You are here
Home > Dicas práticas > Evitar furada em Roma: atenção com os centuriões romanos

Evitar furada em Roma: atenção com os centuriões romanos

Foto do jornal Corriere Romano. O que dizer? Uma imagem vale mais do que mil palavras!

Onde há turista, há dinheiro. E onde há dinheiro, tem sempre algum esperto (ou desonesto), tentando arrancar os nossos suados tostões.

Uma das maiores furadas de Roma é fazer foto com os Centuriões Romanos! A coisa funciona da seguinte maneira, principalmente com turistas sozinhos, que não tem companheiros para tirar fotos:

Esses caras fantasiados de Centurião Romano se aproximam muitooooo simpaticamente do turista. Algumas vezes enfiam-se na nossa foto, mesmo sem serem convidados, mas com um sorriso, gentileza, tentando até arranhar umas palavrinhas na nossa língua local [vamos abindolar os idiotas, certo?]

centurione-3
Crédito: Arquivo RAI

Outros se oferecerão para tirar uma foto sua ou do grupo.

Tudo na maior simpatia… até o momento que apresentam a “conta” pelo “serviço” prestado.

Quando eu visitei a Itália trocentos mil anos atrás (mais de 15 anos), cai nessa lábia, até porque estava sozinha e não tinha ninguém para tirar fotos ou trocar experiências de viagem. Na época dei uns trocadinhos mesmo, porque eu tinha umas moedinhas no bolso. E obviamente diante do pouco dinheiro, acabou-se a simpatia do Centurião. Mas não houve nenhuma grosseria, nem nada. Só que sacaram que não valia a pena perder tempo com uma turista (pão-) dura.

Hoje em dia, o “comércio de fotos” está mais acirrado, malandro, virulento, e já escutei casos, e li blogs/sites/fóruns de viagens nos quais os Centuriões romanos tentaram intimidar o turista, pedindo até 30 euros… leiam bem: 30 euros por 4-5 fotos, tentando dizer que o turista requisitou um “serviço profissional” e que a “conta” tem que ser paga.

Foto Chiara Rossi/LaPresse 12-04-2012 Roma, Italia cronaca Protesta dei Centurioni al Colosseo
Foto do Jornal Oggi. Centuriões protestando, quando o Prefeito e a Guarda Municipal tentaram acabar com o “trabalho deles”, impedindo que importunem os turistas.

Nesses últimos anos eu já acompanhei vários amigos ao Coliseu. Minha cara de poucos amigos deve assustar os Centuriões, mas não caio nesse papo de arrancar meu dinheiro. Nesses anos nenhum dos meus amigos quis tirar foto, mas se assim tivesse desejado, eu acho que 5 euros por umas 5-10 fotos está mais do que bom. Encaro isso como uma gorjeta, não como um serviço. Aliás, como eu já contei, na época que tirei as minhas fotos (há mais de 15 anos), eles realmente pediam uma gorjeta.

Não viaje para a Itália sem um Seguro Viagem

Compare os preços e compre o seu na Real Seguros  parcelado em até 12 vezes no cartão de crédito. Page com boleto bancário e ganhe 5% de desconto.

Acho essas fotos uma grande furada, mas, se você quiser mesmo tirá-las não se deixe intimidar. Não abra a sua carteira, tenha já o dinheiro prontinho no bolso. Essas pessoas não tem nenhum tipo de autorização turística. Há alguns anos um programa de TV humosrístico levou um rapaz com uma câmera escondida, que fazia de conta que queria trabalhar como Centurião, afinal, se não é uma profissão, qualquer um pode chegar lá, botar a fantasia e ganhar seus trocados, certo?

Mas o que aconteceu? Cada Centurião Romano tem o seu ponto, e vai até as últimas consequências para defender o seu pedaço de calçada!

Quem avisa amigo é!

