You are here
Home > Uncategorized > O que o Ministério das Relações Exteriores Italiano diz sobre o Brasil?

O que o Ministério das Relações Exteriores Italiano diz sobre o Brasil?

 tour guiado em roma 728x90

Há algum tempo, a Lina do blog Conexão Paris, nos apresentou um texto semelhante ao que você lerá a seguir, no qual o Ministério das Relações Exteriores francês, dava conselhos realísticos, mas altamente assustadores aos turistas franceses em visita ao Brasil. Cliquem no link e leiam também o post da Lina: Se você lesse a descrição abaixo, visitaria este país?

bandiera-brasile

Aqui na Itália, a Farnesina _como é conhecido o Ministério das Relações Exteriores_ tem uma seção do seu site institucional dedicado à Unidade de Crise. Essa seção atualiza constantemente um relatório que a diplomacia italiana redige para os cidadãos italianos que viajarão pelo mundo afora. Nos últimos anos houve um certo número de italianos sequestrados por facções islâmicas, em áreas de guerra (ou não), exigindo que a diplomacia local trabalhasse intensamente, em alguns casos pagando milhões de euros a milícias, para ter seus cidadãos de volta, sãos e salvos.

E o que a Farnesina diz sobre o Brasil, nesse momento que milhares de italianos estão visitando nosso país durante a Copa do Mundo? [Nossa tradução e nossos grifos]

De 12 de junho a 13 de Julho o Brasil hospeda o Campeonato da Copa do Mundo de 2014.

Aconselhamos consultar o boletim Focus “Copa do Mundo Brasil 2014”, na página inicial desse site, para mais informações.

Algumas cidades grandes brasileiras vivenciaram recentemente manifestações de protesto, na sua grande maioria pacíficas, mas que em alguns casos degeneraram em episódios de violência. Aconselhamos nossos compatriotas a evitar tais manifestações e aglomerações, e de manter-se informados sobre os acontecimentos locais através dos meios de comunicação.

Apesar do empenho e do louvável esforço das autoridades locais, e mesmo com as melhorias testemunhadas em alguma áreas, em todo o território do Brasil é necessário manter uma atenção elevada e comportamentos prudentes por causa do alto nível de criminalidade, agravado pela prática difundida do homicídio, inclusive por razões fúteis. Mesmo nos bairros de classe média e média-alta, ocorrem frequentemente assaltos a mão armada, sequestros relâmpago (obrigando a retirar dinheiro no caixa eletrônico), e furtos, inclusive aos turistas estrangeiros. Os criminosos também miram áreas turísticas como praias, hotéis e shopping centers. Caso você se encontre numa situação semelhante, as autoridades locais consideram mais prudente – para evitar reações frequentemente excessivas (como, o já citado homicídio) – manter a calma, não reagir ao assalto, e apresentar imediatamente queixa à Polícia. Recomendamos atenção redobrada ao dirigir um carro, especialmente em manter os vidros fechados, principalmente quando parar no sinal de trânsito e evitar falar ao celular. Ademais, aconselhamos adotar modos e roupas discretas, evitando principalmente exibir jóias e artigos de luxo como relógios e celulares. As autoridades brasileiras estão comprometidas com uma política de melhoria e recuperação das áreas urbanas mais degradadas das grandes cidades (“favelas”, principalmente no Rio de Janeiro), áreas que devem absolutamente ser evitadas. As operações policiais realizadas periodicamente podem desencadear em badernas e confrontos violentos com facções criminosas.

pistola-spari

Texto original, que pode ser lido neste link: http://www.viaggiaresicuri.it/?brasile

Dal 12 giugno al 13 luglio 2014 il Brasile ospiterà  i Campionati Mondiali di calcio 2014.
Si prega di consultare l’apposito Focus “Mondiali di Calcio Brasile 2014”  sulla homepage di questo sito, per ogni utile approfondimento.

