You are here
Home > Comer e Beber > Gelato Tour: ótimas dicas de sorveterias em Roma

Gelato Tour: ótimas dicas de sorveterias em Roma

Seguro viagem geral 728x90

Uma experiência gastronômica italiana daquelas inesquecíveis, sem ter que ficar no vermelho, inclui sorvetes e mais sorvetes italianos. Enquanto, com certeza, você praticamente “tropeçará” em um monte de sorveterias, a grande verdade é que há gelato e GELATO. E apesar de muitos dizerem que são artesanais, nem todos realmente o são por completo.

Fizemos uma lista que chamamos de Gelato Tour. Esses foram os sorvetes que provamos e aprovamos desde o último outono até agora. Mas não esqueça de ler outras dicas de ótimas sorveterias em Roma, no final do post.


I Caruso (bairro Salustiano, a uns 10-15 minutos a pé de Termini)

Além dos sorvetes ótimos e uma quantidade discreta de sabores, sabem o que eu também gosto muito da sorveteria I Caruso? Os picolés e tortas de sorvete. Bem lentamente algumas sorveterias também começaram a apostar nos picolés artesanais. A quantidade “discreta” de sorvetes se dá a causa da sazonalidade dos produtos, aproveitando a melhor época de maturação de algumas frutas. Geralmente na parede há uma tabela dos sabores, com os sabores do mês e até da semana!

Endereço: Via Collina, 13-15. Site: http://www.gelatoicaruso.it


Verde Pistacchio (Via Nazionale, Metrô Repubblica)

 

Depois que a família Fassi vendeu as suas ações para uma grupo coreano (apesar de ainda continuarem administrando a sorveteria), um dos herdeiros da “dinastia de sorveteiros” abriu uma lojinha super fofa chamada Verde Pistacchio (Verde Pistache) e, como diz o nome, há algumas variações de sabores feito com pistache. Além do sorvete ótimo, a lojinha também é um deleite para os olhos, onde os potes de sorvete ficam dentro de uma kombi vintage.

Endereço: Via Nazionale 239. Site: http://www.verdepistacchiolab.it/


Gelateria dei Gracchi (Prati/Vaticano e Piazza del Popolo)

A sorveteria dei Gracchi dispensa qualquer tipo de apresentação para os locais, porque todos sabem que é uma das melhores sorveterias ali pros lados do Vaticano (fica bem perto do Castel Sant’Angelo) e há alguns anos abriram uma segunda filial quase na Piazza del Popolo. Aposta nos sabores mais tradicionais, com algumas variações de chocolate (chocolate amargo, chocolate com laranja, etc.) e muitos sorvetes de frutas. (Para alegria dos brasileiros expatriados, há alguns anos a manga também entrou nas graças das sorveterias locais!). Muito bom o sorvete de café e o de tiramisù.

Endereço: Via dei Gracchi 272 – Site: http://www.gelateriadeigracchi.it/


Il Gelato di Claudio Torcè (bairro EUR)

Leia também:

Conheça o EUR: um inteiro bairro de Roma que é um dos ícones da arquitetura fascista

Parque aventura em EUR: um programa para toda a família

Muito provavelmente você não se deslocará até o bairro EUR para tomar um sorvete… o que é uma pena! Mas, por exemplo, se for ao Outlet Castel Romano, saiba que terá que passar por esse bairro. Claudio Torcè foi um dos primeiros (senão o primeiro) chef sorveteiro de Roma a apostar em sabores inusitados e em muitas variações de um mesmo sabor. Na sorveteria il Gelato você pode encontrar desde muitas variações de sabores clássicos como chocolate ou creme, mas também tem sorvete de gorgonzola, de tomate e até de… wasabi! Se não estiver seguro se vai gostar do sabor, peça uma colherzinha com uma prova (un assaggino!).

