You are here
Home > Atrações > O Museu da Aeronáutica de Bracciano é um passeio surpreendente para crianças e adultos

O Museu da Aeronáutica de Bracciano é um passeio surpreendente para crianças e adultos

A cidadezinha de Bracciano é muito conhecida pela beleza medieval do seu castelo (que sempre atraiu celebridades em busca de um cenário de conto de fadas para seu casamento, como os já divorciados Tom Cruise e Kate Holmes) e pela beleza natural do seu lago, que no verão atrai milhares de italianos em busca de uma “praia de lago”, esportes aquáticos, tudo isso unido à boa cozinha de pequenas tratorias da região.

Mas a cidade também reserva uma maravilhosa surpresa para um momento de entretenimento para crianças e adultos: o Museu da Aeronáutica Militar de Bracciano, que conta com uma surpresa para nós brasileiros! Fiquem coladinhos aqui no texto que vou contar tudo sobre esse fantástico e surpreendente museu.

museu-aeronautica-bracciano-5

Antes de continuar a leitura, que tal reservar o seu passeio em Roma, com guia brasileira? Será uma experiência inesquecível!

A primeira notícia fantástica: o museu é grátis!

O Museu da Aeronáutica de Bracciano fica em um antigo hangar à beira do lago de Bracciano, onde outrora existia um aeroporto militar e centro de construções aeronáuticas.

Ali no local eram feitas experimentações, construções e pouco e decolagem. Inclusive no local foi construído o primeiro dirigível italiano em 1908, que dali alçou voo.

Em 1977 o Museu da Aeronáutica, que já existia desde 1903 e tinha sido transferido para vários edifícios, sempre em busca de um espaço ideal, encontrou o seu habitat definitivo aqui, nesse ambiente já propício para hospedar aviões.

O acervo do museu é dividido em quatro hangares: Troter, Velo, Badoni e Skema e todos os aviões expostos são de uso militar.

museu-aeronautica-bracciano-2

No pátio externo do museu já podemos ver alguns modelos de aviões. Entre eles o anfíbio Grumman HU-16 Albatross, que foi fabricado pela estadunidense Grumman dos anos 40 aos anos 60 do século passado.

O Hangar Troter

museu-aeronautica-bracciano-3

No primeiro hangar é contada a origem da aeronáutica, com os primeiros aviões e tecnologia aeronáutica até a primeira guerra mundial (de 1915 a 1918 do séc. 20). O próprio hangar já é em si mesmo uma peça de museu, já que foi o primeiro hangar construído na Itália, com o dinheiro de indenização de guerra que a Áustria pagou à Itália.

museu-aeronautica-bracciano-6

No museu também há uma réplica do Wright N°. 4, modelo construído pelos irmãos Wright, aqueles que os americanos dizem ser os inventores do avião, e não Santos Dumont.

museu-aeronautica-bracciano-4

Também há alguns aviões empregados durante a primeira guerra mundial, como um Blériot e um SPAD S.VII

O Hangar Velo

No hangar Velo estão expostos alguns modelos de aviões utilizados entre a primeira e a segunda guerra mundial.

museu-aeronautica-bracciano-9

Nesse hangar existe alguns objetos da famosa e trágica expedição polar de Umberto Nobile. E aqui preciso contar uma historinha para vocês.

Nos anos oitenta começou a ir ao ar um programa de televisão chamado Quark, cujo apresentador se chama Alberto Angela, hoje um senhor de mais de oitenta anos. Vinte anos depois, quando cheguei à Itália esse programa ainda era apresentado. Para dizer a verdade, não sei se eram capítulos inéditos ou reprise, mas uma noite me peguei na frente da TV e o tema era a trágica expedição polar guiada por Umberto Nobile, a bordo do dirigível Itália.

Umberto Nobile era um engenheiro aeronáutico e oficial de aeronáutica real italiana e construiu um dirigível cujo objetivo era alcançar o polo Norte. Na verdade Nobile já havia chegado ao polo Norte em 1926 a bordo do dirigível Norge, também de sua construção.

museu-aeronautica-militar-7
O esqueleto do dirigível Itália

A expedição de 1928 era composta por 16 homens: 10 faziam parte da tripulação e 6 eram cientistas e jornalistas. Na ida deu tudo certo e o dirigível conseguiu aterrissar no Polo Norte. Na viagem de volta (23 de Maio de 1928) o dirigível caiu por razões parcialmente desconhecidas, mas, com certeza a causa da tempestade que encontraram no caminho, quando decidiram pela rota sugerida pelo meteorologista e físico sueco Finn Malmgren.

Dos 16 somente 8 sobreviveram, além de Titina, a cadelinha de Nobile que era a mascote da expedição.

museu-aeronautica-bracciano-8

Pois bem, no Hangar Velo existe o “esqueleto” do dirigível Itália e o museu possui um prédio anexo dedicado a Umberto Nobile. Infelizmente esse pavilhão só é aberto para excursões, pesquisas científicas ou reservado com antecedência.

Saibam que em 1969 foi feito um filme russo contando essa aventura trágica. Ele se chama “barraca vermelha”, ((Красная палатка / Krasnaja palatka) a cor da barraca onde os sobreviventes permaneceram acampados esperando o socorro que levou.

