You are here
Home > Museus Vaticanos > Como funciona o fura-filas dos Museus Vaticanos?

Como funciona o fura-filas dos Museus Vaticanos?

Os Museus Vaticanos são uma das atrações mais visitadas pelos turistas que vem à Itália. Na maior parte do ano há filas imensas. O auge do “sufoco” se dá de Maio a Setembro. Primeiro porque é tempo de média e alta temporadas. Em segundo lugar, a causa é um fenômeno tipicamente europeu: depois dos vários meses de frio, Maio é o primeiro mês “quente”, e milhares e milhares de crianças e jovens europeus fazem excursões com as escolas. Com isso o fluxo de turistas aumenta ainda mais, principalmente nos fins de semana.

Recentemente fiz uma visita aos Museus Vaticanos com reserva antecipada. Reservei no mesmo dia porque fui na parte da tarde. Para os primeiros horários da manhã (pelo menos das 9:30 às 11:30) só era possível comprar com 7-10 dias de antecedência.


Mas como funciona o fura-filas dos Museus Vaticanos com reserva antecipada?

A primeira “verdade verdadeira”: com a reserva antecipada evita-se esperar uma ou uma hora e meia na fila, mas ainda é necessário de pelo menos uns 15 minutos para efetivamente começar a visitar o Museu.

fura fila museus vaticanos

Ao reservar on-line é enviado um bilhete com um código QR e/ou código de barras. Você pode imprimi-lo ou simplesmente mostrar o celular/tablet ao guarda, que vai passar um leitor ótico para verificar a autenticidade do bilhete.

furar-fila-museus-vaticanos_15

Podemos nos apresentar ao guarda pelo menos uns 15 minutos antes do horário marcado no bilhete. Foi o que eu fiz! Há um porta-volumes logo depois do detector de metais ou um no portão de saída (o portão da foto destacada desse post).

furar-fila-museus-vaticanos_4

Em seguida você entra no portão do museu e passa pelo detector de metais, com o mesmo procedimento dos aeroportos. Um pouco menos rigoroso: por exemplo, não pedem que tiremos os sapatos. Mas se o detector apitar, você será revistado. Na passagem pelo detector de metais, vi os seguranças dando prioridade para pessoas com carrinhos de bebê. Mas não há fila de prioridade para idosos.

furar-fila-museus-vaticanos_5

Depois que passar pelo detector de metais, dirija-se à esquerda, aos guichês exclusivos para quem comprou on-line [CASSA ONLINE E GRUPPI], para retirar o bilhete verdadeiro. Mostre novamente a reserva que você imprimiu ou seu tablet. No site diz ser necessário apresentar um documento de identidade, mas não me pediram nada. Leva-se cerca de 5-7 minutos nessa fila. [Se tiver comprado o passeio com guia, tem um cantinho com um ponto de encontro para todos aguardarem o guia e iniciarem o passeio].

Não viaje para a Itália sem um Seguro Viagem

Compare os preços e compre o seu na Seguros Promo, parcelado em até 12 vezes. Digite ROMAPRAVOCE5 e ganhe 5% de desconto.

furar-fila-museus-vaticanos_7

O passo successivo é subir as rampas, passar pela bilheteria (sem ter que parar, porque já estamos com os bilhetes nas mãos), passar pelas roletas autenticando e passando o código de barras no bilhete no leitor ótico.

furar-fila-museus-vaticanos_14
Prontos para passar na roleta!

Depois há um lance de escadas rolantes ou uma escada com rampas (e elevadores também) e chega-se a um dos átrios embaixo de um teto de vidro. Ali há banheiros, máquinas automáticas para comidas e bebidas (com “precinhos” #issonaoecoisadeDeus), além de um bookshop.

Subimos alguns degraus e ali encontramos o ponto de retirada dos áudio-guias, se já tiver reservado, ou pode ver se há disponíveis para alugar na hora. Há áudio-guias em português.

furar-fila-museus-vaticanos_8

Finalmente podemos iniciar a visita aos Museus Vaticanos!

Comentário: Quando cheguei aqui já estava cansada! Desde a parte em que mostramos o bilhete ao segurança, até chegar aqui são muitas passagens. Não é um museu que você compra o bilhete e entra rapidamente. Se tivesse ficado na fila, teria sido dramático!

furar-fila-museus-vaticanos_9


Como reservar seus bilhetes antecipadamente?

Você pode ir até o site oficial dos Museus Vaticanos. A página está disponível em cinco línguas.

Mas também pode comprar os bilhetes com o nosso parceiro TicketBar. O procedimento é o mesmo e o SAC do TicketBar responde suas dúvidas em português.


Quando não há filas?