Alcune grandi città brasiliane sono state recentemente interessate da manifestazioni di protesta, in larga maggioranza pacifiche, che in alcuni casi sono degenerate in episodi di violenza. Si consiglia ai connazionali di evitare le manifestazioni e gli assembramenti e di mantenersi informati sulle situazioni locali tramite i media.

Nonostante l’impegno e l’encomiabile lavoro svolto dalle locali Autorità, e nonostante i progressi registrati in alcune aree, in tutto il territorio del Brasile occorre mantenere elevata vigilanza e condotte ispirate a prudenza a causa dell’alto tasso di criminalità, aggravato da un diffuso ricorso all’omicidio anche per futili motivi. Anche nei quartieri di classe media e medio – alta, si verificano con frequenza rapine a mano armata, sequestri-lampo (con richiesta di ritirare denaro al bancomat), e scippi, anche a danno di turisti stranieri. I criminali prendono di mira anche aree turistiche come spiagge, hotel e centri commerciali. Se si dovesse venire coinvolti in episodi di questo tipo, le Autorità locali considerano più prudente – per evitare reazioni sovente sproporzionate (come appunto l’omicidio) – mantenere la calma, non reagire contro l’assalitore, e presentare subito denuncia presso la Polizia. Si raccomanda particolare prudenza alla guida di un veicolo, in particolare di mantenere i finestrini chiusi specie quando fermi al semaforo ed evitare di parlare al cellulare. Si consiglia, inoltre, di adottare una condotta ed un abbigliamento ispirati a sobrietà, evitando in particolare di esibire gioielli e articoli di lusso come orologi e cellulari. Le Autorità brasiliane sono impegnate in una politica di bonifica e recupero delle aree urbane più degradate delle grandi città (“favelas”, soprattutto a Rio de Janeiro), aree che vanno assolutamente evitate. Operazioni di polizia realizzate periodicamente possono degenerare in disordini e violenti scontri con bande criminali.

E aí? Você visitaria um país com essas características? Ou os italianos estão exagerando?

Opinem!

Atenção! As imagens que ilustram esse post foram escolhidas por nós, e não foram publicadas no site da Farnesina.

 

Organize agora a sua viagem

Viaje tranquilo com um Seguro para Viagens na Europa

A Itália faz parte dos países europeus signatários do Tratado de Schengen que exigem um seguro para viagem com cobertura mínima de € 30.000. Contrate o seu com a Real Seguros, empresa parceira do blog. A cotação é totalmente gratuita e você pode comprar os produtos de várias seguradoras. Além de garantir o menor preço, o seu seguro pode ser parcelado em até 6 vezes sem juros no cartão de crédito. Descontos de 5% para pagamentos à vista com boleto bancário. Os seguros cobrem assistência médica e hospitalar, com possibilidade de atendimento no seu hotel, remarcação de voos, extravio de bagagens e até traslados em caso de falecimento no exterior. Não confie na sorte.

Compre seus ingressos agora e pule a file!

Filas em Roma? Nunca mais! Ingressos para o Coliseu, Museus Vaticanos, além do Roma Pass, o passe que une meios de transporte às atrações turísticas. A interface do site e o atendimento são em língua portuguesa.


Para mais ingressos, visite a página de ingressos do Roma Pra Você.

Similar Articles

4 thoughts on “O que o Ministério das Relações Exteriores Italiano diz sobre o Brasil?

  1. Infelizmente esta é a realidade do momento. Este ano o pai de uma conhecida foi assassinado em uma farmácia porque deu o azar de estar comprando remédio exatamente na hora que os ladrões resolveram entrar… Um outro conhecido, italiano, fotógrafo, que mora no Brasil foi assaltado em um estacionamento e levaram 50 mil euros em equipamento fotográfico. Isso sem falar do marido de uma amiga que foi assassinado pela polícia por engano há algum tempo. O que dizer? Que é um país “tranquilo” e que estão exagerando?

Deixe uma resposta

Top
Close