You are here
Home > verão em roma > comer, beber, divertir ou… como curtir o verão romano

comer, beber, divertir ou… como curtir o verão romano

Finalmente chegou o verão! Depois de pelo menos oito meses com os pés dentro de calçados fechados, casacos, cobertas… é a hora de curtir essa que é a estação mais esperada do ano.

Com as temperaturas altas, nosso estilo de vida muda radicalmente, não só no que diz respeito ao vestir.

Vai muito mais além: a cidade literalmente ferve. É agora ou nunca! Temos a impressão que estamos vivendo os 365 dias do ano em apenas 90 dias do verão. Muitas horas de luz, cinema ao ar livre, museus e atrações turísticas abertas noite, perambular pela cidade até altas horas da madrugada, mesinhas na calçada para fazer uma “saideira” com os amigos.

Tudo isso, claro, se reflete no nosso comer, beber e se divertir!

Vem comigo que vou contar como vivemos em Roma durante o verão:

Comer: adeus aos pratos quentes, bem-vindo aos pratos frios

Nessa época do ano as barracas de feira e a sessão de hortifrúti dos supermercados estão simplesmente lotadas de tomates, melão cantaloupe (o melão amarelo) e abobrinhas. Logo chegará também a época dos figos. Anote bem: tomates, melão, abobrinhas e figos.

Com pelo menos dois desses ingredientes preparamos pratos regionais bem típicos da culinária romana: o pomodoro con riso e as flores de abobrinhas recheadas e fritas. São iguarias que você geralmente não encontra no resto da Itália!

curtir-o-verão-romano-2

A primeira é uma receita bem das “nonnas italianas”, a gente geralmente só encontra os deliciosos tomates recheados com arroz e acompanhados de batatas douradas em rotisserias e trattorias muito simples. Nesse momento do ano, a maioria dos lugares mais genuínos é inundado de tomates com arroz.

Com a safra das abobrinhas é a hora de experimentar muitas receitas com a sua flor. Geralmente a flor é recheada com queijo e um pedacinho de anchova, passada na pastella (uma espécie de tempura mais consistente), frita e servida ainda quentinha. Esse antepasto é servido em 10/10 restaurantes romanos. Não deixe de provar.

curtir-o-verao-romano-3
Tomates reacheados com arroz e batatas douradas. Geralmente o arroz é bem temperado com alho e “coisinhas verdes”, tipo, manjericão, salsinha ou menta.

Independente de receitas mais regionais, como aquelas citadas acima, os menus dos restaurantes começam a oferecer: salada caprese (tomates, muçarela de búfala e manjericão), panzanella (uma salada de roscas de pão bem cozidas que são amolecidas, tomates, cebola e às vezes também cenoura), presunto cru com melão cantaloupe e também presunto cru com figos.

E com as idas e vindas às praias aqui de Roma mesmo, passamos o verão comendo “misturinhas de peixe e crustáceos fritos” (frittura di mare) e os pratos mais pedidos nessa época do ano são spaghetti con le vongole (espaguetes com ameijoas), souté di cozze (souté de mexilhões), além dos risotos com frutos do mar.

curtir-o-verao-em-roma-4

Seria indispensável, dizer, mas nessa época do ano, a grande maioria das sorveterias italianas fica com fila na porta. O gelato e a grattachecca (raspa-raspa) são um must!

Beber: é hora de botar o prosecco no balde de gelo

Estamos acostumados a consumir grande parte da nossa própria produção nacional de vinhos, afinal, qualquer festinha com amigos é sempre uma boa desculpa para abrir algumas garrafas. Mas essa é a hora de abandonar os tintos e passar aos brancos e rosés.

beber-spritz

Chegou a hora do prosecco, do Franciacorta, dos rosés para acompanhar todas as delícias que já citei aqui acima. Um prato de peixinhos, lulas e camarões fritos, servidos com um bom vinho branco ou um rosé… é tudo o que a gente quer no verão!

Mas confesso que também é a hora do (Aperol) Spritz.

Este drink de origem vêneta é a bola da vez em todos os bares romanos: do pé-sujo ao bar mais requintado. Ficar sentando com os amigos em uma mesinha na calçada tomando um spritz, enquanto a luz do dia cala lentamente, é simplesmente uma maravilha. Esse é o espírito do verão!

caffè-shakerato-ciampini
Caffè Shakerato do Bar Ciampini. O café frio batido com gelo é um dos meus companheiros fiéis durante o verão!

Mas deixando um pouco de lado os vinhos e coquetéis, também é possível se refrescar com deliciosos shakes de café, cremes de café e também café batido com gelo (caffè shakerato). Um caffè shakerato com uma pequena quantidade de Bailey’s é uma ótima pedida!

Não viaje para a Itália sem um Seguro Viagem

Compare os preços e compre o seu na Seguros Promo, parcelado em até 12 vezes. Digite ROMAPRAVOCE5 e ganhe 5% de desconto.

Divertir: shows, teatro e cinema ao ar livre. Viver a movida romana!

