You are here
Home > Dicas práticas > O golpe do abaixo-assinado contra as drogas! Fique atento!

O golpe do abaixo-assinado contra as drogas! Fique atento!

Pessoal, a Europa in-tei-ri-nha está cheia de gringos querendo dar um golpe no turista. Do motorista de táxi _um dos vilões número 1 da categoria vamos-enrolar-e-cobrar-o-triplo-do-turista_ até turminhas com carinhas de inocentes, fazendo de conta que são estudantes, órfãos de guerra da Bósnia, etc.

Leia nossas dicas contras as furadas. Afinal, quem avisa, amigo é:

Hoje vamos contar o golpe do abaixo-assinado:

Rapazes e moças irão abordá-lo(a) com uma caneta na mão e um lindooooo sorriso no rosto, com muita gentileza, dizendo que estão fazendo um abaixo-assinado contra as drogas, ou contra a fome na África, ou… aproveitando a guerra do momento: Stop Bombing Syria, pela paz entre Israel e Palestina, etc.

Quando esse golpe começou, há pelo menos uns dez anos, era tudo mais amador. Nos abordavam em italiano e arranhavam no inglês. Hoje o negócio virou um business e eles abordam em italiano, inglês, francês, espanhol e, pasmem, até em japonês! Leitores do blog disseram que foram abordados em português!

dicas_roma_evitar_furadas2
Moças com a camiseta de um ONG abordando pessoas no centro de Roma

O turista se aproxima, e assim que pega a caneta e se prepara para assinar, é ***coibido*** a deixar uma oferta para combater a fome, a guerra, a desnutrição e todas as mazelas do mundo.

É tudo falso!

A lei italiana legge di iniziativa popolare decreta que para fazer um abaixo-assinado e propo-lo ao governo ou a alguma instituição, é necessário que o assinante deixe o número de um documento italiano. Ou seja: esses abaixo-assinados de rua são totalmente fajutos! Ademais, os abaixo-assinados sérios não pedem dinheiro.

Não caia nessa!

O Daniel Duclos do Ducs Amsterdam tem um post resumindo muitos golpes pela Europa. Também fomos abordados nos arredores de Zurique por um moço louro, alto, bonito, tipo o Caco Antibes do Miguel Falabella [risos]. Nos contou uma estória triste pra boi dormir. Ele falava inglês, alemão, francês e italiano. Tentou nos abordar em todas as línguas para ter certeza que compreenderíamos o seu drama de não ter grana para voltar pra casa. Mandei ele procurar o fiscal do trem e implorar por clemência! Claro… sinicamente fiz tudo isso com uma cara mais triste do que a sua.

A Fernanda do blog Preciso Viajar também tem um post bem completo com uma série de golpes praticados mundo afora.

Veja bem, pessoal: apesar de não precisar ter medo de facadas, tiros, bombardeamento de caixas-eletrônicos aqui no nosso continente, não significa que não haja golpistas altamente profissionais, no estilo do filme Ocean Eleven, mas, sem Brad Pitt e George Clooney.

Desconfie até da sua sombra! Não dou esmola nem pra freira e padre! Já descobriram gangues que se fantasiavam de padres e freiras, para enganar pessoas idosas e roubarem os velhinhos com a desculpa de pedir uma oferta para a igreja, ou de benzer a casa. A coisa é tão séria que a própria polícia já advertiu pessoas idosas para não abrirem a porta de casa para qualquer um.

Um olho no padre e outro na missa!


Leia também


Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

Similar Articles

19 thoughts on “O golpe do abaixo-assinado contra as drogas! Fique atento!

  1. O único lugar, até hoje, em que tentaram nos dar um golpe, foi em Roma. E não partiu de nenhum gringo, e sim de um italiano lindo, sorriso largo, um modelo praticamente, que parou o carro, puxou conversa, como se estivesse perdido, e, por sermos mto simpáticos, nos “deu” de presente uma jaqueta Armani, para meu marido, e uma bolsa “caríssima” pra mim. (Ele disse que era caríssima) Ele tinha esses ítens no carro pq era diretor de marketing da marca Armani e morava em Milão. SÓ QUE, eu já havia lido, na internet, sobre esse golpe, e qdo ele disse que havia sido roubado e que precisava de dinheiro pra abastecer o carro pra voltar á Milão, eu lembrei do golpe. Puxei meu marido de perto do carro e disse: É golpe! Saimos de perto e deixamos o cara falando sozinho.

    1. Oi, Maria,
      Parece que esse golpe fez muito “sucesso” em Paris na década passada.
      Ainda bem que vc estava atenta.
      Abs e obrigada por comentar,
      Lu

  2. Estou em Roma neste momento e tenho que sair desviando de vendedores de bugiganga e excursões além dos abaixo-assinados. É bem chato isso.

  3. Eita, esse golpe eu não conhecia ainda não! haha! É cada uma que inventam que eu fico mega impressionada. Fogo dar golpe nos outros usando a desgraça alheia, né? Mas bom saber, adorei a dica que assim fico mais esperta, porque as vezes sou bem bobinha pra essas coisas! haha!

  4. Estivemos em Berlim esse ano e vimos esse mesmo golpe! Chega a encher o saco do tanto de gente fazendo isso. Em Roma também vi, e inclusive vi um casal de brasileiros caindo. Uma pena… tem que tomar muito cuidado mesmo.

  5. Abordaram a mim e a minha esposa hoje. Um rapaz jovem branco com aparencia boa falando algo de portugues. Desconfiei quando ele mostrou as canetas bic e percebi as unhas sujas.Não tinha nenhum tipo de identificação e pediu que assinassemos um abaixo assinado contra uso de drogas. Apenas disse que não queria e sai de perto. Busquei agora online pois fiquei desconfiado que poderia ser algo pior.
    boa sorte a todos! No Brasil poderia ser com metralhadora…rs

    1. Conrado,
      Estou aqui rindo do detalhe das unhas sujas.
      Mas, sim, esse golpe é bem difundido por aqui. O positivo é que não é nada intimidador e nem perigoso.
      Obrigada por comentar,
      Luciana

  6. Me abordaram com esse abaixo-assinado na frente da Basilica di Santa Maria Maggiore. O cara falava português e disse até que eles tinham uma casa de apoio a drogados no Brasil, deram nome e até a cidade. Eu até assinei, enquanto assinava só vi quantias de 10 euros pra cima. Depois de eu ter assinado ele falou sobre a quantia para doação, eu disse que não tinha dinheiro e entrei na igreja.

    1. Tbm aconteceu com meu marido, pediu para assinar lista e pediu doação, que era para recuperar viciados do Frei Hans da Fazenda Esperança.

  7. Assinei 1 abaixo-assinado próximo ao Castelo de Santo Ângelo, como ajudei com apenas 2 euros percebi que não foi o que esperavam. Na lista além do nome colocava se a cidade de onde era, tinha vários nomes de diferentes nacionalidades e alguns valores superior a 20 euros. Parabéns pelo Blog é sensacional.

    1. Dá muita raiva, pensar que pessoas na boa fé deixam 20 euros! De repente associações de caridade verdadeiras não arrecadam nem a décima parte! Abs e obrigada por comentar, Luciana

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top