You are here
Home > Dicas práticas > Dicas rápidas para comprar passagens de trem online

Dicas rápidas para comprar passagens de trem online

Viajar de trem pela Itália é a melhor e mais prática maneira de circular pelo país, principalmente para quem vai fazer os eixos “principais”: Milão, Florença, Bolonha, Nápoles, Roma, Veneza, Turim e outras capitais ou cidades grandes/estratégicas.

Quem está planejando viajar de trem pela Itália tem duas possibilidades para a compra dos bilhetes:  TRENITALIA que pertence à Ferrovia Estatal ou a empresa privada ITALOTRENO.

A primeira cobre mais localidades, com mais horários, mas também pode ser mais cara se os bilhetes não forem comprados com bastante antecedência.


Como comprar as passagens de trem online?

treno_frecciarossa

O site TRENITALIA está disponível em Italiano e Inglês. A escolha deve ser feita entre LE FRECCE (os trens Freccia Rossa, Freccia Argento e Freccia Bianca são os “trens-bala”, ou seja, o trem de alta velocidade italiano). A velocidade deles é de 250 a 300 km/h.  e TUTTI I TRENI (quando o nosso itinerário pode acomodar qualquer tipo de trem).

É importante saber que os trens tipo FRECCIA ligam somente os eixos entre as principais capitais italianas: Roma, Milão, Nápoles, Bari, Lecce, Bolonha, Florença, Veneza, Turim, Reggio Calabria, Genova, etc. Qualquer outra localidade precisará ser complementada com um trem Regional (que faz várias paradas) ou o Regionale veloce (regional rápido, que faz poucas paradas) até o destino final.

Não é obrigatório registrar-se no site TRENITALIA para comprar as passagens de trem online.

Para quem quiser se registar, é suficiente inserir o e-mail, criar um nome de usuário, senha e aguardar alguns minutos para receber um e-mail confirmando a inscrição.

Após a confirmação da compra, nos é comunicado um código de reserva. Não é necessário imprimir o bilhete. Ao embarcamos, quando passar o fiscal, bastar dar o número da reserva. O fiscal confere tudo no terminal GPS. É fácil, barato e ecológico!

treno_pronto-treno

Outra opção para os clientes da TRENITALIA é baixar o APP PRONTO TRENO que está disponível para iPhone Android.

Tenho o aplicativo instalado no meu telefone. Funciona bem, é rápido e dá para conferir o horários dos trens de todas as localidades italianas, além de boletins de última hora, comunicando atrasos, greves ou eventuais suspensões dos trens. Mas para a compra de passagens é necessário possuir um número de celular italiano.

viajar-italia-italotreno

Para comprar passagens online com a empresa ITALOTRENO, o site está disponível em italiano e inglês. Os preços são bem promocionais e há opções para bilhetes low cost (sem direito a reembolso em caso de desistência e nem mudança gratuita de datas). O trem tem conexão wifi grátis e ainda tem bilhetes mais caros com vagão com telas de cinema e vagão classe business e primeira classe, mais ou menos como nos aviões.

ITALOTRENO também tem o serviço chamado ticketless: você não precisa imprimir seu bilhete, basta mostrar a tela do seu celular ao fiscal.

viajar-de-trem-pela-italia_5-576x1024

Ultimamente tenho viajado bastante com a ITALOTRENO e estou muito satisfeita com o serviço, pontualidade, atendimento ao cliente.


Usar um site comparador de passagens: Trainline

Desde que descobri o site Trainline também venho usando-o para a compra de passagens. Como funciona? Ele faz a comparação em tempo real entre as principais companhias ferroviárias de cada país (no nosso caso, a Itália) e diz quais são os preços.

Para mim as principais vantagens do Trainline são:

  • Interface em português. Quem não manja inglês ou outra línguas estrangeira, pode se sentir mais seguro ao fazer a compra e entender inclusive “as letrinhas minúsculas” do contrato de venda
  • Compara os preços em tempo real
  • Não cobra adicional. Ou seja: o preço do Trainline.com é o mesmo preço aplicado pelas empresas proprietárias dos bilhetes.

Boa Viagem!

MAIS DICAS PARA VIAJAR DE TREM NA ITÁLIA

 


Organize agora a sua viagem

Viaje tranquilo com um Seguro para Viagens na Europa
A Itália faz parte dos países europeus que exigem um seguro para viagem com cobertura mínima de € 30.000. Contrate o seu com a Seguros Promo. Cotação gratuita com comparação de preços entre várias seguradoras.

Procurando um hotel em Roma? Reserve agora com o Booking.com
 O Booking.com é a empresa selecionada como parceira para reservas de hotéis em Roma, em qualquer outra cidade da Itália e no resto do mundo. As vantagens do Booking.com? O site está em português e você pode ver a cotação em reais. Booking.com

 Comparador para viagens de trem na Itália
 Compre suas passagens de trem sem custo adicional com a Trainline. Com a Trainline é possível comparar passagens de trem das principais companhias ferroviárias na Itália e Europa, sem acréscimo de preço.

Similar Articles

15 thoughts on “Dicas rápidas para comprar passagens de trem online

  1. Oi Luciana! Você conhece e o site raileurope.com ? Achei interessante pq tem a versão em português que facilita a compra. Obg 🙂

  2. Sempre compro as passagens pelo Trenitalia e não sabia que existia a Italotreno. Já encontrei passagens da Trenitalia até por 9,90, mas claro que não é a regra. Quero conhecer a Italotreno da próxima vez.

  3. Oi Luciana, td bem? É possível comprar passagem na Italo aqui do Brasil? Tentei comprar, e no final do processo vai pra uma janela de Login (não achei uma opção de pular esta tela). Tentei fazer um cadastro e pra finalizar é necessário um endereço da Itália. Queria aproveitar o preço que está ligeiramente menor ao Trenitalia… Obrigado

    1. A única coisa obrigatória é registar seu endereço de e-mail, porque eles mandam uma cópia do bilhete para lá.
      Eu mesma nunca coloco endereço completo.
      Só quem pede nota fiscal é que precisa dar endereço postal.
      Me diz se conseguiu!
      Abs,
      Luciana

  4. Oi Luciana, muito boa suas dicas. Será que você pode me dizer alguma coisa sobre o trajeto Veneza – Italia de trem? Somos eu e meu marido, gostariamos de uma cabine para dois, pode ser 2ª classe, ou vagão com poltronas confortáveis , não quero é uma cabine leito com mais pessoas. Vc sabe me dizer qual a diferença para camarote e couchette? Obrigada

  5. Cometi um erro esta semana ! Comprei a passagem de trem de Florença para Roma ida e volta na data errada pelo site raileurope.
    Como errei a data e queria ainda fazer a viagem, encaminhei um email para o SAC que me informou que não há troca de passagens da segunda classe.
    Será que existe alguma forma de fazer uma “revenda” neste caso ?

Deixe uma resposta

Top