You are here
Home > Cultura > 5 filmes hollywoodianos para se apaixonar por Roma

5 filmes hollywoodianos para se apaixonar por Roma

 tour guiado em roma 728x90

Que a sétima arte desperte as nossas emoções e nossos sentimentos mais profundos, não é novidade.

Quem nunca sorriu, chorou, se sentiu melancólico ou teve imediatamente vontade de comprar uma passagem para algum lugar, depois de assistir um filme?

incontáveis filmes gravados na Cidade Eterna, mas selecionei alguns dos meus preferidos. A seguir uma lista com 5 filmes hollywoodianos para se apaixonar por Roma:

Preparou o pacote de pipoca e a latinha de guaraná? Então vamos lá?

Para Roma com Amor (2012)

Para Roma com Amor despertou sentimentos contraditórios nos italianos. Inclusive cineastas locais o apelidaram de “americanata” (ou seja: um produto caricato e bom somente para o gosto dos americanos). Muitos diziam que, sim, Roma é fantástica, mas também é uma cidade cheia de problemas. Ou ainda que Woody Allen pintava os italianos como aqueles “grosseiros bonachões”. Apesar da avalanche de críticas, quando o assisti simplesmente… morri de amor! Realmente cai de quatro.

to-rome-with-love-image-fountain02
Fontana di Trevi

from-rome-with-lov_2338570b

Woody Allen escolheu locações fantásticas e um dos bairros mais pitorescos de Roma. Não, não falo do Trastevere e, sim, de Monti. Localizado bem pertinho do Coliseu o bairro é cheio de ruas charmosas, prédios com caramanchões, lojinhas de artesanato e moda, boa gastronomia e até uma sala cinematográfica cinéphile.

Mas um dos pontos altos do filme é a gravação de algumas cenas dentro das ruínas dos Mercados de Trajano e do Fórum de Augusto.

Ainda não assistiu Para Roma com Amor? Não sabe o que está perdendo!

Only You (1994)

Only You é uma comédia romântica, daquelas que passou milhões de vezes no canal de TV a cabo (foi assim que o descobri) e na sessão da tarde.

Para mim foi um “choque”. Era estudante de italiano, tinha acabado de fazer a minha primeira viagem à Itália e, quando dei de cara com esse filme… gamei! Recordei momentos maravilhosos.

only-you-1994-roman-holiday-reference
Boca da Verdade

Devo ter assistido Only You pelo menos umas 5-6 vezes.

A trama é bem simples: Quando jovem a personagem vivida por Marisa Tomei vai a um parque de diversões. O irmão e os amigos pagam uma “falsa cigana” para ler a sua mão e dizer que ela se casará com um homem chamado Damien Bradley. Ela cresce, sua vida passa por várias peripécias e ela descobre que existe um carinha com o nome Damien Bradley na Itália. Tudo isso acontece às vésperas do seu casamento.

Viaja de mala e cuia dos EUA para a Itália junto com sua amiga e cunhada (esposa do irmão). Rodam vários lugares da Itália e uma boa parte do filme se passa em Roma, vão à Piazza di Santa Maria in Trastevere, Ilha Tiberina, à Praça Navona e à Fontana del Mascherone, na Via Giulia. Acho muito romântica a cena na qual eles atravessam a Ilha Tibertina à noite, vindo do Gueto Judaico em direção ao Trastevere.

Além de Roma, uma das locações mais liiiiiindas é quando percorrem a Costa Amalfitana em um carro conversível.

Um filme para pessoas declaradamente românticas.

A princesa e o plebeu (1953)

Gravado em preto branco, com a graciosa e elegante Audrey Hepburn como protagonista e Gregory Peck como ator coadjuvante, A princesa e o plebeu é mais um daqueles filmes em que Roma é exaltada.

Sufocada pela sua vida de princesa, Ann (Audrey Hepburn) resolve passar um tempo em Roma, escondendo a sua verdadeira identidade. Conhece o jornalista Joe (Gregory Peck) e entre passeios de vespa, sorvetes na escadaria da Piazza di Spagna e até uma visita à Boca da Verdade…. ploft… os dois se apaixonam.

audrey_hepburn_and_gregory_peck_on_vespa_in_roman_holiday_trailer-1
Via del Corso

O filme também teve algumas cenas rodadas na super charmosa e pitoresca Via Margutta, uma pequena rua nos arredores da Piazza di Spagna, local onde por muitos anos residiu o cineasta italiano Federico Fellini.

Um filme para curtir o charme e Audrey Hepburn, e também para ver a Roma do pós-guerra.

O Talentoso Ripley (1999)

Um dos meus preferidos ever!

O Talentoso Ripley é uma adaptação cinematográfica que ganhou duas versões. A primeira francesa, com Alain Delon como protagonista, cujo título é Plein Soleil (francês) e Purple Noon (em inglês). Ele é de 1960.

Em 1999, o romance ganhou uma adaptação hollywoodiana, com um elenco de peso: Matt Damon, Jude Law, Philip Seymour Hoffman (RIP), Gwyneth Paltrow e Cate Blanchett.

d2ea1cfd0728461ae27d216e742a57f2
Gueto Judaico/Fontana delle Tartarughe

O filme mostra várias cidades italianas fantásticas, entre elas Veneza.  A localidade fictícia de Mongibello, foi gravada nas ilhas de Procida e Ischia, que ficam ao largo de Nápoles, e podem ser alcançadas de barco saindo de Capri.

