de-bolonha-7
A janelinha com sua vista secreta para o rio. Ela foi reformada há alguns anos e não tem mais a portinhola de madeira que a gente empurrava. Antigamente o efeito surpresa era mais “wow”.

Na Via Piella existe uma parede, embaixo dos pórticos e entre dois prédios. Ao abrir a janela vemos o canal Moline (um desvio do canal do Reno) escorrer silenciosamente por baixo da cidade e passar pela parte posterior dos prédios. Um via vai de turistas curiosos passa por ali diariamente para descobrir esse segredo de Bolonha.

canais-de-bolonha-12
Grupos de turistas vão e vem para ver a janelinha da Via Piella.

Depois de ter visto o canal pela janelinha da Via Piella, continue seu itinerário até a Via Capo di Lucca número 10, onde deverá entrar no estacionamento de um prédio e dali ver o canal passar por trás das habitações. Não se acanhe em invadir uma propriedade privada, pois essa vista do canal dentro de um condomínio é uma atração local.

canais-de-bolonha-14
O condomínio da Via Capo di Lucca 10, onde a gente vê o canal bem de pertinho.

Esse pequeno passeio, o qual fiz caminhando lentamente logo após ter visitado o Gueto Judaico, é apenas uma parte do “roteiro dos canais secretos”. É possível acompanhar muito mais da sua história fazendo o percurso completo com dez pontos dentro de Bolonha para ver o canal do Reno (o Reno é o segundo rio mais importante da região, depois do Po’), o canal Moline e o canal Navile.

canais-de-bolonha-3

Os roteiros grátis do Bologna Welcome, o escritório de turismo local

Os escritórios de turismo da Emilia Romagna são muito bem preparados, equipados, com muito material para que o turista possa montar seus roteiros e passeios personalizados. Vocês podem dar um pulinho no Bologna Welcome (fica na Piazza Maggiore 1, ponto centralíssimo de Bolonha) e pegar o folheto Hidden Canals in Bologna. Ali encontram todo o percurso e uma breve explicação sobre o “passado veneziano de Bolonha”. Também é possível acessar esse roteiro pelo site: www.bolognawelcome.com

Escolhi percorrer somente esses três pontos porque são aqueles que mais se “misturam” com um passeio pela cidade, sem precisar de grandes deslocamentos. Mas para quem vai passar mais dias em Bolonha, ou está voltando novamente à cidade e quer ver algo diferente, recomendo fazer o tour completo.

canais-de-bolonha-panoramio
Olhem que linda essa foto de mulheres lavando roupas nos canais. Crédito: Panoramio.

O mapa do percurso

 

A minha viagem pela Emilia-Romagna foi realizada dentro do BlogVille, um blog tour cujo lema é “eat, feel and live like a local in Italy”. Da minha parte há plena transparência em contar as minhas experiências reais, além de completa liberdade editorial. Emilia-Romagna rocks!

Organize agora a sua viagem

Viaje tranquilo com um Seguro de Viagem para a Europa
A Itália faz parte dos países europeus signatários do Tratado de Schengen que exige um seguro de viagem com cobertura mínima de € 30.000. Contrate o seu com a Seguros Promo, empresa parceira do blog. A cotação é totalmente gratuita e você pode comparar os preços de várias seguradoras. Descontos de 5% com o código ROMAPRAVOCE5. Os seguros cobrem assistência médica e hospitalar, com possibilidade de atendimento no seu hotel, remarcação de voos, extravio de bagagens e até traslados em caso de falecimento no exterior. Não conte com a sorte, contrate um seguro!

Procurando um hotel em Roma? Reserve agora com o Booking.com
 O Booking.com é a empresa selecionada como parceira para reservas de hotéis em Roma, em qualquer outra cidade da Itália e no resto do mundo. Só em Roma, o Booking.com oferece mais de 9.000 acomodações, das quais mais de 5.000 hotéis. As vantagens do Booking.com? O site está em português e você pode ver a cotação em reais. Pode reservar sem compromisso (inserindo o número do cartão de crédito) e só pagar ao fazer o check-in. O cancelamento da reserva é grátuito. Booking.com

Similar Articles

Deixe uma resposta

Top