You are here
Home > Outros Destinos > Emilia Romagna > Visita ao Museu Casa Enzo Ferrari de Modena

Visita ao Museu Casa Enzo Ferrari de Modena

Modena reserva dois espaços e momentos dedicados à Ferrari: um mais “sentimental”, o Museu Casa Enzo Ferrari, e outro com tecnologia e adrenalina elevadas à enésima potência, o Museu Ferrari de Maranello.

Nas minhas andanças pela sempre prazerosa região Emilia-Romagna, primeiro tive a oportunidade de visitar o Museu Ferrari de Maranello.

museu-enzo-ferrari-modena-2

E em uma visita sucessiva, fui também ao Museu Enzo Ferrari. O lugar nasceu onde realmente existia a fábrica/oficina de Alfredo Ferrari, pai de Enzo.

À diferença do outro museu, este é mais acolhedor e mais sentimental, porque conta a paixão desses homens e de tantos outros homens da região pelos motores, inclusive a dinastia dos Maserati.

museu-enzo-ferrari-modena-3
Um pouco sobre a história de outra dinastia automobilística: os seis irmãos Maserati.

Museu Casa Enzo Ferrari: a poucos minutos a pé da estação de Modena

Uma das maiores vantagens dessa visita, para quem quer ver de perto (e quase tocar) uma Ferrari, é que o museu fica coladinho na estação de trem de Modena. E Modena é facilmente alcançável de qualquer lugar (com bom deslocamento ferroviário), do centro e do norte do país. A cidade fica a somente a cerca de 20-30 minutos de trem de Bolonha e dali você pode continuar sua viagem para Milão, Veneza, Verona, ou Florença, por exemplo.

museu-enzo-ferrari-4

Mapinha com a distância:

Passado e presente: a velha oficina lado a lado a uma obra de arquitetura moderna

Uma das primeiras coisas que nos chamam a atenção quando chegamos ao Museu Enzo Ferrari é ver o antigo casarão de tijolos com a escrita OFFICINA MECCANICA ALFREDO FERRARI e que era a oficina onde começou a história da Ferrari. Logo ali ao lado também ficava a casa deles.

museo-casa-enzo-ferrari-modena-2

Mas existe uma coisa ainda mais interessante, e que traduz fielmente a cultura e as tradições italianas. Aqui usa-se muito a expressão casa e bottega (casa e bodega), para falar de alguém que tem uma atividade comercial (um armazém, um açougue, um supermercado, uma fábrica e até uma roça) colada junto à sua residência. Essa é a história da Itália onde muitas famílias construíam um “puxadinho” ao lado das suas casas, e dali nasceram muitas realidades vencedoras, e que até viraram grandes empresas e marcas industriais.

museo-casa-enzo-ferrari-3
Na estrutura nova tem um cantinho com lanchonete e restaurante.

Pois bem, logo atrás dessa romântica oficina de tijolos do séc XIX foi construída uma linda estrutura inicialmente projetada e iniciada pelos arquitetos Jan Kaplický e Amanda Levette, do Future Systems de Londres. Após o divórcio de Kaplicky e Levette, além do falecimento do arquiteto tcheco, o projeto foi reinterpretado e concluído pelo arquiteto italiano Andrea Morgante, seu assistente.

museo-casa-enzo-ferrari-4

Não entendo muito de arquitetura, mas acredito ter uma sensibilidade para a beleza. Achei que o casarão-oficina de 1830 e o novo prédio de 2012 combinam bem e não brigam entre si! Há uma harmonia entre o passado e o presente, entre o velho e o novo.

As origens: motores e fotos, no casarão

A família Ferrari sempre foi apaixonada por motores, e já no início do séc XX foi uma das primeiras famílias de Modena a ter um carro motorizado.

museo-casa-enzo-ferrari-modena

motor-de-uma-ferrari-2

Nessa parte há vários motores das Ferraris, mas também a primeira Ferrari construída, além das primeiras a ganharem campeonatos mundiais. Ademais, encontramos algumas Alfa Romeo que pertenceram ao Enzo e muitas fotos em preto e branco, retratando a família, os carros e a antiga oficina.

museu-casa-enzo-ferrari-10

barco-ferrari
Pasmem, um barco Ferrari, o qual ganhou prêmios em várias competições.

A tecnologia: história e Ferraris no museu super moderno

No outro ambiente, super moderno, há uma exposição enorme de Ferraris e também muitos painéis que contam de modo cronológico sobre essa grande aventura automobilística que nasceu ali em Modena. Praticamente dentro desse enorme ambiente “futurista” aprendemos sobre a história do automóvel de 1890 a 1970, ali naquela região.

museu-enzo-ferrari-modena-5

museu-enzo-ferrari-6

Além de ver todas essas Ferraris lindas de perto, no museu também há projeção de mostras. Quando fui, a mostra era dedicada, claro, a Enzo Ferrari e também a Luciano Pavarotti, outro cidadão ilustre de Modena.

luciano-pavarotti

Todas as luzes do museu se apagaram e cheguei a ficar arrepiada. Foi lindo ver um pout-pourri de vários momentos da carreira de Pavarotti. Adorei especialmente as imagens dele cantando New York New York com Lisa Minelli.

museu-enzo-ferrari
Ver todos esses carros dentro desse ambiente moderno, enorme e até um pouco futurista é uma super experiência!

Se passar por Modena, vá ao Museu Enzo Ferrari. Essa é uma visita que realmente vale realmente a pena. Para quem quiser visitar os dois museus, o do centro de Modena e o de Maranello, há serviços de ônibus que ligam os dois locais.

Casa Museu Enzo Ferrari

Site: http://museomodena.ferrari.com/

Aberto todos os dias, exceto 25 de Dezembro e 1 de Janeiro.

De 1 de Novembro a 31 de Março: das 9:30 às 18h.

De 1 de Abril a 31 de Outubro: das 9:30 às 19h.

Endereço

Via Paolo Ferrari 85, Modena

Preços

Tarifa: 15 euros

Estudantes e idosos acima de 65 anos: 13 euros

Menores de 19 anos: 5 euros

 

Visitei o local a convite do Discover Ferrari & Paravotti Land.


Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

Similar Articles

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top