Mas é Roma a grande protagonista do filme. Enquanto o sociopata Ripley mente, falsifica assinaturas, mata, seduz, e faz da vida de Marge Sherwood (Gwyneth Paltrow) um verdadeiro inferno, são exibidas cenas na Fontana di Trevi, no Fórum Romano, na Escadaria da Piazza di Spagna.

O suntuoso hotel onde Ripley se hospeda é o St Regis Grand Hotel, local preferido da cantora Madonna para se hospedar em Roma.

Mas também há cenas do Gueto Judaico e da Fontana delle Tartarughe, além de algumas ruazinhas charmosas nos arredores da Piazza Navona.

Com certeza um thriller com muitos momentos de tensão, percorrendo inúmeros cenários fantásticos da Cidade Eterna.

Anjos e Demônios (2009)

Anjos e Demônios, adaptação do homônimo romance de Dan Brown, é um daqueles filmes que mais inspirou vários roteiros de viagem a Roma.

A trama do livro conta vários mistérios ligados ao Vaticano, desencadeados pelo sequestro de quatro cardeais que poderiam ser eleitos como o próximo Papa, além de um atentado a bomba durante o conclave.

angeli_e_demoni_trailer
Piazza del Popolo

Para desvendar tais mistérios, o Professor Robert Langdon junto com a cientista Vittoria Vetra correm atrás de pistas que possam salvar o Vaticano e a vida do próximo papa. Obviamente as pistas e segredos e estão espalhados pela cidade.

Nas cenas podemos ver o Vaticano, a Piazza del Popolo e os quadros de Caravaggio na Igreja de Santa Maria del Popolo, o Pantheon, a Piazza Navona, o êxtase de Santa Teresa d’Avila, escultura que é uma das obras-primas de Bernini.

Mesmo para alguém, como eu, que não é absolutamente fã de Dan Brown, o filme é um daqueles imperdíveis para quem quer conhecer ou relembrar momentos vividos na Cidade Eterna.

Gostou das dicas? Sentiu falta de algum filme?


Organize agora a sua viagem

Viaje tranquilo com um Seguro para Viagens na Europa

A Itália faz parte dos países europeus signatários do Tratado de Schengen que exigem um seguro para viagem com cobertura mínima de € 30.000. Contrate o seu com a Real Seguros, empresa parceira do blog. A cotação é totalmente gratuita e você pode comprar os produtos de várias seguradoras. Além de garantir o menor preço, o seu seguro pode ser parcelado em até 6 vezes sem juros no cartão de crédito. Descontos de 5% para pagamentos à vista com boleto bancário. Os seguros cobrem assistência médica e hospitalar, com possibilidade de atendimento no seu hotel, remarcação de voos, extravio de bagagens e até traslados em caso de falecimento no exterior. Não confie na sorte.

Procurando um hotel em Roma? Reserve agora com o Booking.com

 O Booking.com é a empresa selecionada como parceira para reservas de hotéis em Roma, em qualquer outra cidade da Itália e no resto do mundo. Só em Roma, o Booking.com oferece mais de 9.000 acomodações, das quais mais de 5.000 hotéis. As vantagens do Booking.com? O site está em português e você pode ver a cotação em reais. Pode reservar sem compromisso (inserindo o número do cartão de crédito) e só pagar ao fazer o check-in. O cancelamento da reserva é grátuito.



Booking.com

Similar Articles

19 thoughts on “5 filmes hollywoodianos para se apaixonar por Roma

  1. Adoro as duas coisas: viajar (e amo Roma!) e cinema 😀 Já vi esses filmes todos (e mais do que uma vez) e ainda há poucos dias revi O Talentoso Mr Ripley, que é meio assustador 😀 Ehehehe! mas são uma boa forma de viajarmos para lá de novo! 😀

    1. Verdade, Mr Ripley é um pouco assustador.
      Quero ver a versão dos anos 60 com o Alain Delon. Você já o viu?
      Beijocas e obrigada por comentar,
      Luciana

    1. Que legal, Nathalia. Eu gosto muito do Talentoso Mr. Ripley. Assisti a versão moderna, mas vou buscar a dos anos com o Alain Delon.
      Beijocas,
      Lu

    1. Obrigada, Dani.
      Em breve vou abordar os filmes italianos e, com certeza, incluirei A Grande Beleza.
      Obrigada por comentar e um beijinho,
      Lu

  2. Ahhhh Roma! Como não amar 🙂 Eu já vi o Anjos e Demônios e também o Pra Roma com amor! O que gosto mesmo são os vários documentários sobre o destino que existem por aí e inspiram a gente a viajar! Abração!

  3. Adorei a seleção. Daí só não assisti o do Tom Hanks, mas os demais são ótimos.
    E Roma é uma cidade apaixonante, né? Qualquer filme já tem pontos sobrando só de escolhê-la como cenário!

  4. Ainda não vi nenhum destes, mas também não sou a maior fã de Roma. Sim, é bonito e histórico mas acho que dão demasiada importância à cidade. Porém ja anotei no caderno e quem sabe um dia nao veja um dos filmes? Obrigada pela partilha!

  5. Realmente todos esses filmes dão saudades de Roma. Mas, curiosamente, aquele filme, que devo admitir, não é um roteiro nada linear, chamado La Grande Bellezza, foi o que me deu mais vontade de comprar uma passagem na hora para ver o que eu ainda não tinha visto.

    1. Realmente A Grande Beleza é um filme lindo demais. Então, espero que você compre essa passagem e venha!
      Um abraço,
      Luciana

  6. Viajo todos os dias pelas belas cidades da Itália apesar de nundo ter ido. AS câmeras ao vivo SKYLINE WEBCAMS me levam a Itália que um dia quem sabe irei conhecer.

Deixe uma resposta

Top
Close