You are here
Home > Comer e Beber > As entradas típicas romanas

As entradas típicas romanas

Quais entradas típicas romanas você vai encontrar em um restaurante local?

A Itália tem uma cozinha bem regional. Existem pratos que a gente só come mesmo se for a um restaurante dentro de uma certa região, ou um restaurante especializado em um tipo de cozinha regional: restaurante siciliano, toscano, sardo, etc.

Há pratos da culinária italiana que superam as fronteiras regionais e internacionais: a massa al ragu bolonhês (ragu é o molho que no mundo todo conhecemos simplesmente como molho à bolonhesa), a lasanha, os tortellini, os ravioli, o espaguete alla carbonara e a campeã mundial: a pizza! Aliás, escrevendo esse post vejo que a maioria dos pratos que citei são de tradição emiliana-romagnola (região que abriga Bolonha, Modena, Parma, etc.)

Em uma trattoria ou osteria romana, o que vocês encontrarão como entradas?

Supplì da Osteria Palmira. De-li-cio-so
Supplì da Osteria Palmira. De-li-cio-so

Supplì – o supplì é um croquete de arroz frito. Ele é feito com risotto de tomate e recheado com mozzarella. Alguns restaurantes fazem o risotto com caldo de carne moída. Então, não podemos dizer que é um prato 100% vegetariano, mas é uma delícia. Nos últimos anos muitas pizzarias e restaurantes começaram a apostar em supplis mais “modernos”, como por exemplo, o supplì de açafrão (na verdade supplì feito com risotto à milanesa)

crocchetta

Crocchetta di patata (croquete de batata) – por muitos e muitos anos não comprei a idéia de sair de casa e ir a um restaurante comer um croquete de batata! Até que um dia provei um delicioso, feito com purê de batata bem rico (com leite, manteiga, queijo parmesão, etc.) e no meio com um recheiozinho de queijo provolone. Ainda continuo achando uma coisa bem banal, mas aqui perto de casa, na Osteria Palmira, o croquete é feito em casa (não é produto já pronto e congelado) e é muitooooo bom.

filletto baccala

20130724_180749

Filetto di baccalà – é um pedaço de filé de bacalhau passado em uma “tempura” um pouco mais sólida e consistente do que a tempura japonesa. Em Roma existe uma lanchonete meio “pé-sujo” especializada em Filetto di baccalà, conhecida pelos romanos como Er Filettaro, e fica bem pertinho do Campo de’ Fiori. Er Filettaro é um bar com mesinhas do ar livre; uma boa opção para comer um belisquete com uma cervejinha, sem grandes pretensões gastronômicas, mas dentro da proposta de se especializar em apenas um produto/prato, acho que é uma boa pedida.

Não viaje para a Itália sem um Seguro Viagem

Compare os preços e compre o seu na Seguros Promo, parcelado em até 12 vezes. Digite ROMAPRAVOCE5 e ganhe 5% de desconto.

Flor de abobrinha fresca que o fornecedor colocou de manhã cedo na porta do restaurante! Lindas!
Flor de abobrinha fresca que o fornecedor colocou de manhã cedo na porta do restaurante! Lindas!
Aqui as flores já recheadas e fritas.
Aqui as flores já recheadas e fritas.

Fiore di zucca o fiore di zucchina – Flor de abóbora ou abobrinha (geralmente de abobrinha) recheada com queijo, com um pedacinho de anchova dentro e também frita em uma “tempura” bem mais sólida e consistente do que a tempura japonesa.

bruschetta

Bruschetta – A bruschetta é uma das entradas que superou as fronteiras italianas nacionais e internacionais. Às vezes vejo sites e blogs de culinária italiana ao redor do mundo, e sempre tem alguém comendo bruschetta (pronúncia: brus-que-ta). Trata-se de uma fatia de pão italiano torrado com azeite e pode-se escolher a cobertura. As mais comuns são com alho e óleo (aglio e olio), com tomate (bruschetta al pomodoro) e com patê de azeitonas (bruschetta con patè di olive).

olive-ascolane

Olive Ascolane – essa é uma iguaria “importada” de outra região da Itália, mas faz muito sucesso em Roma. A pátria da oliva ascolana (ou oliva all’ascolana), é a cidade de Ascoli Piceno, que fica na região Marche. Trata-se de azeitonas bem grandes, que devem ser deixadas em uma salamóia de ervas aromáticas, depois são recheadas com carne (um composto que mistura carne de boi, carne de porco e carne de frango) e fritas. Adoroooo. Normalmente são servidas em porções de 5-6.

Buon appetito!

Crédito das fotos:

Supplì, Fiore di Zucchina Fresca, Er Filettaro: Luciana Rodrigues; Bruschetta: Katthkwilts; Fiore di Zucchina Frita: Forchettina; Filetto di Baccalà: Guide Cucina; Olive all’ascolana: Style; Crocchetta di Patate: Giallo Zafferano,

 Vai visitar o Coliseu e os Museus Vaticanos/Capela Sistina?

Compre o fura-filas com a TicketBar. Venda fácil em Português.

 


Organize agora a sua viagem

Viaje tranquilo com um Seguro para Viagens na Europa
A Itália faz parte dos países europeus que exigem um seguro para viagem com cobertura mínima de € 30.000. Contrate o seu com a Seguros Promo. Cotação gratuita com comparação de preços entre várias seguradoras.

Procurando um hotel em Roma? Reserve agora com o Booking.com
 O Booking.com é a empresa selecionada como parceira para reservas de hotéis em Roma, em qualquer outra cidade da Itália e no resto do mundo. As vantagens do Booking.com? O site está em português e você pode ver a cotação em reais. Booking.com

 Comparador para viagens de trem na Itália
 Compre suas passagens de trem sem custo adicional com a Trainline. Com a Trainline é possível comparar passagens de trem das principais companhias ferroviárias na Itália e Europa, sem acréscimo de preço.

Similar Articles

Top