Na baixa temporada (novembro a início de março) e geralmente na parte da tarde, a partir das 14 ou 14h30. Saiba que o percurso mais breve dos Museus Vaticanos leva cerca de 3 horas para ser percorrido e você não vai ver tudo.  Abaixo a foto tirada na parte da tarde. A porta de entrada vazia. Mas não se engane, porque o museu deve estar cheio mesmo assim.

furar-fila-museus-vaticanos_12

Bom passeio!

 Vai visitar o Coliseu e os Museus Vaticanos/Capela Sistina?

Compre o fura-filas com a TicketBar. Venda fácil em Português.



Organize agora a sua viagem

Viaje tranquilo com um Seguro para Viagens na Europa
A Itália faz parte dos países europeus que exigem um seguro para viagem com cobertura mínima de € 30.000. Contrate o seu com a Seguros Promo. Cotação gratuita com comparação de preços entre várias seguradoras.

Procurando um hotel em Roma? Reserve agora com o Booking.com
 O Booking.com é a empresa selecionada como parceira para reservas de hotéis em Roma, em qualquer outra cidade da Itália e no resto do mundo. As vantagens do Booking.com? O site está em português e você pode ver a cotação em reais. Booking.com

 Comparador para viagens de trem na Itália
 Compre suas passagens de trem sem custo adicional com a Trainline. Com a Trainline é possível comparar passagens de trem das principais companhias ferroviárias na Itália e Europa, sem acréscimo de preço.

Similar Articles

12 thoughts on “Como funciona o fura-filas dos Museus Vaticanos?

  1. Acabei de chegar do passeio ao Vaticano. Realmente comprar antecipado te coloca na frente da fila que as 9hs já era kilometrica mas por volta das 14hs já não tem mais fila.

  2. Olá! Pretendo ir em março de 2016, e qual seria a melhor opção: 1) Museus Vaticanos as 9:30 e depois as 12:00 Basílica de São Pedro? ou 2) Museus Vaticanos as 14:00 e depois Basílica de São Pedro as 16:30? Obrigado!

  3. Estive hoje visitando o Museu do Vaticano e a Basílica de São Pedro. Cheguei no museu 14:30 e não peguei fila nenhuma. Um pouco antes das 18h fui a Basílica e a fila foi bem rápida, valeu muito a pena visitar esses locais a tarde, falo isso pois já fiz o mesmo passeio em viagem anterior no período da manhã.

  4. Muito obrigado pelo passo-a-passo, o qual é fundamental quando não conhecemos o local.

    Aproveitando: você tem algum post que fala sobre os tipos de ingressos para o Vaticano? Eu vi que tem milhares, mas não achei alguém que já tenha usado algum diferente pra ver se vale a pena, o que a pessoa achou e tal.

    Em todo caso, parabéns pelo blog. Está ajudando muito!

    1. Bom, daqui a 2 semanas vou ao passeio noturno e, logo depois, escrevei no blog. E também tenho outros passeios extras nos próximos meses. Até mais, Luciana

  5. Boa noite,

    Em primeiro lugar, parabéns pelo blog. Excelente!!! Está me ajudando muito!

    Chego em Roma dia 28 de abril e irei ao Vaticano no sábado, 29.

    Estou com algumas dúvidas.

    Preciso comprar entrada para a Basílica de são Pedro? (fura fila)
    Para os museus e capela sistina sim, correto?

    Agora minha principal dúvida. Se eu comprar ou não a entrada para Basílica e ainda subir a cúpula, como compro as entradas para os museus e capela sistina com horário marcado? Posso comprar pras 10h e entrar após isso? Ou acha melhor comprar as entradas dos museus para 12h por exemplo.

    E o que é melhor fazer antes, museus e capela sistina depois basílica, cúpula e praça, ou fazer a praça, basilica e cúpula, aí depois museus e capela?

    Aguardo o retorno.

    Att,
    João Victor.

    1. Olá, João,
      O fura-filas para a basílica não é imprescindível se você for na parte da manhã (relativamente cedo), quando a fila anda rápido.
      Quanto à ordem de visita, eu prefiro sempre fazer basílica e cúpula. Pausa para lanche ou almoço. E deixo a tarde inteira para visitar os museus e a Sistina com calma.
      Quanto aos museus, a entrada deve ser exatamente no horário marcado (chegue 10 minutinhos antes).
      Boa viagem,
      Luciana

  6. Olá, site excelente! Está me ajudando bastante, já que em breve irei a Roma. Vc comentou sobre guarda-volumes, gostaria de saber: Se, como acontece no Coliseu, a entrada com mochila é proibida?
    * O Mapa dos Museus é adquirido por lá, ou devo imprimir e levar?
    * Quais salas vc indica para conhecer?

  7. Olá Boa Noite!
    Gostei muito dos posts.
    Vou a Roma no próximo mês e gostaria de saber se é possível conhecer o vaticano, capela e museus apenas em uma manhã.
    Desde já agradeço.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top