Passeios Guiados e Roteiros de Viagem

roma antiga

Passeio no Fórum Romano e Palatino, com mapa detalhado

O Fórum Romano junto com o Palatino fazem parte de uma das áreas arqueológicas mais importantes de Roma: aqui ficava o centro da cidade (centro político, administrativo, econômico e religioso), além também dos palácios imperiais.

Quem visita o Coliseu, geralmente também aproveita para conhecer as ruínas do Fórum Romano e do Palatino.

Toda essa área arqueológica está incluída no mesmo bilhete, com direito a entrar em cada uma das atrações somente uma vez.

Leia também:

O Fórum Romano e o Palatino estão em uma área em comum, e o Coliseu tem uma entrada separada.

Não é obrigatório visitar o Coliseu antes, você pode começar a visita pelo Fórum Romano e o Palatino. A única coisa muito importante a saber é que a partir de 2 de Março de 2019, a entrada no Coliseu tem que ser feita com hora marcada.

forum-romano-e-palatino-20
O Coliseu e o Arco de Constantino vistos de um dos mirantes panorâmicos do Palatino

Visita ao Fórum Romano e ao Palatino

Depois de passar pelo Arco de Constantino, e percorrer Via Sacra, a rua de pedras com antiga pavimentação romana, chegamos ao Fórum Romano que nos recepciona com o enorme e imponente arco de Tito.

Tito Flavio Vespasiano foi um dos três imperadores da dinastia que construiu o Coliseu.

arco-de-tito-roma

Tudo começou com o pai, o general Vespasiano, que subiu ao poder graças a conquistas militares e Domiciano (o filho mais jovem, que levou adiante a construção do Coliseu após a morte do Tito) e também o Estado de Domiciano, onde hoje temos a Praça Navona).

Tito foi aquele que conquistou e saqueou Jerusalém, destruindo o seu templo. Retornou a Roma em 70-71 d.C. com o dinheiro do saque de Jerusalém foi ordenada a construção do Coliseu.

Curiosidades:

  1. Durante a idade média o arco foi incorporado a uma pequena fortaleza e a casas que existiam nos seus arredores. Somente a partir do séc. 16 é que o arco passou por várias restaurações, voltando a resplandecer.
  2. Pelo menos até o séc XIX os judeus de Roma não passavam por baixo do arco. Na idade média ele ficava em uma das estradas “obrigatórias” para quem circulava pelo centro de Roma. Todos os judeus utilizavam atalhos mas não passavam por ali. Essas são notícias das crônicas de viajantes estrangeiros que passaram por Roma e registraram essa curiosidade nos seus diários de viagem

++ Leia Mais | Pontos Turísticos de Roma inesquecíveis para a sua viagem

forum romano

Tito faleceu em 81 d.C. e o senado romano, tendo-o elevado à categoria de “deus”, a imortalidade dada aos grandes imperadores, colocou a seguinte inscrição, na fachada que dá para o Fórum romano:

SENATUS
POPULUSQUE ROMANUS
DIVO TITO DIVI VESPASIANI F(ILIO)
VESPASIANO AUGUSTO

O Senado e o povo romano ao divino Tito, filho do divino Vespasiano, Vespasiano Augusto.

arco-de-tito-roma-2

Após admirar o Arco de Tito, chegou a hora de percorrer a área arqueológica do Forum Romano.

Dica prática: o passeio é inteiramente feito ao ar livre, sob sol ou chuva. Não há onde se reparar das intempéries. Mas a boa notícia é que há um banheiro com trocador para bebês.

Detalhe da parte interna do arco de Tito (a foto não está maravilhosa, mas, enfim…): uma representação do saque de Jerusalém, onde vocês podem ver o candelabro de Templo de Jerusalém sendo carregado.

Os antigos romanos chamavam-no de Forum Magnum ou simplesmente Fórum, e a área reunia o centro religioso, político, financeiro e comercial da cidade de Roma.

