You are here
Home > Uncategorized > IV Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros 2017, Paris: aprendizado, profissionalismo e parcerias

IV Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros 2017, Paris: aprendizado, profissionalismo e parcerias

 tour guiado em roma 728x90

Dos vários compromissos ou datas especiais que marco na memória (ou na agenda, porque com a idade, a memória às vezes me dá um baile), há quatro anos sei que no outono, mais provavelmente em novembro, tenho a chance de participar do Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros.

O encontro nasceu como um evento pequeno (digo pequeno em relação ao número de participantes) em Barcelona, com a organização da Cristina Rosa. Depois a Cris passou a bola para Rita, e em 2015 o encontro foi no Porto (ou Invicta para os íntimos). Em 2016, o Pacelli e Nicole, junto com a Claudia, realizaram a edição de Berlim e, em 2017, chegamos à quarta edição na altiva Paris.

Para mim foi muito legal estar pela sexta vez na Cidade Luz, desta vez com a consciência de estar participando de um momento especial: aprender, se profissionalizar e dar aquele abraços apertado em outros blogueiros que estão caminhando junto comigo nesse caminho de blogosfera.

Desta vez, os preços das passagens colaboraram bastante e ir para Paris com uma companhia aérea lowcost (minha experiência anterior), estava custando o mesmo preço que voar com a Air France. Paguei um pouco menos de 120 euros ida e volta.

E ao chegar em Paris, deste vez tendo aterrissado no Charles de Gaulle, pude pegar o metrô diretamente para o meu fabuloso Hotel Gustave. Um quatro estrelas super charmoso e pertinho da torre Eiffel.

Mas assim que mandei uma mensagem para as amigas, avisando que estava indo pro hotel, logo recebo uma mensagem: venha tomar um vinho conosco no XO Hotel e depois a gente te acompanha até o Gustave.

Toda a galera comemorando no XO Hotel. (Foto: Gabriela Torrezani)

O XO Hotel foi o lindíssimo hotel que recepcionou os blogueiros com um happy hour (do qual não pude participar porque cheguei em Paris tarde), e foi muito bom ter conhecido também essa lindeza de hotel e… cataploft… fiquei maravilhada com a adega de vinhos e sala de degustação dentro do próprio hotel.

Então ficamos mais ou menos até 1 hora da madrugada bebericando e rindo horrores, tudo isso num ambiente charmoso e com ótimos vinhos franceses. Nessas 2 horinhas juntas me senti feliz e acolhida. Aumentou a expectativa do que teríamos no dia seguinte: um dia inteiro dedicado às palestras.


Aprendizado, Profissionalismo, Parcerias

Como falei anteriormente, tendo sido a quarta edição do EEBB, pudemos perceber que a grande maioria de nós deu um salto. Muitos (ou quase todos) os blogs ali presentes se profissionalizaram ao longo do tempo. Muitos escreveram guias, muitos trabalham como guias, há colegas que oferecem serviços de transfer e assessoria para brasileiros que querem curtir a Europa, tendo a colaboração de um compatriota. Por isso, as palestras foram acolhidas com muita curiosidade e vontade de aprender, mas dessa vez a gente se sentir bem familiarizado com muitos assuntos ali apresentados e pudemos contribuir com as nossas experiências.

Vou contar um pouco do nosso sábado, que foi o único dia do qual participei integralmente:

Jardim do Hôtel de Sully. Foto: Martinha Andersen

O Hôtel de Sully hospedou egregiamente o nosso encontro. Meu Deus! Como existem lugares maravilhosos e deslumbrantes em Paris.

A nossa anfitriã e super organizadora Martinha Andersen, do blog Viajoteca, abriu os trabalhos e logo passou a bola para as palestrantes.

A Fernanda Souza (Fer para as miguxas) deu a primeira palestra do dia, com um dos assuntos mais importantes para nós, blogueiros de viagem, sobre como configurar e ganhar dinheiro (de verdade, com números e valores mostrados) com programas de afiliados. Foi uma palestra excepcional.

Cris e Magê, falando como os blogs e criação de conteúdo para a web potencializam os serviços como guia. Foto: Suzana Paquete

Ao longo do dia tivemos a maravilhosa participação das nossas colegas Cristina e Magê, que nos contaram a evolução das suas figuras profissionais, de blogueiras a guias de turismo nas suas respectivas cidades, Barcelona e Milão. Como guia, adorei a palestra das colegas e trouxe algumas inspirações para aplicar ao meu trabalho.

A Damaris Lago, Diretora Presidente da AtitudeCom Estratégia em Comunicação, palestrou sobre o futuro dos blogs e influenciadores digitais e foi muito bom ter o ponto de vista de alguém que está do outro lado, ou seja, de quem seleciona e contrata parceiros para campanhas de sucesso. Em especial o que me inspirou bastante foi o quanto a Damaris nos falou do poder dos micro influenciadores. Porque se você é bom, sério e, sobretudo honesto, não precisa ter centenas de milhares de seguidores para poder dar o seu recado.

