You are here
Home > Dicas práticas > Preparar as malas para Roma em Março e Abril

Preparar as malas para Roma em Março e Abril

Depois dos meses frios e com menos horas de luz, finalmente chega a primavera, que no hemisfério norte começa no dia 22 de março.

E realmente a gente sente que a vida está renascendo: mais horas de luz e sol, menos agasalhos, mesmo com um ventinho mais fresco pela manhã e no final do dia, a temperatura fica bem amena durante o dia todo. Mas o grande “milagre da natureza” é ver tudo renascer mesmo, correndo o risco de ser redundante: as árvores começam a passar de ramos secos para galhos com folhas. As sempre-vivas mudam de folhagem e a gente vai vendo as folhas mais velhas com folhinhas novas nascendo. E muitas plantas que dão flores começam a colorir os nossos jardins, sem contar os campos coloridos de flores. Logo logo, em algumas regiões da Itália, teremos inúmeros campos de girassóis, papoulas, canola e outras flores lindas.

primavera-em-roma
Essa também é a época tão poética da floração das cerejeiras

Também é a hora de começar a ver os bares e restaurantes botarem mesinhas nas calçadas, as pracinhas e parques começam a ficar mais cheios, as pessoas ficam mais alegres e sorridentes… até o próximo inverno!

Considerem que passamos seis meses por ano com calçados fechados e meias. E isso porque estamos em Roma! Mais ao norte do país deve por mais tempo ainda.

Mas como se vestir e se preparar para viajar nessa época do ano?

Os conselhos a seguir são para quem vem a Roma. Geralmente, mas não é via de regra, mais ao Norte você vai encontrar temperaturas mais baixas e ao Sul temperaturas mais altas.

Março e Abril são meses ainda frios, mas com temperaturas bem mais agradáveis do que Janeiro e Fevereiro. Principalmente Abril que está mesmo com o pé na primavera. Mas as temperaturas ainda não estão firmes e ainda estamos bem sujeitos a frentes frias.

As águas de Março

Considerem que Março é um mês de “passagem”: a primavera na verdade só começa na última semana do mês. Então sempre digo que, enquanto no Brasil as águas de Março fecham o verão, por aqui elas encerram o inverno. Quem vai viajar logo no comecinho de Março ainda vai pegar uma temperatura de inverno, porém mais amena. Quem viaja a partir de meados de março, vai pegar um tempo ainda incerto, mas a cada semana que passa, mais firme e “mais quente” (ou “menos frio”)? Tenha em mente que março é um mês de chuvas. Pode chover muito ou pouco, mas considere que temos pelo menos uns dez dias de chuva durante o mês todo.

mala-para-roma-marco-abril-3

Temperaturas em Março e como preparar a mala:

Mínimas de 7 graus e máxima (rara) de 24. Na média uns 14-15 graus. Cliquem no site ilmeteo.it para saber as temperaturas de março de 2016 dia-a-dia.

Não é mais o momento de: écharpes de lã pesadonas, gorros pesados, meias de lã e principalmente ceroulas ou meias-calças por baixo da roupa. Veja bem: se a sua viagem continuará para outras localidades italianas, principalmente mais ao norte (onde faz mais frio), considere ainda trazer roupas mais pesadas. Outra consideração: se você não é acostumado com o inverno e tem medo de sentir frio, sim, traga pelo menos uma touca e uma écharpe mais pesada. Mas somente uma mesmo para qualquer eventual frente fria.

mala-para-roma-marco-abril

Não é mais o momento de: galochas ou sapatos extremamente pesados. Em um ou outro dia mais frio ainda dá para usar botas de cano alto, mas o melhor é uma botinha de cano curto. Sapatos fechados e tênis também. Lembre-se: vai chover e é bom ter um sapato fechado e que resista à chuva.