Tudo começou aproximadamente em 600 a.C. quando Tarquinio Prisco, um dos reis de Roma, de origem etrusca, mandou drenar a área, que era uma espécie de mangue, para construir a Cloaca Máxima, a maior rede de esgotos da antiga Roma.

++ Leia Mais | Como participar de uma missa do papa. Dicas aqui!

forum-romano-palatino-2
Templo de Antonino e Faustina, posteriormente transformado em uma igreja!

Dessa época mais antiga, que diz respeito ao período em que o poder político máximo de Roma era o reinado, hoje em dia podemos encontrar as ruínas do Templo de Vesta (deusa da casa e do ambiente familiar) e uma placa indicando exatamente onde ficava a Cloaca Máxima.

Mas foi no período republicano e imperial que o fórum cresceu e se desenvolveu, quando foram construídos o templo de Saturno (séc. V a.c.), o templo da Concórdia (séc. IV a.C.), a Basílica Emilia (séc. II a.C.) e a Basílica Iulia, construída por ordem de Júlio César. César começou a dar a “cara” que o forum romano tem hoje.

forum-romano-e-palatino

A cada século que passava o Fórum aumentava. Cada imperador quis deixar ali a sua marca, o seu legado para as gerações futuras. Mesmo que fizessem isso inconscientemente, já que o objetivo era mostrar o poder e a glória ali naquele momento. Quem imaginaria o quanto Roma ainda viveria?

Em 607 d.C. foi construído o último monumento do Fórum Romano: a coluna de Focas, em homenagem a esse imperador do Império Romano do Oriente. Focas foi o imperador que deu o Panteão de Roma de presente ao Papa.

Portanto, desde a construção dos primeiros até àquela dos últimos monumentos que vemos em meio às ruínas de Roma se passaram 10 séculos!

forum-romano-3
Nenhum imperador queria “ficar por baixo”. Septímio Severo também mandou construir um arco para si!

Após a caminhada no meio das ruínas do Forum Romano, o passeio continua pelo Palatino.

Lembram quando no início do texto eu disse que o Fórum Romano era uma espécie de mangue? Pois é, no início da história de Roma, os ricos e poderosos moravam no alto, no Palatino, que era uma das sete colinas da época da fundação da cidade.

forum romano

O Palatino existe desde a idade do bronze! E toda a sua evolução é narrada no Museu Palatino. Não deixem de visitá-lo por pelo menos três motivos:

  1. Porque não é necessário pagar a entrada se você comprar o bilhete S.U.P.E.R. (um bilhete especial que dá direito a visitar alguns edifícios do Fórum Romano e do Palatino que não abrem para quem compra o bilhete convencional)
  2. Porque o museu é muito interessante e possui dois vídeos breves: um sobre a história do Palatino e outro que mostra a reconstrução do Fórum Romano e a vida de Augusto. Muito tocante!
  3. Porque pode ser uma pausa para descanso após ter caminhado bastante pelo Fórum Romano e Palatino, que são dois passeios que exigem uma boa caminhada. Ah! E também tem banheiro!

++ Leia Mais | Passeio Guiado no Coliseu: Contrate uma guia brasileira em Roma

forum-romano-e-palatino-2
Subida para o Palatino. Os prédios que vemos ainda que chegamos fazem parte dos Jardins Farnese e foram construídos no séc XVI quando a homônima família comprou um lote de terreno dentro da área arqueológica.

A Colina Palatino é o local onde, segundo a história mitológica da fundação de Roma, a cidade foi fundada por Romulo, primeiro rei de Roma.

Fato está que as escavações comprovaram que ali existia um núcleo urbano desde o séc. VIII a.C.

++ Leia Mais | Galleria Borghese: uma visita que vale a pena

Nos séc. II e I a.C. o local abrigava os “bairros” onde vivia a aristocracia romana. Até que na época imperial, a colina passou a ser o local da residência do imperador.