O Hangar Badoni

Nesse hangar, que foi construído nos anos 30, encontram-se exemplares de aviões usados durante a segunda guerra e imediatamente depois. Há modelos como o enorme Savoia-Marchetti e Macchi M.C.200. Nesse hangar também há uma plataforma onde podemos ver os aviões do alto, praticamente como se estivéssemos em uma altura correspondente a um segundo ou quase terceiro andar de um prédio.

museu-da-aeronautica-bracciano-10

Em um cantinho super discreto também tem um… cinema! Nele tem uma filme que deve durar uns vinte minutos, talvez um pouco mais ou um pouco menos (risos) que conta a história das Frecce Rosse, os aviões da esquadrilha da fumaça italiana, que é considerada uma das melhores do mundo.

museu-aeronautica-italiana-11

Ademais, há uma série de painéis contando um pouco a biografia dos grandes pilotos de guerra italianos, inclusive Francesco Baracca… o homem que “criou” o cavalinho da Ferrari.

O Hangar Skema

museu-aeronautica-bracciano-14
Uma das frecce tricolori, a esquadrilha da fumaça italiana

Nesse hangar existem modelos mais recentes, inclusive a gente logo lembra de Tom Cruise em Top Gun. Porque nesse hangar existem vários modelos de caça idênticos ao do filme. Como o Aeritalia G 91Y, o Tornado IDS 50, os aviões Aeromacchi MB da esquadrilha da fumaça e até um Embraer! O caça AMX International Ghibli é construído unindo as tecnologias da aeronáutica brasileira e italiana, e inclusive trás militares da aeronáutica brasileira que trabalham aqui junto aos italianos nesse projeto.

AMX-International-Ghibli-embraer
AMX que a Embraer fabrica junto com a Itália

Surpresa! O cavalinho da Ferrari em aviões da Aeronáutica!

Para nossa surpresa, vimos o cavalinho da Ferrari em alguns aviões. Aprendemos que era o símbolo pessoal de um dos melhores pilotos italianos: Francesco Baracca. Baracca ingresso una vida militar frequentando a escola de cavalaria do regimento real. O regimento que foi fundado em 1692 e ainda hoje é um dos mais importantes do exército italiano tinha como símbolo o cavalinho rampante (“cavallino rampante”)

museu-aeronautica-bracciano-12

Quanto Baracca serviu na aeronáutica, tendo entrado para a história como um dos melhores pilotos de guerra italianos, levou consigo o símbolo do seu antigo regimento de cavalaria, imprimindo-o em todos os aviões que pilotou. Baracca faleceu em serviço.

Em 1923, quando Enzo Ferrari encontrou com o conde Enrico Baracca, pai de Francesco Baracca, o mesmo sugeriu que Enzo Ferrari usasse o “símbolo que seu filho tanto amava” nos seus carros, para que lhe trouxesse sorte e sucesso. Foi assim que o cavalinho saiu da infantaria, passou pela aeronáutica e chegou à Ferrari.

museu-aeronautica-bracciano-13

Junto com Francesco Baracca, no museu há vários painéis contando a história e homenageando os pilotos considerados os melhores pilotos militares italianos.

No acervo também há inúmeras medalhas de honra ao mérito, uniformes de pilotos e até… pasmem… uniformes de astronautas.

museu-aeronautica-bracciano-17

Com certeza é um passeio que agrada a grandes e pequenos. Se passarem por Bracciano, não deixem de visitá-lo.

Museo Storico dell’Aeronautica Militare

Site: http://www.aeronautica.difesa.it/museovdv/Pagine/default.aspx

Endereço: Aeroporto “Luigi Bourlot”

Strada Circumlacuale, snc

Loc. Vigna di Valle

00062 – Bracciano (Roma)

Horário: 9:30 às 16 com última entrada às 15h. Aberto de terça a domingo.

Fecha: 25 e 26 de Dezembro, 1 de Janeiro, Domingo de páscoa e todas as segundas-feiras.

Entrada gratuita

O museu fica em um lugar afastado um pouco afastado do centro de Bracciano. Dá para chegar a pé, mas a estrada não tem calçadas, portanto, se estiver com crianças, preste bastante atenção. Há uma linha de ônibus que sai do centro de Bracciano e para em frente ao portão do aeroporto, mas somente nos dias úteis. Aos sábados e domingos essa linha de ônibus não funciona! 

Ônibus Linha “D” (BUS Locale Linea “D”) – Ponto final no Piazzale Pasqualetti

Horário de inverno (Somente dias úteis):

Saída do Piazzale Pasqualetti: 09.30 – 12.00 – 13.45 – 15.30

Retorno (do portão do museu):     09.40 – 12.10 – 13.55 – 15.40

Horário de verão (Somente dias úteis):

Saída do Piazzale Pasqualetti: 10.00 – 11.00 – 12.00 – 15.10

Retorno (do portão do museu):     10.10 – 11.10 – 12.10 – 15.20

museu-aeronautica-bracciano-18
Entre os vários objetos expostos no museu, há esse poster comemorativo de dez anos do voo Roma-Chicago-Nova York-Roma, chamado de “cruzeiro aéreo”.

 


Organize agora a sua viagem

Viaje tranquilo com um Seguro para Viagens na Europa
A Itália faz parte dos países europeus que exigem um seguro para viagem com cobertura mínima de € 30.000. Contrate o seu com a Seguros Promo. Cotação gratuita com comparação de preços entre várias seguradoras.

Procurando um hotel em Roma? Reserve agora com o Booking.com
 O Booking.com é a empresa selecionada como parceira para reservas de hotéis em Roma, em qualquer outra cidade da Itália e no resto do mundo. As vantagens do Booking.com? O site está em português e você pode ver a cotação em reais. Booking.com

 Comparador para viagens de trem na Itália
 Compre suas passagens de trem sem custo adicional com a Trainline. Com a Trainline é possível comparar passagens de trem das principais companhias ferroviárias na Itália e Europa, sem acréscimo de preço.

Similar Articles

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Top