You are here
Home > Atrações > Sant’Andrea della Valle: a igreja da Pietà negra “de Michelangelo” e da Tosca de Puccini

Sant’Andrea della Valle: a igreja da Pietà negra “de Michelangelo” e da Tosca de Puccini

 tour guiado em roma 728x90

Quando citamos a Pietà, logo pensamos na obra-prima de um Michelangelo jovem, e atualmente exposta na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Mas ela não é a única… existe uma “Pietà negra”.

Recentemente visitei a Igreja de Sant’Andrea Della Valle. Na igreja de Santo André (vocês sabiam que Andrea é um nome masculino na Itália, certo?), ali na metade do caminho entre a Praça Navona e o Pantheon, se encontra a Pietà negra “de Michelangelo”. Vejam bem… Michelangelo está entre aspas e a história é bem interessante.

igrejas-de-roma-tosca-puccini-2

A igreja começou a ser construída em 1591, e nela trabalharam vários arquitetos, escultores e pintores. Vou citar alguns nomes mais famosos: Giacomo della Porta e Carlo Maderno (ambos trabalharam em inúmeras obras em Roma, dentre as quais a Basílica de São Pedro), Pietro Bernini (pai de Gianlorenzo), o pintor Domenichino e também Michelangelo.

Michelangelo teria projetado a Capela Strozzi, encomendada pelos príncipes dessa família.

A réplica e a Pietà negra

Após a construção da capela, outro escultor e arquiteto, chamado Raffaello da Montelupo fez uma réplica idêntica da Pietà Vaticana, e também dos personagens bíblicos de Lia e Raquel.

igrejas-de-roma-tosca-puccini-7
A Pietà Vaticana em mármore e aquela em bronze em Sant’Andrea della Valle

Se você não sabe, Lia e Raquel são as duas estátuas que fazem parte da escultura Moisés, também de Michelangelo, que se encontra na Basílica de San Pietro in Vincoli, ali perto do Coliseu.

Leia também:

Raffaello da Montelupo não era um “copiador” qualquer de estátuas. Ele foi o braço direito (ou talvez fosse mais apropriado dizer que ela foi a “segunda mão”) de Michelangelo em alguns dos seus trabalhos mais importantes. Por exemplo, as estátuas originais de Lia e Raquel seriam de Montelupo.

Também sabemos que há réplicas da Pietà realizadas ou autorizadas por Michelangelo.

Por exemplo, em 1546 o rei da França pediu que lhe concedesse uma cópia de gesso da Pietà. Em 1556, Michelangelo também pediu que o escultor Baccio da Montelupo (pai de Raffaello da Montelupo) fizesse uma cópia da Pietà, a qual se encontra na Basílica de Santo Spirito, em Florença.

Apesar de fontes históricas darem por certo que Montelupo as copiou, não há registros que deem por certo que Michelangelo tenha autorizado ou soubesse das réplicas em bronze que se encontram em Sant’Andrea Della Valle.

Por outro lado, Montelupo faleceu em 1562, dois anos antes de Michelangelo, o que pode nos fazer pressupor que este soubesse da réplica feita por aquele.

O cenário da ópera Tosca, de Puccini

Mas a igreja também é mundialmente famosa porque foi nela que Giacomo Puccini ambientou o primeiro ato da ópera Tosca.

igrejas-de-roma-tosca-puccini-3

Muitas das óperas de Puccini foram ambientadas em lugares exóticos como Nagasaki em Madame Buttlerfly, Pequim em Turandot, ou a mágica Paris em La Bohème.

Roma é o pano de fundo de Tosca: o primeiro ato se dá na igreja de Sant’Andrea della Valle, o segundo ato no Palais Farnese (sede da embaixada da França) e o terceiro ato no Castelo Sant’Angelo.

igrejas-de-roma-tosca-puccini-4

Porém a Capela Attavanti da ópera nunca existiu. Muitos consideram que, na verdade, ela foi inspirada na Capela Barberini.

Teto e cúpula maravilhosos

Se não bastar as réplicas das esculturas de Michelangelo, também podemos ficar absolutamente boquiabertos com a beleza única dos tetos. A cúpula foi pintada por dois grandes artistas da época: Lanfranco e Domenichino. Parece que os dois se odiaram porque cada um queria ser o protagonista desse trabalho.

as-igrejas-de-roma-tosca-puccini

A cúpula é a segunda mais alta de Roma, depois daquela da Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Igreja Sant’Andrea della Valle

Piazza Vidoni 6

Site: http://www.060608.it/it/cultura-e-svago/luoghi-di-culto-di-interesse-storico-artistico/chiese-cattoliche/sant-andrea-della-valle.html

Dias e horários:

Todos os dias das 7:30 às 12:30h e das 16:30 às 19:30

Missas: de segunda a sexta às 19h e aos sábados e domingos às 8h, 9h, 12 e 19h. Nos horários das missas muitas igrejas suspendem as visitas turísticas.


Organize agora a sua viagem

Viaje tranquilo com um Seguro para Viagens na Europa

A Itália faz parte dos países europeus signatários do Tratado de Schengen que exigem um seguro para viagem com cobertura mínima de € 30.000. Contrate o seu com a Real Seguros, empresa parceira do blog. A cotação é totalmente gratuita e você pode comprar os produtos de várias seguradoras. Além de garantir o menor preço, o seu seguro pode ser parcelado em até 6 vezes sem juros no cartão de crédito. Descontos de 5% para pagamentos à vista com boleto bancário. Os seguros cobrem assistência médica e hospitalar, com possibilidade de atendimento no seu hotel, remarcação de voos, extravio de bagagens e até traslados em caso de falecimento no exterior. Não confie na sorte.

Procurando um hotel em Roma? Reserve agora com o Booking.com

 O Booking.com é a empresa selecionada como parceira para reservas de hotéis em Roma, em qualquer outra cidade da Itália e no resto do mundo. Só em Roma, o Booking.com oferece mais de 9.000 acomodações, das quais mais de 5.000 hotéis. As vantagens do Booking.com? O site está em português e você pode ver a cotação em reais. Pode reservar sem compromisso (inserindo o número do cartão de crédito) e só pagar ao fazer o check-in. O cancelamento da reserva é grátuito.



Booking.com

Similar Articles

2 thoughts on “Sant’Andrea della Valle: a igreja da Pietà negra “de Michelangelo” e da Tosca de Puccini

Deixe uma resposta

Top
Close