You are here
Home > Atrações > As igrejas do Quirinale e as cúpulas de Borromini e Bernini

As igrejas do Quirinale e as cúpulas de Borromini e Bernini

Seguro viagem geral 728x90

Aquele tiquinho de bairro chamado Quirinale, apesar de bem pequeno, esconde verdadeiros tesouros da arte e da arquitetura italiana. E dois deles são as igrejas barrocas de San Carlo alle Quattro Fontane, popularmente chamada de San Carlino, e Sant’Andrea al Quirinale. A primeira foi construída por mãos de Francesco Borromini, e a segunda foi obra de Gianlorenzo Bernini.

Leia também:

San Carlo alle Quattro Fontane e as linhas simples de Borromini

Ali bem colada nas quatro fontes no cruzamento da Via delle Quattro Fontane con Via del Quirinale, que depois se transforma em Via Venti Settembre (ou vice-versa) se encontra uma das igrejas considerada obra-prima do barroco italiano.

igrejas-do-quirinale

Mas olhando para a sua fachada de mármore escurecida e suja, a gente realmente não dá nada por ela!

O prédio foi construído no século XIV e, justamente a causa dos tamanho minúsculo, inclusive da sua cúpula, foi apelida de San Carlino (algo tipo São Carlinho).

san-carlino-al-quirinale

Borromini começou a construir primeiro o pátio que liga a igreja ao convento dos padres trinitários. Três anos depois (1638) começou a construção do prédio da igreja.

O projeto foi um grande desafio por vários motivos: o primeiro deles era financeiro. Os padres trinitários não era uma ordem religiosa particularmente rica, e apesar de terem recebido uma ajuda financeira do cardeal Francesco Barberini (cujo palácio de família está a poucos metros da igreja), que por sua vez era sobrinho do papa Urbano VIII (só para vocês entenderem o poder dos mecenas!), parece que a quantidade de dinheiro não era suficiente para uma obra magnífica.

igrejas-de-roma-5

Outra questão era o espaço bem pequeno, uma vez que já existia um convento, e o arquiteto tinha que “se virar” para fazer uma obra majestosa com pouco espaço.

igrejas-de roma

O grande gênio de Borromini venceu o desafio, concentrando principalmente a beleza da igreja na sua cúpula completamente branca, reluzente e em forma de alvéolos. A alvura faz um grande contraste com o restante da igreja e causa um enorme impacto visual, apesar da simplicidade do material usado (nada de mármore, ou ouro… simplesmente cimento pintado de branco, uma das marcas de Borromini).

igrejas-de-roma-4

Por sua vez, o claustro dos monges possui uma forma octogonal com lójias ou pórticos de forma reduzida, mas com linhas muito delicadas. Essa delicadeza e os raios de luz que penetram diagonalmente no claustro, dão uma enorme sensação de paz e intimidade ao local.

Sant’Andrea al Quirinale e a majestosidade de Bernini

Mais de 20 anos após Borromini ter projetado e construído a igreja de San Carlino, alguns metros mais para lá, Bernini projetou e construiu a igreja de Sant’Andrea al Quirinale, de 1658 a 1678, sede nos frades noviços da Companhia de Jesus.

sant-andrea-al-quirinale

A igreja de Sant’Andrea é mais um dos ícones do barroco italiano.

Enquanto Borromini usou uma estrutura oval para lidar com a falta de espaço de San Carlino, Bernini resolveu o mesmo problema criando uma igreja redonda, e “apostando tudo” na riqueza da sua cúpula, que é realmente linda.

igrejas-de-roma-6

Acho interessante visitar as duas igrejas para compreender que, além de rivais, ambos arquitetos tinham estilos e concepção do uso dos materiais completamente diferentes.

Como uma fachada externa simples, e dimensão bem reduzida no interior, assim que a gente entra na igreja damos de cara com o seu altar, com colunas de mármore rosado, com ao fundo enormes figuras de ouro bem cenográficas e dramáticas.

igrejas-de-roma-8

Depois do altar, o que imediatamente captura a nossa atenção é a majestosa cúpula toda em ouro, com vários anjos em puro mármore branco, o que forma um contraste cromático mais do que interessante.

As igrejas são duas pequenas joias a serem visitadas durante um passeio por Roma.

igrejas-de-roma-10

igrejas-de-roma-13

Informações úteis:

Chiesa di San Carlo alle Quattro Fontane

Via del Quirinale 23

Segunda a Sábado das 10 às 13h.

Domingo de 12 às 13h e missa às 11 (durante a missa não é possível tirar fotos e nem visitar o claustro).

Site: http://www.sancarlino.eu/index1.asp

 

Chiesa di Sant’Andrea al Quirinale

Via del Quirinale 30

Fechada às 2as. feiras

De terça a Sábado das 8:30 às 12 e das 14:30 às 18h.

Domingos e Feriados: 9 às 12 e das 15 às 18h

Agosto (por experiência própria): não abre!

Missas aos domingos às 10:30h

Site: http://santandrea.gesuiti.it/

Procurando um hotel em Roma? Reserve agora com o Booking.com



Booking.com

Compre seus ingressos agora e pule a file!

Ingressos para o Coliseu, Museus Vaticanos, Galleria degli Uffizi e inúmeras atrações no mundo todo, sem ter que enfrentar filas.

Para mais ingressos, visite a página de ingressos do Roma Pra Você.

Similar Articles

Deixe uma resposta

Top
Close