You are here
Home > Atrações > Igrejas > Roteiro: Obras-primas nos arredores do Pantheon

Roteiro: Obras-primas nos arredores do Pantheon

Nas proximidades do Pantheon existem várias igrejas que possuem um patrimônio artístico tão valioso, que quase valem uma visita a um grande museu. Nessas igrejas vocês encontrarão afrescos, quadros de grandes pintores e esculturas. Só para vocês compreenderem a importância do patrimônio cultural e artístico, citarei alguns nomes: Caravaggio, Michelangelo e Rafael.

Igreja de Saint Louis des Français (São Luis dos Franceses)

A igreja de culto católico foi inaugurada em  1589, e fica entre o Pantheon e a Piazza Navona. Desde a sua inauguração ela é a igreja nacional dos franceses residentes em Roma, e dentro dela existem várias obras de arte que exaltam personagens históricos e heróicos da cultura francesa, como estátuas de Carlo Magno, Santa Clotilde, Santa Jeanne de Valois, São Luis; e também hospeda túmulos de personagens franceses famosos, como o do Cardeal Bernis, embaixador dos reis Luis XV e Luis XVI.

The_Inspiration_of_Saint_Matthew_by_Caravaggio

Mas é na última capela à esquerda, que podem ser observadas as obras-primas mais famosas da igreja de São Luis dos Franceses: três telas do pintor Caravaggio. São elas: Martírio de São Mateus, São Mateus e o Anjo e A Vocação de São Mateus. As telas foram pintadas entre 1599-1600. Uma particularidade é que Caravaggio foi o primeiro a pintar o santo já na sua velhice, e como ele tinha uma vida de andarilho, Caravaggio o retrata com os pés sujos.

A igreja abre todos os dias, exceto às quintas-feiras, das 10 às 12:30 e das 15 às 19h. Visitem o site para qualquer eventual mudança de horários.

Basílica de Sant’Agostino (Santo Agostinho)

Quando pensamos em visitar uma igreja para ver as telas de Caravaggio, a primeira que nos vem em mente é a igreja de São Luis dos Franceses. Ela é muito visitada e em alguns horários está um pouco cheia. Já a igreja de Santo Agostinho não goza da “mesma fama”, normalmente tem poucos visitantes, mas é nela (segundo meu gosto pessoal) que está uma das telas mais bonitas de Caravaggio: La Madonna dei Pellegrini (Nossa Senhora dos Peregrinos), também conhecido como La Madonna di Loreto. O quadro fez um imenso furor, porque Nossa Senhora está vestida como uma mulher do povo, uma plebeia.

Michelangelo_Caravaggio_001

Já os peregrinos são feios e maltratados, estão sujos, com roupas maltrapilhas e com os pés também muito sujos e inchados, como pés de verdadeiros peregrinos.  O quadro é de 1606. Na igreja também se encontra um afresco de Rafael, chamado O profeta Isaias, pintado em 1511-1512.

344px-Raffaello_profeta_isaia

Não viaje para a Itália sem um Seguro Viagem

Compare os preços e compre o seu na Seguros Promo, parcelado em até 12 vezes. Digite ROMAPRAVOCE5 e ganhe 5% de desconto.

Igreja de Santa Maria sopra Minerva

O nome da igreja é porque ela foi construída em cima (em italiano: sopra) do antigo templo de Minerva

elefante-bernini

A praça em frente à igreja já possui uma obra de arte de valor inestimável: o elefante esculpido por Gian Lorenzo Bernini (o que seria de Roma sem a genialidade de Bernini?), e em cima dele está posicionado o Obelisco da Minerva. Apesar do elefante ser de 1667, o obelisco pertencia a um antigo templo romano (templo de Isis), e provavelmente é do sec I ou II d.C.

Nesta igreja deu-se um fato importante para a história mundial: foi no seu convento, em 22 de junho de 1633, que Galileu Galilei negou as suas teses científicas, ao ser acusado de heresia. A construção atual é de 1566, mas desde o século VII d.C. já existia um oratório de monjas.

A construção em estilo gótico (uma raridade em uma cidade onde super abundam igrejas em estilo barroco) é um verdadeiro “museu” e o meu conselho é concentrar-se em pelo menos uma obra de arte: a estátua do Cristo Redentor, de Michelangelo.

cristo-michelangelo

 

Michelangelo trabalhou aproximadamente 2 anos na escultura do Cristo (1519-1521) e a enviou para Roma ainda inacabada. Foi Pietro Urbano quem deu os últimos retoques, e alguns o acusam de ter, na verdade, destruído a obra de Michelangelo.  Inicialmente a estátua do Cristo Redentor estava completamente nua. Em um segundo momento a igreja decidiu que uma estátua de Cristo nu era indecente, então foi feita uma faixa de bronze para cobrir a nudez.

Na igreja de Santa Maria sopra Minerva também se encontram os túmulos de Santa Caterina de Siena (padroeira da Itália) e de cinco papas: Papa Paolo IV, Papa Leone X, Papa Clemente VII, Papa Benedeto XIII e Papa Urbano VII. Além de obras de pintores como Beato Angelico e os maravilhosos afrescos de Filipino Lippi, que foi discípulo de Botticelli.

pantheon_igrejas

No mapa está indicado o seguinte percurso: Santa Maria Sopra Minerva >>> Pantheon >>> San Luigi dei Francesi >>> Sant’Agostino. De um lugar até o outro a caminhada não supera 5 minutos.

Outros posts com dicas de lugares próximos ao Pantheon:

 Vai visitar o Coliseu e os Museus Vaticanos/Capela Sistina?

Compre o fura-filas com a TicketBar. Venda fácil em Português.


Organize agora a sua viagem

Viaje tranquilo com um Seguro para Viagens na Europa
A Itália faz parte dos países europeus que exigem um seguro para viagem com cobertura mínima de € 30.000. Contrate o seu com a Seguros Promo. Cotação gratuita com comparação de preços entre várias seguradoras.

Procurando um hotel em Roma? Reserve agora com o Booking.com
 O Booking.com é a empresa selecionada como parceira para reservas de hotéis em Roma, em qualquer outra cidade da Itália e no resto do mundo. As vantagens do Booking.com? O site está em português e você pode ver a cotação em reais. Booking.com

 Comparador para viagens de trem na Itália
 Compre suas passagens de trem sem custo adicional com a Trainline. Com a Trainline é possível comparar passagens de trem das principais companhias ferroviárias na Itália e Europa, sem acréscimo de preço.

Similar Articles

10 thoughts on “Roteiro: Obras-primas nos arredores do Pantheon

  1. Pingback: Ao redor do Pantheon: guia de compras com ou para crianças | Turismo em Roma
  2. Que maravilha! Eu sou fascinada por Caravaggio. Conheci durante a faculdade e desde então que leio sobre sua vida e obra. Adorei o post!

  3. Que saudade que me deu lendo esse post. lembrei de quando vi o Panteon pela primeira vez pessoalmente, foi uma sensação unica, e andar pelo seu entorno foi bem legal tbm. Muito obrigado por me fazer relembrar.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top