Como o verão também é a hora da Estate Romana (trad.: verão romano). Estate Romana, apesar do nome assim tão literal, é o nome do evento oficial que reúne tudo aquilo (acredite, é muita coisa!) que acontece durante essa temporada, com o auge no mês de Julho!

Todas as barraquinhas ao longo do Rio Tibre. Uma maravilha! Crédito: Estate Romana.

A parte baixa do Lungotevere (a marginal do Rio Tibre) vira uma grande quermesse: inúmeras barraquinhas, lounges, restaurantes, bares e até mesas de pingue-pongue às margens do Rio. Quando vai anoitecendo uma grande parte dos romanos dá uma passadinha por lá.

Festivais de cinema ao ar livre

Existem pelo menos três interessantes festivais de cinema ao ar livre: um no Trastevere, uma na Isola Tiberina (a pequena ilha que divide o Trastevere do Gueto Judaico) e um na Piazza Vittorio, no bairro Esquilino, o bairro multicultural não muito longe da Estação Termini e da Basílica de Santa Maria Maggiore.

Operas, Balés e Teatro Clássico ao ar livre nas antigas ruínas romanas

Todos os anos há dois enormes festivais de música e teatro dentro de antigas ruínas romanas. Durante o verão o Teatro dell’Opera transfere os seus espetáculos de balé e ópera para as Termas de Caracalla. Já no teatro de Ostia Antiga é possível assistir aos clássicos do antigo teatro grego e romano, com suas tragédias e comédias.

Também é o momento da temporada do Shakespeare Globe Theatre. Sim! Também temos um teatro shakesperiano, que abre exclusivamente durante o verão

Museus e monumentos abertos até tarde… a sua chance de ver os Museus Vaticanos vazios!

galeria-dos-mapas
Incrivel, né? Mas, sim, um dos corredores dos Museus Vaticanos vazios! Graças à abertura noturna de primavera-verão

Muitos museus prolongam de até 1 hora o seu horário de encerramento, e muitos abrem até as 23h todas as sextas-feiras. Também é a hora para aproveitar e ver as principais atrações abertas e iluminadas à noite: Coliseu, Museus Vaticanos, Castelo Sant’Angelo e Fórum Romano, são algumas delas.

Flanar por Roma, por que não?

Mas se seu objetivo é somente curtir a cidade, essa época, graças ao anoitecer não antes das 21h, nos permite viver a cidade intensamente. Pode ser uma boa desculpa para descobrir cantinhos inusitados da cidade.

 

Essa blogagem coletiva cujo tema é o Verão Europeu, reuniu blogs fantásticos. Leia os textos e conheça os trabalhos de outras blogueiras:

Milão nas mãos | O verão na Itália

360 MeridianosCidades para beber cerveja no Verão Europeu

Agenda BerlimVerão em Berlim: vem ver os eventos que vão rolar na cidade

Viajar Pela Europa | Conheça Navagio: a praia mais incrível da Grécia

Viajoteca | Drinks que são a cara do Verão Europeu

Pelo Mundo Blog | Mainau, a ilha das flores

De Café por Barcelona | Bebidas del Verano

Aprendiz de Viajante | 5 praias pra conhecer no Reino Unido

Sol de Barcelona | Os melhores Rooftops para curtir o verão

O Porto Encanta | Ruas, praias, parques jardins e muitas festas! É o Verão no Porto

Catálogo de Viagens | Programas típicos londrinos de verão

Brasileiros Mundo Afora | Evento de verão imperdível em Berlim: Classic Open Air no Gendarmenmarkt

Destino Provence | 5 bate-volta de verão saindo de Aix-en-Provence

 Vai visitar o Coliseu e os Museus Vaticanos/Capela Sistina?

Compre o fura-filas com a TicketBar. Venda fácil em Português.

Direto de Paris | Cinco viagens para aproveitar o verão na França


Organize agora a sua viagem

Viaje tranquilo com um Seguro para Viagens na Europa
A Itália faz parte dos países europeus que exigem um seguro para viagem com cobertura mínima de € 30.000. Contrate o seu com a Seguros Promo. Cotação gratuita com comparação de preços entre várias seguradoras.

Procurando um hotel em Roma? Reserve agora com o Booking.com
 O Booking.com é a empresa selecionada como parceira para reservas de hotéis em Roma, em qualquer outra cidade da Itália e no resto do mundo. As vantagens do Booking.com? O site está em português e você pode ver a cotação em reais. Booking.com

 Comparador para viagens de trem na Itália
 Compre suas passagens de trem sem custo adicional com a Trainline. Com a Trainline é possível comparar passagens de trem das principais companhias ferroviárias na Itália e Europa, sem acréscimo de preço.

Similar Articles

9 thoughts on “comer, beber, divertir ou… como curtir o verão romano

  1. Acho que estou demorado tanto pra conhecer Roma porque quando isso acontecer, vou ficar que nem pinto no lixo… Esse seu post me deu vontade de pegar o avião agora mesmo pra aproveitar o verão. E babei nesse cone de frutos do mar. beijos

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Top