Ainda não é hora de: bailarinas, sandálias ou sapatos abertos, a menos que você queira usar uma bailarina ou um mocassim com meia. Os pés são seus 🙂 e você decide o quanto suporta o frio ou não! E mais uma vez: lembre-se que vai chover!

mala-para-roma-marco-abril-1

Não viaje para a Itália sem um Seguro Viagem

Compare os preços e compre o seu na Seguros Promo, parcelado em até 12 vezes. Digite ROMAPRAVOCE5 e ganhe 5% de desconto.

Casacos e outras roupas: em Março, exceto em alguns dias lá para o final do mês, ainda não dá para flanar por aí somente com um sobretudo. Mas na minha opinião, também não é mais a hora de casacos para frio polar. A melhor alternativa? casacos acolchoados, mas leveis e dobráveis, como aqueles da Quechua e da Uniqlo. Um casaco desses, com um pullover de malha de algodão leve a uma camiseta ou blusa de manga comprida dão conta do recado. No pescoço: uma écharpe de lã fina ou malha de algodão e pashminas de algodão mais pesadas para dias ventosos ou para quem vai sair na parte da manhã ou circular à noite.

Se quiser saber mais sobre os casacos dobráveis da Quechua, leia:

O mês de Abril

A média climática é de 19 graus, segundo alguns sites de metereologia como ilmeteo.it

Em Abril a primavera realmente dá as caras, mas as temperaturas ainda oscilam. Pode fazer dias quentes para essa época do ano (de 23 a 27 graus) como a temperatura também pode ficar mais fresquinha por volta dos 16 graus. Pode chover, mas geralmente os dias de chuva não duram mais do que três ou quatro dias seguidos, e é difícil (mas não impossível) ter temporais. Mas também podem ocorrer frentes frias.

Mesmo nos dias mais quentes, em Abril ainda temos temperaturas mais fresquinhas pela manhã cedo e à noite. Ainda é uma época do ano que dormimos de cobertas. Com menos coberta, claro, mas ainda não dá para encarar somente um lençol.

Temperaturas em Abril e como preparar a mala:

Os mesmos conselhos para Março, mas já dá para eliminar uma ou outra peça mais pesada e colocar peças mais leves. Um exemplo: ao invés de 2 écharpes pesadas, traga uma para meia estação e uma mais leve, tipo pashmina.

mala-para-roma

Apesar das temperaturas amenas, nunca abra mão de proteger seu pescoço do frio. Se for viajar de trem (mesmo no verão!) ter um lencinho para proteger do frio do ar condicionado é essencial. Lenços, pashminas e écharpes leves são bem-vindos. Não é mais a hora de écharpes de lã, porque você vai sentir calor e vai suar. Conselho: essa é a minha dica, mas respeite sempre o seu nível de suportação do frio. Passar frio não é nada legal!

Meu conselho de écharpe para a primavera:

mala-primavera-em-roma

Obviamente você não precisa de uma écharpe com a marca Burberry (risos), mas a ideia é algo mais ou menos desse tipo: uma lã mais leve. Tenho umas écharpes assim e levo-as para tudo quanto é quanto. Não ocupam lugar na mala e na bolsa de viagem e protegem, sem sufocar se a temperatura subir um pouco mais.

mala-para-primavera-em-roma

Casacos e outras roupas:

Se fizer um calor tal a ponto de você usar sapatilhas ou um mocassim aberto, saiba que também dá para encarar o tempo um trench coat ou uma jaqueta jeans. Se você for caminhar muito, também pode trazer um moletom ou algum tipo de agasalho mais leve, desses que até dá para amarrar na cintura. Só não vale a pena encher a mala com eles.

A melhor alternativa? casacos acolchoados, mas leveis e dobráveis, como aqueles da Quechua e da Uniqlo. Um casaco desses, com um pullover de malha de algodão leve por cima de uma camiseta ou blusa de manga comprida dão conta do recado.

Um resumão: malas para março e abril exigem paciência e jogo de cintura. Não estará mais fazendo um frio polar, mas também não vai estar assim tão quente. O ideal é fazer uma mala com um pouquinho de cada coisa para evitar ter que comprar roupas de última hora.

