You are here
Home > Atrações > A escada dos Museus Vaticanos que inspirou o Guggenheim de NY

A escada dos Museus Vaticanos que inspirou o Guggenheim de NY

Mais do que seus maravilhosos acervos de arte para todos os gostos, da grandiosidade dos seus vários ambientes e dos mais maravilhosos afrescos do mundo, como aqueles da Capela Sistina e das Estâncias de Rafael, os Museus Vaticanos também possuem escadas fabulosas e uma delas é a escala helicoidal de Giuseppe Momo.

A escada helicoidal de Giuseppe Momo

Um dos ambientes mais fotografados do museu é a sua escada helicoidal dupla, obra do engenheiro e arquiteto Giuseppe Momo (1875-1940), coberta com painéis de bronze de Antonio Maraini.

escada-museus-vaticanos-2

Momo realizou muitas obras no norte da Itália, mas sobretudo contribuiu para mudar a arquitetura dos Museus Vaticanos ao construir a nova entrada, o teto de vidro e a escada helicoidal, entre os anos 1929 e 1932.

escala-museus-vaticanos-4

Momo também foi o arquiteto escolhido pelo Papa Pio IX para construir a cidade do Vaticano. Ela é a escada dos Museus Vaticanos que inspirou o Guggenheim de Nova York.

Seu nome é pouco conhecido na Itália talvez por ter trabalho muito em grandes obras eclesiásticas. Mas sobretudo, porque naquele período a Itália também se encontrava no vintênio fascista, e a arquitetura predominante da época era o racionalismo italiano, também conhecido como arquitetura fascista.

Por isso, na maioria das vezes que buscamos informações sobre a arquitetura dos anos 20, 30 e dos anos 40 iminentemente antes da guerra, encontramos outros nomes, como aquele, por exemplo, do famoso arquiteto Marcello Piacentini, que entre outras coisas projetou o Edifício Matarazzo, ou Palácio do Anhangabaú, em São Paulo.


Frank Lloyd Wright e a inspiração para o Museu Guggenheim de NY

Tanto a escada de Giuseppe Momo quanto a cúpula de vidro inspiraram fortemente o arquiteto Frank Lloyd Wright na construção do Museu Guggenheim de Nova York.

Guggenheim_flw_show
Foto de Wallygva, Wikimedia Commons, licença CC BY-SA 3.0
Interno_guggenheim
Foto de domínio público por Wikimedia Commons, autor: Stevenuccia, licença CC BY-SA 3.0

 

Solomon-R-Guggenheim-Museum-Levels
Foto de domínio público, site Wikimedia Commons, autor: Evan-Amos

Vendo as fotos a gente realmente nota a semelhança!

Não viaje para a Itália sem um Seguro Viagem

Compare os preços e compre o seu na Seguros Promo, parcelado em até 12 vezes. Digite ROMAPRAVOCE5 e ganhe 5% de desconto.

Vi a escada do Guggenheim há muitos anos, e agora que caiu a ficha, gostaria de revê-la novamente. Enquanto não o faço, aproveitarei para contemplar aquela que está mais perto de mim: a dos Museus Vaticanos.

 Vai visitar o Coliseu e os Museus Vaticanos/Capela Sistina?

Compre o fura-filas com a TicketBar. Venda fácil em Português.


Leia mais sobre os Museus Vaticanos


Comer, Beber e Compras nos arredores do Vaticano


Organize agora a sua viagem

Viaje tranquilo com um Seguro para Viagens na Europa
A Itália faz parte dos países europeus que exigem um seguro para viagem com cobertura mínima de € 30.000. Contrate o seu com a Seguros Promo. Cotação gratuita com comparação de preços entre várias seguradoras.

Procurando um hotel em Roma? Reserve agora com o Booking.com
 O Booking.com é a empresa selecionada como parceira para reservas de hotéis em Roma, em qualquer outra cidade da Itália e no resto do mundo. As vantagens do Booking.com? O site está em português e você pode ver a cotação em reais. Booking.com

 Comparador para viagens de trem na Itália
 Compre suas passagens de trem sem custo adicional com a Trainline. Com a Trainline é possível comparar passagens de trem das principais companhias ferroviárias na Itália e Europa, sem acréscimo de preço.

Similar Articles

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top