E depois de Augusto ali também residiram Calígula, Nero (que depois construiu a Domus Aurea na colina que hoje localiza-se praticamente ao lado da estação do metrô de frente para o Coliseu; Colle Opio), Domiciano, Adriano e Septímio Severo.

museu-palatino-roma

Comparando com o Fórum Romano, No Palatino existem menos ruínas, mas as que existem são muito imponentes porque ali ficavam os palácios imperiais.

Digamos que é muito emocionante poder caminhar pelas ruínas onde viveram (e em alguns casos também morreram!) personagens como Augusto, Tibério, Calígula, Nero e Domiciano.

Leia também:

O Palatino também é o lugar onde se origina a lenda da fundação de Roma, pois é dali que sai a loba que amamentará os gêmeros Rômulo e Remo. Rômulo fundará Roma após assassinar seu irmão Remo.

Os descendentes de Remo, que se chamavam Ascânio e Sênio fugirão de Roma, e Sênio fundará Siena.

Uma das suas principais características é que do alto da colina existem seis mirantes dos quais é possível ver a cidade do alto. Eles estão localizados a Norte, Sul, Leste e Oeste, portanto, dá para ver o Coliseu, a cúpula da Basílica de Santa Maria Maggiore, as costas do Vittoriano.

forum-romano-e-palatino-9
Um dos mirantes com vista para o Circo Máximo, Trastevere e aquela colina verde que vemos ao fundo é o Gianicolo.

Também umas casinhas coloridas super fofas em um burgo que fica entre o Palatino e o Campidoglio (onde, por sinal, fica um ótimo mercado gastronômico em Roma: o Mercato di Campagna Amica, que só abre aos sábados e domingos).

forum romano

Pra finalizar, dá para ver o Circo Máximo e o Rio Tibre. Simplesmente imperdível. E ainda a Cúpula da Basílica de São Pedro, no Vaticano:

forum-romano-palatino-30
Olhem lá a Cúpula da Basílica de São Pedro!

O Fórum Romano e o Palatino no Google Maps:

Um mapa do Fórum Romano e do Palatino

Uma foto descrevendo todas as ruínas principais do Fórum Romano:

1280px-RomaForoRomanoVedutaDaPalatino2
Wikimedia Commons, Licença GFDL con disclaimer

Uma reconstrução em 3D, com o arco de Tito ali no fundo à direita

fororomano1

Mais dicas de Roma para a sua viagem:

Índice

Passeios Guiados em ROMA

EXPLORE ROMA COM PASSEIOS GUIADOS EM PORTUGUÊS!

16 respostas

  1. Olá Lu, tudo bem?
    Por favor, como eu poderia fazer uma visita guiada no Fórum Romano? Você indica? Vejo as pessoas reclamando que não tem muita sinalização… Eles dão algum mapa ou pelo menos audio-guia no local?
    Obrigada!

  2. Visitei o Fórum e o Palatino depois do Coliseu, numa manhã quente de Verão. E senti a falta de sombras. Mas o lugar impressiona mesmo, a reconstrução 3D ficou incrível

  3. Gostei muito de saber mais sobre as ruínas do Fórum Romano e do Palatino. Estive em Roma há décadas atrás e não me lembro de ter visitado. Quero muito voltar na cidade e já guardei as dicas aqui, vão me ajudar muito no planejamento!

  4. Porque eu não vi esse post antes de ir pra Roma!!!! Fiquei perdida real pelo Palatino mas no fim deu tudo certo. Post sensacional.

  5. Olá! Já visitei o Coliseu em 2018, mas este ano, estarei de volta com minha mãe. a minha dúvida é sobre a limitaçao física dela (68 anos, fez cirurgia no femur, e usa bengala) há possibilidade dela visitar o Coliseu? Vi que para deficientes e necessidades especiais a entrada é gratuita, mas não sei se abrange a situação dela. Pode me ajudar nesta informação específica?

    1. O percurso superior do Coliseu pode ser alcançado com elevador, quanto a isso não há problemas.
      Em relação a gratuidade para deficientes, vcs precisariam de algum documento do SUS traduzido para o italiano.
      Atn.,
      Luciana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!