Aqui no blog já falei também de uma sorveteria ótima no bairro Monteverde, cujo sorveteiro foi discípulo de Claudio Torcè e, assim como seu antigo mestre, também faz sabores inusitados. Um dos nossos preferidos: zabaione com Marsala (que seria um creme cuja base é parecida com a gemada e o Marsalla também è um vinho licoroso, parente do vin santo e do vinho do Porto)

Endereço: Viale dell’Aeronautica 105 – Site: http://www.ilgelatodiclaudiotorce.com/


Frigidarium (Piazza Navona)

A boa regra italiana diz que esses “potes inchados” cheios de sorvete muitas vezes anunciam sorvetes de qualidade ruim, porque colocam muito adensante para o sorvete “inchar”, ao invés de concentrar-se na qualidade da matéria-prima. Para quebrarmos os paradigmas e preconceitos, podemos dizer que… o gelato da Frigidarium é bom, muito bom, sim senhor. Aqui a aposta são os sabores mais clássicos, mas nem só de sabores inusitados vivem as sorveterias italianas. Vá sem medo!

Endereço: Via del Governo Vecchio 112 – Site: http://www.frigidarium-gelateria.com/


GROM (Piazza Navona, Campo de’ Fiori, Termini, Pantheon, etc.)

A GROM é uma das melhores sorveterias dessas mais populares, com várias filiais espalhadas pelo território italiano. Houve (e ainda há) um certo blá-blá-blá por parte dos “puristas”, questionando como/se uma rede enorme de sorveterias consegue fazer um produto verdadeiramente artesanal. A verdade é que (para o meu modesto gosto) há sorvetes melhores, mas há sorvetes muitoooo piores. Daria uma nota 8.0. Eles também trabalham com o sabor do mês, conforme a melhor época de maturação das frutas, por exemplo e começaram a fazer picolés artesanais.

Endereço: Via dei Giubbonari 52 – Sitehttp://www.grom.it/


I dolci di Nonna Vincenza (Campo de’Fiori ou Piazza Montecitorio)

 

A patisserie siciliana trouxe os verdadeiros sabores da Sicília para Roma e, aqui, além de iguarias doces e salgadas típicas da ilha mediterrânea, também é possível deliciar-se com sorvetes. Fazem pouco sabores, mas ótimos. Os meu preferido: pistache!

Endereço: Piazza Montecitorio 116 – Site: http://www.dolcinonnavincenza.it/


Tudo sobre o gelato: outras dicas de sorveterias em Roma

Organize agora a sua viagem

Viaje tranquilo com um Seguro para Viagens na Europa

A Itália faz parte dos países europeus signatários do Tratado de Schengen que exigem um seguro para viagem com cobertura mínima de € 30.000. Contrate o seu com a Real Seguros, empresa parceira do blog. A cotação é totalmente gratuita e você pode comprar os produtos de várias seguradoras. Além de garantir o menor preço, o seu seguro pode ser parcelado em até 6 vezes sem juros no cartão de crédito. Descontos de 5% para pagamentos à vista com boleto bancário. Os seguros cobrem assistência médica e hospitalar, com possibilidade de atendimento no seu hotel, remarcação de voos, extravio de bagagens e até traslados em caso de falecimento no exterior. Não confie na sorte.

Procurando um hotel em Roma? Reserve agora com o Booking.com

 O Booking.com é a empresa selecionada como parceira para reservas de hotéis em Roma, em qualquer outra cidade da Itália e no resto do mundo. Só em Roma, o Booking.com oferece mais de 9.000 acomodações, das quais mais de 5.000 hotéis. As vantagens do Booking.com? O site está em português e você pode ver a cotação em reais. Pode reservar sem compromisso (inserindo o número do cartão de crédito) e só pagar ao fazer o check-in. O cancelamento da reserva é grátuito.



Booking.com

Similar Articles

One thought on “Gelato Tour: ótimas dicas de sorveterias em Roma

  1. Oi! Fiquei curiosa para saber os preços. Li alguns posts mostrando que vão de 2 euros a 10 euros. É isso mesmo?

Deixe uma resposta

Top
Close