Organize agora a sua viagem

Viaje tranquilo com um Seguro para Viagens na Europa

A Itália faz parte dos países europeus signatários do Tratado de Schengen que exigem um seguro para viagem com cobertura mínima de € 30.000. Contrate o seu com a Real Seguros, empresa parceira do blog. A cotação é totalmente gratuita e você pode comprar os produtos de várias seguradoras. Além de garantir o menor preço, o seu seguro pode ser parcelado em até 6 vezes sem juros no cartão de crédito. Descontos de 5% para pagamentos à vista com boleto bancário. Os seguros cobrem assistência médica e hospitalar, com possibilidade de atendimento no seu hotel, remarcação de voos, extravio de bagagens e até traslados em caso de falecimento no exterior. Não confie na sorte.

Compre seus ingressos agora e pule a file!

Filas em Roma? Nunca mais! Ingressos para o Coliseu, Museus Vaticanos, além do Roma Pass, o passe que une meios de transporte às atrações turísticas. A interface do site e o atendimento são em língua portuguesa.

 Vai visitar o Coliseu e os Museus Vaticanos/Capela Sistina?

Compre o fura-filas com a TicketBar. Venda fácil em Português.

Para mais ingressos, visite a página de ingressos do Roma Pra Você.


Organize agora a sua viagem

Viaje tranquilo com um Seguro para Viagens na Europa
A Itália faz parte dos países europeus que exigem um seguro para viagem com cobertura mínima de € 30.000. Contrate o seu com a Seguros Promo. Cotação gratuita com comparação de preços entre várias seguradoras.

Procurando um hotel em Roma? Reserve agora com o Booking.com
 O Booking.com é a empresa selecionada como parceira para reservas de hotéis em Roma, em qualquer outra cidade da Itália e no resto do mundo. As vantagens do Booking.com? O site está em português e você pode ver a cotação em reais. Booking.com

 Comparador para viagens de trem na Itália
 Compre suas passagens de trem sem custo adicional com a Trainline. Com a Trainline é possível comparar passagens de trem das principais companhias ferroviárias na Itália e Europa, sem acréscimo de preço.

Similar Articles

22 thoughts on “Evitar furada em Roma: atenção com os centuriões romanos

  1. A máfia dos centuriões…. é como a máfia dos gondoleiros. Eu acho isso chato demais. Entendo que cada um precisa ganhar seu trocado, mas intimidar turistas é absurdo. Muito bem,Lu. Isso mesmo. Ótimo alerta. Beijo grande

  2. Eu tb acho bem chato isso. Mas desviei deles facilmente quando estive em Roma em fevereiro deste ano. É um problema recorrente em cidades turísticas. Quem visita Paris provavelmente se depara com os caras na escadaria para a Sacré Coeur, em Montmartre, insistindo para colocar fitinhas e depois pedir um valor exorbitante…

  3. Gente que absurdo isso! Eu fico chocada com a cara de pau dessas pessoas… Quando estive em Roma não vi muitos deles não, mas já vi coisas parecidas em outros países.. Fico revoltada com tanta cara de pau e malandragem…

  4. Ah eu quando vou nesses lugares sou a deslumbrada das fotos! Foto jacú é comigo mesmo! òtimo seu post e o alerta porque era beeem capaz de eu passar aperto na mão desses senhores!

  5. É, em todo lugar na Europa que tenha um pouco mais de turista tem gente tentando arrancar uma grana.

    Minha esposa tem uma técnica, quando algum deles começa incomodar, ela responde em alemão com a cara brava que sabe fazer. Todos fogem…

  6. Entendo que as pessoas precisem trabalhar, mas isso deveria ser feito de forma mais honesta.. Ser falado logo de cara o valor. Pq tirar a foto pra depois dizer o valor é uma situação super chata né. Afinal, o turista tá ali de passagem e as vezes da o valor falado só pra não criar uma situação chata em um local que ele não tá habituado. É uma sacanagem da parte deles!
    Por isso que eu já falo “não não” pra qualquer pessoa fantasiada que chega perto hahaha

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top