You are here
Home > Cultura > 06 de Janeiro: Epifania ou Festa da Befana

06 de Janeiro: Epifania ou Festa da Befana

Costuma-se dizer que, no Brasil, o Ano Novo só começa depois do carnaval. Aqui na Itália, o Ano Novo começa não exatamente no dia primeiro de janeiro, mas depois da Epifania.

Como reza o ditado popular: L’Epifania tutte le feste porta via (tradução livre: A Epifania leva embora todas as festas).

Dia 06 de janeiro é feriado na Itália. Celebra-se a Epifania ou Dia de Reis, mas cada vez mais a data é comemorada como “A Festa da Befana”. Acredita-se que a palavra Befana é uma corruptela da palavra Epifania em grego, mais ou menos com a seguinte evolução: epifanéia > ebifanéia > befanéia > befana.

festa-da-befana
As meias da Befana à venda no supermercado.

Na atual tradição italiana, a Befana é representada por uma mulher bem idosa que na noite do dia 05 para o dia 06 de janeiro leva doces para as crianças. Muitas vezes essa figura da mulher idosa também é confundida com uma bruxa idosa, mas boa, a qual voa com uma vassoura.

A tradição popular diz que é fundamental deixar a janela aberta, com uma meia vazia. Assim a velhinha, vai encher de doces as meias das crianças que se comportaram bem no ano anterior, e aquelas que foram particularmente travessas e malvadas ganham carvão.

Não viaje para a Itália sem um Seguro Viagem

O Seguro Viagem com apólice mínima de 30.000 euros é uma exigência da União Europeia para todos os turistas que visitam o continente. Viaje com segurança! Compare os preços e compre o seu na Real Seguros parcelado em até 12 vezes no cartão de crédito. Clique aqui e ganhe 10% de desconto no seu seguro viagem.

E se na festa de Halloween fazemos a pergunta: doçuras ou travessuras, na festa da Befana, a pergunta é doce ou carvão. Muitas confeitarias e supermercados colocam à venda saquinhos com pedras de carvão feitas de açúcar.

festa-da-befana-2

A Festa da Befana, principalmente em grandes cidades como Roma, está virando uma comemoração cada vez mais comercial, perdendo a sua raiz mais popular, com uma Befana que passa de casa em casa.

No dia 27 de dezembro, quando fui ao supermercado, os panetones tinham praticamente sumido das prateleiras, e já encontravam-se à venda a meia de doces da Befana. Grandes marcas investiram pesado no marketing e nos produtos: uma bonequinha da Befana com um saquinho de chocolates Kinder era vendida por 8 euros. Também havia meias para todos os gostos e bolsos: meias de times de Futebol, meias da Peppa Pig e, como na antiga tradição, também há meias vazias que podem ser enchidas conforme o gosto do cliente.

besta-da-befana-3

E com a Epifania, também chega a hora de desmontar a árvore de Natal, e começar o Ano Novo, Vida Nova.

E você? Ganharia doçuras ou carvão?

Feliz Ano Novo!

 


Veja a seguir serviços essenciais para a sua viagem


  • Seguro Viagem obrigatório para Itália e Europa em geral
A Itália faz parte dos países europeus que exigem seguro de viagem com apólice mínima de € 30.000. Faça o seu com a Real Seguros. FAÇA COTAÇÃO AGORA E GANHE 10% DE DESCONTO
  • Procurando hospedagem em hotel ou apartamento?
Reserve hotéis e apartamentos em qualquer cidade do mundo. Site em português e cotação em Reais. BUSCAR HOTEL
  • Ingressos Fura-Fila para o Coliseu
Se você não quiser perder preciosas horas da sua viagem em filas, reserve aqui o bilhete para o Coliseu, Fórum Romano e Palatino. COMPRAR INGRESSO COLISEU
  • Evite as filas quilométricas dos Museus do Vaticano
Quer evitar filas que dobram o quarteirão? Então a melhor coisa a fazer para ver a Capela Sistina, é comprar seu ingresso antecipado. COMPRAR INGRESSO VATICANO

Similar Articles

6 thoughts on “06 de Janeiro: Epifania ou Festa da Befana

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Top