You are here
Home > Dicas práticas > Missas e cultos em português em Roma

Missas e cultos em português em Roma

Uma coisa que me surpreendeu bastante quando vim morar na Itália foi a descoberta das “igrejas e missas dos estrangeiros”. Deixa eu explicar como funciona: geralmente a diocese de Roma, com o intuito de atender os católicos de outra nacionalidade, coloca alguns sacerdotes estrangeiros em algumas paróquias, criando assim uma forte rede social católica para algumas nacionalidades.

Muitas vezes, quando o estrangeiro ainda não domina bem o italiano, mas gostaria de continuar seguindo a sua religião, ele costuma procurar uma igreja com a sua língua de origem.

Assim, muitas igrejas locais começam cada vez mais a oferecer cerimônias e a formar um grande movimento em torno de comunidades linguísticas, quais, brasileiros, cabo-verdianos, filipinos, poloneses, albaneses, chineses, africanos e coreanos. Geralmente não trata-se só de “ir à missa ou ao culto”, mas muitas vezes ter ajuda para obter os documentos, encontrar trabalho e, claro, compartilhar a cultura.

Comunidade de Nossa Senhora Aparecida, no Trastevere

Em 2005 a diocese de Roma designou que a paróquia de Santa Maria della Luce (Santa Maria da Luz), que já hospedava a Missão Latinoamericana de Roma, também “virasse uma igreja brasileira”. Assim para representar o nosso povo, foi escolhida a Santa Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.

festa_junina_2015
Festas juninas, feijoadas, churrascos e a famosa procissão de Nossa Senhora Aparecida. Essas são apenas algumas das atividades para agregar e congregar os brasileiros.

Pessoalmente, já tive a oportunidade de ouvir testemunhos de muitas mulheres brasileiras, que se encontraram em situação difícil (até dormindo na rua porque perderam o trabalho com dormitório) e a comunidade foi fundamental para a subsistência delas após a chegada no país e para tecer uma rede de relações sociais.

Onde? Via della Lungaretta 22/A, bem no coração do Trastevere.

Site: http://www.comunidadebrasileiraroma.com/

Facebook: https://www.facebook.com/comunidadebrasileiraroma

Meios de transporte: bonde 8 (da Praça Veneza), ônibus H (da Estação Termini)

A super-barroca igreja de Santo Antonio dos Portugueses

A igreja de Santo Antonio dos Portugueses é o único exemplo de barroco português em Roma, onde, por óbvios motivos, estamos cercados pelo barroco italiano, talora italiano e Berniniano ou Borrominiano, e assim por diante.

igrejas-evangelicas-roma-2

Não viaje para a Itália sem um Seguro Viagem

Compare os preços e compre o seu na Real Seguros  parcelado em até 12 vezes no cartão de crédito. Page com boleto bancário e ganhe 5% de desconto.

Para nós que conhecemos o barroco português transportado para as igrejas do nosso Brasil pode não fazer tanto alarde. Mas, como disse, “quebrar o paradigma” de só ver a arquitetura barroca italiana, pode fazer bem aos olhos. E para nossa alegria, a Igreja de Santo Antônio dos Portugueses também tem um dos mais lindos órgãos de fole de Roma.

Depois dessa parêntese cultural, saiba que no local são celebradas missas em português de Portugal.

Onde? Via dei Portoghesi 2, bem pertinho da Piazza Navona

Site: http://www.ipsar.org/

CEIZS – Comunidade Evangélica Internacional da Zona Sul

A CEIZS exportou seu modelo de igreja e em Roma tem uma comunidade bilingue: para italianos e para brasileiros. Então não podemos dizer que seja uma comunidade exclusivamente brasileira, mas há cultos em português e pastores(as) brasileiros(as).

Culto em português aos domingos das 10 às 12h.

A igreja também tem uma canal de TV na web: http://www.digitalwebtv.com/

Onde? Via di Tor Cervara 34, na periferia norte de Roma

Site: http://www.ceizsitalia.com/

Facebook: https://www.facebook.com/ceizsitalia

Igreja Evangélica Batista de Trastevere

A Igreja Batista em Trastevere não tem cultos em português, mas é uma igreja com uma grande mistura “étnica”: italianos, americanos, haitianos, europeus de vários países, muitos latinoamericanos e… também bastante brasileiros.

Culto aos domingos às 11h.

Onde? Via della Lungaretta 124, no coração do Trastevere

Site: http://baptistrome.org/

Meios de transporte: bonde 8 (da Praça Veneza), ônibus H (da Estação Termini)

Cursos de Italiano Grátis

Geralmente as comunidades católicas e evangélicas também costumam promover cursos gratuitos de italiano para estrangeiros:

igrejas-evangelicas-roma-4
Esse é o curso da comunidade brasileira de Roma, na Via della Lungaretta 22. Mais informações no site: http://www.comunidadebrasileiraroma.com/comunitabr/pt/

 

igrejas-evangelicas-roma-5
Curso de italiano grátis das igrejas evangélicas de Roma

Crédito Imagem Destacada: Site da Comunidade Brasileira de Roma


Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

Similar Articles

3 thoughts on “Missas e cultos em português em Roma

    1. Gabriel Boa Tarde !
      Sou Fernando brasileiro do RJ
      No dia 01/03/18 tive um sonho em que Deus me pedira para eu visitar 50 igrejas católicas na Europa uma a cada dia !
      eu era católico afastado e desde então venho participando da comunidade católica da minha região, aos poucos fui tirando a documentação necessária pois nunca havia saído do País, enfim , vendi meu carro e estou para comprar a passagem, queria saber se vc pode me ajudar em relação de aluguel de um quarto ou albergue pois terei que ficar quase dois meses e tenho pouco dinheiro para isso , queria comprar uma moto também para locomoção , com a Graça de Deus estarei chegando em Roma dia 22/06 , vc poderia me ajudar me orientando nessa minha missão
      Desde já agradeço

  1. bom dia amigas e amigos
    como posso ajudar vcs nessa grande atividade e obra que vcs estao enfrentando?
    Sou catolico italiano e a pouco tempo depois de 20 anos no brasil voltei pra roma
    espero uma suas resposta pra poder ajudar os meus grandes amigos do brasil
    obrigado e grandes abraços
    renzo

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top