You are here
Home > Cultura > 06 de Janeiro: Epifania ou Festa da Befana

06 de Janeiro: Epifania ou Festa da Befana

 tour guiado em roma 728x90

Costuma-se dizer que, no Brasil, o Ano Novo só começa depois do carnaval. Aqui na Itália, o Ano Novo começa não exatamente no dia primeiro de janeiro, mas depois da Epifania.

Como reza o ditado popular: L’Epifania tutte le feste porta via (tradução livre: A Epifania leva embora todas as festas).

Dia 06 de janeiro é feriado na Itália. Celebra-se a Epifania ou Dia de Reis, mas cada vez mais a data é comemorada como “A Festa da Befana”. Acredita-se que a palavra Befana é uma corruptela da palavra Epifania em grego, mais ou menos com a seguinte evolução: epifanéia > ebifanéia > befanéia > befana.

festa-da-befana
As meias da Befana à venda no supermercado.

Na atual tradição italiana, a Befana é representada por uma mulher bem idosa que na noite do dia 05 para o dia 06 de janeiro leva doces para as crianças. Muitas vezes essa figura da mulher idosa também é confundida com uma bruxa idosa, mas boa, a qual voa com uma vassoura.

A tradição popular diz que é fundamental deixar a janela aberta, com uma meia vazia. Assim a velhinha, vai encher de doces as meias das crianças que se comportaram bem no ano anterior, e aquelas que foram particularmente travessas e malvadas ganham carvão.

E se na festa de Halloween fazemos a pergunta: doçuras ou travessuras, na festa da Befana, a pergunta é doce ou carvão. Muitas confeitarias e supermercados colocam à venda saquinhos com pedras de carvão feitas de açúcar.

festa-da-befana-2

A Festa da Befana, principalmente em grandes cidades como Roma, está virando uma comemoração cada vez mais comercial, perdendo a sua raiz mais popular, com uma Befana que passa de casa em casa.

No dia 27 de dezembro, quando fui ao supermercado, os panetones tinham praticamente sumido das prateleiras, e já encontravam-se à venda a meia de doces da Befana. Grandes marcas investiram pesado no marketing e nos produtos: uma bonequinha da Befana com um saquinho de chocolates Kinder era vendida por 8 euros. Também havia meias para todos os gostos e bolsos: meias de times de Futebol, meias da Peppa Pig e, como na antiga tradição, também há meias vazias que podem ser enchidas conforme o gosto do cliente.

besta-da-befana-3

E com a Epifania, também chega a hora de desmontar a árvore de Natal, e começar o Ano Novo, Vida Nova.

E você? Ganharia doçuras ou carvão?

Feliz Ano Novo!

 

Organize agora a sua viagem

Viaje tranquilo com um Seguro de Viagem para a Europa
A Itália faz parte dos países europeus signatários do Tratado de Schengen que exige um seguro de viagem com cobertura mínima de € 30.000. Contrate o seu com a Seguros Promo, empresa parceira do blog. A cotação é totalmente gratuita e você pode comparar os preços de várias seguradoras. Descontos de 5% com o código ROMAPRAVOCE5. Os seguros cobrem assistência médica e hospitalar, com possibilidade de atendimento no seu hotel, remarcação de voos, extravio de bagagens e até traslados em caso de falecimento no exterior. Não conte com a sorte, contrate um seguro!

Procurando um hotel em Roma? Reserve agora com o Booking.com
 O Booking.com é a empresa selecionada como parceira para reservas de hotéis em Roma, em qualquer outra cidade da Itália e no resto do mundo. Só em Roma, o Booking.com oferece mais de 9.000 acomodações, das quais mais de 5.000 hotéis. As vantagens do Booking.com? O site está em português e você pode ver a cotação em reais. Pode reservar sem compromisso (inserindo o número do cartão de crédito) e só pagar ao fazer o check-in. O cancelamento da reserva é grátuito. Booking.com

Similar Articles

3 thoughts on “06 de Janeiro: Epifania ou Festa da Befana

Deixe uma resposta

Top