You are here
Home > Viver na Itália > Em Roma: nhoque na quinta, peixe na sexta e dobradinha no sábado

Em Roma: nhoque na quinta, peixe na sexta e dobradinha no sábado

Das muitas curiosidades gastronômicas regionais italianas, com certeza uma delas é consumir certas comidas geralmente em alguns dias da semana.

É assim com o nhoque, com o pescado em geral e com a dobradinha. Em Roma existe o ditado: “Giovedì gnocchi, Venerdì pesce, Sabato trippa

Quinta-feira é dia de nhoque

Mas o que isso quer dizer? Que nos outros dias da semana não se come nhoque?

Claro que sim, mas nas casas italianas provavelmente não!

Com a globalização e considerando que o nhoque é um dos pratos italianos mais conhecidos fora das fronteiras italianas, cada vez mais a gente já acha nhoque no cardápio fixo e diário dos restaurantes. Principalmente restaurantes muito turísticos.

nhoque 4
Porções de nhoque em uma rotisseria. Obviamente era quinta-feira.

Mas, como quinta-feira ainda é o “dia tradicional” do nhoque, acontecem alguns fatos curiosos, aos quais a gente (que não nasceu aqui) se acostuma com o tempo…

Muitas tratorias e restaurantes mais simples, com cozinha caseira, têm nhoque nos seus cardápios, mas colocam entre parênteses que só o servem na quinta-feira. Ou o cardápio não tem alguma explicação e o garçom vai dizer que não tem, e que só servem nhoque na quinta.

Isso pode ser um bom sinal! Significa que os nhoques são fresquinhos e artesanais, feitos no dia ou no dia anterior.

A tradição do “gnocchi di giovedì” (nhoque na quinta-feira) ainda é tão arraigada, que todas as lojinhas que fazem massa fresca, claro, vendem quantidades abundantes dessa iguaria às quintas-feiras. Até as padarias e outros estabelecimentos gastronômicos têm nhoque fresco à venda nesse dia da semana.

Rotisserias, restaurantes com menu à la carte, etc. sempre preparam nhoques às quintas. Nos outros dias pode ser que sim, pode ser que não.

nhoque 2
Nhoque feito no dia, comprado em uma rotisseria. Depois preparamos em casa. Geralmente custa 8-10 euros ao quilo.

Mas como nasceu essa tradição? Considerem que o nhoque é um prato que demora para ser preparado. Depois que a massa está pronta, ainda é necessário enrolar e cortar. Por isso não era um prato que se fazia todos os dias.

Ele passou a ser servido às quintas, porque sendo um prato “pesado”, servia para forrar o estômago daqueles que jejuavam ou que só comiam um “peixinho” às sextas-feiras… Calma! Você precisa saber o porquê do “peixinho” às sextas-feiras.

Sexta-feira é dia de peixe, e também de grão-de-bico com bacalhau

Outra tradição (disseminada em toda a Itália) é comer peixe às sextas-feiras.

Esse costume nasce da tradição católica de relembrar as sextas-feiras da quaresma e/ou a sexta-feira da paixão, quando os católicos geralmente não comem carne vermelha.

Voltando a Roma, vamos mais além: ao bacalhau.

Não viaje para a Itália sem um Seguro Viagem

Compare os preços e compre o seu na Real Seguros  parcelado em até 12 vezes no cartão de crédito. Page com boleto bancário e ganhe 5% de desconto.

Além das barracas de peixe venderem rapidamente os seus estoques às sextas-feiras, esse também é dia do bacalhau e tradicionalmente de um prato romano: ceci con baccalà, ou seja, grãos-de-bico com bacalhau.

bacalhau
Promoção especial em um supermercado. O cartaz diz: Sexta-feira, grão-de-bico e bacalhau molhado.

Muitas bodegas, supermercados e barracas de feiras colocam cartazes oferecendo tanto o grão-de-bico quanto o bacalhau já “bagnati” (amolecidos na água). Assim é só chegar em casa e cozinhá-los.

Se você quiser saber mais uma pequena curiosidade gastronômica: geralmente nas feiras existem barracas só para venda de bacalhau e outros peixes conservados no sal, como o arenque. Muito, mas muito raramente é possível encontrar bacalhau nas barracas de pescado fresco.

A grande maioria das barracas já vende o bacalhau molhado, amolecido e dessalgado. Também são vendidas partes ou tipos de bacalhau diferentes conforme o prato a ser preparado: postas mais carnudas para saladas ou pratos no forno, partes mais durinhas e que desfiem mais facilmente para fazer bolinho de bacalhau (it: polpette di baccalà; outra iguaria que a gente encontra nas rotisserias em Roma)

Finalmente: a tripa ou dobradinha aos sábados

Preciso confessar uma coisa: eu odeio tripa, bucho, dobradinha. Mas vejo que aqui na Itália eles preparam uma ótima dobradinha, cortada em tirinhas e com molho de tomate. A cara é ótima, mas esse é um dos meus “tabus gastronômicos”!

Um dos pratos romanos mais tradicionais é a trippa alla romana, ou seja, dobradinha no molho de tomate, com menta e queijo pecorino.

tripa
Crédito: B&Baromaacquedottiantichi

Como se trata de um prato bem popular, à diferença dos nhoques e do grão-de-bico com bacalhau, é bem provável encontrá-lo praticamente todos os dias da semana, principalmente em tratorias um pouco mais simples. Esse é um prato “povão”, ou o que na Itália chamamos de “piatto povero” (prato pobre).

Mas por que a tripa aos sábados? Na verdade, parece que tudo se dá em torno da “dieta leve” da sexta-feira. Muitos dizem que após passar a sexta em “penitência alimentícia”, era hora de comer algo de bem pesado no sábado. Outros dizem que sábado era o dia em que os matadouros matavam os animais, portanto, sábado era dia de voltar a comer carne em geral e não somente a dobradinha.

Gostou de saber dessas tradições e costumes gastronômicos da Itália?

Escrevendo esse texto, bateu a maior fome!

Outras curiosidades italianas:


Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

Similar Articles

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top