As lindas colegas de Madri, com o mimo que nos foi presenteado pela Galeries Lafayettes. Foto: Suzana Paquete

A seguir, nossas colegas de Madri, nos contaram sobre como a união e parcerias em torno de um destino (Madri), tem feito com que seus trabalhos cresçam e alcancem parceiros espanhóis que querem chegar ao público brasileiro. E também aos brasileiros que querem conhecer Madri e arredores com uma guia brasileira que mora no local. As meninas criaram juntas o site Blogueiros de Língua Portuguesa em Madri, o BLPM.

A Gallerie Lafayette também palestrou nesse evento. A diretora de vendas e marketing se mostrou super interessada na parceria com blogueiros de viagem, e possuem muitas vantagens, descontos e mimos para conquistar a clientela brasileira. Além da palestra ter sido muito boa para o nosso ego como blogueiros (por saber que uma empresa deste porte enxerga o nosso potencial), também fomos presenteados com mimos maravilhosos.

Encerrando as palestras do dia, contamos também com a Julia Morales, expert em mídias digitais e CEO do portal Brazilian Blogs, que nos ilustrou a abordagem, o crescimento e as estratégias de sucesso para que os blogs cresçam a sua maneira de comunicar com o público.


E depois das palestras, continuamos com muita alegria…

Após o encerramento das palestras, tivemos a nossa tradicional troca de presentes. Cada blogueiro leva uma ou mais lembrancinhas e fazemos um sorteio.

Também tivemos o anúncio de duas cidades europeias que poderão ser as parceiras dos próximos encontros.

Obviamente, a noite ainda era uma criança e após alguns de nós nos reunimos em vários lugares de Paris para um jantar, seguindo de um espetáculo de Cabaré no Paradis Latin.

Gente! Eu estava ansiosa pela hora do can can (afinal é a primeira coisa que nos vem em mente quando lembramos de um cabaré), mas devo dizer que todo o espetáculo me deixou surpresa pela força física, mas ao mesmo tempo leveza dos bailarinos.

Após o espetáculo, ainda encontramos um lugarzinho no estômago para comermos uma galette, e voltei para fantasticamente confortável cama do Hotel Gustave. Mas antes de voltar ao hotel, caminhei mais dois quarteirões para admirar a torre mais de perto.

Foto no palco do Paradis Latin, após o final do espetáculo. Foto: Rê Autran

Infelizmente no dia seguinte não pude participar das outras atividades, porque retornei a Roma logo depois do almoço. Fiquei morrendo de saudades, com vontade de ficar em Paris por mais dias… mas a vida continua.

Até logo Paris, foi rápido mas intenso!


Blogs participantes da IV Edição do Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros:

A Bolonhesa | Ana de Amsterdam | Apure GuriaAs Viagens da Rê | Aqui se fala português | Brazuka | Cultuga | De Café por Barcelona | Deguste seu Destino | Destino Munique | Destino Provence | Dicas de Paris | Em Roma | Estrangeira | Eu Ando Pelo Mundo | Itália per Amore | Kely Pelo Mundo | Londres pra Você | Mel a mil pelo mundo | Milão nas Mãos | No Mundo da Paula Nosso Armário O Porto Encanta | Paris me chama | Passaporte com PimentaPraga Boemia | Preciso Viajar | RaphinadasRoma Pra Você | Sete Mil Km | Sol de Barcelona | That Good Trip | The London Ginger | The Nerdylands | Trend Tips | Viagem JovemViagens de Mãe | Viajapedia | Viajoteca


Empresas parceiras do evento:

Hotel Gustave

Torre de Montparnasse

França entre Amigos

Galeries Lafayette

Rede Patrick Hayat Hôtels

Centre des Monuments Nationaux

Paradis Latin

XO Hotel

Hippocket Wifi

 


Organize agora a sua viagem

Viaje tranquilo com um Seguro para Viagens na Europa
A Itália faz parte dos países europeus signatários do Tratado de Schengen que exigem um seguro para viagem com cobertura mínima de € 30.000. Contrate o seu com a Real Seguros, empresa parceira do blog. A cotação é totalmente gratuita e você pode comprar os produtos de várias seguradoras. Além de garantir o menor preço, o seu seguro pode ser parcelado em até 6 vezes sem juros no cartão de crédito. Descontos de 5% para pagamentos à vista com boleto bancário. Os seguros cobrem assistência médica e hospitalar, com possibilidade de atendimento no seu hotel, remarcação de voos, extravio de bagagens e até traslados em caso de falecimento no exterior. Não confie na sorte.

Procurando um hotel em Roma? Reserve agora com o Booking.com
 O Booking.com é a empresa selecionada como parceira para reservas de hotéis em Roma, em qualquer outra cidade da Itália e no resto do mundo. Só em Roma, o Booking.com oferece mais de 9.000 acomodações, das quais mais de 5.000 hotéis. As vantagens do Booking.com? O site está em português e você pode ver a cotação em reais. Pode reservar sem compromisso (inserindo o número do cartão de crédito) e só pagar ao fazer o check-in. O cancelamento da reserva é grátuito. Booking.com

Similar Articles

One thought on “IV Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros 2017, Paris: aprendizado, profissionalismo e parcerias

Deixe uma resposta

Top