You are here
Home > Dicas práticas > Afinal, tem ou não tem neve em Roma?

Afinal, tem ou não tem neve em Roma?

Se seu sonho é fazer bonecos de neve, deitar no chão e fazer aqueles anjos, ou qualquer coisa assim… terei que destruir seus sonhos! Quando cai neve em Roma _e todo ano caem pelo menos uns míseros floquinhos_ é raro que seja uma quantidade tal para se sentir assim… em um lugar de neve!

Mas vamos por partes… como é a neve em Roma?

Roma não é uma cidade tão fria assim a ponto de nevar e, quando acontece, dura pouco, muito pouco.

neve-em-roma
Nevem em 2010. Durou dois dias (era um fim de semana) e foi a grande sensação. O assunto do dia, semana, mês…

Todos os invernos acontecem alguns dias realmente frios e, aqui ou ali caem alguns flocos. Tipo… estamos dirigindo o carro, e nos damos conta que tem uns “floquinhos de gelo” no pára-brisa.

Algumas vezes os flocos são mais intensos e duram até 10-15 minutos, mas se a temperatura não continuar muito fria ou baixando, a neve logo logo vira chuva.

Portanto, ver neve não é impossível, mas vivenciar a experiência da neve, é algo raro.

neve-em-roma-5
Nem é tanta neve assim, certo? Mas acredito ser o máximo de neve em Roma.

Quando realmente neva, os romanos piram… e nem sempre de “felicidade”!

A cada 10-15 ou até 20 anos, acontece de chegarem correntes de ar congelantes que vêm do Norte da Itália, por sua vez originárias da Sibéria. Essas correntes perduram por pelo menos 1 dia inteiro, ou quem sabe um dia e meio… e a cidade fica coberta de neve.

Nos primeiros momentos, uau, é lindo, é mágico.

E todos os moradores começam a lembrar a última vez que nevou. Isso vira o “assunto do ano”.

neve-em-roma-3

As escolas fecham, as repartições públicas também, o trânsito fica mais louco e mais engarrafado do que já é. Ademais, morando em uma cidade que nunca neva, quase ninguém tem correntes de neve ou pneus de neve. Aqueles poucos que se arriscam a sair de casa, dirigem a 30 km por hora.

Não viaje para a Itália sem um Seguro Viagem

Compare os preços e compre o seu na Real Seguros  parcelado em até 12 vezes no cartão de crédito. Page com boleto bancário e ganhe 5% de desconto.

Me lembro que estava dentro de um ônibus da última vez que nevou e, além do ônibus literalmente sambar na neve, no meio do caminho o motorista desligou tudo e nos deixou no meio da rua. Não era possível continuar dirigindo em segurança. Ah! Idem com os motoristas de táxi. Tive que caminhar muitos quilômetros até conseguir pegar o bonde 8 para voltar para casa. No meio do caminho vi muita gente escorregando ou caminhando devagar com medo de cair. Somos os “caipiras da neve”!

Sem contar que também não temos sapatos de neve e nada assim… a solução é arriscar e escorregar. Mas nem faz uma quantidade de neve para isso. Aqueles que são acostumados a esquiar, vão tomar seus cappuccinos no bar da esquina usando sapato de esqui.

neve-em-roma-4
Neve em frente à Estação de Trastevere.

Tudo isso é muito folclórico!

Assim a alegria se transforma em caos, porque neve não é nosso habitat natural.


Para quem quer ver neve em Roma, e ponto final!

Para ver neve em Roma, na verdade é preciso sair da cidade e ir para as colinas e montanhas. Existem várias estações de ski nos arredores (menos de 2 horas do centro da cidade) e as mais famosas são: Terminillo, Montecatino e Monte Livata. Também é possível chegar em Campo Felice, que fica no Abruzzo (estado ao lado de Roma), facilmente alcançável com a auto-estrada.

Foto: Campocatino.

Chegar nessas localidades (principalmente Terminillo e Monte Livata) com os meios de transporte locais não é impossível, mas as pistas de esqui costumam fechar uma hora antes do pôr-do-sol. E no inverno o sol se põe antes das 5 da tarde. Por isso considere também a possibilidade de pernoitar no local. Ou para quem for fazer um bate-volta, comece o seu dia bem cedo.

Outros posts relacionados:

 Vai visitar o Coliseu e os Museus Vaticanos/Capela Sistina?

Compre o fura-filas com a TicketBar. Venda fácil em Português.



Organize agora a sua viagem

Viaje tranquilo com um Seguro para Viagens na Europa
A Itália faz parte dos países europeus que exigem um seguro para viagem com cobertura mínima de € 30.000. Contrate o seu com a Seguros Promo. Cotação gratuita com comparação de preços entre várias seguradoras.

Procurando um hotel em Roma? Reserve agora com o Booking.com
 O Booking.com é a empresa selecionada como parceira para reservas de hotéis em Roma, em qualquer outra cidade da Itália e no resto do mundo. As vantagens do Booking.com? O site está em português e você pode ver a cotação em reais. Booking.com

 Comparador para viagens de trem na Itália
 Compre suas passagens de trem sem custo adicional com a Trainline. Com a Trainline é possível comparar passagens de trem das principais companhias ferroviárias na Itália e Europa, sem acréscimo de preço.

Similar Articles

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top