You are here
Home > Atrações > A incrível visita noturna ao Fórum Romano

A incrível visita noturna ao Fórum Romano

Seguro viagem geral 728x90

Desde que descobri que existe “um mundo à parte” nas visitas noturnas aos monumentos romanos _e a primeira experiência foi poder contemplar os Museus Vaticanos vazios_ não perco uma oportunidade sequer de participar desses passeios guiados.

Com o início da primavera, dias mais quentes, ensolarados e com maior número de horas de luz, começam a pipocar vários eventos e passeios noturnos. Para mim, além da magia especial que pode ser uma visita noturna ao Coliseu, ou ver a Capela Sistina vazia e de pular a fila nos Museus Vaticanos, também existe aquela sensação vip, porque esses passeios costumam ser vendidos para um número pequeno de visitantes.

No passeio noturno no Coliseu, por exemplo, éramos um grupo de mais ou menos 25 pessoas. Naquele ao fórum romano éramos apenas dez.

Logo após apresentar-se ao grupo, a arqueóloga nos levou até o centro do Fórum Romano. Para esta visita, que dura 75 minutos, a entrada é pela Via dei Fori Imperiali. Como era final de Maio, e eu havia escolhido o passeio das 20:15, ainda não estava escuro quando começamos, mas foi muito interessante mesmo assim. Sabem por quê? Não estava quente demais, dava para ver a luz do sol dourada ficando mais vez menos intensa, e éramos um pequeno grupo em uma atmosfera completamente silenciosa.

Visitar os monumentos romanos sem multidões e com silêncio?! Não, não é uma lorota!

Acredito que tenhamos feito os primeiros trinta minutos de passeio ainda com bastante luz natural, quando o céu já se aproximava de um azul mais escuro, as luzes dos monumentos se acenderam.

Essa era a cor do cée quando as luzes acenderam.

Fiat lux! Foi um momento muito bonito e mágico.

Ao mesmo tempo que escutávamos as explicações sobre a origem do Fórum Romano, observávamos maravilhados as ruínas que sobreviveram até nós.

O passeio guiado é feito por uma arqueóloga, a qual nos explicou que no séc X a.C. ali existiam antigas catacumbas. No séc VI a.C. os reis etruscos drenaram a região, que era uma espécie de mangue, por onde passava o rio Velabro, construindo a Cloaca Máxima, a maior rede de água e esgoto de Roma.

Ter bonificado o terreno, fez com que o local se tornasse apto a hospedar construções, e assim iniciou a urbanização da área. O excursus nos levou até a fase imperial, com a construção dos templos, das basílicas, dos arcos triunfais e do amplo utilizo civil e legal do fórum romano.

Nesse meio tempo, a penumbra da noite nos alcançava e os monumentos iluminados reluziam cada vez mais, com uma brisa agradável que acariciava os nossos rostos.


A abertura extraordinária à igreja bizantina de Santa Maria Antiqua

Muitos não sabem, mas dentro do Fórum Romano, bem aos pés do Palatino, existe uma igreja bizantina antiquíssima, e não por acaso seu nome é Santa Maria Antiqua.

Ela foi construída no local que hospedou o anexo do palácio imperial de Calígula, posteriormente transformado em uma biblioteca por Diocleciano.

Foi construída no séc. VI, abandonada no séc. IX, em cima dela chegou a ser construída outra igreja, Santa Maria Liberatrice (Santa Maria Libertadora), até que esta foi destruída no séc. XIX para trazer à luz a igreja original.

Estima-se que a igreja possuía 1000 metros quadrados de afrescos, dos quais 250 metros quadrados chegaram razoavelmente bem conservados até os dias atuais. Trata-se de imagens pintadas do séc. VI até o séc IX a.C.

A igreja não é aberta ao público durante a visita diurna, mas somente em ocasiões especiais, como esse passeio noturno.


Como visitar o Fórum Romano à noite?

Vá ao site da Coopculture, a mesma empresa que possui a concessão da bilheteria on-line do Coliseu e compre o passeio: la luna al foro (a lua no fórum). Escolha o horário conforme o idioma. Nosso passeio tinha 10 pessoas, mas o grupo em inglês só tinha três. Se trata de fazer um passeio maravilhoso e exclusivo, longe das hordas e, principalmente, do calor que pode fazer no verão romano.

Quando: todas as sextas e sábados, das 20:15 à meia-noite (último ingresso às 22:45).

Preço: 20 euros


Leia também sobre outros passeios noturnos fantásticos:


Organize agora a sua viagem

Viaje tranquilo com um Seguro para Viagens na Europa

A Itália faz parte dos países europeus signatários do Tratado de Schengen que exigem um seguro para viagem com cobertura mínima de € 30.000. Contrate o seu com a Real Seguros, empresa parceira do blog. A cotação é totalmente gratuita e você pode comprar os produtos de várias seguradoras. Além de garantir o menor preço, o seu seguro pode ser parcelado em até 6 vezes sem juros no cartão de crédito. Descontos de 5% para pagamentos à vista com boleto bancário. Os seguros cobrem assistência médica e hospitalar, com possibilidade de atendimento no seu hotel, remarcação de voos, extravio de bagagens e até traslados em caso de falecimento no exterior. Não confie na sorte.

Procurando um hotel em Roma? Reserve agora com o Booking.com

 O Booking.com é a empresa selecionada como parceira para reservas de hotéis em Roma, em qualquer outra cidade da Itália e no resto do mundo. Só em Roma, o Booking.com oferece mais de 9.000 acomodações, das quais mais de 5.000 hotéis. As vantagens do Booking.com? O site está em português e você pode ver a cotação em reais. Pode reservar sem compromisso (inserindo o número do cartão de crédito) e só pagar ao fazer o check-in. O cancelamento da reserva é grátuito.



Booking.com

Similar Articles

16 thoughts on “A incrível visita noturna ao Fórum Romano

    1. A percepção do lugar é muito mais interessante: silêncio, pouca gente, etc. Agora só quero isso na vida kkkkk
      Abs,
      Luciana

  1. Visitas com poucas pessoas são do meu agrado! Desisti de visitar o Coliseu quando estive em Roma pela fila interminável! Obrigado pelas dicas

  2. Roma é uma das minhas cidade preferidas, de dia e de noite. Adoro a cidade. Estou sempre á procura de voos que façam escala em Roma para poder matar saudades. 😉

  3. Essa região é linda! Pena que não tive a oportunidade de fazer esta visita noturna, mas já anotei a dica! Obrigada

Deixe uma resposta

Top
Close