Consulte sempre a previsão do tempo. Apesar de sabermos que a natureza anda imprevisível, pode ter, sim, uma margem de erro. Mas nunca acontece de dizer que vai ter sol e de repente começar a nevar. Em sites como Il Meteo e Yahoo, é possível ver a previsão do tempo para 15 dias, e ao longo do dia (se vai chover somente pela manhã, ou somente à tarde ou o dia todo).

Crédito de todas as imagens: Pixabay

Outros posts relacionados

Outros posts relacionados:

 Vai visitar o Coliseu e os Museus Vaticanos/Capela Sistina?

Compre o fura-filas com a TicketBar. Venda fácil em Português.


Organize agora a sua viagem

Viaje tranquilo com um Seguro para Viagens na Europa
A Itália faz parte dos países europeus que exigem um seguro para viagem com cobertura mínima de € 30.000. Contrate o seu com a Seguros Promo. Cotação gratuita com comparação de preços entre várias seguradoras.

Procurando um hotel em Roma? Reserve agora com o Booking.com
 O Booking.com é a empresa selecionada como parceira para reservas de hotéis em Roma, em qualquer outra cidade da Itália e no resto do mundo. As vantagens do Booking.com? O site está em português e você pode ver a cotação em reais. Booking.com

 Comparador para viagens de trem na Itália
 Compre suas passagens de trem sem custo adicional com a Trainline. Com a Trainline é possível comparar passagens de trem das principais companhias ferroviárias na Itália e Europa, sem acréscimo de preço.

Similar Articles

14 thoughts on “Preparar as malas para Roma em Março e Abril

    1. Amanda, farei esse post mais para o final do mês, para conferir minhas anotações.
      Para quem vem pelo menos até dia 15/05, as dicas são as mesmas de Abril. Hoje, por exemplo, está bem friozinho à noite e voltamos a dormir de cobertor.
      Sem necessidade de cachecol, touca de lã, mas um casaco é necessário.
      Depois do dia 15 a temperatura costuma firmar, mas o tempo anda tao louco, que nem sei o que dizer!
      Abs,
      Luciana

  1. Não acredito que posso pegar chuva em março 🙁 … Vi um pacote para dia 18/03/2017 a 26/03/2017.. clima é muito ruim?

    1. Pode nem ser muito ruim, mas para quem não gosta de frio e chuva, ainda não é a melhor época do ano.
      Mas como nosso mundo passa por mudanças climáticas drásticas, pode ocorrer alguns dias de veranico em Março.
      Quem sabe você não dá sorte?
      Boa viagem,
      Luciana

  2. Olá
    Estou pensando em visitar Roma no mês de março 2018.. Provavelmente do dia 6 ao 26. Odeio chuva e frio, porém estou louco para conhecer a neve. Saberia me dizer se ao norte posso encontrar com facilidade?

  3. Olá,
    Pretendo ir ano que vem em abril, mas como gosto de planejar tudo com bastante antecedência, já estou pesquisando. Vou comprar passagens de trem pela tremitalia, gostaria de saber com quanto tempo de antecedência acha que seria bom eu comprar?
    Obrigada

    1. As companhias geralmente começam a vender os bilhetes com 90 dias de antecedência. Portanto programe-se para começar a pesquisar preços a partir de Janeiro ou Fevereiro.
      Abs,
      Luciana

  4. Olá pretendo ficar 14 dias em Roma e Milão . De 26 de março a 07 de abril de 2019. Qual deverá ser a temperatura ??

  5. Olá Luciana, vamos em 20 de março a 08 de abril, será que chove muito? já escolhemos essa época por não ser muito calor pra caminhar bastante, portanto frio não é o problema rsrs mas chuva (não vai ser problema) só pra ir consciente e levar o necessário hehe obrigada.

    1. Não costuma chover muito nessa época, mas o tempo anda maluco, né? A única coisa a fazer é consultar um site de meteorologia uns 10 dias antes da viagem e ir
      acompanhando a previsão do tempo.
      Abs,
      Luciana

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top